6 found
Order:
See also
  1.  7
    A Crítica Do Solipsismo Em L’Être Et le Néant.Gustavo Fujiwara - 2019 - Filosofia Unisinos 20 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Anti-Humanismo E Humanismo: Descartes Sob a Mira de Heidegger E Sartre/ Anti-Humanism and Humanism: Descartes Under de Target of Heidegger and Sartre.Gustavo Fujiwara - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Este artigo pretende restituir a leitura que Heidegger e Sartre realizam da filosofia de Descartes, desvelando, a partir disso, as diferentes posições interpretativas que ambos os filósofos tomam em relação ao pensamento cartesiano. Observar-se-á que o tratamento dado por Heidegger à metafísica cartesiana explicita um anti-humanismo contrário ao humanismo sartreano. A partir dessa diferença, seremos capazes de assinalar um distanciamento teórico entre Heidegger e Sartre, distanciamento que poderá revelar, por conseguinte, a maneira peculiar pela qual Sartre opera com os conceitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A Temporalidade Em “L’Être Et le Néant”.Gustavo Fujiwara - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):563-585.
    RESUMO O presente artigo pretende restituir o exame ontofenomenológico da ipseidade e da temporalidade em “L’être et le néant” a partir de dois momentos, quais sejam: fenomenologia das três dimensões temporais e ontologia da temporalidade. Este duplo exame não poderá ser pensado sem uma definição prévia do para-si como ipse temporal que falta de... para..., isto é, como ser que, enquanto nada de ser, é uma falta de ser que busca, em vão, preenchê-la. A impossibilidade deste preenchimento, como buscaremos evidenciar, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Fenomenologia E Psicopatologia Em Sartre: "Irreal Normal" E "Irreal Patológico".Gustavo Fujiwara - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):179-200.
    Resumo: Este artigo pretende investigar a maneira pela qual o filósofo francês Jean-Paul Sartre enquadra, em sua psicologia fenomenológica da imaginação, a problemática acerca do irreal normal e do irreal patológico. Estruturando psicofenomenologicamente a atividade da consciência imaginante, será possível ver que a imagem difere radicalmente da percepção, mas ambas permanecem, contudo, consciência intencional. Nessa toada, cabe a indagação: se toda consciência imaginante é consciência intencional, como enquadrar as experiências alucinatórias?: The aim of the present article is to investigate how (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    O Fundamento Do Conhecimento Em L’Être Et le Néant.Gustavo Fujiwara - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):856.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Saint Genet Ou “L’Enfer, C’Est les Adultes”: Algumas Considerações.Gustavo Fujiwara - 2019 - Discurso 49 (2).
    Este artigo pretende elucidar alguns aspectos da biografia existencial de Sartre sobre o poeta e romancista Jean Genet. Elucidando a estrutura da obra, veremos que a presente biografia faz emergir o sentido e o peso do social nas análises sartreanas acerca da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark