Order:
  1.  6
    Newton Bignotto à procura da democracia.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):116-123.
    Resenha de: BIGNOTTO, Golpe de Estado: História de uma idéia. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2021.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A apologia maquiaveliana de Gabriel Naudé ao massacre da noite de São Bartolomeu.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):41-54.
    Em 24 de agosto de 1572, Paris viveu um fato sangrento em sua história: “O Massacre da Noite de São Bartolomeu”, como ficou historicamente conhecido o evento, remete ao assassinato de milhares de huguenotes, a mando da casa real francesa, nas ruas da cidade. Mais um episódio dos conflitos religiosos que dividiram a França do século XVI, o banho de sangue protestante a mando da realeza católica seria, no século seguinte, louvado pelos teóricos seiscentistas da razão de Estado. Seguindo essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Sobre a razão de Estado clássica e seus estudos recentes.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2020 - Sofia 8 (2):80-92.
    Problema clássico da filosofia política, a razão de Estado trata do uso da derroga por parte do governante, em vista da segurança e conservação do Estado. Essa questão – é legítimo ao príncipe descumprir as leis por um bem maior? – remonta à antiguidade, mas encontra seu ápice nos séculos XVI e XVII, acompanhando o nascimento da nova estrutura estatal de poder. Nesse período, o maquiavelismo e suas práticas dão o tom do debate, refletido nos gabinetes políticos da época, solo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark