8 found
Order:
  1.  46
    O tema da liberdade em agostinho na obra O livre-arbítrio.Elias Gomes da Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 25-32.
    O tema da liberdade é de capital importância não só para filosofia, mas, sobretudo, também para tradição cristã. Como doutrina bíblica o conceito de liberdade tem sido estudado e pesquisado por diversos pais da igreja ao longo dos séculos, dentre os quais se destaca os trabalhos realizados por Agostinho. Nesse sentido, o respectivo artigo procura analisar e compreender a maneira como esse autor descrever a temática, preferencialmente a partir de sua célebre obra o Livre-Arbítrio.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A filosofia do judaísmo.Elias Gomes da Silva - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):530-539.
    Resenha do livro A filosofia do judaísmo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Deus existe?Elias Gomes da Silva - 2017 - Horizonte 15 (45):305-313.
    A propósito do Livro SWINBURNE, Richard. Deus Existe? Tradução de Agnaldo Cuoco Portugal. Brasília: Academia Monergista, 2015. 192p.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    KAEFER, J. A. A Bíblia, a Arqueologia e a História de Israel e Judá. 1ª. Ed. São Paulo: Paulus, 2015, p. 112. ISBN: 9788534941549. [REVIEW]Elias Gomes da Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):255-258.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Religiosidade E meio ambiente: Das críticas dos ambientalistas à construção de Uma ecoteologia.Elias Gomes da Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):132-140.
    The essay provides an overview of what will be the call ecotheology. The main idea, grounded in this post show that the criticisms made by some environmentalists of the twentieth century theology in the exercise of its functions, has established a reading of canonical texts, heavily influenced, in a hermeneutic stance of ecological character. The relevance in relevance in addressing an issue with that, is something of great importance, especially in that it is precisely in Latin America where you have (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Kierkegaard: construção do estético de Theodor Adorno.Elias Gomes Da Silva - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (3).
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que fala (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark