Results for 'Intuição'

124 found
Order:
  1.  13
    Inteligência, intuição e ação em Henri Bergson.Caroline da Silva Lourenzone & Maria Ester Martins Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61877.
    Nosso objetivo é discutir sobre o papel da ação na constituição da inteligência e suas implicações para a ação estética na filosofia de Henri Bergson. Sendo, para esse filósofo, o conhecimento humano moldado, em larga medida, pela inteligência – faculdade intimamente relacionada a uma compreensão determinista – como poder- se-ia compreender a atividade criadora, em particular a criação artística, a qual está intimamente relacionada com a noção de imprevisibilidade? O artista, como um pintor, por exemplo, por mais que planeje, não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Intuição, crença e saber imediato: Jacobi, Fichte e Schelling entre Fé e saber e as Lições sobre a história da filosofia de Hegel.Eduardo Brandão - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):13-22.
    O objetivo do artigo é indicar que na crítica a Fichte em Fé e saber, referida à noção de crença de Jacobi, já se pode vislumbrar dentro de certos limites e desvios a posição de Hegel nas Lições sobre a história da filosofia sobre o vínculo entre Schelling e Jacobi no que diz respeito às noções de intuição intelectual e saber imediato.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Intuição e causalidade na crítica de Schopenhauer à epistemologia kantiana.Jaqueline Engelmann - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):149-163.
    Pode-se afirmar que a filosofia crítica kantiana é uma espécie de suporte para a fundamentação epistemológica de Schopenhauer, mas que a teoria schopenhaueriana de modo algum a ela se reduz até porque Schopenhauer reprova desde a compreensão de Kant a respeito do papel que desempenham intuição e razão até a arquitetônica kantiana que exige doze categorias como alicerce do processo de conhecer. Nosso texto versará sobre a importância que Schopenhauer concede à intuição e, principalmente, sobre a justificação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Intuição categorial: Um estudo a partir de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):76-106.
    A descoberta da “intuição categorial” atesta que há um apreender simples não só do que se dá na percepção sensorial, mas também há, junto com essa, um apreender simples do “categorial”. Com outras palavras, a descoberta da “intuição categorial” atesta que, na percepção cotidiana, ou seja, na percepção concreta da coisa, em toda experiência, se dá também uma percepção do que na filosofia se costumou chamar de “categoria”. Isso significa, ainda, que há atos em que consistências ideais se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  79
    Bergson: intuição e método intuitivo.Jonas Gonçalves Coelho - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):151-164.
    Propomo-nos a mostrar que a intuição tal como aparece no pensamento de Bergson é tanto uma faculdade de conhecimento que se opõe à inteligência quanto um método filosófico constituído por procedimentos racionais, os quais a propiciam e enriquecem. Nesse sentido, ambos os aspectos da intuição estão intimamente ligados, sendo cada um imprescindível à compreensão do outro.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  17
    A intuição doadora de sentido é o termo último da fenomenologia? // Is the sense-giving intuition the last term of phenomenology?Felipe Bragagnolo & Everaldo Cescon - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020037.
    O objetivo deste artigo é analisar quais são os pressupostos teóricos contidos na intuição doadora de sentido husserliana e na ontologia fundamental heideggeriana que possibilitaram a Marion pensar na fenomenologia da doação. Para tanto, retomamos a teoria da intuição de Husserl conforme a sua obra Investigações lógicas ; refletimos a partir dos Prolegômenos de Heidegger sobre uma possível crítica ao projeto de redução do ser à intuição categorial e de sua transposição à esfera da existência; e, em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    A Intuição Ecológica Criativa na Tomada de Decisão Econômica na Democracia: o caso do Banco Finapop.Alfredo Pereira Junior & J. Moroni - 2022 - Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 44 (1):2-23.
    A teoria dos dois sistemas (Kahneman, 2011), em suas várias vertentes, assume que a tomada de decisão humana é baseada em dois sistemas cognitivos: um que é automático, rápido, agindo com mínimo esforço cognitivo, intuitivo (no sentido de Morewedge & Kahneman, 2010), e majoritariamente inconsciente; e outro que é reflexivo, lento, atuando com intenso esforço cognitivo, racional e totalmente consciente. Neste trabalho, investigamos a teoria dos dois sistemas e sua aplicação na tomada de decisão econômica em governos democráticos, com ênfase (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Intuição nas reconstruções da Renascença no século XIX alemão: Goethe, Schopenhauer, Burckhardt e Nietzsche.Anthony K. Jensen - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):13-40.
    Nietzsche’s relationship with Burckhardt’s image of the Renaissance was a way of practicing history. Nietzsche shared with Burckhardt the preference for typology, the belief that truth is reached intuitively and concerns the inner identity of all things, and for great cultural historical objects and individuals. And he shared it with him in some part precisely because two of their most significant common influences were Goethe and Schopenhauer. Beyond this, I argue that there are a few minor and a few more (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Intuição E criação: A filosofia como ato de resistência.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):155-166.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    A intuição categorial, o problema das categorias e a doação do ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Este texto pretende expor o significado da descoberta fenomenológica da intuição categorial, feita por Husserl, para o tradicional problema das categorias e para o novo encaminhamento da questão do ser, que se deu com a investigação e meditação de Heidegger. Expõe o contexto em que a descoberta foi realizada: o do esclarecimento do conhecimento em referência ao modo de captação do ente em seu ser, a partir da sensibilidade e do entendimento. Indica como o método fenomenológico transcendental, através da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Intuição categorial e evidência, verdade e ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Este artigo se propõe a pensar a fenomenologia dos fenômenos: intuição categorial, evidência,verdade e ser, através da interpretação de textos de Husserl e Heidegger. Num primeiromomento mostra a intuição em sua maior pregnância, a percepção, como experiência daevidência da presença do ente mesmo como autodatidade originária. Num segundo momento,partindo da regionalidade e da universalidade da evidência na vida intencional da consciência,trata-se da razão, de seu ordenamento para a evidência e de sua correlação com a verdade e oser. Num (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A intuição na teoria do conhecimento de William Whewell.Rita Foelker & Sonia Maria Dion - 2011 - Princípios 18 (29):245-258.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Para o filósofo inglês William Whewell, a multiplicidade de observações e o refinamento dos resultados alcançados no decorrer dos séculos, através de uma forma elaborada de indutivismo, nos permitem compreender a ciência progredindo rumo às verdades necessárias e universais, além dos limites do psicologismo e do ponto de vista particular. A intuiçáo ocupa nesse processo um papel crucial, o qual vem recebendo dos comentadores diferentes interpretações. O estatuto epistemológico da intuiçáo e em que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Intuição e Exercícios Espirituais.Evaldo Sampaio - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Intuição racional E o fundamento objetivo da ética na filosofia moral de Peter Singer.Anselmo Carvalho de Oliveira - 2015 - Synesis 7 (1):44-55.
    O presente texto discute a tentativa de Peter Singer, no artigo The Objectivity of Ethics and the Unity of Practical Reason, de encontrar um principio normativo objetivo. Singer considera o Axioma da Benevolência Universal capaz de passar pelos três critérios de credibilidade exigidos para que intuições racionais possam ser aceitas como verdades morais. E chega a conclusão de que: 1) é possível ter “convicção” em sua evidência; 2) versões do Axioma foram propostas por pensadores independentes de diferentes épocas e tradições; (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    A intuição bergsoniana da duração: o tempo da ciência é espaço.Magda Costa Carvalho - 2012 - Kairos 4:87-104.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A única intuição - o único pensamento: Sobre a questão do sistema em Fichte e em Schopenhauer.Matthias Kossler - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    resumo No artigo que se segue, iremos relacionar o tema „intuição“ e „pensamento“ ao problema, virulento no idealismo alemão, da sistemática filosófica. Depois que a concepção kantiana de sistema assente na “Arquitetônica da razão” foi criticada como formalista e que, ao mesmo tempo, se propagou no século XVIII a crítica aos sistemas racionalistas, exercida antes pelo empirismo, irrompeu no final desse século uma crise na filosofia, expressa talvez de modo mais marcante em um “fragmento” de Friedrich Schlegel: "É igualmente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    “Um Absurdo Audacioso” Intuição e conceito na crítica de Schopenhauer a Kant.Mathias Koßler - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  17
    Henri Bergson E a intuição enquanto método.Edvan Aragão Santos - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):12-29.
    Nosso intuito neste presente artigo é discutir acerca da intuição na filosofia de Henri Bergson. O filósofo atribui a ela o método por excelência do fazer filosófico, o distinguindo daquele implementado pelo cientificismo - que o autor compreende como relativo e simbólico. Bergson credita à intuição a capacidade de adentrar na realidade de modo absoluto e profundo, acompanhando o tempo em sua duração e capturando a multiplicidade qualitativa das coisas. Para o filósofo, a intuição seria um método (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Geometria e Intuição espacial em Kant: Série 2.Michael Friedman - 2012 - Kant E-Prints 7:02-32.
  20.  7
    A única intuição – o único pensamento: Sobre a questão do sistema em Fichte e em Schopenhauer.Matthias Kossler - 2007 - Doispontos 4 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Notas sobre a intuição em Pascal e Bergson.Franklin Leopoldo E. Silva - 1980 - Discurso 12:113-126.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Dialética, experiência E intuição: Entre hermenêutica filosófica E filosofia budista.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):261-282.
    RESUMO Hans-Georg Gadamer retomou e elevou a atividade hermenêutica ao status de filosofia. Uma das suas idiossincrasias consiste em entrelaçar, no seu discurso, experiências de ordem ética, política, metafísica e estética. A hermenêutica filosófica pauta-se pela prática do diálogo sobre questões relativas ao pensar e à conduta humana. O presente artigo tem por meta realizar um exercício dialógico entre o projeto filosófico de Gadamer e o pensamento oriental - mais especificamente, o budismo zen da tradição da escola de Kyoto, representada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  6
    Filosofia analítica tradicional vs. filosofia naturalista/experimental, intuição conceitual vs. conceptômetro: quem vence a disputa?Emerson Carlos Valcarenghi - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (2):81-100.
    In the present paper, I argue against a naturalistic conception of epistemology. I do this by showing, among other things, that conceptual intuition, which constitutes the proper method of the analytic conception of epistemology, is methodologically superior to the best method available to naturalistic epistemology.Resumo: Nós argumentamos aqui contra uma concepção naturalista de epistemologia. Nós o fazemos mostrando, entre outras coisas, que a intuição conceitual, que é o método próprio da concepção analítica de epistemologia, é superior metodologicamente ao melhor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Kant vergegenwärtigt. Fundamento, postulado, intuição intelectual.Federico Ferraguto - forthcoming - Kant E-Prints:10-34.
    O artigo visa mostrar como o gesto filosófico reinholdiano de construção de uma filosofia elementar e o fichteano de fundamentar toda filosofia como ciência rigorosa em uma intuição intelectual alcançada através de um postulado, mais do que uma traição da impostação fundamental da crítica da razão kantiana, refletem uma tentativa de aprofundar elementos implícitos nela, sobretudo no que diz respeito à sua dimensão metodológica. Isto permite estabelecer uma continuidade entre o criticismo de Kant e o chamado de idealismo alemão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Tradução A Dialética da Intuição e do Intelecto: o critério da Fertilidade.Peter A. Y. Gunter - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):325-347.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Heidegger e Husserl: a apropriação da noção de intuição categorial pela analítica existencial.Ísis Nery do Carmo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):118-126.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a leitura heideggeriana da filosofia de Edmund Husserl a partir do tema da intuição categorial desenvolvida por este último e os seus desdobramentos na própria obra de Heidegger. Defendemos a hipótese de que ao retirar a consciência da sua abordagem tradicional, isto é, ao livrá-la do psicologismo, Husserl impulsiona Heidegger na inauguração da sua fenomenologia hermenêutica, pois a consciência deixa de ser tratada como um objeto natural e tem o seu caráter ideal (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Em torno do nascimento da tragédia: teoria do trágico e intuição estética.André Luiz Bentes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):338-347.
    O presente artigo pretende apresentar um recorte da filosofia da arte na Alemanha, nos séculos XVIII e XIX, tendo como foco o contexto em que se insere O nascimento da tragédia, de Nietzsche. Para isso, serão discutidos mais especificamente os conceitos de intuição estética e princípio de individuação, a partir de Schelling e Schopenhauer, respectivamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  36
    Dennett e Chalmers: argumentos e intuição.Gustavo Leal-Toledo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):123-132.
    Chalmers e Dennett se encontram em lados opostos da discussão do problema da consciência. Para Chalmers, ela é um dado indubitável que não pode ser explicada em termos de outra coisa. Para Dennett, o que existe verdadeiramente são múltiplos julgamentos sobre nossa consciência. Cada um acusa o outro de circularidade. Isto só é possível porque a diferença entre estas duas teorias é verdadeiramente uma diferença de princípios. A mesma oposição que encontramos no aparato teórico encontramos também em suas pressuposições mais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  14
    “ O mundo como representação é antes de tudo apenas um fenômeno fisiológico”: Intuição intelectual e percepção empírica em Arthur Schopenhauer.André Luiz Muniz Garcia - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (2):93.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    Uma crítica "neoplatônica" da Metafísica tradicional - Ou: o estatuto da intuição pura e a sua fundamentação a partir do método da remoção em Schopenhauer.Manuel Moreira da Silva - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):166.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Kant e a possibilidade de intuição intelectual para seres finitos.Julio Esteves - 2005 - O Que Nos Faz Pensar:77-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  23
    É o método filosófico baseado na intuição?Cláudia Ribeiro - 2017 - Principia: An International Journal of Epistemology 21 (3):411-426.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  41
    Purificação da experiência e conhecimento absoluto do real: a metafísica como intuição da duração.Débora Cristina Morato Pinto - 2008 - Discurso 38:145-196.
    Pretendemos aqui mostrar que o vínculo indissociável entre crítica da inteligência e intuição da duração acarreta a nova definição da metafísica: “experiência integral”, segundo Bergson. A relação entre o trabalho de desqualificação de ilusões racionais e a redescoberta do ser como duração expõe, desse modo, como a consciência pode voltar a seus próprios dados e neles encontrar uma experiência real e inegável, a da presença do ser e de nosso pertencimento ao ser. A filosofia bergsoniana procura, nesse âmbito, conjugar (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  32
    Dennett E Chalmers: Argumentos E intuição.Leal Gustavo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2).
  36.  18
    Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica.Carlos Gustavo González - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):717-740.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    O problema da afecção no pós-kantismo e a concepção de intuição empírica em Schopenhauer.Daniel Quaresma F. Soares - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (1):02.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Bergson e Kant: o problema do tempo e os limites da intuição.Aristeu L. C. Mascarenhas - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):103-124.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Morte e finitude na filosofia de Martin Heidegger: uma intuição de sein und zeit ao pensamento da história do ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Schopenhauer e os vínculos entre vontade, intuição e racionalidade.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):203.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Análise objetiva e apreensão subjetiva na metafísica bergsoniana. A intuição da vida e o crivo dos fatos.Débora Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):9-46.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  53
    O fundamento epistemológico da metafísica da Vontade de Arthur Schopenhauer.Jarlee Oliveira Silva Salviano - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):101-118.
    Analisamos neste artigo a teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer com base em sua dissertação Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente (1813), seu ensaio Sobre a visão e as cores (1816), os dois primeiros livros de O mundo como vontade e representação (1819), bem como o apêndice a esta obra intitulado Crítica da filosofia kantiana. Aqui temos em mente a relação de Schopenhauer com as filosofias anteriores (em especial a de Kant) e a fundamentação de sua (...) do mundo como Vontade baseada em uma epistemologia de raízes kantianas. (shrink)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  5
    O Desafio da Filosofia Experimental à "Grande Tradição".Stephen Stich & Kevin Tobia - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (2):9-40.
    Abstract:Appeal to intuition has played an important role in philosophical debates. Recent research in experimental philosophy empirically investigates philosophical intuitions, the factors that affect them, and the psychological and neurological mechanisms that underlie them. We distinguish between two common ways in which intuitions are used as philosophical evidence and present experimental philosophical studies that problematize these uses of philosophical intuitions. These studies indicate the influence of various prima facie irrelevant factors, such as language and order of presentation, on philosophical intuitions. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  19
    Knowledge and Common Sense in Heraldo Barbuy’s and Gilberto de Mello Kujawski’s conceptions.António Braz Teixeira - 2012 - Cultura:107-114.
    Estuda-se, no presente artigo, a concepção gnosiológica de duas destacadas figuras da chamada Escola de S. Paulo, Heraldo Barbuy e Gilgerto de Mello Kujawski, unidas pelo decisivo papel que, em ambas, desempenha a noção de senso comum, entendida, no entanto de modo não coincidente pelos dois pensadores brasileiros; pois, enquanto, para o primeiro, aquele era concebido como intuição originária e profunda da realidade concreta, como faculdade interna que distingue, centraliza e coordena as impressões recebidas de fora, estabelecendo um nexo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  24
    Ponderações nietzschianas sobre a filosofia nascente de Tales de Mileto.Bruno Camilo - 2024 - Annales Faje 9 (1):81-89.
    O objetivo deste trabalho é apresentar as ponderações de Nietzsche sobre a filosofia nascente de Tales de Mileto com base em trechos selecionados dos ensaios nietzschianos do período da juventude intitulados A filosofia na época trágica dos gregos e Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, da obra do período de transição A gaia ciência, assim como da obra do período mais tardio de sua vida intitulada Genealogia da moral, uma polêmica. Os trechos são suficientes para enfatizar o “erro” presente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Ockham E a função da abstração.Rodrigo Guerizoli - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (1):10-5216.
    A abstração foi tradicionalmente considerada um elemento essencial de qualquer teoria do conhecimento que negasse que somos capazes de possuir uma apreensão intelectual imediata das coisas materiais. Desde um ponto de vista histórico, porém, esse cenário de alternativa – ou abstração ou apreensão intelectual imediata das coisas materiais – não foi assumido por diversos autores do século XIV. O objetivo do presente estudo é elucidar o como e o porquê de um desse s autores, Guilherme de Ockham (ca. 1285-1347), ter (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    O disjuntivismo em Kant.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):129.
    O objetivo deste trabalho é rever criticamente algumas interpretações contemporâneas da noção kantiana de intuição sensível. Defendo uma interpretação alternativa segundo a qual a intuição sensível em Kant deva ser entendida nos termos do que McDowell denomina sentido de re cuja principal característica é a dependênciado objeto. Nesse sentido, a função da intuição sensível é introduzir entidades no discurso para que essas possam ser conceituadas em juízos. Por essa razão,as intuições sensíveis devem ser vistas como o modo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  64
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
1 — 50 / 124