6 found
Order:
  1. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Nilda Stecanela & Evaldo Antonio Kuiava - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):1-12.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Nilda Stecanela & Evaldo Antônio Kuiava - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):IX-XI.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Evaldo Antônio Kuiava & Nilda Stecanela - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):IX-XI.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  68
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Crítica de Levinas à estrutura da subjetividade kantiana.Evaldo Antônio Kuiava - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):297-310.
    Conforme Lévinas, a filosofia críticakantiana ainda é insuficiente para estabeleceruma autêntica relação com outrem, à altura dohumano. Isso ocorre apesar de Kant determinaros limites, o alcance e o valor da razão, concluindopela redução do campo do conhecimento racionalaos objetos de experiência possível, o que significoua negação da possibilidade de cognoscibilidadedos objetos da metafisica e da religião. Tal insuficiênciaconsiste essencialmente na concepção dasubjetividade como atividade espontànea. Nessesentido, Lévinas propõe uma destituição do euautônomo do seu poder de legislar os princípiosque regem a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. Implicações éticas e pedagógicas no trabalho docente com o corpo.Evaldo Antônio Kuiava & Lisiane Reis Brum - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):26-41.
    O texto tem como eixo central discutir sobre a complexidade existente no trabalho docente em Educação Física, cuja responsabilidade do professor inclui o cuidado quanto com as implicações éticas e pedagógicas no trabalho com o corpo do outro, seja ele professor universitário, seja ele professor em escola. Dessa forma, através de entrevista semiestruturada e análise qualitativa, foi realizada uma pesquisa com 13 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino particular da cidade de Caxias do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark