Results for 'Esclarecimento.'

140 found
Order:
  1.  16
    Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano.José Edmar Lima Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):59-84.
    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant, de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Esclarecimento e dominação masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the modern rationality. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
    Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Esclarecimento verso: Nietzsche à sombra da ilustração.Oswaldo Giacoia Junior - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):243.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Esclarecimentos e estética numa série de paradoxos.Arthur Grupillo - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):191-198.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Esclarecimentos e estética numa série de paradoxos.Arthur Grupillo - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Diderot E Kant: Esclarecimentos.Paulo Jonas de Lima Piva - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:53-70.
    The purpose of this essay is to analyze and relate two proposals for illustration made by the European philosophy of the eighteenth century, their singularities and seeking more differences than their commonalities. Both of them were developed in countries with different cultural and political conjunctures and based on the peculiarities of their respective enlightenments. This is the Aufklärung of Immanuel Kant (1724-1804), who became famous with the booklet Answer the question: what is "Enlightenment"?, written in 1784, and the Lumières embodied (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  23
    Autonomia e esclarecimento: o projeto crítico enquanto projeto político.Maurício Keinert - 2010 - Dois Pontos 7 (2).
    O artigo procura construir uma questão no interior da filosofia kantiana, por meio dos conceitos de esclarecimento e autonomia, acerca da necessidade de se compreender o projeto crítico também como um projeto político. Para isso, no entanto, torna-se necessário confrontar certa tradição contemporânea, que remonta a Hegel e chega a Habermas, em que a ideia de crítica é vista como um elemento vazio e passivo (na medida em que está centrada na abstração da lei moral). Trata-se, então, de apontar para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Autodestruição do esclarecimento ou modernidade inacabada.Claudio Almir Dalbosco - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):177-192.
    Neste trabalho, a autor expõe o argumento apresentado por Adorno e Horkheimer na Dialética do esclarecimento, considerando decisiva a identificação feita por eles entre esclarecimento e racionalidade instrumental. Em seguida, em forma de excurso, recorre a Kant para demonstrar os limites do argumento daqueles dois autores. Por último, apresenta o argumento de Habermas sobre a racionalidade comunicativa e, a partir dele, busca evidenciar aspectos fundamentais de sua crítica a Adorno e Horkheimer. O trabalho assume, como fio condutor, o tema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    O que é o esclarecimento?I. Kant - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  4
    Sade E o esclarecimento.Delcio Junkes - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):73.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Comentário ao artigo “Esclarecimento e dominação masculina”.Oneide Perius - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):335-338.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  28
    Nietzsche E Habermas no tecido da dialética do esclarecimento.Barbara Lucchesi Ramacciotti - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    Neste artigo examinaremos algumas conexões entre a crítica de Adorno e Horkheimer à razão instrumental circunscrita ao livro Dialética do Esclarecimento e a crítica genealógica de Nietzsche à "vontade de verdade", tema explorado em vários livros . Em seguida retomaremos a leitura de Habermas em O Discurso Filosófico da Modernidade sobre a crítica radical nietzschiana à racionalidade moderna, com o objetivo de examinar dois pontos: 1) quais argumentos sustentam a tese da inconsistência e da falta de fundamento da crítica genealógica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Ainda alguns esclarecimentos sobre a filosofia kantiana.Arthur Schopenhauer - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Ainda alguns esclarecimentos sobre a filosofia kantiana, de Arthur Schopenhauer.Maria Lúcia Cacciola - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4:89-106.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    A tarefa da transvaloração: esclarecimentos a partir da correspondência de Nietzsche em 1888.Luís Rubira - 2018 - Discurso 48 (2):135-154.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Saber, abstração e poder na Dialética do esclarecimento: um comentário crítico.Verlaine Freitas - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):20-45.
    Este artigo aborda criticamente alguns conceitos referentes ao vínculo entre racionalidade, abstração e poder, tomados em contraste com a noção de mímesis, tal como Adorno e Horkheimer concebem na Dialética do esclarecimento. Partindo da diferenciação de quatro conceitos de esclarecimento, procuramos demonstrar o caráter inadequado da equalização entre esclarecimento e exercício violento e ideológico do poder, mostrando como o conceito de abstração, que nos parece servir de base para o primeiro capítulo daquela obra, permite delinear melhor a cisão entre as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Reflexões sobre o conceito kantiano de esclarecimento a partir da teoria marxiana.Luís Fernando Jacques & Luana Aparecida de Oliveira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):50-60.
    The discussion about the concept of enlightenment runs through the conception of Immanuel Kant, who thematized it as an exit from the individual from his condition of intellectual minority and guardianship of those who prevent the exercise of thinking for himself, impelling the achievement of autonomy that requires freedom and to make public use of reason. Such problematization about the difficulties interposed to the process of enlightenment can be related to the problem of estrangement in Marx, making the necessary considerations (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    A Resposta Kantiana À Pergunta: Que É Esclarecimento?Joel Thiago Klein - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (2):211-227.
    Diante do lema “sapere aude”, com o qual Kant apresenta sua caracterização de esclarecimento, colocaseimediatamente a questão: o que signifi ca pensar por si mesmo? Apesar de Kant procurar respondera isso ao longo do texto, muitas difi culdades permanecem enquanto as teses ali defendidas não foremintegradas no horizonte da fi losofi a crítico-transcendental. Em primeiro lugar, mostra-se como o esclarecimentoé uma noção ambivalente, por um lado se refere ao indivíduo, por outro, se refere a uma época.Em segundo lugar, o esclarecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  15
    Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas.Renata Peres Barbosa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019036.
    Na obra Educação e Emancipação, ao propor um novo imperativo categórico, “que Auschwitz não se repita”, Theodor W. Adorno incita a reflexão sobre a cumplicidade entre Auschwitz e os processos históricos que o tornaram possível, e revela as contradições contidas nas promessas da modernidade. Adorno apresenta a vinculação do esclarecimento com o princípio de dominação, expondo o quanto está entrelaçado com progresso e regressão, o que resulta na constituição patológica da sociedade e dos indivíduos que acolhem as condições para que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. As luzes da arte: homenagem aos cinqüenta anos de publicação da Dialética do esclarecimento.Rodrigo Duarte & Virginia Figueiredo (eds.) - 1999 - Belo Horizonte: Opera Prima Editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo central é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Rodrigo Duarte, Adorno/Horkheimer & A Dialética do Esclarecimento.Ivanaldo Oliveira dos Santos - 2002 - Princípios 9 (11):272-273.
    Resenha do livro de: Rodrigo Duarte, Adorno/Horkheimer & A dialetica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Colecao Filosofia Passa-a-passo 4. 70 paginas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    A figura de Ulisses na Dialética do Esclarecimento: Tentativa de radicalização.Bento Itamar Borges - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):225 - 232.
    Amigos, não é justo que um ou dois conheçam os vaticínios que me fez Circe, a augusta deusa; por isso vou contá-los, para que, cientes dos perigos, ou morramos ou nos protejamos da morte e escapemos ao fado. Ela nos recomenda em primeiro lugar, que nos defendamos do canto das maravilhosas Sereias e de seu florido vergel. Aconselhou que só eu lhes ouvisse a voz; por isso, amarrai-me de pé sobre a carlinga, com rudes laços, para que eu daqui não (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento?Immanuel Kant & Márcio Pugliesi - 2012 - Cognitio 13 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6. [REVIEW]Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto & Sinésio Ferraz Bueno - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):500-516.
    O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    DUARTE, Rodrigo. Adorno/Horkheimer & A dialética do esclarecimento.Pedro Henrique Paiva - 2008 - Educação E Filosofia 17 (34):285-289.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    A “sociologização” da psicanálise em Dialética do Esclarecimento: sobre Sohn-Rethel e o inquietante.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Cassirer e Sartre sobre o esclarecimento.Vinicius Figueireddeo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):199-213.
  31.  8
    Cassirer e Sartre sobre o esclarecimento.Vinicius de Figueiredo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):199-213.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Cassirer e Sartre sobre o esclarecimento.Vinicius de Figueiredo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):199-213.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Kant e a ideia da Aufklärung.Keberson Bresolin - 2015 - Studia Kantiana 18:19-36.
    O presente trabalho visa desenvolver a hipótese de que o conceito de esclarecimento kantiano é um processo individual e intransferível. O processo é conceituado como a saída da menoridade. Tal processo é fundamental para que o próprio humano possa conduzir racionalmente a si mesmo, as estruturas que constrói e administra sob a égide da razão. Correlacionada com a primeira hipótese, o trabalho também desenvolve a interpretação de que a Aufklärung é uma ideia, ou seja, embora não poderemos visualizá-la completamente na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    O negativo do reconhecimento: do progresso ao irreconhecimento do progresso.Bruno Vasconcelos - 2023 - Griot 23 (3):252-271.
    O texto a seguir está dividido em quatro momentos articulados em torno de um diálogo com a teoria do reconhecimento social. No primeiro momento, procuro revisar os textos políticos de Kant com o objetivo de rediscutir alguns conceitos balizadores do que virá a ser a teoria do reconhecimento social. Conceitos como Natureza, sociabilidade insociável, a noção de liberdade em Kant, serão centrais para repensar o berço da teoria do reconhecimento e as justificações teóricas que amarram a utopia da paz perpétua. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Educação como superação da barbárie.Jarbas Couto E. Lima - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1075-1105.
    O presente trabalho adota como ponto de partida a crítica do Esclarecimento (Aufklärung) realizada por Adorno e Horkheimer e investiga a hipótese desenvolvida pelo primeiro de uma concepção de educação como superação da barbárie. O artigo discute a fundamentação de noção adorniana de barbárie na teoria freudiana da cultura. Em particular, a hipótese de que a civilização origina e fortalece progressivamente o que é anticivilizatório, procurando distinguir a relação dialética entre determinados processos de socialização e certas formas de objetificação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Trauma, memória e transmissão: a incidência da política na clínica psicanalítica.Maria Cristina Perdomo & Marta Cerruti (eds.) - 2011 - São Paulo, SP: Sedes Sapientiae.
    Essa publicação requer esclarecimentos: os trabalhos escritos ou transcritos são o resultado de um evento com algumas peculiaridades. A primeira por ser um evento que convocou psicanalistas a refletir sobre o campo social, promovendo uma interlocução entre a psicanálise e a política. A segunda, e essa talvez a principal razão da singularidade, é que tal convocação se deu a partir do testemunho vivo de um evento traumático. Os diferentes textos que compõem esse livro procuram fazer um verdadeiro diálogo, tendo como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  46
    Sobre a Questão da Mimesis.Victor Knoll - 1996 - Discurso 27 (1):61-82.
    A partir do esclarecimento da noção aristotélica de imitação, trata-se de mostrar que o conceito de Ideal - fundamento da Estética de Hegel - e o binômio "mundo/terra" - fundamento da concepção heideggeriana da obra de arte -, podem ser tomados como duas versões do sentido teórico instituído por Aristóteles para o termo mimesis.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38.  11
    Notícias de um jornalismo radical.Jean Dyêgo Gomes Soares - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O que Foucault entende por jornalismo e como ele se relaciona com a filosofia? Para responder à questão, escrutinamos declarações do autor francês acerca do assunto, especialmente sobre dois personagens: Nietzsche “o primeiro filósofo-jornalista” e Kant “o responsável por introduzir o hoje na filosofia”. Detalhando nuances, pretendemos mostrar em que o pensamento de Foucault se avizinha de um jornalismo radical, e em que deste ele se diferencia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Indústria cultural e formação humana.Samoel Cordeiro de Souza Primo & Luciane Neuvald - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):48-72.
    Este texto aborda o paradoxo entre a indústria cultural e a formação humana, com base na teoria crítica. O texto utiliza uma metodologia bibliográfica, discutindo temas como educação, formação, semiformação, indústria cultural, capitalismo e emancipação. O objetivo é debater como a indústria cultural interfere na formação dos indivíduos. A contribuição dos processos educativos para o desenvolvimento da civilização é destacada, enfatizando a importância da criticidade e autorreflexão para evitar a barbárie. Os fundamentos da teoria crítica ressaltam a necessidade de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  6
    Da arte administrada à práxis da forma.Robison Tramontina - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):417-431.
    Este artigo tem como propósito básicoexplicitar a compreensão adorniana de arte e arelação desta com a sociedade. Num primeiromomento aborda-se, tendo como referência a obraDialética do esclarecimento, a inserção e cooptaçãoda arte pela industria cultural e, posteriormente, onovo papel atribuído por Adorno à instância artística,o de uma "nova to~dade ético-veritativa"distinta da realidade social vigente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Conhecimento e política.Roberto Mangabeira Unger - 2022 - [São Paulo, Brazil]: LeYa. Edited by Edyla Mangabeira Unger.
    Fazer filosofia, para Roberto Mangabeira Unger, é pensar radicalmente. É insistir em tratar dos assuntos mais importantes, ainda que tenhamos de fazê-lo na fronteira do que seja possível pensar e dizer. Resignado ao colonialismo mental, o pensamento brasileiro não está acostumado a tal ousadia. Neste primeiro livro, Mangabeira leva o leitor pela mão e se oferece como guia de seu despertar para a ambição de compreender o mundo das ideias mais básicas e influentes. Seu alvo é rever tudo em nossos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    Rousseau E Nietzsche: De como a ideia de natureza estabelece O devir.Lucia Schneider Hardt - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:207-218.
    O texto estabelece um diálogo entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Nietzsche no que diz respeito ao conceito de natureza e sua relação com o devir.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A moral antiga e a moral moderna.Victor Brochard & Jaimir Conte - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 8 (1):136-146.
    O artigo a seguir, “A moral antiga e a moral moderna” (“La morale ancienne et la morale moderne”), foi publicado originalmente na Revue Philosophique, ano XXVI, janeiro de 1901, p. 1-12. Nele, Brochard discute as principais diferenças entre a moral antiga e a moral moderna, destacando a ausência na moral antiga das idéias de dever e obrigação, tão caras à moral moderna a ponto de hoje não a concebermos sem elas. O esclarecimento das razões que levaram os modernos a entender (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Paideia e Bildung.Vinícius Azevedo & Lucas André Teixeira - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):31-47.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois distintos projetos formativos: a paideia grega e a Bildung do esclarecimento alemão representada por Kant e Hegel, bem como o desenvolvimento desta última em Halbbildung no século XX. Para compreender os sentidos e contornos históricos em que essas formulações estavam postas, tornou-se necessário inseri-las no contexto mais geral das formações sociais em que elas estavam inseridas, revelando suas contradições.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  47
    A correspondência entre Locke e Molyneux.Thomas M. Lennon & D. Anthony Larivière - 2000 - Discurso 31:157-200.
    A correspondência entre J. Locke e W. Molyneux é conhecida principalmente como a fonte da famosa questão relativa ao que pode ser aprendido por um homem cego de nascença e que depois ganha a visão. Curiosamente, a correspondência oferece muito pouco esclarecimento sobre a questão. Outros tópicos importantes, entretanto, são apontados e explorados: entusiasmo pela obra de Malebranche, liberdade e responsabilidade, identidade pessoal, etc. Além disso, a correspondência oferece um conhecimento profundo da recepção histórica do Ensaio de Locke, como estes (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Atenção e método na filosofia de Descartes.Lia Levy - 2019 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos Gleiser, Luiz Carlos Pereira & Lia Levy (eds.), Caminhos da razão : estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128.
    Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior sobre o tema (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial.Jorge Benedito de Freitas Teodoro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):120-140.
    Este estudo tem como finalidade analisar a perspectiva da arte como parte do aparato de dominação social, desenvolvida na obra A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse. Para isso, utilizaremos como referência constante as teorias propostas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor W. Adorno e Max Horkheimer no que diz respeito, sobretudo, ao termo “indústria cultural”, cujo conceito aparece no capítulo homônimo de A dialética do esclarecimento. Apoiaremo-nos também na tese de doutorado de Imaculada Kangussu, intitulada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Study on the influence of the thought of Jixia Academy on the construction of Pre-Qin social order.Jirong Yang & Hal Swindall - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe2):87-100.
    : Jixia Academy is a general term for the Contending academic group in the Pre-Qin Period. The thought derived from Jixia Academy occupies an important part in the development of Chinese ancient ideological history. It has played an important role in regulating and enlightening the construction of the symbolic art of the social order at that time. And it is also of great value to the stability and orderly operation of today’s social order. This paper takes the thought of Jixia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    A filosofia cosmopolita de Immanuel Kant.Diego Carlos Zanella - 2015 - Studia Kantiana 18:69-85.
    O presente texto visa explicitar o significado cosmopolita da filosofia de Immanuel Kant. Essa explanação passará pelas definições de ‘filosofia’, ‘filósofo’, ‘ensino’ e ‘filosofar’. Procurará mostrar que a própria constituição do conceito de filosofia ainda preserva a sua raiz grega de ‘amor à sabedoria’; que é necessário cultivar esse ‘amor à sabedoria’ para, a partir daí, aprender a raciocinar; que o filosofar possui um direcionamento prático que visa o esclarecimento, isto é, a emancipação da tutela alheia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 140