4 found
Order:
  1.  4
    The Gluttonous Queen: dialogism and memory in elementary school writing.Eduardo Calil - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):24 - 45.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  13
    A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar/The Gluttonous Queen: dialogism and memory in elementary school writing.Eduardo Calil - forthcoming - Bakhtiniana.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar.Eduardo Calil - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):24-45.
    Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre dialogismo e memória, considerando como objeto de investigação o processo de escritura em ato. Caracterizado enquanto um estudo de caráter etnolinguístico, propomos uma articulação entre as noções de "memória semântica" e "memória do objeto". A articulação proposta tem como referência teórica a Genética de Textos e a Linguística da Enunciação, defendendo a hipótese de que a condição dialógica e intersubjetiva do escrevente perfaz o conteúdo ativado durante a geração e formulação de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados.Eduardo Calil - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):184-210.
    RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender o processo criativo durante a gênese textual de títulos em histórias inventadas por alunos recém-alfabetizados. A partir da perspectiva teórico-metodológica oferecida pela Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, analisamos as relações associativas constituídas na recuperação de informações advindas das memórias semântica e episódica desses alunos. Tomamos como unidade de análise o diálogo face a face, estabelecido durante um processo de produção textual colaborativa, no contexto ecológico da sala de aula. Nossa análise, qualitativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark