Resumo O objetivo principal do presente estudo é identificar o tempo como o critério de verificação da possibilidade de um discurso filosófico, isto é, de uma possibilidade discursiva ser capaz de falar adequadamente acerca das palavras fundamentais. Para tanto, interessará mostrar como o tempo é o elemento vinculador das condições de possibilidade do enunciado em geral e como este se fundamenta na estrutura imprópria da temporalidade. Tal prerrogativa é o que inviabiliza o enunciado tratar adequadamente qualquer palavra fundamental. Caberá, então, (...) afirmar que somente uma possibilidade discursiva que se fundamente na estrutura própria da temporalidade poderá ter um acesso adequado às palavras fundamentais.The main objective of the present study is to identify time as the criterion of verification of the possibility of a philosophical discourse, that is, of a discursive possibility to be able to speak adequately about the fundamental words. For this, it will be interesting to show how time is the linking element of the conditions of possibility of the statement in general and how it is based on the improper structure of temporality. Such prerogative is what makes the predication impossible to adequately treat any fundamental word. It must then be said that only a discursive possibility based on the structure of temporality can have adequate access to the fundamental words. (shrink)
O presente estudo pretende compreender como a temporalidade é a condição de possibilidade da compreensão do ser do ente enquanto simplesmente presente à vista. Para tanto, buscaremos expor um esboço da estrutura da temporalidade desenvolvida por Heidegger em Ser e tempo e em Os problemas fundamentais da fenomenologia. A exposição de tal estrutura permitirá, então, mostrar como a presentidade – e, portanto, o ente que carrega tal modo de ser – somente pode manifestar-se em um presente.
A tradição aristotélica, sobretudo depois de Brentano e sua unidade analógica do ser, tem a tendência de compreender a unidade dos diversos modo de se dizer o ser a partir da categoria primeira, a ousia. Tal tendência resultará naturalmente na necessidade de se desqualificar o capítulo Theta 10 da Metaphysica no qual Aristóteles propõe o ser verdadeiro como o modo mais próprio de dizer o ser. Nossa investigação pretende mostrar como Heidegger pôde desvincular-se de tal tradição ao pensar a unidade (...) da plurivocidade do ser a partir do que ele chama de presentidade constante. Para verificar a validade da tese heideggeriana proporemos acompanhar como tal presentidade se deixar visualizar nos modos de se dizer o ser segundo o ser verdadeiro, segundo a energeia e segundo o ser por acidente. (shrink)
Esta comunicación muestra que elpensamiento del filósofo mallorquín avanza conrelación ai estado de la doctrina tradicional sobrelas nociones clásicas de naturaleza y personaporque arranca de su teoria de las Dignidades,según la cual el ser se presenta como actividadformalizada. Si "pensar", "escuchar" y "ver" sonactos, lo son por el acto de ser, y tendrá que seréste, el acto en primer lugar diferenciado.Además, la importante teoria Juliana de las obraspropias y apropiadas permite una explicación dela naturaleza humana muy consistente con larealidad. Se (...) empieza por explicar cómo surge elhombre por su acto de ser. Según Llull, e! hombreradica en e! "soy", un "acto común" que conectaalma y cuerpo. La naturaleza humana es la únicaque reúne en si todo lo criado y es gracias a ellaque las criaturas pueden alcanzar su fin. Sedemuestra que el alma existe, es criada, y es máspor su fin que por su esencia, y es, porconsiguiente, eterna. Finalmente, Llull dice queexiste en nosotros un entender interior ypripligenio, siempre en acto, por media del cualtenemos noticia de nuestro ser, del ser de lascosas y de Dios. (shrink)
RESUMO: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte (...) de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.RÉSUMÉ: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d’Comenius. C’est pouquoi nous avons cherché d’apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s’interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna – Traité de l’Art Universel d’Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d’enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.Mots-clés : Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna. (shrink)
Resumo: O problema da perversão da comunidade social pela propriedade privada se tornara, para Marx, com o estudo dos socialistas utópicos e especialmente de Proudhon, bastante claro: não sendo um desenvolvimento necessário, e sim casual, a propriedade privada - e a cisão entre interesse particular e interesse geral dela proveniente - poderia ser subsumida. O presente artigo visa a demonstrar como, na busca de um republicanismo de tom rousseauniano e crítico ao liberalismo burguês, Karl Marx flertou com a crítica dos (...) comunistas à propriedade privada. Para tanto, perpassa cinco artigos redigidos para a Gazeta Renana - o artigo de defesa contra o kantiano Hermes, a polêmica com o socialista Moses Hess, a resposta à Gazeta de Augsburg, o artigo de crítica às resoluções da VI Assembleia da Província do Reno e o artigo “Sobre a lei do roubo de lenha” - e, ainda, a crítica de Proudhon à propriedade privada.: Through his study of the utopian socialists, and especially of Proudhon, the problem of the perversion of the social community by private property became quite clear to Marx: if private property - and the split between private interest and general interest originating from it - it is not a necessary development, but an incidental one, it can be subsumed. This article aims to demonstrate how, in search of a Rousseauian republicanism and a critique of bourgeois liberalism, Karl Marx flirted with the communists’ critique of private property. We discuss Proudhon’s critique of private property and five articles Mark wrote for the Rheinische Zeitung: the article against the Kantian Hermes, the controversy with the socialist Moses Hess, the reply to the Augsburg Allgemeine Zeitung, the critique of the resolutions of the Sixth Rhine Province Assembly, and the “Debates on the Law on the Thefts of Wood”. (shrink)
George Kerferd inicia seu livro fazendo um levantamento dos principais problemas que surgem quando tentamos compreender aquilo que foi “o movimento sofista”. Além de não possuirmos qualquer obra completa de algum desses pensadores, a tradição nos deixou um legado profundamente pejorativo que acabou por ser aceito e propagado nos manuais da história da filosofia através dos tempos modernos e contemporâneos. Isso se dá, sobretudo, pelo fato de conhecermo-los apenas por intermédio dos escritos daqueles o retratavam de maneira hostil. A saber, (...) os diálogos de Platão e os tratados esotéricos de Aristóteles formam as principais obras que engendraram a visão negativa desse movimento. (shrink)
O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...) tela e os credos pagãos atacados por um cristianismo cada vez mais avalizado pelo estado romano e, consequentemente, mais agressivo e intolerante. Na presente investigação, procurar-se-á compreender o significado político, cultural e social dessa revaloração do conceito de helenismo, tendo por foco principal o contexto da Alexandria do Egito na fase tardia do Império Romano. (shrink)
As interpretações referentes ao relacionamento entre Blaise Pascal e Renné Descartes costumam situar-se entre dois extremos. Algumas vezes, o autor dos Pensamentos é interpretado como uma espécie de cartesiano indeciso, incapaz de separar o seu discurso religioso das investigações científicas e filosóficas. Outras vezes, Pascal é estereotipado como uma espécie de anti-cartesiano empedernido, um apologista cuja fé não pode evitar o racionalismo. O presente busca evitar estas duas compreensões, tentando encontrar um Pascal que foi cartesiano em certa medida, mas, ao (...) mesmo tempo, crítico de Descartes, sem que, contudo, tal crítica justifique a acusação de irracionalismo. (shrink)
Este estudo pretende discutir as relações existentes entre mídia e educação, analisando as políticas públicas que influenciaram a criação da TV Pendrive, identificando a percepção dos professores acerca da mesma. Justifica-se pelo fato de que no ano de 2007 o governo federal criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), com o objetivo de informatizar o ensino, buscando promover uma educação com maior qualidade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com vistas à inclusão e ao acesso (...) de alunos e professores da rede pública estadual às novas tecnologias, criou o projeto TV Pendrive. Para a concretização desse estudo, foram realizadas pesquisas e análises bibliográficas, bem como um levantamento com professores da educação básica pública estadual da cidade de Londrina/PR, visando a identificar a percepção dos mesmos em relação à TV Pendrive. Como resultado, constatou-se que as políticas públicas, especialmente as voltadas à educação, parecem ser implantadas pelo governo sem a anuência dos educadores. (shrink)
Metametaphysics is the study regarding the foundations and the methodology of Metaphysics. We’ll analyze in this paper three methodologies that established the origins of Metametaphysics in the Analytic Tradition: that of Alexius Meinong, Rudolf Carnap and Willard van Orman Quine. According to Meinong, there is a distinction between ‘to exist’ and ‘there is’ and, in order to preserve the intuition that every intentional act is directed towards an object, there are things that do not exist. According to Carnap, the questions (...) in Metaphysics can be easily answered by empirical or inferential means once we adopt a linguistic framework and answer these questions internally to this framework. Quine argued that to take an entity as existing is to take it as the value of a bound variable. Metametaphysics is relevant because it disambiguates our vocabulary and makes the philosophers avoid verbal disputes. Our objective in this paper was not to show our preferences to one of these methodologies but to provide a starting point for those who are not familiar with these matters — just so other researchers may engage with the issues that belong to Metametaphysics. (shrink)
Analisa-se a relação entre religião, sexualidade e família de pessoas soropositivas para o HIV. O objetivo foi verificar a repercussão da constatação de que um dos (ou ambos) cônjuges é portador do HIV, nas representações e na configuração de suas famílias, tendo por base um possível ideário religioso subjacente às identidades de gênero masculina e feminina, bem como das formas de exercício da sexualidade que tal identidade de gênero comporta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa. Os participantes foram mulheres e homens que (...) vivem ou viveram maritalmente, podendo essa relação se dar ou ter se dado entre pessoas do sexo oposto ou pessoas do mesmo sexo, selecionados em uma instituição de apoio a soropositivos e a seus familiares. Todos os participantes soropositivos da referida instituição foram convidados a responder um questionário composto por nove perguntas abertas relacionadas à temática em foco. A análise dos dados permitiu a percepção de que embora haja uma forte incidência do ideário religioso sobre família e sexualidade para aquela população, o foco principal desse ideário não está nas representações das configurações de família, e sim enquanto elemento desencadeador de preconceito em relação ao soropositivo tanto no espaço familiar quanto para além dele. Palavras-chave : Religião. Sexualidade. Família. Soropositividade.This article examines the relationship between religion, sexuality and family of HIV seropositive individuals. It aims to verify the repercussion of finding that one of ( or both ) spouses is HIV positive , within the representations and configuration of their families , based on a possible religious ideas underlying to gender identities male and female , as well as to the exercise of sexuality that such gender identity entails. For this purpose, a qualitative survey was conducted. Participants were men and women who live or have lived in a marital status, and this relationship has occurred or took place between members of the opposite sex or same sex, selected in an institution to support HIV positive and their families. All seropositive participants of the mentioned institution were asked to answer a questionnaire composed of nine open questions related to the subject in focus. Data analysis allowed the perception that although there is a strong incidence of religious ideas about family and sexuality for that population, the main focus of this notion is not within the representations of family structures, but within the triggering element of prejudice towards HIV-positive both in the family space and beyond. Keywords : Religion. Sexuality. Family. Seropositivity. (shrink)
In this paper I mainly draw attention to the largely discussed § 244 of the Philosophical Investigations of Ludwig Wittgenstein. I begin by providing what I take to be a right reconstruction of the argument in it, in which Wittgenstein maintains that, in contradistinction to the presup-positions of the supporter of a private language, we learn words for sen-sations, like “pain”, for example, not by correlating the sign directly with the corresponding sensation. Instead, “pain” is learned in connection with the (...) natural expression of pain, with pain-behavior, so that the word takes the place of the natural expression. Next, I develop two lines of criticism on Wittgenstein’s argument. First, I argue that Wittgenstein does not explain how the learner substitutes the conventional expression for the natural one. Second, I maintain that, in his explanation of how we learn words for sensations, Wittgenstein shares one of the most impor-tant presuppositions of the private language, the very one that he wanted to discard once and for all, namely, that one can know from her own case what pain is. (shrink)
O presente artigo objetiva examinar o pensamento de Severino Boécio acerca da aporia dos termos universais e suas respectivas implicações nos séculos V e VI da era cristã. Tais pensamentos são postos por ele em seu Comentário à Isagoge de Porfírio, fazendo ligações com algumas das principais obras que contribuíram para com o assunto. Boécio acaba por aplicar os termos universais à pluralidade das coisas, demonstrando que podemos pensá-los num sentido singular, quando, por exemplo, os percebemos sensivelmente nas coisas individuais (...) do mundo. Destarte, buscaremos explicar brevemente, nas páginas subseqüentes, as premissas propostas por Severino Boécio àquele que foi um dos problemas mais marcantes da filosofia medieval: o problema dos universais. This article aims to examine the thought of Severinus Boethius about the standoff between the universal terms and their implications in the fifth and sixth centuries of the Cristian era. Such thoughts are put by him in his Commentary on Porphyry Isagoge, making connections with some of the major works that contributed towards it. Boethius eventually applies the universal terms to the plurality of things, demonstrating that we can think of them in a unique way, when, for example, we notice substantially the individual things of the world. Thus, we will try to explain briefly, in the subsequent pages, the assumptions proposed by Severinus Boethius to whom was one of the key problems of medieval philosophy: the problem of universals. (shrink)
O objetivo deste artigo é contextualizar, sinteticamente, o liberalismo da Teoria da justiça de John Rawls dentro da tradição, a partir de alguns de seus elementos essenciais, tais como as idéias de contrato, de liberdade, de igualdade e de racionalidade, e identificá-lo a uma forma própria e metódica de se pensar a política como sabedoria. PALAVRAS-CHAVE – Liberalismo. Teoria da justiça. John Rawls. ABSTRACT The aim of this article is to summarily contextualize the liberalism of Rawls’s A Theory of Justice, (...) within the political tradition and its essential elements, such as the ideas of contract, liberty, equality, and rationality, so as to identify its proper form and method to think politics as wisdom. KEY WORDS – Liberalism. Theory of justice. John Rawls. (shrink)
O presente trabalho visa estudar como a representação da passagem de “A dormição da Mãe de Deus”, no contexto da ortodoxia grega por meio da comparação entre a iconografia realizada por Theophanis, o Cretense, no monastério de Stavronikita, em 1546; e do modo como o livro Interpretação da técnica de pintura bizantina, escrito entre 1730 e 1734, por Dionísio de Furna, descreve os elementos que deveriam aparecer na cena da “dormição dda Mãe de Deus”. Tal estudo comparativo visa observar como (...) a pintor, anterior a Dinísio de Fourna, apresenta uma interpretação da passagem apócrifa e em que pontos ela difere ou não do modo como o livro indica os elementos a serem representados na imagem, refletindo, desse modo, sobre a liberdade de composição dos pintores, ao criarem imagens da iconografia cristã ortodoxa. (shrink)
O artigo procura avaliar a consolidação e os desdobramentos da função heurística e simbólica ocupada pelo Ungeheuer [o monstro ou o monstruoso] na filosofia kantiana, tendo em vista a emergência do horizonte da racionalidade moderna. Uma reconfiguração dessas imagens do Monstro e da Monstruosidade parece ter lugar no momento mesmo em que a filosofia moderna procurou pensar sua identidade e seus limites. O pensamento de Kant, que ocupa - de fato ou de direito - um lugar central nessa ruptura, apresentaria (...) de modo exemplar, embora não evidente, o percurso dessa transformação. This work intends to evaluate the origins and developments of the symbolic and heuristic function at stake in the term Ungeheuer [the monster or the monstrous] within Kant's philosophy, regarding the rising horizon of modern rationality. A reconfiguration of the Monster and Monstrous imagery seems to take place right at the moment when modern philosophy had to reflect upon its own identity and limits. Kant's thought, that occupies - de jure or de facto - a central place within this rupture could exemplarily, but not obviously, show the path of such transformation. (shrink)
O objetivo deste artigo é discutir a questão do abuso sexual, destacando a contribuição psicanalítica na compreensão do impacto do abuso sobre o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Nas últimas décadas, observa-se um crescente interesse das pesquisas na identificação de diferentes aspectos do prob..
O presente trabalho consiste em analisar sistematicamente o nominalismo de Roscelino de Compiègne e suas principais objeções ao problema dos universais que fora profundamente discutido ao decorrer de toda a trajetória da historia da filosofia, mas que ganhou um destaque sui generis na Idade Média. Buscaremos, a partir de uma apresentação mais ampla sobre o tema, destacar as concepções do supracitado filósofo frente às demais correntes vigentes em sua época, sublinhando e comentando também as prevalecentes críticas efetuadas por seus principais (...) opositores, a saber, Santo Anselmo e Pedro Abelardo.: This present article seeks, firstly, to systematically analyze the traditional solutions to the problem of the Universals that were formulated since the Antiquity to the first centuries of the Middle Ages, which would be known by the names "exaggerated realism", in its platonic side, and "moderated realism", in its Aristotelian side. Within this general view we'll focus on the work of Roscelino de Compiégne, a philosopher ahead of the contemporary currents of his time, by stressing and also commenting on the prevailing criticisms made by his main opponents, namely, St. Anselm and Peter Abelard. Keywords: Roscelino de Compiégne. Problem of the Universals. Nominalism. (shrink)
RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, as (...) reflexões apoiam-se, também, em teorias da tradução, caso específico da que discute a “relação entre um texto de partida e um contexto de chegada”, ou ainda “um modo de ler um texto em dado contexto”. Parte de uma pesquisa maior, os resultados aqui apresentados dizem respeito unicamente a uma das obras do Círculo: Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da linguagem e suas duas traduções brasileiras. ABSTRACT This article aims to analyze and evaluate a number of texts called frame-texts found in the works of Bakhtin and the Circle, which have been translated in Brazil since 1979. Our objective is to offer a critical overview of the context of the reception of their work nationwide and highlight some of its specific features, apprehended in the dialogues established with social, historical and cultural aspects. We also intend to contribute to deepening the dialogical studies and its undeniable interdisciplinary dimension. In addition to the dialogic perspective, these reflections rely on theories of translation, especially those that discuss the “relationship between a text and its context of reception” or “a certain way of reading a text in a given context.” This discussion is part of a larger research study, and the results presented herein are related to one of the works of the Circle, namely, Marxism and the Philosophy of Language and its two translations into Brazilian Portuguese. (shrink)
The aim of this paper is to critically examine Rawls’ discussions of the method of a moral theory spread through his book A Theory of Justice. First, Kant’s reasons for rejecting the attempt to employ in philosophy a method inspired in mathematics, respectively, in geometry are considered. This provides a basis for rejecting the interpretation given by Maria Carolina and Zeljko Loparic, according to which Rawls would have allegedly followed Kant’s indications, and applied methodological developments of the Greek geometry to (...) the solution of philosophical problems. Second, a brief analysis of some passages in Rawls’ book is given from which it becomes clear that despite his references to several methodological guidelines his real inspiration comes from Chomsky’s linguistics. The aims and method of Chomsky’s linguistics is then discussed to show the parallelism between them and Rawls’ own statements on the aims and method of his moral theory. Finally, it is argued that the purported parallelism collapses because, among other things, the data of a philosophical moral theory are completely different in nature from the data in linguistics. (shrink)
A guerra civil iniciada no final de 2013 no Sudão do Sul causou, pela primeira vez na história das Nações Unidas, um afluxo gigantesco de deslocados internos para o interior de bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em busca de proteção. Assim, foram criados os Protection of Civilian Sites. Com a chegada de dezenas de milhares de pessoas em poucas semanas, houve um enorme crescimento nas demandas humanitárias e de segurança. Para prover a necessária proteção, foi (...) necessário o trabalho conjunto de militares, policiais e civis da UNMISS, que será apresentado nesse trabalho. (shrink)
Este artigo propõe uma leitura da relação entre a cidade, a morte e algumas das religiões que presidiram ou consolidaram a formação das cidades. Tendo por objetivo investigar paradigmas que nortearam a criação e habitabilidade de cidades em diferentes lugares e períodos históricos, pressupõe que uma reflexão sobre esses paradigmas, ainda que breve, fornecerá algum subsídio para uma leitura da cidade contemporânea e da crise que atravessa. Nesse intuito, propõe o cotejamento de textos históricos e míticos, atribuindo igual valor ao (...) que se tem registrado sobre a gênese das cidades, à luz dos estudos culturais. Destacam-se a presença da morte e a maneira como propiciou o desejo de união dos grupos. Nesse contexto, diferentes religiões incidiram como laço e lastro do espaço público, condição necessária para a manutenção da ética. Exerceram seu papel de religar vivos e mortos, a realidade natural e a sobrenatural, mesmo quando manipuladas em busca de poder. Isso se dá, de diferentes maneiras, até o século XIX, quando cedem lugar a outras instituições e novos pressupostos. No século XXI, assistimos a uma crise das cidades, o que, se bem valiado, pode propiciar a construção de outros paradigmas, em consonância com as aspirações contemporâneas. Palavras-chave: Cidade; Morte; Religião. ABSTRACT This article presents a reading of the relation between the city, death and some of the religions that presided over or consolidated the development of cities. Aiming at investigating the paradigms that oriented the creation and viability of cities in various places and historical periods, it assumes that a reflection on those paradigms, however brief, can provide subsidies for a reading of the contemporary city and the crisis it is facing. In that sense, it focuses on historical and mythical texts, attributing equal value to what is recorded concerning the genesis of cities, in the light of cultural studies. Emphasis is given to the presence of death and the way it propitiated an urge for union in groups. In that context, different religions were the bonds and the reservoir of public space, a necessary condition to preserve ethics. They played the role of re-connecting the living and the dead, natural and supernatural reality, even when they were manipulated in the search for power. This happened, in different ways, until the 19th century, when new institutions and presuppositions emerged. In the 21st century, we witness a crisis in the cities, which, if properly assessed, may lead to the construction of other paradigms, in harmony with contemporary expectations. Key words: City; Death; Religion. (shrink)
O presente artigo e uma reflexão sobre as categorias que são acionadas por mulheres negras e mestiças no Brasil e em Moçambique para qualificarem seus corpos, mais especificamente seus cabelos. Palavras-chave: Corpo.; Brasil; Moçambique.