Results for 'Fernando Orph��o de Carvalho'

993 found
Order:
  1.  9
    Princípio pluralista e literatura: novas possibilidades de existência.Luis Fernando De Carvalho Sousa - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):93-108.
    A presente discussão pretende relacionar a temática da literatura de Lourenço Mutarelli, a filosofia de Deleuze e Guattari com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes nas obras de Mutarelli com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará as obras: O Natimorto; Nada me faltará e O cheiro do ralo visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial. Edited by Henry Bugalho.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Uma autobiografia da razão: a matriz filosófica da historiografia da cultura de Joaquim de Carvalho.Paulo Archer de Carvalho - 2013 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Corria o ano de 2007 quando o jornalista britânico Peter Trickett publicou na Austrália um livro no qual atribuía a descoberta da Austrália ao português Cristóvão de Mendonça, ainda durante a primeira metade do século XVI. Já nos anos setenta do século XX tinha havido uma acalorada discussão entre historiadores acerca da eventual descoberta da Austrália por portugueses, mas o assunto tinha ficado adormecido durante algumas décadas. Quando em 2008 se publicou, em Portugal, Para Além de Capricórnio. Como os navegadores (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O homem, ponta de lança do universo.F. Neto de Carvalho - 1977 - Coimbra [Portugal]: Livraria Almedina.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Joaquim de Carvalho E espinosa. O acordo de intenções no Campo político-religioso.Francisco V. Jordão - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):309-319.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A formação filosófica de Farias Brito.Laerte Ramos de Carvalho - 1977 - São Paulo: Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Vianna de Carvalho, o tribuno de Icó.Luciano Klein Filho - 1999 - Niterói, RJ: Publicações Lachâtre.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Olavo de Carvalho: um filósofo do Brasil: dedicatória sem apologia, recordação sem melancolia.Márcio Scansani & Adriano Alves-Marreiros (eds.) - 2022 - Santo André, SP: Armada.
  9. O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta expressão. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    On a Supposed Dogma of Speech Perception Research: A Response to Appelbaum (1999).Fernando Orphão de Carvalho - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (1):93–103.
    In this paper we purport to qualify the claim, advanced by Appelbaum (1999) that speech perception research, in the last 70 years or so, has endorsed a view on the nature of speech for which no evidence can be adduced and which has resisted falsification through active ad hoc “theoretical repair” carried by speech scientists. We show that the author’s qualms on the putative dogmatic status of speech research are utterly unwarranted, if not misconstrued as a whole. On more general (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Entre o conhecer e o deixar ser - uma abertura para a epistemologia do amor.Felipe Nogueira de Carvalho & Érico Andrade - 2022 - Em Construção 1 (12):137-156.
    Neste artigo propomos uma reconceitualização do amor como um modo de engajamento intersubjetivo normativamente guiado pela busca constante do equilíbrio entre a sub- e a sobredeterminação de seu objeto, que se efetiva em relações deconfiança marcadas pelo cuidado com o(a) outro(a). Esta reconceitualização permite que o amor participe da epistemologia como uma virtude intelectual responsabilista, que nos torna membros mais confiáveis de nossas comunidades epistêmicas e nos aproxima de descrições verdadeiras sobre o mundo, ao deixar que diversos pontos de vista (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):281-294.
    Resumo Neste artigo, procura-se analisar os fatores envolvidos na determinação da natureza substancial do organismo vivo, em Aristóteles. Tais fatores seriam, por um lado, a forte unidade e coesão interna composicional e, por outro, o elevado caráter de independência quanto às propriedades essenciais ou formais, relativamente às propriedades dos componentes materiais, por meio dos quais o organismo vivo vem a ser formado, ou com referência aos outros tipos de particularidades de seres. Com esta análise, pretende-se mostrar, ao mesmo tempo, que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  4
    O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC.Samuel de Carvalho Lima - 2023 - Bakhtiniana 18 (3):e59977.
    ABSTRACT This study set out to analyze the academic discourse on internationalization as deployed by English teachers who took part in Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2020) [2020 International Seminar of the Brazilian Association of English Language Teachers in the Federal Network of Basic, Technical and Technological Education]. Grounded in Dialogic Discourse Analysis, we built a corpus with five oral presentation summaries extracted from the conference’s book (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César: ensaio sobre o materialismo e a religião civil.Olavo de Carvalho - 2015 - Campinas, SP: Vide Editorial.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Direito e imaginação institucional em Roberto Mangabeira Unger.de Carvalho Junior & Pedro Lino - 2020 - Salvador: EDUFBA.
    Law - Introduction, History, Philosophy And Sociology of Law. Philosophy. Politics. Democracy. Unger, Roberto Mangabeira, 1947-.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Rádios de resistência: no ar, o verbal e o não-verbal na contra-hegemonia.João Baptista de Abreu & Marcus Aurélio de Carvalho - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este trabalho apresenta exemplos de emissoras de rádio nas Américas que desempenharam um papel fundamental no processo de resistência ao poder estabelecido em seus territórios, com destaque para relatos de experiências nas quais os elementos não-verbais se mostraram expressivos para os roteiros de programas radiofônicos. Um dos objetivos é traçar um painel histórico das rádios que se opuseram ao poder constituído no século XX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio.Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro & Cláudia Franco Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):529-539.
    O presente artigo visa elucidar as relações entre Fernando Pessoa, Schopenhauer e a questão do livre arbítrio, tendo por base a leitura que o autor português fez da obra schopenhaueriana. Com efeito, ao longo dos escritos de Pessoa encontramos múltiplos testemunhos da leitura que o poeta e pensador português fez do pensamento schopenhaueriano. Um importante indício para o estudo da reapropriação pessoana do pensamento de Schopenhauer constata-se, desde logo, na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, onde encontramos uma tradução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O que parece saber o que não está presente: tema de estudo breve na primeira parte das investigações filosóficas de Wittgenstein.António de Carvalho Pais - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (45):193-206.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    “O tempo como critério de verificação da possibilidade do discurso filosófico” A lógica do tempo e de outras palavras fundamentais.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):187-192.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Duas perspectivas buddhistas sobre a temporalidade e o renascimento.Felipe Nogueira de Carvalho - 2020 - Reflexus 14 (1):177-200.
    A doutrina do renascimento transmite a ideia de uma perspectiva temporal mais extensa, que abarca múltiplas vidas. Mas a medida em que o buddhismo chega à modernidade, outras interpretações começam a aparecer. Um exemplo é a interpretação psicológica de Ajahn Buddhadāsa, segundo a qual o termo “renascimento" se refere ao surgimento sucessivo da ideia do “eu" a cada instante de consciência. Esta interpretação diminui consideravelmente a extensão da perspectiva temporal ligada ao renascimento. Contra esta interpretação, Thānissaro Bhikkhu argumentou que uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contempor'neas?Alexandre Filordi de Carvalho & César Donizetti Pereira Leite - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):385-404.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Entre o Ser Finito e o Ser Eterno.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas & Clodoaldo da Luz - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):23-44.
    Depois da sua passagem para a fé católica, Edith Stein reformulou suas concepções filosóficas apropriando-se do conceitual tomasiano. Neste artigo, abordaremos como ela abordou as questões acerca da eternidade do ser e da criação dos entes, comparando com a concepção original de Tomás de Aquino e mostrando como esse diálogo entre os pensamentos medievais e contemporâneos foi desenvolvido de uma maneira original na obra “Ser finito e ser eterno: Ensaio de uma ascensão ao sentido do ser”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Sábios segundo a carne.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):481-538.
    Reconstruiremos a crítica de Olavo de Carvalho à modernidade, à ciência e aos intelectuais públicos, a partir da sua proposta (a) de um dualismo-maniqueísmo ontológico-antropológico sob a forma de autoexclusão de espírito e matéria enquanto representando o drama humano ante o universo e a eternidade, e (b) de uma perspectiva metodológica dinamizada como intuicionismo personalista, privatista, espiritualista e interiorizado, o qual, como postura anti-estrutural e antissistêmica, capacitaria cada indivíduo humano, independentemente de mediações institucionalistas, cientificistas e tecnicistas, a acessar diretamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Fernando Pessoa leitor de Pascal E o projeto do livro do desassossego.Nuno Ribeiro & Cláudia Souza - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:119-134.
    O presente artigo visa explorar as relações entre Pascal e Pessoa tendo por base o impacto da obra do autor francês tanto na estruturação quanto nas temáticas presentes ao longo do projeto do Livro do Desassossego. Com efeito, na Biblioteca Particular de Pessoa encontramos livros de e sobre Pascal que se encontram sublinhados e anotados pelo autor português e nos possibilitam certificar o interesse de Pessoa pelo pensamento pascaliano. Para além disso, o espólio de Pessoa oferece-nos um conjunto de fragmentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência?Alexandre Filordi de Carvalho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Curso de teoria geral do direito: (o constructivismo lógico-semântico).Aurora Tomazini de Carvalho - 2014 - São Paulo: Editora Noeses.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O positivismo metafísico de Sampaio Bruno: as influéncias de Comte e Hartmann ; crítica e reflexões filosóficas.Amorim de Carvalho - 1960 - Lisboa,: Sociedade de Expansão Cultural.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Diário de um filósofo no Brasil. [REVIEW]José de Carvalho - 2012 - Educação E Filosofia 26 (51).
    O Diário de Júlio Cabrera foi desenvolvido em três partes. Na primeira ele examina a filosofia brasileira: em que ela consiste, quais são seus autores, contribuições, perfil e valor. Na segunda parte expõe as linhas gerais de uma reflexão própria sobre: Lógica e Linguagem, Ética e relação entre Filosofia e Cinema e, finalmente, na última volta à reflexão sobre o sentido de uma filosofia brasileira. Ele conclui o livro com uma entrevista concedida a um interlocutor imaginário na qual se defende (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Pesquisa em dia de festa: anotações de Mário de Andrade sobre manifestações populares.Maurício De Carvalho Teixeira - 2019 - Dialogos 23 (2):91.
    Este artigo analisa o pensamento, a metodologia e a literatura de Mário de Andrade, estabelecendo relações com elementos, tais como, as observações de campo, os estudos culturais e o processo de escrita da pesquisa dele sobre manifestações populares, realizada entre as décadas de 1920 e 1940. São examinados alguns textos desse autor que evidenciam essas hipóteses, destacando o manuscrito como fonte documental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Hannah Arendt: O querer E a liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos Ayres - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    This paper aims of this to describe, from Hannah Arendt’s point of view the theoretical and historical route that provide the emergence of one at the three faculties of the spirit: the faculty of the will or want. Drawing initially on ancient Greece, the paper also deals with contributions of classic, mediavel and modern thinkers. In a retrospective approach Arendt examines the perception and installation process of the faculty of the will, by correlating it with the advent and consolidation of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A fábula “o gavião E o rouxinol” como instrumento didático-pedagógico no poema os trabalhos E os Dias de hesíodo.Elisa Costa Elisa Costa Brandão de Carvalho - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):115-123.
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a fábula “O gavião e o rouxinol”, presente na obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias, destacando a intenção didática e pedagógica presente na fábula, a preocupação com a conduta ética e moral dos indivíduos que faziam parte daquela sociedade arcaica e campesina, da qual o próprio Hesíodo pertencia e, principalmente, justificar a importância da fábula como propósito exortativo e educacional de Hesíodo ao chamar a atenção de seu irmão mais novo Perses, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O tema da cultura na filosofia brasileira utopía Y praxis latinoamericana, junio, año/vol. 7, número 017 universidad Del zulia maracaibo, venezuela. [REVIEW]Universida de Zulia & José Mauricio de Carvalho - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):87-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Edmund Husserl contra o psicologismo: preleções informais em torno de uma leitura da introdução às Investigações lógicas.Olavo de Carvalho - 2020 - Campinas, SP: Vide Editorial. Edited by Ronald Robson.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    Introdução à filosofia de Louis Lavelle.Olavo de Carvalho - 2021 - [Campinas, São Paulo, Brazil]: Vide Editorial. Edited by Ronald Robson & Mariana Reis.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Análise dos conceitos de inacabamento freiriano E crescimento deweyano para a infância em processo formativo.Leoni Maria Padilha Henning & Andressa Coelho Righi de Carvalho - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):297-318.
    Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Themis Frente Aos Vícios: O Problema da Inveja Na Teoria da Justiça de John Rawls.Jardel de Carvalho Costa & Layane de Paula Veloso - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):40-52.
    É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua associação. Contudo, diante de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O avanço da neurociência, a quebra da dogmática do livre-arbítrio E suas implicações na seara penal.Renann de Carvalho Holanda Leite & Thiago Luiz Vasconcelos Bezerra - 2013 - Revista Fides 4 (2):234-247.
    O AVANÇO DA NEUROCIÊNCIA, A QUEBRA DA DOGMÁTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEARA PENAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    A concepção husserliana de Mathesis Universalis a partir da noção de Mannigfaltigkeitslehre.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):119-139.
    Este artigo problematiza a concepção de mathesis universalis na filosofia de Edmund Husserl a partir de uma discussão sobre a noção de Mannigfaltigkeitslehre. Inicialmente, retoma-se a questão dos números “imaginários” e depois é repassado o contexto matemático que influenciou o desenvolvimento filosófico husserliano. Finalmente, a concepção de mathesis universalis é enquadrada nas referências históricas de Descartes e Leibniz para, finalmente, mostrar as implicações fenomenológicas próprias do pensamento de Husserl.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    O ensino pelo exemplo: Helder buenos aires de Carvalho.João Caetano Linhares - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):22-24.
    O filósofo escocês Alasdair MacIntyre diz que a história de uma instituição e, às vezes, de toda uma tradição é impossível de ser contada sem que se faça referência a certas pessoas que com os seus esforços individuais fizeram com que a tradição fosse adiante, melhorada e aprimorada. Assim podemos considerar o caso do curso de filosofia da Universidade Federal do Piauí, cuja história recente não pode ser contada sem que se faça referência ao professor doutor Helder Buenos Aires de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Mário Ferreira dos Santos: guia para o estudo de sua obra.Olavo de Carvalho - 2020 - Campinas, SP: Vide Editorial. Edited by Ronald Robson.
  43.  3
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de licitação pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    O Apolíneo e o Dionisíaco.Alonso Bezerra de Carvalho - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Ao analisar seu projeto de transvalorar todos os valores, Nietzsche nos mostra que não basta substituir os antigos valores por outros, gerados a partir do mesmo solo que os anteriores; é necessário suprimir o solo mesmo a partir do qual eles foram colocados, para então engendrar novos valores. É na perspectiva dessas duas dimensões de seu pensamento que queremos pensar a educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    O LUGAR DO HOMEM NO COSMOS OU O LUGAR DO COSMOS NO HOMEM?: O tema da perfeição do universo antes do paradigma do mundo aberto, segundo o comentário dos jesuítas conimbricenses.Mário Santiago de Carvalho - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (3):142-155.
    Leitura da 1ª questão do capítulo 1 do Comentário ao ‘De Coelo’ dos Jesuítas de Coimbra , “Se o Universo é ou não perfeito”. Pleiteiase por um interpretação que deixe falar o texto nos nossos dias, a saber, enquanto interrogação sobre o lugar que o cosmo ocupa no coração do Homem.Não se podendo pensar o Homem independentemente do “magnus mundus”,o cosmo tem no Homem a condição da sua legalidade.The article deals with question 1st of the Coimbra Jesuit Commentary on the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Ainda O problema da filosofia portuguesa recordando joaquim de Carvalho, no centenário do seu Nascimento.Amândio A. Coxito - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):299-308.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Mário Santiago de Carvalho, Dicionário do Curso Filosófico Conimbricense, Skiagraphia’s. Coimbra: Palimage, 2020, 567 pp. ISBN: 978-989-703-253-0. [REVIEW]Robert Junqueira - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (63):161-162.
    Apresentamos aqui sucintamente o volumoso dicionário filosófico de Mário Santiago de Carvalho. Ademais, demos a entender a razão pela qual o potencial leitorado ultrapassa largamente as expectativas do próprio autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    A ciência é metapsiquismo: Fernando do Ó e o discurso espírita na imprensa de Santa Maria, RS.Renan Santos Mattos - 2019 - Horizonte 16 (51):1407-1426.
    Este texto trata de apresentar a posição intelectual de Fernando Do Ó, militar, advogado e espírita que atuou em Santa Maria nas décadas de 1930 a 1960, sobre espiritismo. Essas discussões foram sustentadas na análise do Pierre Bourdieu sobre as disputas percebidas do campo religioso. Destacamos suas posições a partir do que foi publicado no jornal Diário do Interior de 1930 a 1937, assim, propomos uma reflexão, da escrita na imprensa local no sentido de demarcar identidade espírita diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Urbanizaҫão nas ciudades Brasileiras: Qualidade de vida e aspectos da violência, o caso de marília.Edemir de Carvalho - 2009 - Ratio Juris 4 (9):79-95.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Variações livres sobre o humano : Swift.M. Jorge de Carvalho - 2006 - In Pedro M. S. Alves, José Manuel Santos & Alexandre Franco de Sá (eds.), Humano e inumano: a dignidade do homem e os novos desafios: actas do. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 993