Results for 'Felipe Quint��o de Almeida'

1000+ found
Order:
  1.  33
    (Re)descrevendo Foucault: Com Rorty, contra Rorty.Felipe Quintão de Almeida & Alexandre Fernandez Vaz - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):193-214.
    O artigo propõe uma interlocução entre o filósofo francês Michel Foucault e o filósofo norte-americano Richard Rorty. Apresenta a descrição que Rorty realizou do colega francês. Analisa essa leitura e oferece, a partir do próprio Foucault, uma interpretação alternativa, que aponta para algumas imprecisões cometidas por Rorty, em sua interpretação. Conclui com um comentário sobre a conversação proposta.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Subjetividade e desamparo: um olhar winnicottiano sobre a racionalidade neoliberal.Flávia Andrade Almeida & Felipe Sampaio de Freitas - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):115-131.
    Entendemos os eventuais problemas em discutir subjetividades a partir dos escritos de dois pensadores tão diferentes como Foucault e Winnicott, mas nesse estudo, o objetivo é fornecer um possível contraponto _winnicottiano_ para as análises realizadas por Foucault a respeito da subjetividade na racionalidade neoliberal. Nossa proposta é pensar a constituição da subjetividade na racionalidade política neoliberal, que conforme verificamos, constrói indivíduos psiquicamente voltados para certo individualismo em detrimento da ética e da alteridade. Após uma discussão sobre a dinâmica da formação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  43
    Zelia de Almeida Cardoso y Adriane Da Silva Duarte (Orgs.). Estudos sobre o teatro antigo, Alameda Casa Editorial, São Paulo, 2010, 275 pp. [REVIEW]María del Pilar Fernández Deagustini - 2011 - Synthesis (la Plata) 18:154-158.
    Este trabajo indaga las resemantizaciones del mito de Venus en tres poetas latinoamericanos: Julián del Casal, Rubén Darío y José Lezama Lima teniendo en cuenta la intertextualidad y las poéticas correspondientes. This paper analyses the Venus myth appropiation into the poetry of Julián del Casal, Rubén Darío and José Lezama Lima considering their poetry and intertextuality.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Onésimo Teotónio de Almeida: uma entrevista sobre o utopismo português no rescaldo de uma palestra sobre o conceito de identidade.Maria de Fátima de Sousa Vieira - forthcoming - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia, 2004.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  53
    Beck, Guido de Almeida e Loparic: sobre o fato da razão.Flávia Carvalho Chagas - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):186-201.
    This paper aims to study the concept of “fact of reason”, with the assistance Beck as North on the stage of transcendental philosophy, more specifically its basic Kantian approach, continuing to explore the potential of the above since the contributions of Guido de Almeida and Loparic.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    O Meme Em Material Didático: Considerações Sobre Ensino/Aprendizagem de Gêneros Do Discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em atividades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  51
    P. F. Alberto : O De Ira de Martinho de Braga, Estudo, Ediçao Critica, Traduç'o E Comentário. Pp. 246. Oporto: Fundação Eng. António de Almeida, 1993. Paper. [REVIEW]R. P. H. Green - 1996 - The Classical Review 46 (1):165-165.
  8. O Princípio Responsabilidade, a Esperança Em Ernst Bloch E o Orgulho Nacional: Uma Simétrica Oposição Entre a Heurística Do Medo Em Hans Jonas E a Esperança Social Em Richard Rorty.Lenise Moura Fé de Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    O que significa infinitude formal? Uma consideração das virtuosidades da concepção de música em Schopenhauer.Roberto De Almeida Pereira de Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  93
    O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta expressão. (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir humano (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. António José de Almeida: O Tribuno da República.Ana Paula Pires - 2011 - Assembleia da República.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  30
    Práxis e educação em Gramsci.Maria das Graças de Almeida Baptista - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 181.
    O presente trabalho tem por objetivo apontar a práxis como condição pedagógica necessária à educação em Gramsci. Nesse sentido e à luz do referencial gramsciano, busca-se analisar algumas das contradições constitutivas do fazer educativo e ressaltar a práxis na superação dessas contradições, situando a Universidade como lócus privilegiado de construção dessa condição pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Relações Sociais Entre a Mulher Idosa E a Família Em São Tomé E Príncipe: Política E Cultura Em Debate.Maria Imaculada Fernandes De Almeida & Alexandre António Timbane - 2022 - Odeere 7 (1):126-144.
    Todas as sociedades possuem uma cultura que dita as regras de ser e de estar em sociedade. A cultura é uma das práticas mais importantes da afirmação da identidade de um povo. As culturas mudam à medida que a sociedade se adapta aos novos modelos de vida. Em muitos casos, o que provoca mudanças é o contato entre povos fazendo com que um grupo assimila práticas do outro. A pesquisa visou compreender a problemática da violência contra as mulheres idosas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    O Princípio Incondicionado da Dialética Do Filebo de Platão.Custódio De Almeida - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):209.
    A partir do diálogo Filebo, tentaremos mostrar, através da hermenêutica filosófica de Gadamer, como Platão funda sua Ética pondo em movimento a suprema ideia do Bem: princípio incondicionado, originário, mas não fixável; lugar onde se conciliam o ilimitado e o limite, o infinito e o finito, o não-ser e o ser, o sensível e o inteligível.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O Princípio de Alteridade Na Ética da Compaixão de Arthur 2 Schopenhauer.Laécio de Almeida Gomes - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):02-12.
    O presente artigo tem como objetivo o estudo da ética da compaixão em Arthur Schopenhauer para que possamos chegar a um conceito de alteridade na sua filosofia. O ponto de partida é a concepção metafísica do mundo como Vontade e Representação, a partir do qual consideramos as possibilidades de uma ética não prescritiva, diferentemente de Kant, em que o reconhecimento do “outro” e da “Vontade” como coisa-em-si apresenta-se como o melhor caminho para as ações morais do homem, no sentido em (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  47
    Racionalidade epistêmica e o Paradoxo de Moore.Cláudio de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2):48-73.
    G. E. Moore identified a peculiar form of epistemic irrationality. Wittgenstein called it “Moore’s Paradox”. Neither of them knew exactly what he was talking about. And yet, the vast literature on the problem leaves no room for doubt: the paradox is deep; its resolution, elusive. But, up until now, we haven’t been in a position to appreciate its importance for contemporary epistemology. This paper puts forward an epistemological solution to the paradox. It also seeks to show that the paradox yields (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Um Estudo Sobre a Relação Do Retorno da Filosofia Ao Ensino Médio Com a Procura Pelo Curso de Filosofia da Uva.Delano Carneiro de Almeida & Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):80-94.
    O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em Filosofia ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto aconteceu de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da UVA. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    From 'What New Political Economy Is' to 'Why Is Everything New Political Economy?'.Rafael Galvão de Almeida - 2022 - Economic Thought 10 (2):28.
    In this paper, I aim to discuss New Political Economy as a label for the economic analysis of politics, in the English language. The term 'political economy' itself, although it has ceased to be the preferred term by which economists refer to their discipline, it is still being used by a variety of scholars, especially for interdisciplinary research with political science, international relations and other social sciences. Marxist- inspired social scientists also have a claim on the term 'political economy'. The (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. An Experimental Guide to Vehicles in the Park.Noel Struchiner, Ivar Hannikainen & Guilherme da F. C. F. de Almeida - 2020 - Judgment and Decision Making 15 (3):312-329.
    Prescriptive rules guide human behavior across various domains of community life, including law, morality, and etiquette. What, specifically, are rules in the eyes of their subjects, i.e., those who are expected to abide by them? Over the last sixty years, theorists in the philosophy of law have offered a useful framework with which to consider this question. Some, following H. L. A. Hart, argue that a rule’s text at least sometimes suffices to determine whether the rule itself covers a case. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  21. Os Valores da Previsão E Do Medo Para a Pandemia da Covid-19: Uma Reflexão a Partir de Hans Jonas.Lenise Moura Fé de Almeida - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):43-50.
    Este artigo apresenta de modo ensaístico e embrionário, algumas reflexões acerca dos valores da previsão e do medo na filosofia jonasiana como valores necessários, ou ao menos desejáveis, para as ações governamentais diante de uma ameaça ao futuro da humanidade. Para isso, propomos um paralelo entre a realidade pandêmica atual e a filosofia de Hans Jonas, desenvolvendo em seguida sua concepção sobre tais valores. Nossas conclusões apontam de modo provocativo para aquilo que as futuras vítimas fatais da Covid-19 esperam hoje (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O que nós conhecemos? Ensaios de epistemologia individual e social.Felipe de Matos Müller & Alexandre Meyer Luz (eds.) - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi; EDIPUCRS.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Rousseau E o Paradoxo da Censura.José Benedito de Almeida Júnior, Loyana Christian de Lima Tomaz & Luciana Xavier de Castro - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):176-186.
    Este artigo tem por objetivo analisar a aparente contradição entre a instituição da censura no Contrato Social de Rousseau e a censura que sofreu em Genebra e Paris. Para tanto analisaremos o conceito de censura no Contrato Social e os argumentos utilizados por Rousseau nas obras Cartas escritas da Montanha e a Carta à Christophe Beaumont, com apoio na obra de alguns comentadores da obra política de Rousseau. Nossos estudos nos levam a concluir que Jean-Jacques Rousseau admite, de fato, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A Lei Natural E a Lei Escrita: Uma Leitura À Luz Do Pensamento de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):289.
    Este texto tem dois objetivos principais: apresentar o conceito de “lei natural” e aquilo que seria a sua expressão como “lei escrita” e, depois, reinterpretar este conceito a partir de uma perspectiva nietzschiana. Para alcançar este duplo objetivo urge, pois, em primeiro lugar, traçar, nas suas grandes linhas, as vicissitudes que atravessou a teoria da “lei natural” ao longo da tradição #losó#ca até a sua culminância naquelas correntes do direito natural, típicas dos tempos modernos. Convém também assinalar que este conceito (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A crítica de Hume ao argumento do desígnio.José Oscar de Almeida Marques - 2005 - Doispontos 1 (2):129-147.
    A Crítica de Hume ao Argumento do Desígnio José Oscar de Almeida Marques Dep. de Filosofia – UNICAMP -/- RESUMO: É comum considerar que o chamado “argumento do desígnio” (o argumento a posteriori para provar a existência de Deus a partir da ordem e funcionalidade do mundo) teria sido refutado ou seriamente abalado por Hume. Mas a natureza e o alcance dessa alegada refutação são problemáticos, pois Hume muitas vezes expressou suas críticas através de seus personagens e evitou assumi-las (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    O Estatuto Do Inconsciente É Ético.Bruno De Almeida Guimarães - 2007 - Discurso 36:257-272.
    The aim of the paper is to discuss Lacan’s phrase in the title so as to show not only that the reality of the unconscious is problematic and requires an ethical approach but also that such an approach is recommended to psychoanalytical practice in general. Psychoanalysis would then be conceived as an ethics of the real – of the encounter with the traumatic, the critical or or the unassimilable.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Comment on 'The Empirical Success of Keynesianism' by Donald Gillies.Rafael Galvão de Almeida - 2020 - Economic Thought 9 (1):44.
    Read Donald Gillies' original paper 'The Empirical Success of Keynesianism'...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  33
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar dos (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  25
    O discurso brasileiro para a cooperação em moçambique: Existe ajuda desinteressada?Elga Lessa de Almeida & Elsa Sousa Kraychete - 2013 - Astrolabio 15.
    Este trabajo analiza el discurso de la cooperación técnica brasileña para la promoción del desarrollo en los países africanos, relacionándolo con el aumento significativo de las inversiones en las empresas brasileñas en el continente. La estabilidad política, junto con el éxito de la economía brasileña, ha favorecido una participación más activa en la coordinación de la política mundial y el aumento de la cooperación con los países de Sudamérica, pero sobre todo en países africanos como Mozambique. Los países africanos se (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Direitos Humanos, Ação Política E as Subjetivações Oce'nicas.Edson Luis de Almeida Teles - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):243-273.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como as lutas locais e suas movimentações em torno do discurso dos direitos humanos podem ser alçadas à condição de ação política. Trata-se da tentativa de ampliar o conceito de política tendo em vista a potência de transformação contida nos coletivos de subjetividades portadoras de experiências comuns de violência e sofrimento. Fazendo uso do conceito de quilombo, em Beatriz Nascimento, buscaremos fundamentar o alargamento da ideia de política a partir de duas (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Zacarias O livro pela pesquisa.Fabio Py Murta de Almeida - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Com este artigo se pretende passar pelas leituras feitas sobre o texto do profeta Zacarias. Não há a intenção de se fazer uma abordagem exegética, mas antes, apenas um histórico da pesquisa do profeta - tão pouco lido no Brasil e na América Latina. Sua relevância conduz ao conhecimento das posições e propostas mais clássicas e as mais inovadoras da interpretação deste texto profético. Como também reconhecendo as últimas dificuldades encontradas na sua interpretação.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    A Cultura, o Estado E a Educação Nos "Escritos Trágicos" de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2014 - Filosofia E Educação 6 (1):110.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as críticas e os ataques que Nietzsche move contra a civilização contemporânea e, particularmente, contra a civilização alemã das últimas décadas do século XIX. Nas suas invectivas, o filósofo mira principalmente os chamados filisteus da cultura, a ciência e a diversidade de suas especializações, a imprensa e a ingerência do Estado prussiano na educação e na cultura do povo alemão. Ao mesmo tempo, Nietzsche coteja constantemente a civilização alemã, que ele vê como decadente, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Religiosidade e interioridade em Agostinho: O caminho para a restauração da imagem de Deus na mente. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horiz. [REVIEW]Leonam Rocha de Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):1084-1085.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    O século da revolução: uma história do mundo desde 1914.Felipe Alexandre Silva de Souza - 2017 - Dialogos 21 (2):113-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Dialética Subjetividade-Objetividade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Guilherme Oliveira E. Silva & Ana Luiza Fontoura Pinheiro - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2338-2356.
    O presente artigo intenciona realizar uma breve investigação da relação dialética subjetividade-objetividade numa perspectiva emancipatória da classe oprimida. Com efeito, nosso objeto de estudo, a pedagogia do oprimido em Paulo Freire, será analisado numa perspectiva dialógica com o pensamento marxiano, com vistas a encontrar algumas marcas fundamentais da contribuição do filósofo alemão na constituição do ideário crítico freiriano. Destacamos aqui que o problema central da pesquisa, qual seja: a relação mundo e consciência, institui-se como problema indeclinável para o processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    Interiorizar “Jesus Cristo”: Programa narrativo-biográfico de D. Luciano Mendes de Almeida (Internalizing “Jesus Christ”: The biographical narrative program on D. Luciano Mendes de Almeida) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p959. [REVIEW]Virgínia Albuquerque de Castro Buarque - 2012 - Horizonte 10 (27):959-982.
    Este artigo tem como propósito reconstituir o sentido conferido por D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), bispo-auxiliar de São Paulo e arcebispo de Mariana, secretário e presidente da CNBB além de vice-presidente do CELAM, à sua própria trajetória biográfica. Verifica-se que, se cotejada com balizas culturais contemporâneas, tal configuração de si porta contornos aparentemente paradoxais: ao invés de fortalecer uma identidade pessoal, ela pressupõe uma dinâmica antropológico-religiosa de autoesvaziamento, concomitante a uma atuação mediadora em prol de relações ternárias entre (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Uma solução aristotélica para o paradoxo do mentiroso em Metafísica IV, 8.Nazareno Eduardo De Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):429.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    A crítica de Nietzsche à noção de verdade da metafísica clássica.Mauro Rogério de Almeida Vieira - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):60-71.
    Resumo: Este artigo apresenta a crítica de Nietzsche à metafísica tradicional, priorizando a análise do conceito de verdade. Partimos da suposição de que é necessário delinear a crítica feita por Nietzsche à tradição metafísica a partir de sua análise sobre a verdade. De acordo com Nietzsche, nossa possibilidade de conhecer as coisas não atinge um “em si”. O sentido do verdadeiro se faz para garantir a paz e abolir a guerra de todos contra todos. De acordo com o filósofo alemão, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    A Filosofia da Linguagem de Wittgenstein E Suas Implicações Para Sócio-Psicolingüística.Marcel de Almeida Freitas - 2004 - Utopía y Praxis Latinoamericana 9 (25):75-97.
    This ar ti cle pres ents cer tain el e ments of what has been called the lan guage phi los o phy of Wittgenstein ac cord ing to re cent stud ies car ried out in sociolinguistics and psycholinguistics. Among these el e ments, a prag matic vi sion of lan guage and inter-sub jec tive forms of life..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    As Relações Entre David Hume E o Utilitarismo/Relations Between David Hume and Utilitarianism.Gabriel Bertin de Almeida - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    O objetivo do presente artigo é discutir os vínculos existentes entre a teoria humeana e o Utilitarismo. Nesse contexto, mencionando a divergência existente entre os comentadores de Hume a respeito de seu lugar diante do Utilitarismo, conclui-se que, embora o caráter descritivo de fato predomine na teoria humeana, ela não é inteiramente desprovida de pretensão prescritiva. Será ainda necessário discutir em que consiste essa pretensão, isto é, o que ela busca prescrever.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Educação corporativa: o papel do conhecimento e do desenvolvimento humano no âmbito empresarial.Vanja de Almeida Pessoa Ramos - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 95.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Educação a Partir da Sapiência Dos Oprimidos.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):233-242.
    Laureado com a designação de patrono da educação brasileira, Paulo Freire foi, seguramente, um icônico humanista cristão e um notável intelectual do século XX. A obra Pedagogia do oprimido desvela, de modo singular, a politicidade da educação. Em que se pese a natureza conceitual do problema, esse escrito se faz irredutível a qualquer forma de especulação impassível e estéril. A proposta pedagógica de Freire consiste numa educação dialógica, participante, problematizadora e emancipatória, na qual o oprimido possa libertar-se a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Silêncios e diálogos: o catolicismo ea defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Asunto de abstracción o de carácter: Husserl y Brentano en torno a la Wahrnehmungsvorstellung y la Phantasievorstellung.Felipe Guerrero Cordero - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):289-313.
    The distinction between perception and fantasy is not a cliché among others. Tracing the path to its correct elaboration even allows us to think this distinction as the engine of the early Husserlian phenomenology. For this reason, this brief article aims to contrast Brentano and Husserl's vision of this subject. For the former, fantasy is an improper representation [Vorstellung] with an intuitive nucleus; for the latter, it has a properly intuitive character. In this transit, it will be shown that this (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional E Formação Pedagógica Docente - PRODOC.Renata de Almeida Vieira - 2019 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 21 (2).
    Este artigo, de natureza bibliográfica e exploratória, é originário de uma pesquisa maior voltada para o mapeamento, em universidades federais mineiras, de programas de formação pedagógica continuada do professor do ensino superior. Seu objetivo é apresentar o resultado de mapeamento realizado junto a uma das instituições abarcadas no processo de levantamento e identificação de programas de desenvolvimento profissional docente. Trata-se da Universidade Federal de Alfenas, situada no sul de Minas Gerais, e seu Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Um estudo sobre a relação do retorno da filosofia ao ensino médio com a procura pelo curso de filosofia da uva.Delano Carneiro de Almeida & Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):80-94.
    O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em filosofia ofertado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, cujo objetivo foi o de provocar uma reflexão sobre o ensino de filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto fora de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da UVA. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Entre a excesão e a Democracia. Um campo possível a Construcão de uma esfera pública marcada por diálogos impertinentes.Maria Helena Tenório de Almeida - 2012 - Astrolabio 13:424-432.
    O presente texto baseia-se na perspectiva de Hannah Arendt para quem o acontecimento é o lugar onde o pensamento nasce. Com base nesse princípio, investiga ações e práticas em cujo entrecruzamento vão surgindo novos atores ou sujeitos que, a partir do campo mesmo do opositor, disputam o espaço da cidade numa espécie de «profanação dos lugares luminosos da cidade» (Santos, 1996), no sentido de retirá-los da esfera do sagrado (Agabén, 2006) e restituí-los ao uso comum «dos homens ordinários».
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Occupy: Movimentos de protesto que tomaram as ruas.Mari Cecília Pereira de Almeida - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:267-270.
    Resenha sobre o livro Occupy : Movimentos de protesto que tomaram as rua.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Os princí­pios de verdade no Livro IV da Metafí­sica de Aristóteles.Nazareno Eduardo de Almeida - 2008 - Princípios 15 (23):05-63.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Este artigo mostra que o princípio primário da ciência do ente enquanto ente, apresentado e defendido por Aristóteles no Livro IV da Metafísica , é constituído pela bi-implicaçáo necessária (modal) entre os princípios de náo-contradiçáo e do terceiro excluído, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Visão liberal da sociedade e globalização: o papel da educação no sistema econômico capitalista.Maria de Lourdes Pinto de Almeida - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 159.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000