8 found
Order:
Disambiguations
Erick Calheiros de Lima [8]Erick C. de Lima [3]
  1.  28
    O conceito hegeliano de direito na filosofia do espírito de 1805/06.Erick C. de Lima - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Dialética, Linguagem e Genealogia: sobre o programa da Dialética Negativa de Adorno.Erick Calheiros de Lima - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):143-164.
    Gostaria aqui de formular o programa mais geral, contido na Dialética Negativa de Adorno, a partir de algumas perspectivas histórico-filosóficas. Na primeira parte, procuro desenvolver a ideia de que a crítica de Adorno a Hegel, compreendida como um novo enlace entre dialética e ontologia, beneficia-se da interpretação proposta por Adorno de temas da filosofia kantiana. Em seguida, procuro mostrar como Adorno conecta sua reformulação da dialética a uma compreensão de linguagem fortemente devedora de estratégias genealógicas de argumentação.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. “Sobre a Essência da Crítica Filosófica em geral”, de G.W.F Hegel e F.W.J. Schelling: introdução e tradução.Erick Calheiros de Lima - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):112-130.
    Pretendo apresentar uma versão para o português da Introdução ao Jornal Crítico de Filosofia, texto de autoria de Hegel e Schelling. A versão traduzida é antecedida por uma introdução geral na qual procuro esclarecer, em linhas gerais, o contexto intelectual e biográfico no qual o texto surgiu, o significado geral da noção de Unphilosophie, a cuja crítica se dirige o esforço do Jornal ; e, finalmente, o argumento perseguido pelo texto.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Entre teoria social ea teoria da justiça.Erick Calheiros de Lima - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):261-297.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Os Fragmentos 19 e 20 dos Systementwürfe 1803/1804, de G.W.F. Hegel: introdução e tradução.Erick Calheiros de Lima - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):194-216.
    O objetivo deste trabalho é traduzir e apresentar os fragmentos 19 e 20 dos Esboços de Sistema de Jena, escritos por Hegel entre 1803 e 1804. Primeiramente, farei uma rápida consideração do significado filosófico desses fragmentos, os quais tratam, desde a peculiar concepção hegeliana da consciência como espírito, da razão teórica e da razão prática como equivalentes, respectivamente, à linguagem e ao trabalho. Procuro sublinhar essa relevância filosófica a partir da interpretação habermasiana dos fragmentos, a qual lhes conferiu notoriedade como (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Linguagem e formação na teoria da consciência do jovem Hegel.Erick C. De Lima - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Movimento da Consciência E Eticidade: Para Uma Localização da “Filosofia Do Espírito” de 1803/04.Erick Calheiros De Lima - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):151.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Formação Social da "Consciência Jurí­dica": observações sobre a conexão entre intersubjetividade e normatividade em Kant e Fichte.Erick Calheiros de Lima - 2007 - Princípios 14 (22):221-252.
    Pretende-se investigar aqui a conexáo entre intersubjetividade e normatividade a partir das filosofias do direito de Kant e Fichte. Na primeira parte, levanto a questáo da intersubjetividade jurídico-moral a partir de uma reconsideraçáo sistemática do direito em Kant. Na segunda parte, desenvolvo esta interpretaçáo dentro da própria Rechtslehre . Na terceira parte, investigo a possibilidade de uma leitura da passagem do direito privado ao público capaz de realçar os nexos intersubjetivos como pressupostos para a aplicabilidade do direito. Em seguida, considero (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark