Results for 'Inquisição'

16 found
Order:
  1. Inquisição, pacto com o demônio e “magia” africana em Lisboa no século XVIII.Didier Lahon - 2004 - Topoi 5 (8):9-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Teoria crítica da Inquisição na doutrina do direito em Tomás de Aquino.Claúdio Pedrosa Nunes - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):86-103.
    O artigo pretende formular uma breve reflexão sobre o pensamento de Tomás de Aquino no campo da ética e do direito romano sobre as oscilações e paradoxos das práticas inquisitoriais na Idade Média. No medievo a Criação e a onipotência de Deus abrigam, enfim, a pensar um poder absoluto adaptado ao mundo senhorial, portanto, a partir do século XII o domínio da Igreja e da monarquia acendem as fogueiras onde se queimam os livros e os homens para extirpar do ocidente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da Visitação ao Tribunal de Goa.Célia Cristina da Silva Tavares - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):17-30.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Vieira, a inquisição eo capital.Alcir Pécora - forthcoming - Topoi. Revista De.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Um pregador africano na inquisição portuguesa: Bento de Jesus e a ideologia da escravidão em Cabo Verde no século XVII.Alexandre Almeida Marcussi - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo discute a trajetória de Bento de Jesus, irmão leigo da Ordem Terceira de São Francisco que atuou como pregador da fé católica no arquipélago de Cabo Verde na primeira metade do século XVII e foi condenado à morte pela inquisição portuguesa na sequência de uma experiência mística considerada herética pelos inquisidores lusitanos. Será empreendida uma análise do conteúdo de sua visão extática e da maneira como Bento entendia a doutrina católica e a transmitia aos africanos de Cabo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Sodomitas “de cor” e inquisição portuguesa: perseguições aos nefandos no novo mundo durante o século XVII.Cristiane Batista Da Silva Santos & Daniana Oliveira Bispo - 2017 - Odeere 1 (2).
    Com este breve artigo, prendemos fazer um estudo sobre os Sodomitas “de cor” perseguidos pela Inquisição Portuguesa na Bahia do século XVII. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a Sodomia, delito contra a fé católica, crime que estava sob a alçada do Tribunal do Santo Ofício e que fora praticado pelos negros escravizados e a partir dos documentos inquisitoriais, discorremos sobre a trajetória dos desviantes: o cativo lisboeta Jeronimo Soares, que fora acusado de sodomita e “alcoviteiro” e o mulato ator (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. In vino veritas: vinho e aguardente no cotidiano dos sodomitas luso-brasileiros à época da Inquisição In vino veritas: wine and sugarcane spirit in the everyday life of the.Luiz Mott - 2005 - Topoi 6 (10):9-28.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Cristãos-novos, marranos e judeus no espelho da Inquisição.Robert Rowland - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (20):172-188.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    The typographical mark and other symbols used by the printers known under the name António Álvares.Ana Cristina Torres - 2014 - Cultura:123-139.
    O objectivo deste artigo é analisar a insígnia profissional e outros símbolos tipográficos usados pelos membros de uma família de impressores de nome António Álvares, que trabalharam em Lisboa nos séculos XVI e XVII. Inicia-se com uma súmula dos dados biográficos e da actividade destes profissionais; segue-se a apresentação da marca tipográfica e de outras gravuras; e conclui-se com uma breve reflexão sobre a importância do estudo das marcas tipográficas para a compreensão do trabalho dos impressores, que inclui a detecção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Aborto: da demonização da mulher na Idade Média à criminalização no ordenamento jurídico contempor'neo.Carla Letícia Domingues - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    O presente trabalho pretende demonstrar o papel da mulher no contexto da acumulação primitiva, com ênfase na transição do sistema feudal para o sistema capitalista, situando a vida sexual e reprodutiva da mulher como objetos do mecanismo de controle do Estado e da Igreja para alcance de seus interesses e perpetuação de seu poder. Analisamos o fenômeno da caça às bruxas dentro da obra Calibã e a Bruxa (2004), de Silvia Federici, pautando a questão da criminalização do aborto na legislação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Uriel da Costa (1582?­‑1640), o itinerário intelectual de um marrano Português.Emanuele Landi - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):371-392.
    Cada vez que se descobre um livro que se julgava perdido, dever-‑se-‑ia abrir automaticamente um novo capítulo da história do seu autor. Isto, inexplicavelmente, parece que não aconteceu com Uriel da Costa. A descoberta do Exame das tradiçoẽs phariseas tinha que reabrir o caso Costa contribuindo tanto para a revisão da sua biografia, quanto para o questionamento do seu corpus. A partir do século XVII, a memória de Uriel da Costa foi perspetivada e celebrada exclusivamente pela sua autobiografia, Exemplar humanae (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Hermenêutica em Montaigne e Gadamer: Da Arte da Conversação (III, 8) e a Linguagem como Médium da Experiência.Gilmar Henrique da Conceição - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):205-217.
    Este trabalho busca argumentar que a hermenêutica pode ser compreendida como a busca pela interpretação do sentido em Montaigne e em Gadamer. Para Montaigne o acontecimento faz o conhecimento, e não o conhecimento faz o acontecimento. Em Gadamer somente temos a ‘explicação’ e a ‘descrição’. Ambos, porém, constatam que outras possibilidades de inquisição ficaram ocultas pela abstração e pelo logos. Neste sentido, a hermenêutica escava estas camadas esquecidas, soterradas ou desprezadas. Em suma, investigamos como se dá esta busca pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Fanatismo.Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    O início da terceira década do século 21, tão marcado pela globalização tecnológica e virtualização das relações humanas, ainda mantém fortes laços com o obscurantismo religioso da Idade Média. Com outra roupagem, o fanatismo de muitos cristãos das mais variadas igrejas eterniza sentimentos e ações que acreditávamos superados há séculos. A intolerância religiosa, normalmente carregada de outras tantas intolerâncias na pauta moral, revela com clareza que a caça às bruxas nos tempos da chamada Santa Inquisição foi atualizada com sucesso. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Lei Áurea no Brasil, festas em Lagos (Nigéria): identidade e representação.Angela Fileno Da Silva - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo propõe discutir as formas de representação da identidade dos brasileiros que viveram na cidade de Lagos, em 1888. A ideia é analisar as comemorações que saudaram a notícia da abolição da escravidão no Brasil. Estas festas foram realizadas por brasileiros estabelecidos em território lagosiano, duraram vários dias e ganharam as páginas de jornais como o Lagos Observer e a Government Gazette. Nestes periódicos é possível perceber que alguns dos signos de pertencimento à comunidade foram constituídos por indivíduos de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    The Índice Inquisitorial of 1624 enlightened by new documents.Maria Teresa Payan Martins - 2011 - Cultura:67-87.
    O Índex Auctorum Damnatae Memoriae é, tal como todos os índices de livros proibidos posteriores a 1564, herdeiro do índice tridentino. O cotejo estabelecido entre os dois índices ibéricos de 1612 e 1624 e o documento apresentado reforçam a ideia de que o índice de 1624 tem sido erroneamente apelidado de jesuítico. Esta acusação, nascida da campanha pombalina contra a Companhia de Jesus, amplificada no século XIX, aceite no século XX e de que ainda se vive no século XXI, carece (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  3
    Os livros nas fogueiras dos novos inquisidores.Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:23-25.
    Desde que foram criados pelos sumérios há mais de 5 mil anos, os livros sempre aterrorizaram os ocupantes do topo de quaisquer formas de poder. Neles estiveram e continuam sendo guardados os sonhos, as ideias, os projetos e as ações da humanidade em todas as vertentes possíveis, sejam eles libertadores e instigantes para as transformações positivas do mundo e do próprio ser humano, sejam eles os caminhos opostos da destruição e da opressão. [...].
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark