5 found
Order:
  1.  16
    A fundamentação metafísica Das leis em platão E suas implicações normativas para a política.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):43-52.
    O artigo objetiva investigar a fundamentação metafísica das leis em Platão e suas implicações normativas para a política, especialmente a partir do Livro I das Leis. A tese central é que a ideia de Bem constitui o fundamento e a instância reguladora das leis que têm pretensão normativa de universalidade e justiça para a vida pública.: The paper aims to investigate the metaphysical groundwork of the laws in Plato and its normative implications for the politics, especially from the books I (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    A relev'ncia das emoções nos processos decisórios e o mito da racionalidade pura a partir da neurociência de António Damásio.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2014 - Intuitio 7 (2):236-247.
    O artigo objetiva demonstrar a relevância e a influência das emoções nos processos decisórios e, consequentemente, criticar a ideia de racionalidade pura difundida ao longo do pensamento filosófico ocidental. Para isso, tomará como base precípua a proposta neurocientífica de Damásio, especificamente, a partir do livro O erro de Descartes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Emoção, juízo moral e razão: Damásio e a crítica do racionalismo ético.Francisco Jozivan Guedes De Lima & Nythamar Hilario De Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):34220.
    Trata-se de mostrar, à luz da teoria das emoções de António Damásio, em que sentido “o erro de Descartes” traduz um equívoco do racionalismo ético na medida em que despreza o papel do corpo, da matéria e das paixões para a aquisição e o florescer de uma vida virtuosa no campo da filosofia moral ou mesmo para um conhecimento indubitável no campo epistemológico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    O conceito de direito em Kant e Habermas: da fundamentação moral à legitimidade discursiva.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2015 - Peri 7 (1):293-313.
    This paper revisits the Kantian concept of law, observing principally its moral groundwork and then brings to the discussion the Habermas’ concept of law, culminating in some appreciations on the content and validity of the critique of Habermas to Kant, namely, the hypothesis of a dilution of Kantian law in the moral. For Habermas, the law is an autonomous sphere and should not be based on moral a priori, but must perforce draw support in the ethics of discourse and in (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Sociabilidade e alterofobia: um ensaio filosófico.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2015 - Ágora Filosófica 1 (2):79-95.
    A filosofia contemporânea tem investigado variadas temáticas como linguagem, epistemologia social, justiça, estética, dialética, revisitado temas vinculados à metafísica, mas pouco tem discutido um tema simultaneamente especulativo e prático e, consequentemente, tão essencial para os rumos da sociedade atual: a sociabilidade. Na contramão desta tendência, este ensaio pretende abordar o problema da sociabilidade de um ponto de vista filosófico defendendo a tese que o mundo atual sofre de um déficit de intersubjetividade, algo que estes estudos cognomina de “alterofobia”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark