Results for 'Epistemologia da Fé'

1000+ found
Order:
  1.  16
    A epistemologia reformista de Plantinga.Domingos Faria - 2011 - Critica.
    A epistemologia da crença religiosa é uma área da filosofia da religião que procura responder ao seguinte problema: haverá justificação para se ter fé sem provas, argumentos ou indícios? Ou formulando de outra forma: será epistemicamente legítimo acreditar em Deus sem provas, argumentos ou indícios? Além das respostas tradicionais de William Clifford e de William James a esse problema, há uma resposta mais contemporânea e filosoficamente prometedora: a epistemologia reformista de Alvin Plantinga (n. 1932). Chama-se “reformista” à sua (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  12
    A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403. [REVIEW]Agenor Brighenti - 2013 - Horizonte 11 (32):1403-1435.
    Este artigo pretende oferecer uma síntese dos principais elementos que caracterizam a epistemologia e o método da Teologia da Libertação, no pensamento de Clodovis Boff, autor que deu à Teologia da Libertação sistematização de sua semântica e de sua sintática. Em seus escritos em relação à questão, cronologicamente, identificam-se três fases distintas: a Teologia da Libertação como Teologia do Político (1), a libertação como perspectiva de uma teologia global, (2) e a Teologia da Libertação como libertação na Teologia (3). (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Epistemologia da Percepção (Verbete).Eros Carvalho - manuscript
    Tomamos como certo que os nossos sentidos nos colocam em contato com o ambiente ao nosso redor. Enquanto caminhamos em uma rua, vemos obstáculos que temos de contornar ou remover. Mesmo de costas, podemos ouvir a bicicleta que se aproxima e dar passagem. Em suma, por meio de experiências perceptivas (visuais, auditivas, olfativas etc.), ficamos conscientes de objetos ou eventos que estejam ocorrendo ao nosso redor. Além disso, com base no que percebemos, podemos formar e manter crenças acerca do ambiente (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A “basicalidade” da crença em Deus segundo Alvin Plantinga: uma apresentação.Guilherme V. R. De Carvalho - 2006 - Horizonte 4 (8):97-113.
    O artigo apresenta a defesa da racionalidade da crença em Deus desenvolvida pelo filósofo reformado Alvin Plantinga, a partir de sua redefinição como “crença apropriadamente básica”. Após uma breve introdução, que situa a epistemologia religiosa de Plantinga no contexto das transformações recentes no campo da filosofia analítica da religião, expõe-se a crítica de Plantinga ao fundacionalismo clássico, cujo colapso teria reaberto a viabilidade epistemológica da crença em Deus. Segue-se a defesa plantingiana da crença em Deus como crença apropriadamente básica, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Doutrina E interpretação da fé.Anderson Bizarria da Costa - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):84-93.
    Search to develop with this paper the Doctrine and Interpretation of the Faith, based on documents of the Church, especially the Second Vatican Council and the approach of authors about the same documents with intention to provide to the reader a challenge to the deepening of the thematic to speak briefly about Revelation, Scripture, Tradition, Interpretation of the faith and the Mastership. However, the theme will be developed starting with a reflection about the Revelation which has like consequence or suppose (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    O caráter práxico-social da teologia: tópicos fundamentais de epistemologia teológica.Maria Clara Lucchetti Bingemer - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):415-416.
    Book review: AQUINO JÚNIOR, Francisco de. O caráter práxico-social da teologia: tópicos fundamentais de epistemologia teológica. São Paulo: Loyola, 2017.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Kierkegaard E a transformação do sujeito em si mesmo: Entre a vertigem da liberdade E o paradoxo absoluto da fé.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):68-86.
    Atribuindo à ironia a possibilidade de exercício e desenvolvimento da liberdade subjetiva, Kierkegaard sublinha a negatividade absoluta como característica do referido processo em Sócrates, convergindo para assinalar o absoluto e irredutível valor do indivíduo em um movimento que implica o início absoluto da vida pessoal entre criar-se e deixar-se criar. Dessa forma, contrapondo-se à dissolução da existência humana nas fronteiras da pura conceituação intelectual, Kierkegaard assinala a tensão inaplacável entre existência e transcendência em um movimento que implica a interioridade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    Comunidade ética e religião: A estruturação da fé kantiana.Carlos Magno Teixeira - 2013 - Horizonte 11 (31):1150-1151.
    TEIXEIRA, C. M. Comunidade ética e religião: A estruturação da fé kantiana. Dissertação (Mestrado). 2013. 113f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte Palavras-chave Liberdade. Comunidade ética. Igreja. Religião moral. Fé racional.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    As aventuras da fé.Aloísio Cardeal Lorscheider - 2003 - Horizonte 2 (3):11-18.
    Parte-se da cristologia presente na Fides et Ratio: a Redenção e a Encarnação. Pela análise desses dois mistérios, percebe-se como a razão entra na esfera do divino, iluminada pela luz dos mistérios dos quais se torna, pela fé, participante. Esse fato não humilha, mas dignifica a razão ao máximo. Purifica-a, eleva-a, aperfeiçoa-a, respeitando a sua autonomia. O próprio ser humano cresce na sua humanidade e na sua personalização. São a fé e a razão celebrando o seu maior triunfo. São razão (...))
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Tudo que é humano ressoa no coração da fé: discernir a missão universitária à luz dos sinais dos tempos.Pedro Rubens - 2015 - Horizonte 13 (40):2115-2136.
    O Concílio Vaticano II evidenciou a importância de discernir os “sinais dos tempos” para definir a missão cristã no seio do mundo e para exercer o próprio labor teológico. Ao celebrarmos, em 2015, o cinquentenário do concílio Vaticano II e da declaração Gravissimum educationis, bem como o vigésimo quinto aniversário da Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, uma tarefa importante recai sobre a teologia fundamental, a saber: como discernir e redefinir a missão das universidades católicas no seio das novas situações humanas? (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  28
    Epistemologia da ciência cognitiva e sua implicação no ensino de ciências.Elizângela Silva de Oliveira, Evandro Ghedin & Ethel Silva de Oliveira - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 424.
    O presente artigo procura extrair a contribuição para o Ensino de Ciências das reflexões e discussões sobre o conceito de mente. O texto evidencia como os processos mentais podem contribuir para se pensar uma epistemologia do Ensino de Ciências. Ao fazer a articulação entre os processos mentais discutido, avalia-se a possibilidade de uma Didática centrada nos processos cognitivos que ultrapassam formas tradicionais de pensar as Ciências da Educação. Conclui que o conceito de mente é insuficiente para sustentar uma (...) do ensino, mas desenha um modelo de conhecimento que supera os limites da pedagogia construtivista.En este artículo se tratará de extraer la contribución a la enseñanza de la ciencia de las reflexiones y debates sobre el concepto de la mente. El texto muestra cómo los procesos mentales pueden ser útiles para pensar en una epistemología de la Enseñanza de las Ciencias. Al hacer el vínculo entre los procesos mentales se traten, evaluar la posibilidad de un plan de estudios se centró en los procesos cognitivos que van más allá de las formas tradicionales de pensar en Ciencias de la Educación. Concluye que el concepto de la mente es insuficiente para sostener una epistemología de la enseñanza, si bien hace un modelo de conocimiento que supera las limitaciones de la pedagogía constructivista. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales.Humberto Calloni & Amorim - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):56-73.
    A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Desafios para uma epistemologia da pesquisa com grupos.Maria da Penha Nery & Liana Fortunato Costa - 2007 - Aletheia 12 (25):123-138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    A reconstrução da fé no enfrentamento do luto: teologia e psicologia em diálogo.Ana Paula Reis da Costa - 2016 - Horizonte 14 (41):200-201.
    This research aims at a dialogue between Theology and Psychology in order to understand the Catholic faith and their possible mobilization within the psychic processo of assimilation and elaboration of mourning, using the clinical history of two Catholic bereaved patients followed up in psychoterapy in their first years of bereavement as a concrete object of analysis in a longitudinal study. The Project is part of a historical and philosophical literature on death and then supplies from the contribuitions of Jurgen Moltmann (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  45
    A fé cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2).
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religioso – fenômenos próprios do processo de secularização – provocam um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  30
    D. Hume para além da Epistemologia.Carlos Alberto Ribeiro de Moura - 1993 - Discurso 20:99-114.
    O objetivo deste artigo é discutir a noção humiana de "crença", frequentemente vita como adendo "psicológico" à correta doutrina epistemológica do autor. Tenta-se sugerir que são partilha das obsessões da epistemologia contemporânea.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    A (re)volta do mito e do imaginário no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e seu alcance social.Arilson Silva de Oliveira - 2006 - Horizonte 4 (8):114-130.
    A substância deste artigo consiste na leitura de alguns autores que tratam do mito e do imaginário sem acatar as propostas que se fundamentam no racionalismo cartesiano e no influente positivismo do século XIX. Tais autores, como Eliade e Durand, desenvolveram no século XX um estudo do mito e da imagem com a perspectiva de uma orientação epistemológica que surgira na intenção de se constituir como uma nova abordagem científica, levando o elemento imaginativo e mítico ao encontro da realidade imediata. (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ.Leonardo Gonçalves de Alvarenga & Fabio Py Murta de Almeida - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):389-413.
    Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças socioeconômicas ocorridas na cidade de Macaé a partir de 1980 e seus efeitos sobre o campo religioso, com foco nos evangélicos e nos sem-religião. A metodologia lança mão de dados quantitativos do IBGE e procura analisar esses dados para ultrapassar uma leitura superficial e avançar na análise desse campo religioso complexo, que está diretamente relacionada à chegada da Petrobras na cidade de Macaé, inaugurando uma nova era na região, com a injeção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    Desafios da fé E da razão na sociedade pós-moderna.Thiago Nunes Barros - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):37-46.
    The article is a summary of the paper presented at the VI Congress of Theology in St. Paul with the theme "Times urban: the challenges of ministry in the big city." The text deals with the relationship between modernity and postmodernity, revealing the challenges which are imposed on faith and reason in contemporary urban space. The ideological challenges based on the fundamental characteristics of this moment in history touching human relationships and pastoral practice because they relate primarily to the truth, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    A transmissão da fé na nova arquitetura da comunicação contempor'nea.Joana Terezinha Puntel - 2017 - Horizonte 15 (46):487-509.
    Evangelization in the present contemporary context, transmission of faith, and the new architecture of communication are this article’s central axes. Just as interconnected cogwheels, they need to function together to hand on faith appropriately in today’s world. Our society, marked by unprecedented experiences in the field of digital culture, gave rise to a “new person”, who lives and relates within a new architecture of communication altogether. In the communicative process of digital culture, the modality of communication has changed from a (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Álvaro Pais O. Min. Marsílio de Pádua E o Colírio da Fé Contra as Heresias.José Antônio De C. R. De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):407.
    Em sua obra principal, o bispo franciscano Álvaro Pais elenca as principais heresias contra a fé cristã. Reserva uma parte significativa a combater três “erros” de Marsílio de Pádua: as afirnações de que o papa pode ser julgado pelo imperador, que o poder do papa não é superior ao de qualquer presbitero e que, morto o papa, o poder retorna ao imperador. Estuda-se a maneira como tais afirmações são refutadas e conclui-se que Álvaro não dispunha do texto marsiliano, e sim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    RUBENS, Pedro. O rosto plural da fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer. São Paulo: Loyola, 2008. p. 199. [REVIEW]Fabiano Victor Campos - 2011 - Horizonte 9 (20):183-188.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Anti-Intuicionismo E Antifundacionismo: O Papel da Imaginação Na Epistemologia de Pascal.Dalila Pinheiro da Silva - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:135-163.
    Em Pascal, por meio da crítica à razão discursiva que estava à sua época em vias de consagração, está em curso a defesa de uma concepção alargada da racionalidade, que procura estendê-la a partir de uma perspectiva anti-intuicionista e antifundacionista radical para dimensões da realidade que o arranjo epistemológico gestado pela filosofia cartesiana quer deixar de fora. A hipótese que gostaríamos de discutir é a de que essa subversão se dá pela desestabilização desse arranjo por meio da descrição que Pascal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Argumentação teológica: a existência de Deus. Entender a necessidade da existência de Deus para o sentido da vida e a racionalidade da fé.Alex da Silva Mendes - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):154-167.
    At first, it must be said that the existence of God is the great affirmation presupposed by the Bible. The Bible does not attempt to prove the existence of God, it simply takes this existence as a fact. The great Reformed theologian Louis Berkhof says: "For us the existence of God is the great presupposition of theology." In fact, no theologian could deny the existence of God, as this automatically would cause him to be without profession. But throughout history, philosophers (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais ocupam uma posição (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Círio de Nazaré: a festa da fé como comunhão solidária uma análise teológica a partir da concepção de fé de juan luis segundo.Josimar da Silva Azevedo - 2008 - Horizonte 7 (13):220-220.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  70
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  57
    O Que É a Ciência, Do Ponto de Vista da Epistemologia?Roberto de Andrade Martins - 1999 - Caderno de Metodologia E Tã©Cnica de Pesquisa 9:5-20.
    The issue concerning the nature of science can be dealt in different ways. The question “What is science?” can receive empirical answers (what has been science, historically?), normative answers (what should be science?) and analytical ones (what could be science?). The two later approaches concern Philosophy. This paper criticises some philosophical attitudes towards science (relativism, dogmatism, scepticism, ecletism). It claims the existence of a well grounded acquired epistemological wisdom, encompassed by “impotence principles” that exhibit some limits of the human thought (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  49
    Psicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida.Jardel Sander da Silva - 2008 - Revista Aletheia 27:222-232.
    Este artigo versa sobre as questões epistemológicas basilares que envolvem a psicologia como ciência da subjetividade humana. Realiza-se uma investigação crítica e contemporânea sobre estas questões, avaliando a pertinência à psicologia de uma verificação epistemológica que separaria um sujeito de c..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget.Joaquim Neto - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 359.
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    A situação epistemológica da epistemologia.Roberto de Andrade Martins - 1984 - Revista de Ciencias Humanas, Ufsc 3 (5):85-110.
    There are several kinds of studies about science (metascientific): empirical studies (grounded upon historical, sociological and other factual data); formal studies (analytic studies, that is, grounded upon logical analysis, definitions, formal distinctions); and axiological studies (grounded on value analysis). Those approaches are epistemologically independent from each other, in the sense that from one of them it is impossible to draw conclusions pertaining to the others. Every normative proposal concerning science is essentially axiological, because it is associated to value judgments (what (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Abordagem axiológica da epistemologia científica.Roberto de Andrade Martins - 1981 - Textos Seaf 1 (2):38-57.
    A considerable part of the 20th century epistemology was devoted to attempts at differentiating science from metaphysics or from non-science. Such demarcations try to establish necessary and sufficient conditions to ascribe the scientific status to a theory. However, all demarcations that were proposed conflict with scientific practice, and no proposal received general acceptance. This article suggests a new kind of approach, in which nothing is prohibited in science, but criteria for evaluating and guiding the scientific research are established through desiderata, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo).Edin Sued Abumanssur - 2014 - Horizonte 12 (33):99-120.
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p99 Tratamos, neste texto, da convivência em um mesmo ambiente urbano de fenômenos aparentemente díspares como é o caso do pentecostalismo de um lado e, de outro, o crime organizado e a violência como seu modus operandi , ambos representando expressões de sociabilidade (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    O enigma da representação na Crítica da razão pura entre epistemologia e idealismo absoluto.Paulo R. Licht dos Santos - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):733.
    A filosofia crítica apoia-se na noção de representação, de ponta a ponta, como fundamento de sua investigação. Essa noção, contudo, acaba por tornar-se um problema na Dedução Transcendental da Crítica da razão pura, ponto de partida de pelo menos duas tradições distintas de apropriação da filosofia kantiana: a epistemologia e o idealism absoluto. Para compreender os momentos estruturais do problema representação, tal como se apresenta na Dedução Transcendental, recuamos para duas etapas da trajetória kantiana, de algum modo pressupostas pela (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A importância da boa-fé nas relações de consumo.Leonardo Albuquerque Melo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A IMPORTÂNCIA DA BOA-FÉ NAS RELAÇÕES DE CONSUMO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Epistemologia da Virtude – Virtude Epistemology (SEP Translation).Breno Ricardo Guimarães Santos, Pedro Merlussi, John Greco & John Turri - 2015 - Intuitio 1 (8):325-362.
    [From SEP]: Contemporary virtue epistemology (hereafter ‘VE’) is a diverse collection of approaches to epistemology. At least two central tendencies are discernible among the approaches. First, they view epistemology as a normative discipline. Second, they view intellectual agents and communities as the primary focus of epistemic evaluation, with a focus on the intellectual virtues and vices embodied in and expressed by these agents and communities. This entry introduces many of the most important results of the contemporary VE research program. These (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Elias Canetti's Auto-da-Fe: From the Antithesis of the Crowd-Man to the Madness of Power.Rousiley C. M. Maia - 1996 - Thesis Eleven 45 (1):28-38.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    A opção da Igreja Primitiva pela filosofia: o Deus da fé e o Deus dos filósofos em Joseph Ratzinger.Heber Ramos Bertuci - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):196-208.
    El cristianismo es analizado en los días de hoy como un argumento de que pertenece al campo mitológico. Joseph Ratzinger contesta a esto análisis una tesis de Agustín que clasifica el cristianismo como parte de la teología natural, de acuerdo con la clasificación de las tres teologías de Marcus Terentius Varro. La tesis de Agustín confiere al cristianismo la base natural y no mítica, de acuerdo con las otras religiones de la Antigüedad. Esta es una de las razones por las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação. [REVIEW]Jorge Atilio Silva Iulianelli - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):609-619.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  23
    Resenha: DUTRA, Luiz Henrique de A. Epistemologia da Aprendizagem.Cezar Augusto Mortari - 2000 - Principia: An International Journal of Epistemology 4 (2):323-327.
  44.  26
    The Auto da Fé: Ritual and Imagery.Francisco Bethencourt - 1992 - Journal of the Warburg and Courtauld Institutes 55:155-168.
  45. Resenha sobre O artigo, pessoas epistemicamente virtuosas: Sobre epistemologia da virtude de E. Sosa.Waldomiro Silva Filho - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):293-312.
    Review about the article, people virtuous epistemicamente: about epistemology of virtue of e. Sosa Sosa, ernest. Virtue epistemology: belief apta and reflective knowledge, vol i. Trad. Luiz paulo rouanet. São paulo: edições loyola, 2013. Sosa, ernest. Reflective knowledge: belief apta and reflective knowledge, vol ii. Trad. Cecilia c. Bartalotti. São paulo: edições loyola, 2013.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    O Segredo da Fé: O Fiel Ateísmo de Derrida.Fernanda Bernardo - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (49):29-90.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Coleção “Estações da Fé” de Bruno Forte: os três primeiros livros.Aurea Marin - 2012 - Horizonte 10 (27):1109-1113.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Luiz Henrique de A. Dutra. Epistemologia da aprendizagem.Tassos Lycurgo - 2001 - Princípios 8 (10):172-177.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    A epistemologia da ciência.D. Papineau - 2011 - Critica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    O poder da fé.Peter Singer - 2006 - Critica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000