4 found
Order:
  1.  5
    Pressupostos Para o Não-Saber: Do Niilismo Ao Desfazimento Do Eu E a Vacuidade Em Nishitani.Eder Soares Santos & Symon Pereira de Moraes - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):49.
    Pretende-se mostrar, a partir do pensamento de Keiji Nishitani, os pressupostos para a discussão sobre o “vazio-saber” e que passa pela questão do niilismo e da vacuidade em sua filosofia. O problema do niilismo em Nishitani, diferente da perspectiva adotada pelos filósofos ocidentais, não está ligada à ideia de que o Eu frente ao Nada perde seus fundamentos e sua existência, deixando de ter sentido. Pelo contrário, é no encontro com o Nada que o homem pode descobrir e entrar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Angústia do ser e angústia de ser: conceitos psicanalíticos de angústia iluminados por Heidegger/ Anxiety of being and anxiety to be: psychoanalytic concepts of anxiety in the light of Heidegger.Eder Soares Santos - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    Resumo: Este artigo tem por intenção mostrar que o conceito de angústia da psicanálise de Freud consegue avançar apenas na investigação de uma angústia do ser, ou seja, trata da angústia do homem enquanto um ente do mundo. Em contrapartida, procuraremos mostrar que o estudo das angústias impensáveis por parte de Winnicott se preocupa com a questão de como o homem chega a ser um ente no mundo. O resultado da distinção paradigmática entre as duas teorias psicanalíticas para a angústia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Serra, Alice Mara (2010). Archäologie des (Un)bewussten: Freuds frühe Untersuchung der Errinerungschichtung und Husserls Phänomenologie des Unbewussten. [REVIEW]Eder Soares Santos - 2011 - Natureza Humana 13 (2):127-131.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Contrapontos Com Relação À Moralidade Em Freud E Winnicott.Eder Soares Santos - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):63.
    O objetivo deste artigo é mostrar que a moralidade para Freud está determinada por um aparelho psíquico que tem por função justamente reprimir a única coisa que no homem apontaria para uma liberdade de ação, a saber: o desejo. O problema é que se todos os homens decidissem realizar todos os seus desejos, não haveria, para Freud, a possibilidade da civilização. Não haveria espaço nas teorias psicanalíticas para se pensar uma moralidade não determinada filogeneticamente? Tentarei apresentar como contraponto uma possibilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark