Results for 'Gerações'

51 found
Order:
  1.  15
    Conflitos de gerações: Gustavo Corção e a juventude católica (Generation conflict: Gustavo Corção and Catholic Youth).Christiane Jalles de Paula - 2012 - Horizonte 10 (26):619-637.
    Este artigo aborda o combate que empreendeu Gustavo Corção à juventude católica brasileira nas páginas do Diário de Notícias e d’ O Globo entre as décadas de 1950 e de 1960. No caso em tela, interessa-nos entender as reações de Gustavo Corção às mudanças na sociedade e na Igreja Católica entre 1957 e 1964. A hipótese é que as críticas de Corção explicitam o conflito entre duas gerações de católicos: uma conservadora; a dele; e outra progressista, a das organizações (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Gerações, Relações Intergeracionais, Política Geracional. Um Compêndio Multilíngue.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak & Ayşe Canatan - 2016 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, M. Sánchez, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 12 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2016, 300pp.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Gerações, Relações Intergeracionais, Política Geracional. Um Compêndio Multilíngue - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Justiça Intergeracional: a Temporalidade da Política como Resposta à Pergunta “Quais são os Nossos Deveres em Relação às Gerações Futuras?Andre Santos Campos - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (1):119-145.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Sentimento de imortalidade simbólica ea ansiedade perante a morte entre gerações.Luciana Daloglio Leff - 1999 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 9:93-98.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Obligaciones Hacia Generaciones Futuras: El Caso Contractual.Daniel Loewe - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):21-66.
    Neste texto, investiga-se a extensão diacrônica da comuni- dade moral no âmbito de teorias contratualistas. Para isso, examinam-se críticas à possibilidade lógica de sustentar obrigações em relação a gerações futuras e se abordam modelos argumentativos contratualistas de justificação dessas obrigações que se baseiam no interesse próprio e na imparcialidade. De acordo com essa pesquisa, a melhor defesa dessas obrigações se pode articular recorrendo a esse último tipo de contratualismo.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  7.  16
    Gerechtigkeit zwischen den Generationen: Globale Perspektiven.Peter Koslowski - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1/4):503 - 518.
    A justiça entre as gerações transformou-se num problema particularmente urgente nos nações industnalizadas devido ao decréscimo da população e à crescente divida pública. Isto verificase sobretudo em refoçao ao seguro social de reforma. O principal objectivo do presente artigo é investigar até que ponto o Estado Providência da Europa continental está possuído por urna tendência nele embutida a cair em ilusões acerca da sua verdadeira riqueza bem como acerca da sua efectiva e real protecção contra o problema que é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Filosofias africanas: uma introdução.Nei Lopes - 2020 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Filosofias africanas é uma viagem ao pensamento africano pelos ganhadores do Prêmio Jabuti – Livro do ano. Num sentido amplo, o termo “filosofia” designa a busca do conhecimento iniciado quando os seres humanos começaram a tentar compreender o mundo por meio da razão. O termo pode também definir o conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca da existência, dos seres, do ser humano e do papel de cada um no Universo. Na prática acadêmica, é usado para designar o “conjunto de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Geração Universitária da PUC Minas: o que mudou entre 1990 e 2013?Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2014 - Horizonte 12 (36).
    Este artigo apresenta os principais dados, e algumas hipóteses interpretativas, sobre uma primeira leitura da pesquisa “Geração universitária: perfil atual. Um estudo de caso”, com apoio do CNPq, realizada através de survey aplicado entre novembro e dezembro de 2013, com estudantes da PUC Minas. Igualmente, objetiva-se apresentar dados comparativos, nos elementos possíveis, pois houve ampliação e mudança no questionário, com relatório de survey de 1990, sobre o “Perfil do Estudante da PUC-MG”, de modo a oferecer um quadro de duas (...) de estudantes desta universidade e responder: o que mudou em 23 anos? Ao revelar as mudanças e continuidades no perfil dos estudantes, a pesquisa oferece dados e elementos para se conhecer melhor o jovem atual e assim indicar não apenas à universidade, mas também àqueles que pesquisam sobre Ensino Superior e religião, o desafio de analisar e aprofundar nessas temáticas. Destacam-se alguns aspectos fundamentais do Perfil do Estudante da PUC Minas: dados gerais e demográficos , dados escolares e acadêmicos, como origem e avaliação escolar, caracterização religiosa e sociopolítica, e a situação da sexualidade e da fecundidade. (shrink)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Teoria crítica e psicanálise: um processo de aprendizado de Adorno, através de Habermas, até Honneth.Eleonora Piromalli - 2019 - In Desigualdade e Reconhecimento: atualidade da teoria crítica de Axel Honneth. Montes Claro: pp. 30-66.
    Neste texto tenho como objetivo mostrar que um processo de aprendizado pode ser identificado se situando nas três gerações da Escola de Frankfurt, a respeito dos componentes psicológicos de suas perspectivas e a maneira com que estes componentes influenciam a capacidade descritiva e normativa das teorias em geral nas quais eles estão incrustados. Através desta análise crítica de seus elementos psicanalíticos, a Dialética do esclarecimento surge como uma obra que, enquanto advogando para a libertação racional e instintiva da opressão, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    The Disintegration of Social Mind.Nathan Houser - 2019 - Cognitio 20 (1):62-76.
    O trumpismo nos Estados Unidos, assim como outras erupções populistas ao redor do mundo, demonstra que valores fundamentais herdados pelo Iluminismo são muito menos seguros no Ocidente do que fora presumido. Estima pela racionalidade e conhecimento objetivo e o respeito pela liberdade individual vem sendo enfraquecidos pela dissolução da sociedade em facções intransigentes. O abandono de princípios centrais que por muitas gerações serviram como base comum para a civilização Ocidental, fragmentou a sociedade Ocidental em campos aparentemente irreconciliáveis, não mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma fé sensata e responsável.Carlos Palácio - 1997 - Horizonte 1 (1):41-54.
    A nossa situação atual, em termos de fé cristã, é muito semelhante à do cego de nascença de que nos fala o evangelho (Jo 9,1-41). A experiência de vinte séculos de cristianismo não impede que Jesus mesmo nos dirija também esta pergunta: “Crês no Filho do Homem?” (Jo 9,35). A questão é saber se teríamos a simplicidade do cego para responder: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia?” (Jo 9,36). Porque equivaleria a reconhecer que o conhecemos sem conhecê-lo. E (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (2):16-34.
    O povo Terena é uma etnia indígena com vasto material de pesquisa e com um número de membros Terena que são pesquisadores e que produz um número considerado de material científico. Atualmente os Terena são uma população de cerca de 28 mil indivíduos no estado do Mato Grosso do Sul e que se distribuem por várias terras indígenas em todo o estado, além de outras em São Paulo e Mato Grosso, bem como em diversas cidades. Sua produção cultural e científica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. Um Pedagogo da Democracia: Retratos E Memórias Sobre o Padre Manuel Antunes, Sj.Manuel Antunes (ed.) - 2011 - Gradiva.
    Testemunhos na primeira pessoa dados por quem aceitou recordar os factos, os dramas e os sucessos do tempo de mudança e transformação vertiginosa que constituiu o período de vida do Padre Manuel Antunes, professor que marcou indelevelmente várias gerações.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Helena, sempre Helena..Dulcileide Virginio do Nascimento - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):93-98.
    A literatura cria e recria personagens femininos que marcaram gerações, mas nenhuma personagem foi tão “recriada” nem marcou tanto quanto Helena. Este artigo resgata uma dessas recriações, como uma doce lembrança que apazigua os corações: a versão de Eurípides, encenada em 412 a.C. A sedutora, mas traidora Helena passa a ser um ardil divino, pois a verdadeira Helena é virtuosa e não está em Tróia, mas no Egito, esperando que o desígno dos deuses se cumpra, que Tróia seja destruída (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  33
    Festa da Ouriçada E Devoção a Santa Luzia Na Praia de Suape-PE: Expressão Sincrética E Simbólica da Biodiversidade E Do Território de Pescadores Artesanais (Sea Urching Festival and the Devotion to Santa Lucia, on the Beach of Suape, Pernambuco).Juana de Oliveira Santos & Maristela Oliveira de Andrade - 2013 - Horizonte 11 (30):545-571.
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais (Sea Urching Festival and the devotion to Santa Lucia, on the beach of Suape, Pernambuco) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p545 Este artigo busca compreender o simbolismo da Festa da Ouriçada em sua fusão com a Festa de Santa Luzia, realizada todo dia de 13 de dezembro, enquanto manifestação da cultura e da religiosidade popular de uma comunidade de pescadores (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  57
    Um Estudo Transgeracional Sobre o Luto.Daniela Soletti Musachio & Patrícia Ruschel Daudt - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:123-134.
    Este estudo investigou a transmissão de sentimentos frente a situações de luto de 27 mulheres ao longo de três gerações. Após a pré-seleção de mulheres que conheciam histórias de morte em sua família, aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas. O coeficiente de Friedman indicou mais..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  59
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A cultura emergente na convivência em MDV3D.Luciana Backes - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):99-117.
    O desenvolvimento das TDVs possibilita a ampliação dos espaços de relação e interação entre os seres humanos, modificando, assim, a forma de viver e conviver em espaços digitais virtuais, fazendo emergir outra cultura. A cultura emergente é construída por homens e mulheres que configuram o pensar, as ações e reflexões das novas gerações. Nesse sentido, a educação tem como comprometimento qualificar o processo de reflexão, a fim de que as novas gerações tenham consciência sobre o seu pensar e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    The Reemergence of Schiller in Peirce’s Reminiscences of the Æsthetic Letters: A Critical Addendum to D. Dilworth’s Account of the Provenance of Peirce’s Categories in Schiller.Alessandro Topa - 2018 - Cognitio 18 (2):326.
    A determinação da profundidade e âmbito da influência que as Cartas Estéticas de Schiller exerceu sobre a filosofia de Peirce revelou-se como uma desafiadora tarefa interpretativa. Tanto o entendimento de sua necessidade quanto a consciência de suas dificuldades apenas surgiram gradativamente na obra de gerações de estudiosos. O objetivo deste trabalho é delinear a situação hermeneutica atual em relação à ‘questão-Schiller-Peirce’ e executar a sub-tarefa de interpretar um grupo de passagens que, até agora, não receberam a atenção e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6. [REVIEW]Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto & Sinésio Ferraz Bueno - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):500-516.
    O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Considerações críticas sobre a abordagem quantificacional dos demonstrativos - acerca do livro de Jeffrey King.André Leclerc - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Os demonstrativos foram considerados tradicionalmente como expressões referenciais. É o que encontramos na história da filosofia desde o início da tradição gramatical ocidental que sempre tratou os demonstrativos como pronomes. A maior provocação no livro de King consiste precisamente em romper com essa tradição ao apresentar os demonstrativos complexos (“esta mesa”, “aquele homem” etc.) como termos quantificados (e, portanto, termos não-referenciais). King apóia seu tratamento sobre exemplos escolhidos que parecem favorecer sua tese, como “aquele arquiteto que construiu essas pirâmides era (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    O contributo Das congregações religiosas para a educação tradicional da mulher em portugal.Justino Pereira de Magalhães - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):151-157.
    O fator religioso foi uma componente fundamental da educação tradicional. Nas sociedades tradicionais, a mulher assumiu a delicada função de preservar as memórias e as práticas tradicionais de educação das gerações jovens. Assim, a vigilância do comportamento religioso da mulher foi muito rigorosa. As congregações religiosas, designadamente a Congregação das Ursulinas, assumiram a partir do Concilio de Trento a principal função de ensinar e educar as mulheres. Com efeito, quando se instalaram em Portugal no século XVIII, as Ursulinas tinham (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    À Professora Rosilene Maria Alves Pereira, Com Carinho!Maria de Jesus dos Santos - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):05-07.
    Alguns humanos possuem um excêntrico modo de existência e não guardam para si aquilo que sabem; anunciam e entregam para o outro o que aprenderam, o que trazem consigo; são uma espécie de ponte ancestral entre sucessivas gerações; parecem ter herdado de Hermes, Mercúrio, Agni, um espírito que lhes impulsionam a conceder àqueles com quem convivem sabedoria, aprendizado. Uns assumem-no como missão, outros convertem isso em ofício e se transformam em educadores e professores. Rosilene Maria Alves Pereira assumiu o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Reverberações Das Cartas de Alforria Nas Discriminações Étnicas.Júlio César Dos Santos & Aline Souza Da Conceição - 2017 - Odeere 4:124.
    O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    O Ciclo da Vida Em Queimadas: As Etnicidades Geracionais Presentes No Nascer, Viver E Morrer.Jamille Pereira Pimentel dos Santos & Ana Angélica Leal Barbosa - 2020 - Odeere 5 (9):205.
    Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado entre os anos de 2016 e 2017 numa comunidade quilombola denominada Queimadas, que se localiza no sertão baiano, na zona rural do Município de Guanambi. A referida pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão dos pertencimentos étnicos entre as diferentes gerações que ali se encontram. Para tanto, o método utilizado foi a etnografia, com o emprego de entrevistas, observações e narrativas em história oral de vida. Nessa investigação ficou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Uma Ética Para Além Do hUmano E Do Tempo Presente.Genivaldo do Nascimento Pereira - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):34-41.
    O presente trabalho tem como objetivo trabalhar a proposta ética de Hans Jonas. Para Jonas, o homem, mediante técnica, modificou o poder causal de sua ação no mundo. Segundo ele, essa modificação no agir humano nos colocou em uma situação paradoxal. De um lado alcançamos um poder, jamais antes alcançado por outra geração. Por outro lado, nos vemos incapazes de calcular os efeitos de tal poder a logo prazo. Nesse contexto tanto o homem como o todo existente se encontram em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Mulheres Que Ecoam Saberes: Idiossincrasia E Oximoro Linguístico Nas Elocuções Das Rezadeiras E Benzedeiras Do Médio Sertão Maranhense.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):183-202.
    A pesquisa foi realizada na região do médio sertão maranhense, nordeste do Brasil. A diversidade sociolinguística no Brasil é bem marcante, sobretudo, considerando o amalgamento entre as três principais matrizes da formação da cultura nacional. Nesse contexto, as rezas e os benzimentos, muito comum em todo território nacional brasileiro, se tornaram elementos fundantes da nossa análise, quando passamos a investigar a hibridização linguísticas presentes nas elocuções das práticas relacionadas às terapias das rezadeiras e benzedeiras. Os conhecimentos dessas especialistas estão alicerçados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Cézanne:a solidão da arte.Gonzalo Armijos Palacios - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):25-38.
    Este artigo tem reflexões que tratam da criatividade na arte e na filosofia.A questão de fundo é a dos valores que as tradições artística e filosófica querem impor às novas gerações de artistas e filósofos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    A “ação educativa" em Hannah Arendt.Cleriston Petry - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019035.
    No presente artigo apresento uma reflexão acerca do conceito de “ação” e sua repercussão para a educação escolar, a partir de Hannah Arendt. Considerando a distinção arendtiana entre “fabricação”, “ labor ” e “ação”, argumento que uma das atividades específicas da escola é a “ação educacional”, no sentido de que alunos e professores atuam quando aparecem e se relacionam mediados pelos conteúdos e respondendo aos desafios que representam o “mundo”. Ademais, se a tarefa da educação é, em Arendt, introduzir as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Sobre Homo Faber, Técnica E Responsabilidade Política E Ética Em Hannah Arendt E Hans Jonas: Aproximações E Diferenças.Alexander Almeida Morais - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):62-70.
    O objetivo deste artigo é apresentar a caracterização que Hannah Arendt e Hans Jonas fazem da técnica moderna em suas visões da dimensão do homo faber, bem como suas críticas ao mundo da técnica no horizonte da modernidade, mostrando suas convergências e diferenças quanto a isso. A partir dessas críticas arendtianas e jonasianas, procuramos mostrar como ambos podem contribuir para uma ética e uma política baseada na ideia de responsabilidade pelas futuras gerações.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  42
    Melhorado geneticamente, patenteado e ameaçado: cuidado de si e dignidade humana em tempos biotecnológicos.Marcelo Pelizzoli & Erliane Miranda - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):73-89.
    Trata-se de uma reflexão sobre as ameaças aos direitos humanos, sobretudo à dignidade e à liberdade, e à essência humana geradas pelo avanço da biotecnologia. O foco de alerta e resgate da noção de cuidado de si perpassa a perspectiva de futuro de M. Foucault e usa como complemento e desfecho a noção de responsabilidade de H. Jonas para a manutenção da vida e para a realização do sentido do humano e das novas gerações – papel ético por excelência. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Dilthey: The Hermeneutics of Life and the Universal Aspirations of Pedagogy.Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):89-114.
    Dilthey claimed that first psychology and then hermeneutics played the foundational role for his philosophy of life, whose main practical goal is to develop a pedagogy or theory of education. Pedagogy needs help from ethics to establish its ends, and from psychology to indicate its means. This paper intends to show the relationship between Dilthey's hermeneutics of life and his pedagogy. Dilthey's philosophy of life, in so far it adopts the hermeneutical procedure, engages in the understanding of, or the search (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    Dilthey: Hermenêutica da Vida E universalidade pedagógica.Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):89-114.
    Dilthey apontou primeiro a psicologia e depois a hermenêutica como tendo papel fundamental para sua filosofia da vida, cujo principal objetivo prático é desenvolver a pedagogia ou teoria geral da educação. A pedagogia necessita da ajuda da ética para estabelecer seus fins e da psicologia para indicar seus meios. Este texto tem por objetivo mostrar a relação entre hermenêutica da vida e pedagogia, para Dilthey. A filosofia da vida do autor, ao adotar procedimento hermenêutico, exercita a compreensão ou busca de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  10
    O Desafio Das Biotécnicas Para a Ética E a Antropologia.Eve Marie Engels - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):205-228.
    Somos testemunhas e participantes de transformações profundas da ciência, técnica e Lebenswelt, que as gerações futuras possivelmente considerarão uma revolução. Como surgiu essa evolução? Em que se fundamenta esta necessidade de uma elucidação da pergunta pela essência do homem e dos demais seres vivos? Este artigo tenta dar uma resposta provisória a tais questões, recorrendo a posições clássicas da antropologia filosófica e a acontecimentos relevantes na teoria das ciências e na história das ciências. Em seguida, a autora apresenta sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    A Peça Mãe de Alencar E as Vozes Sociais Sobre a Questão Afro-Brasileira.Angela Maria Rubel Fanini & Maria Domingos Pereira Ventura - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):176-198.
    RESUMO Este artigo analisa a peça Mãe, de José de Alencar, que tem por cenário o Rio de Janeiro da segunda metade do séc. XIX, retratando a escravidão africana doméstica. Fundamenta-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo, focalizando as vozes sociais sobre a escravidão presentes nas falas das personagens. A investigação leva o leitor a perceber os posicionamentos sobre a escravidão presentes no cotidiano nacional que migram para o interior do drama alencariano. Também se mobilizaram discursos historiográficos do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Uma ética para além do hUmano E do tempo presente.Genivaldo Do Nascimento Pereira - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):34-41.
    O presente trabalho tem como objetivo trabalhar a proposta ética de Hans Jonas. Para Jonas, o homem, mediante técnica, modificou o poder causal de sua ação no mundo. Segundo ele essa modificação no agir humano, nos colocou em uma situação paradoxal. De um lado alcançamos um poder, jamais antes alcançado por outra geração. Por outro lado, nos vemos incapazes de calcular os efeitos de tal poder a logo prazo. Nesse contexto tanto o homem como o todo existente se encontram em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Generazioni, Relazioni Intergenerazionali, Politica Generazionale. Un Compendio Multilingue - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Générations, Relations Intergénérationelles, Politiques de Générations. Un Abrégé Multilingue - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Generații. Politici Generaționale Și Relații Intergeneraționale. Un Compendiu Multilingvistic - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Generacije, Međugeneracijski Odnosi, Generacijska Politika. Višejezični Kompendium - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Generacije, Medgeneracijski Odnosi, Medgeneracijska Politika. Kompendij V Več Jezikih - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Generations, Intergenerational Relationships, Generational Policy: A Multilingual Compendium - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    The members of the International Network for the Analysis of Intergenerational Relations proudly present the most recent issue of the jointly produced compendium "Generations, Intergenerational Relations and Generational Policy". This new version includes 17 languages: English, French, German, Italian, Spanish, Polish, Portuguese, Swedish, Hungarian, Turkish, Romanian, Lithuanian, Slovenian, Bosnian, Ukrainian, Russian and Chinese. The layout of the compendium is designed for using it to translate the specific concepts and terminology of research on generations and intergenerational relations from one language into (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  96
    Generationen, Generationenbeziehungen, Generationenpolitik. Ein Mehrsprachiges Kompendium - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - RIS M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Покоління , Міжгенераційні Відносини, Політика Міжгенераційних Відносин. Багатомовний Компендіум - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  87
    Pokolenia, Relacje Miȩdzypokoleniowe, Polityka Relacji Miȩdzypokoleniowych. Wielojȩzyczne Kompendium - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Nemzedékek, Nemzedékek Közötti Kapcsolatok, Nemzedéki Politika. Többnyelvű Kompendium - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Kartos, Kartų Santykiai, Kartų Politika. Daugiakalbis Kompendiumas - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Kuşaklar, Kuşaklararası Ilişkiler, Kuşak Politikasi. Çok Dilli Bir Rehber - Edition 2017.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak, Ayşe Canatan, Ana Vujović, Ajda Svetelšek, Nedim Gavranović, Olga Ivashchenko, Valentina Shipovskaya, Qing Lin & Xiying Wang - 2017 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 17 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2017, 428pp. TS - BibTeX M4 - Citavi.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 51