5 found
Order:
  1.  72
    Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica.Idalgo José Sangalli & Jaqueline Stefani - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):49-68.
    Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e, consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    RESENHA - CATAPANO, Giovanni. L’idea di filosofia in Agostino. Subsidia Medievalia. Patavina. Padova: Il Poligrafo Casa Editrice, 2000. [REVIEW]Idalgo José Sangalli & Manoel Vasconcellos - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):487.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    The Conquest of Happiness Through Philosophy: The Example of Boethius.Idalgo José Sangalli - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):65-86.
    A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procura-se compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos os homens desejam alcançar o bem final identificado como felicidade. Perdidos na multiplicidade fragmentada dos bens exteriores das paixões, os homens devem (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Considerações Sobre a Historiografia Do 'Averroísmo'.Idalgo José Sangalli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):489.
    SÍNTESE - O autor tece algumas consideraçõesem torno do contexto e das características doprincipal alvo das condenações de 1277: o movi-mento filosófico cunhado de “averroismo”.Aponta a necessidade de rever a equivocadaleitura tradicional realizada, principalmente porhistoriadores como Renan e Mandonnet, sobre aposição e a atitude filosófica de seus principaisexpoentes.Estes "aristotélicos radicais” seguem a concep-ção de filosofia de Aristóteles, contaminada porelementos neopiatônicos e pela interpretaçãoárabe, os quais são justamente caracterizadosnos estudos recentes de modo mais moderado,reavaliando-se as suas contribuições nos debatesem torno do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Jacobi de pistori – quaestio disputata de felicitate.Idalgo José Sangalli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):591.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark