4 found
Order:
Disambiguations
Fabrício Fortes [4]Fabrício Pires Fortes [2]
  1.  10
    A Música na Dissertatio de Arte Combinatoria, de Leibniz.Fabrício Fortes - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):32-41.
    ResumoO artigo apresenta um estudo sobre as aplicações feitas por Leibniz de sua arte combinatória ao campomusical. Elucidamos inicialmente alguns conceitos fundamentais, bem como alguns procedimentos dacombinatória leibniziana, e mostramos os usos musicais sugeridos por Leibniz para esses procedimentos.Em seguida, discutimos o alcance geral da abordagem combinatória em música e concluímos que Leibnizantecipa, na Dissertatio, a introdução de procedimentos vinculados à música contemporânea.Palavras-Chave: Combinatória. Música. Pensamento Simbólico. Leibniz.Abstract.The paper presents a study on Leibniz’s applications of his combinatorial art to the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O sistema de notação musical de Jean-Jacques Rousseau.Fabrício Fortes - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Um dos vários esforços de Rousseau em relação à música foi a criação de um novo sistema de escrita musical. Seus objetivos foram sobretudo simplificar a representação das obras musicais em relação à notação musical tradicional sem perder o poder expressivo, tornando assim a música mais fácil de ser escrita, lida, ensinada e aprendida. Neste trabalho, apresentamos uma análise desse sistema, e buscamos avaliar seu sucesso em relação a tais objetivos. Para tanto, partimos de uma descrição da notação tradicional para, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O Verdadeiro Método.Fabrício Fortes - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37040.
    O texto desta tradução foi originalmente redigido como prefácio à “Science Générale”, projeto inacabado de Leibniz que tinha por objetivo final uma formalização das ciências pelo uso de sistemas semióticos capazes de superar as limitações das linguagens ordinárias. Em especial, o autor discute nestas páginas a possibilidade de converter a metafísica em uma ciência exata, capaz de apresentar resultados tão evidentes quanto aqueles que se obtêm em aritmética. Desse modo, embora o autor não tenha conseguido levar a cabo seu projeto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Sintomas do Porvir: O Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco.Fabrício Pires Fortes - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:85-112.
    O artigo visa estabelecer uma interpretação das ideias apresentadas por Descartes em seu Compendium Musicae como expressivas da transição entre os períodos renascentista e barroco na música. Parte-se de uma análise comparativa da música desses dois períodos, assim como de algumas ideias filosóficas e científicas que circundaram a transição entre eles, e busca-se identificar ideias vinculadas a ambos no Compendium. De acordo com os resultados dessa análise, argumenta-se que, se do ponto de vista da teoria e da prática musical, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark