Order:
  1.  3
    Eric Weil e la «fine della storia».Edoardo Raimondi - 2021 - Perspectivas 6 (1):204-229.
    O artigo visa mostrar como Eric Weil (1904-1977) recompreendeu a famosa tese do “fim da história”, elaborada por Alexandre Kojève (1902-1968) desde os anos de 1930, propondo uma nova versão de caráter essencialmente “kantiano pós-hegeliano”: um elemento teórico fundamental do inter histórico- filosófico weiliano, que emergiria claramente dos estudos específicos sobre Kant aos quais Weil se dedicou de modo pontual a partir da década de 1960. Veremos, portanto, como as reviravoltas “práticas” de tal recompreensão tenham de fato indicado a estrada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Hegel tra Alexandre Kojève ed Eric Weil: storia, filosofia e politica all'ombra del sapere assoluto.Edoardo Raimondi - 2022 - Milano: Mimesis.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Pensiero materialista e fisica quantistica.Edoardo Raimondi - 2023 - Perspectivas 7 (2):120-138.
    O objetivo deste artigo é mostrar como Alexandre Kojève, através de um Hegelo-Marxismo decididamente heterodoxo, tentou tematizar uma forma de dualismo ontológico que poderia ser baseada em um materialismo ao mesmo tempo ‘dualista’ e essencialmente ‘indeterminista’. Para este fim, divido meu ensaio em três partes. Na primeira, veremos como Kojève tentou redefinir os pressupostos ‘ontológicos’ do pensamento tanto do Hegel quanto do de Marx; na segunda parte, focalizarei o projeto de Kojève de mise à jour do hegelianismo também à luz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark