Results for 'E. De Jong'

1000+ found
Order:
  1.  9
    L'ancien Art Chrétien de Syrie. By Joseph Strzygowski. With a Preliminary Essay by Gabriel Millet. Pp. Lli + 215; 24 Plates and 122 Illustrations. Paris: E. De Boccard, 1936. [REVIEW]K. E. - 1938 - Journal of Hellenic Studies 58 (1):124-126.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    La Danse Grecque. By Louis Séchan. Pp. 309; 19 Plates, 71 Figs. Paris: E. De. Boccard, 1930. 50fr.N. G. E. - 1930 - Journal of Hellenic Studies 50 (2):350-351.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  33
    A Herodotean Companion E. J. Bakker, I. J. F. De Jong, H. Van Wees (Edd.): Brill's Companion to Herodotus . Pp. Xx + 652, Maps. Leiden, Boston, and Cologne: Brill, 2002. Cased, €179, US$208. ISBN: 90-04-12060-. [REVIEW]Rosalind Thomas - 2005 - The Classical Review 55 (02):402-.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  61
    Molecular Neuroscience to My Rescue (Again): Reply to Looren de Jong and Schouten.John Bickle - 2005 - Philosophical Psychology 18 (4):487-494.
    In their review essay (published in this issue), Looren de Jong and Schouten take my 2003 book to task for (among other things) neglecting to keep up with the latest developments in my favorite scientific case study (memory consolidation). They claim that these developments have been guided by psychological theorizing and have replaced neurobiology's traditional 'static' view of consolidation with a 'dynamic' alternative. This shows that my 'essential but entirely heuristic' treatment of higher-level cognitive theorizing is a mistaken view (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  6
    Indological and Buddhist Studies. Volume in Honour of Professor J. W. De Jong on His Sixtieth Birthday.Ludo Rocher, L. A. Hercus, F. B. J. Kuiper, T. Rajapatirana & E. R. Skrzypczak - 1984 - Journal of the American Oriental Society 104 (2):335.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  26
    O caminho estreito e o caminho largo de Hieronymus Wierix do ano 1619: uma leitura panofskiana de uma gravura da reforma católica.Helmut Renders - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):750-779.
    O artigo apresenta e interpreta a gravura De smalle en de brede Weg de Hieronymus Wierix, criada no ano de 1619 na cidade de Antuérpia, já sob domínio espanhol. O objetivo é analisar uma expressão da cultura visual religiosa católica que influenciou as Américas e o Brasil colônia e que inspirou a cultura visual evangélica brasileira, no caso, mediante a xilogravura de Charlotte Reihlen no século 19. Como método aplicam-se os três passos de interpretação de arte religiosa renascentista propostos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Dom Francisco de Aquino Corrêa e a construção da identidade mato-grossense.Jérri Roberto Marin - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):780-811.
    Apresenta-se neste artigo o papel desempenhado pelo bispo e arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Corrêa na construção da identidade mato-grossense, entre as décadas de 1910 a 1930. Como governador de Mato Grosso, interveio na esfera cultural a fim de fortalecer as elites cuiabanas e superar as crises política, econômica e social. Para tal, arregimentou um grupo de intelectuais que se empenharam na construção da identidade regional assentada na idealização das terras e do homem mato-grossense, superando os estigmas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    A quaestio mihi facto sum de Agostinho e as decorrentes considerações sobre identidade em Hannah Arendt.João Francisco Gabriel de Oliveira Filho - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):94-104.
    O trabalho proposto objetiva investigar alguns pontos referentes à narração e à interioridade nas Confissões de Agostinho à luz das considerações sobre a identidade em Hannah Arendt. Ao descobrir a vida interior individual, é possível dizer que Agostinho tenha sido o fundador do romance autobiográfico. É de se notar que a “questão que me tornei para mim mesmo”, retirada das Confissões, esse tipo de rememoração e autorreflexão religiosa, parece insolúvel tanto em seu sentido psicológico individual como em seu sentido filosófico (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  60
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    Duhem como precursor de Popper, Kuhn e Lakatos sobre a metodologia da escolha racional de teorias: da dualidade à trialidade metodológica.J. R. N. Chiappin & Carolina Leister - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):313-343.
    A tese é de que a concepção de Duhem da ciência antecipa, entre outros elementos, o modelo de escolha de teorias científicas associado com as concepções de Popper, Lakatos e Kuhn. No contexto do seu debate com Poincaré, Duhem propõe um modelo metodológico de escolha racional de teorias formado, também, de componentes extralógicos. O modelo substitui a metodologia bipartida, teoria e natureza, por uma tripartida, confrontação entre duas teorias e natureza. Tal metodologia verifica-se adequada para descrever o processo de escolha (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Julgamento de Translucência Em Sistemas de Comunicação Alternativa E Suplementar Por Universitários.Valéria de Oliveira Thiers & Fernando César Capovilla - 2006 - Aletheia 24:49-56.
    O estudo descreve o julgamento da translucência relativa de substantivos, verbos e modificadores em quatro Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar (Bliss, PIC, PCS e ImagoAnaVox) por meio do emprego de um software (Sonda) que apresentava os símbolos e registrava a pontuação atribuída, o te..
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  66
    Percepção Emocional e Processamento de Informações Emocionais no Reconhecimento de Expressões Faciais: origens psicológicas do julgamento social.Leonardo Ferreira Almada - 2012 - Doispontos 9 (2).
    Neste artigo, pretendemos defender a tese segundo a qual julgamentos sociais se iniciam com a percepção emocional e com o processamento de informações emocionais no reconhecimento de expressões faciais. Para tanto, revisaremos modelos que discutem (i) os mecanismos pelos quais as expressões faciais são codificadas para transmitir informações e ser percebidas pelos outros, (ii) os mecanismos perceptivos de decodificação e categorização de expressões faciais e, por fim, (iii) os mecanismos pelos quais o reconhecimento de expressões faciais geram respostas emocionais e (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  1
    Hobbes: Uma análise da passagem do estado de natureza para O estado civil E político.Layara Araújo Cabral & Tamires Nogueira Santos - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):96-102.
    O presente artigo tem como objetivo discutir o sentido de estado de natureza e compreender a sua transformação em estado de civil e político. Nesse sentido, foram analisados e apresentados conceitos baseados nas obras de Thomas Hobbes, sobretudo em seu livro “O Leviatã”.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  76
    A esfera social E o homem de Massa.Halanne Fontenele Barros - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):27-34.
    Este trabalho tem como objetivo, investigar como se deu o surgimento do que Hannah Arendt denominou esfera do social, assim como a formação do homem de massa após a vitória do animal laborans na era moderna. Para tanto recorreremos Grécia antiga com o fito de conceituar o que esta autora denominou de público e privado, em seguida mostraremos como está configurado tais domínios na era moderna e suas influências na formação do que se denomina esfera do social na filosofia política (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza.Otília Beatriz Fiori Arantes - 2005 - Discurso 35:11-28.
    Aliando a própria experiência perceptiva à arqueologia visual dos mestres da escola de Warburg, à prática indiciária dos connaisseurs e, principalmente, do mais conhecido deles, o médico italiano do século XIX, Giovanni Morelli - junto com um pouco de psicanálise e a técnica dos romances policiais -, Gilda de Mello e Souxa desenvolveu um "método" crítico inteiramente livre e original, que rendeu enormes frutos. Entre outras tantas coisas, foi ela a primeira a compreender o "caipirismo imanente" ou, mais exatamente, "a (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  39
    Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo.Silvio Seno Chibeni - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):229-254.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p229 Tanto no Tratado da Natureza Humana como na Investigação sobre o Entendimento Humano , Hume mostra-se convencido de que “não há acaso no mundo”, e que “aquilo que o vulgo chama de acaso não passa de uma causa secreta e escondida”. Essa tese desempenha papel crucial em sua análise do livre-arbítrio e, conseguintemente, da responsabilidade moral; é também um elemento importante em sua discussão sobre os milagres. No entanto, o próprio Hume ofereceu, no Tratado , um argumento convincente para (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  34
    A Psicologia da Religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung.Luiz Henrique Lemos - 2014 - Horizonte 12 (33):251-252.
    LEMOS, Luiz Henrique. A Psicologia da religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Laboratórios de pesquisa E prática pedagógica: A experiência do curso de licenciaturas em ciências sociais.José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz Cezar Oliveira Diniz & Valdonilson Barbosa dos Santos - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):74-91.
    A presente proposta tem por objetivo refletir sobre a experiência didático­ pedagógica dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, componente curricular necessário à formação de professores de sociologia para o ensino médio, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG. Os LAPPCS podem ser caracterizados como espaços de análise crítico­reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural, nos quais se analisa (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da educação de jovens E adultos.Adenilson Souza Cunha Júnior - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):47-56.
    As políticas oficiais de educação tem colocado a temática formação de professores no centro dos debates como condição para a melhoria da qualidade do ensino. Investimentos em programas fomentados pelos órgãos oficiais do Estado evidenciam a preocupação em melhorar o nível de formação docente, que se espera, consequentemente, em desdobramentos positivos para a educação. Mesmo com este avanço, a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos continua ocupando um lugar reservado, secundário no contexto das políticas educacionais. (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A casa púrpura e escarlate: estudo sobre aspectos sociorreligiosos da violência doméstica experienciada por sete mulheres pentecostais. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [REVIEW]Claudia Danielle Andrade Ritz - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1430.
    Este estudo teve por objetivo compreender a violência doméstica experienciada por sete mulheres pentecostais e identificar os aspectos sociorreligiosos presentes. Para tanto, utilizamos de pesquisa exploratória qualitativa composta por referencial bibliográfico e pesquisa de campo. Acerca do referencial bibliográfico, focamos nos três eixos temáticos da nossa pesquisa: violência doméstica, relações de gênero e pentecostalismo. Na pesquisa de campo utilizamos questionário estruturado e realizamos entrevistas individuais. Nossas entrevistadas foram identificadas a partir dos critérios: experiência de violência doméstica, maioridade civil, ser pentecostal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Sociedade de São Vicente de Paulo: História E Análise da Sua Crise de Renovação Institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Heidegger E a concepção de “significação” na sua tese de habilitação: Entre Husserl E duns scotus E a grammatica speculativa.Marcos Aurélio Fernandes - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (1):83-109.
    This article aims to expose and comment on the theory of meaning presented by Heidegger in his "habilitation dissertation” on the Grammatica Speculativa in that time attributed to Duns Scotus. Heidegger, in his interpretation, interweaves elements of the theory of meaning present in Husserl and Duns Scotus. The doctrine of modes of meaning, of understanding and of being, of the Grammatica Speculativa, is read since an intentional phenomenological analysis. This article tries to expose this interlacement, point out the correspondences between (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    As cartas de Tell El-Amarna e o tráfico de mulheres em Canaã.José Ademar Kaefer - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):114-131.
    As 382 cartas encontradas em Tell El-Amarna trazem não somente informações sobre a política administrativa do Egito durante a Era do Bronze Tardio, mas também sobre as transações internacionais que envolviam vidas humanas. O objetivo deste ensaio é mostrar, através das entrelinhas das cartas de El-Amarna, como funcionava o tráfico de mulheres de Canaã para o Egito nesse período. Temos duas situações: uma é o tráfico de mulheres entre o Egito e os grandes reinos, como Assíria, Babilônia e Mittani, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Formas de resistência da religiosidade, da memória e da cultura negra no Amapá: o caso da comunidade quilombola de Mel da Pedreira.Elivaldo Serrão Custódio & Oneide Bobsin - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):366-388.
    O presente artigo objetiva refletir sobre as formas de resistência da religiosidade, da memória e da cultura negra da Comunidade de Remanescente de Quilombo Mel da Pedreira, localizada no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. O presente trabalho trata-se do resultado final de um dos capítulos de um estudo etnográfico de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    A exegese de Fílon de Alexandria e o peculiar caso de Noé como Deucalião.Cesar Motta Rios - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):93-113.
    Fílon de Alexandria é mencionado frequentemente como exemplo de exegeta que adotava o método da interpretação alegórica. Por vezes, entende-se, de modo pré-concebido, que sua hermenêutica é imaginativa, descuidada e pouco responsável. Neste artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica abrangente e estudo de fontes primárias em suas línguas originais, apresento o alexandrino como um exegeta inserido em seu tempo, dotado de recursos, que observava parâmetros. Além de uma apresentação inicial, abordo detidamente um caso específico: a identificação que Fílon faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Turismo religioso, adventismo e lugares de memória.Rodrigo Follis - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):38-65.
    Halbwachs coloca três possibilidades de constituição da memória oficial de um grupo religioso, a saber 1) um evento; 2) uma pessoa; ou, 3) um local geográfico. Tal autor considera que o espaço geográfico sempre será a melhor das opções, devido a sua materialidade ao fornecer uma construção de memória menos efêmera. Assim, é possível enfatizar a importância das mais diversas denominações cristãs de focarem seus esforços em fortalecer o turismo religioso. Como estudo de caso, e a partir dessa base teórica, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben.Francisco Bruno Pereira Diógenes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):155-193.
    Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os fenômenos (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
    Este trabalho pretende verificar como a questão do duplo expressa já no mito de Narciso é revisitada e reelaborada no conto machadiano O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana, e a partir desta, o conceito de identidade é discutido.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Os anulabilismos de Klein e de Swain e o problema de Gettier.Emerson Carlos Valcarenghi - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):175-200.
    Nós tentamos mostrar neste ensaio que as propostas anulabilistas de Peter Klein e de Marshall Swain não resolvem o problema de Gettier. Klein postula que, para qualquer contra-exemplo de tipo-Gettier, há uma proposição verdadeira que, ao ser conjugada com a evidência e de S, anula de modo legítimo a justificação de p para S. Swain postula que, para qualquer contra-exemplo de tipo-Gettier, há uma proposição verdadeira que, ao ser conjugada com o conjunto de razões R de S, anula de modo (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Epodos E sátiras – magia?: O olhar crítico de horácio E Machado de assis.Idemburgo Frazão - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):61-73.
    A questão da magia sempre despertou a atenção das pessoas pela suposta possibilidade que teria de interferir no seu “destino”. Na literatura, muitos autores já trouxeram para o debate reflexões acerca da possibilidade do acesso dos seres humanos às chamadas “forças ocultas”. Horácio e Machado de Assis são dois desses importantes autores. Alguns de seus textos, principalmente aqueles de conteúdo satírico, suscitam interpretações críticas sobre a forma como se tem tentado manipular, de diversas maneiras, para proveito pessoal, o campo metafísico. (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Juventude católica militante: compreensão de si e de Deus.Wellington Teodoro da Silva - 2004 - Horizonte 2 (4):74-96.
    Este artigo insere-se num ambiente teórico em que historiadores brasileiros trabalham a questão do método da história na lida com a religião. Busca-se construir a compreensão de Deus e de si que um grupo de pastoral de jovens católicos militantes elabora. O entendimento desses dois níveis de compreensão é um caminho necessário no esforço do historiador da religião. Palavras-chave: Juventude; Juventude Católica; Militância Católica; Pastoral da Juventude do Meio Popular; História e Religião. ABSTRACT This article is inserted within a theoretical (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  22
    Gnosticismo e modernidade no pensamento de Eric Voegelin. [REVIEW]Adelaide de Faria Pimenta - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):938-940.
    A proposta deste estudo é abordar de forma teórica o pensamento do filósofo e cientista político, germano-americano, Eric Voegelin, buscando compreender a relação que promove entre o gnosticismo e a modernidade, tendo como foco sua afirmação de que o gnosticismo é o fundamento da modernidade. Para esta pesquisa, são utilizados como base teórica fundamental dois conceitos de sua teoria: religiões políticas e gnosticismo. Divide-se o trabalho em uma introdução ao tema e três capítulos, seguidos da conclusão. Na introdução, se aborda (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  54
    O Que É a Ciência, Do Ponto de Vista da Epistemologia?Roberto de Andrade Martins - 1999 - Caderno de Metodologia E Tã©Cnica de Pesquisa 9:5-20.
    The issue concerning the nature of science can be dealt in different ways. The question “What is science?” can receive empirical answers (what has been science, historically?), normative answers (what should be science?) and analytical ones (what could be science?). The two later approaches concern Philosophy. This paper criticises some philosophical attitudes towards science (relativism, dogmatism, scepticism, ecletism). It claims the existence of a well grounded acquired epistemological wisdom, encompassed by “impotence principles” that exhibit some limits of the human thought (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):173-184.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da escola (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Tulio Alberto Martins de Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da escola (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Hermenêutica e : Subjetividade: Uma discussão a partir de Schleiermacher e de Paul Ricoeur.Aloísio Ruedell - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):29.
    O texto trata da relação entre hermenêutica e subjetividade, examinando, em particular, a sua configuração no pensamento de Friedrich Schleiermacher e de Paul Ricoeur. A sua discussão situa-se no contexto do giro linguístico, destacando, entretanto, uma concepção diferenciada da linguagem, transformada ela mesma em objeto de interpretação. É uma concepção diferenciada que permite e requer a hermenêutica e a sua relação com a subjetividade. O que orienta toda a discussão é a tese de que a hermenêutica, enquanto arte de compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião.Cristina Satie de Oliveira Pátaro & Frank Antonio Mezzomo - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):812-844.
    A pesquisa aqui relatada problematiza a constituição das identidades juvenis na interface com as dimensões da religião e da política, buscando discutir as influências que as vivências e aprendizagens junto à Universidade trazem às compreensões dos jovens. São analisados dados de três grupos de estudantes universitários: católicos, evangélicos e sem religião, obtidos a partir de survey com questões abertas e fechadas, referentes às temáticas da religião, da política e das vivências junto à Graduação. Os resultados evidenciam compreensões compartilhadas pelos jovens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    NIETZSCHE, Friedrich: Obras completas. Volumen I. Escritos de juventud. Edición a cargo de Diego Sánchez Meca. Traducciones de Joan B. Llinares Chover, Diego Sánchez Meca y Luis E. de Santiago Guervós. Madrid: Tecnos, 2011. [REVIEW]David Mateu Alonso - 2013 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 59:212-213.
    Reseña de NIETZSCHE, Friedrich: Obras completas . Volumen I. Escritos de juventud . Edición a cargo de Diego Sánchez Meca. Traducciones de Joan B. Llinares Chover, Diego Sánchez Meca y Luis E. de Santiago Guervós. Madrid: Tecnos, 2011.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    A tese da veracidade na teoria da informação fortemente semântica de Floridi e o paradoxo de Bar-Hillel-Carnap.Bernardo Gonçalves Alonso - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):123-142.
    In this article I defend that Floridi’s Theory of Strongly Semantic Information – TSSI – is correct while encompassing the Veracity Thesis, which guides the semantic information definition as “p is information if and only if p is constituted by meaningful, truth well-formed data”. I argue that the theory is not arbitrary because it deals with important philosophical conundrums, mainly by avoiding the Bar-Hillel and Carnap paradox (1953) generated from the classical theory of semantic information. First, one of the classic (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de uma perspectiva ética. [REVIEW]Jayme Paviani & Vanderlei Carbonara - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):541-560.
    No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo de argumentação e coloca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    "Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro": notas sobre funks de torcida e de facção.Rhaniele Sodré Ferreira, Cristal Oliveira Moniz de Aragão & Angela Arruda - 2010 - Revista Aletheia 32:38-52.
    Este artigo tem como objetivo cotejar a produção e as características dos funks de facção e de torcida no contexto do Rio de Janeiro. Para tanto, foram selecionadas amostras representativas de funks de torcida/facção a partir do material coletado em CDs piratas e na rede mundial de computadores, 39 ..
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A pólis ideal da república de platão E a constituição de esparta.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):21-27.
    Como sabemos, a República de Platão tem como um dos pontos cardinais a busca pela Justiça. Os temas abordados ao longo do diálogo convergem para o desejo do ateniense de construir uma cidade calcada no modelo que ele considera justo. Platão encontra inspiração para seu conteúdo político na Cosntituição de Esparta, formulada pelo legendário legislador Licurgo no século IX a.C.. As semelhanças entre a obra platônica e o conjunto de leis espartanas tornam-se inevitáveis se cotejarmos ambos os textos. A reforma (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Dialética, Linguagem e Genealogia: sobre o programa da Dialética Negativa de Adorno.Erick Calheiros de Lima - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):143-164.
    Gostaria aqui de formular o programa mais geral, contido na Dialética Negativa de Adorno, a partir de algumas perspectivas histórico-filosóficas. Na primeira parte, procuro desenvolver a ideia de que a crítica de Adorno a Hegel, compreendida como um novo enlace entre dialética e ontologia, beneficia-se da interpretação proposta por Adorno de temas da filosofia kantiana. Em seguida, procuro mostrar como Adorno conecta sua reformulação da dialética a uma compreensão de linguagem fortemente devedora de estratégias genealógicas de argumentação.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. “Sobre a Essência da Crítica Filosófica em geral”, de G.W.F Hegel e F.W.J. Schelling: introdução e tradução.Erick Calheiros de Lima - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):112-130.
    Pretendo apresentar uma versão para o português da Introdução ao Jornal Crítico de Filosofia, texto de autoria de Hegel e Schelling. A versão traduzida é antecedida por uma introdução geral na qual procuro esclarecer, em linhas gerais, o contexto intelectual e biográfico no qual o texto surgiu, o significado geral da noção de Unphilosophie, a cuja crítica se dirige o esforço do Jornal ; e, finalmente, o argumento perseguido pelo texto.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Análise Do Discurso Baseado Em Taxonomia de Martin E Rose: Um Caso Para Promover o Discurso Sobre CLIL No Programa de Doutorado Em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    “Nós” de Nietzsche: Um pronome plural para a amizade E Uma Nova expressão para filosofia.Jelson Roberto de Oliveira - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:103-119.
    Pretendemos demonstrar com este trabalho como o pronome pessoal plural nós exerce um papel fundamental no pensamento de Nietzsche quanto à relação entre amizade e filosofia. O centro articulador dessa relação é a noção de que a amizade é um espaço de partilha de vivências (de com-vivência, portanto) pré-racional e, enquanto tal, um espaço de factibilidade da nova forma de filosofia proposta por Nietzsche, aquela que articula pensamento e vida. Para isso, pretende-se analisar o uso da suspeita como estratégia filosófica, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000