Results for 'Ives Gandra Martins da Silva Filho'

1000+ found
Order:
  1.  53
    Chesterton e o Universo de Scott Randall Paine Tradução de Lenise Garcia Corrêa Barbosa. [REVIEW]Ives Gandra Martins da Silva Filho - 2010 - The Chesterton Review Em Português 2 (1):135-144.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  46
    Os contos de fada e a sanidade mental.Ives Gandra Martins Filho - 2009 - The Chesterton Review Em Português 1 (1):35-40.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Impactos Econômicos Dos Governos de Fernando Henrique E Lula da Silva Sobre as Forças Armadas.Luiz Claudio Duarte - 2020 - Dialogos 24 (1):513-539.
    Os governos de Fernando Henrique Cardoso são considerados responsáveis por uma forte redução do Estado através de políticas de contenção dos gastos públicos, as quais atingiram também as Forças Armadas. Inversamente, os governos de Lula da Silva apresentaram um discurso desenvolvimentista, que, supostamente, favoreceu o investimento nas Forças Armadas, invertendo as tendências das gestões anteriores. O artigo faz, a partir da leitura de dois textos do cientista político João Roberto Martins Filho e de dados estatísticos da SEORI, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    O Autoconhecimento, O Narrador Onisciente, a Vida Comum.Da Silva Filho Waldomiro José - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    O autoconhecimento, O narrador onisciente, a Vida comum.Waldomiro José da Silva Filho - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):287-303.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A conjunção et na definição ciceroniana de populus.Luiz Marcos da Silva Filho - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  77
    Hegel E o Jovem Lukács: Da Consonância Estética À Dissonância Política.Antônio Vieira da Silva Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):9-22.
    Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e a experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Recepção de Agostinho Em As Confissões da Carne, de Foucault.Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Discurso 51 (2):91-112.
    Neste artigo, pretendo apreciar a recepção de Agostinho em “As confissões da carne”, volume 4 da História da sexualidade, de Michel Foucault, especialmente no penúltimo capítulo da obra “O bem e os bens do casamento”, com um propósito geral duplo: entender melhor, de um lado, por que a obra agostiniana é expediente privilegiado para Foucault apresentar criticamente a subjetivação e a objetivação de uma moral sexual cristã, bem como problematizar, por outro lado, em que medida a leitura foucaultiana de Agostinho (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Candiotto, Cesar. Foucault E a Crítica da Verdade. 2a Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 174 P. Isbn: 9788575264973.Francisco Antonio da Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):109-110.
    Cesar Candiotto, é licenciado em Filosofia pela PUCPR, bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestre em Educação pela PUCPR e doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Além da obra analisada, o autor tem outras obras publicadas, como Mente, cognição, linguagem e Ética: abordagens e perspectivas, e capítulos de livros sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. É professor do curso de Filosofia e do programa (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Crítica de Marx À Metafísica da Economia Política.Adauto Lopes da Silva Filho & Fátima Maria Nobre Lopes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):271-280.
    Ao desenvolver a sua concepção materialista da história, Marx elabora, ao mesmo tempo, uma crítica ao pensamento hegeliano acompanhada de uma crítica à economia política. Tais críticas estão condensadas principalmente em suas obras de juventude, dentre elas destaca-se a Miséria da Filosofia. O presente texto objetiva, a partir dessa obra, dissertar sobre a metafísica da economia política cuja crítica dirige-se principalmente à Proudhon, em resposta à sua obra Filosofia da Miséria na qual Proudhon, tenta, num viés metafísico, fornecer as bases (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    A Filosofia de Hegel À Luz da Teoria Do Romance Do Jovem Luckács.Antonio Vieira da Silva Filho - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):75-90.
    Resumo: A partir da Teoria do romance do jovem Lukács, o artigo desenvolve uma discussão com a filosofia de Hegel, no que concerne, de um lado, à herança da dialética histórica hegeliana, presente na Teoria do romance, e, de outro lado, ao distanciamento do autor húngaro das conclusões de Hegel sobre a unidade efetiva entre indivíduo e Estado moderno. A herança hegeliana na obra de Lukács é definidora na sua compreensão da relação imanente e necessária entre forma artística e conteúdo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Knowledge, Belief, and Science Education.Tiago Alfredo S. Ferreira, Charbel N. El-Hani & Waldomiro José da Silva-Filho - 2016 - Science & Education 25 (7-8):775-794.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  7
    Os Adeptos de Um Terreiro de Umbanda No Interior da Bahia E Sua Relação Com o Processo Doença-Cura.Lucineide Almeida Da Silva & Natalino Perovano Filho - 2020 - Odeere 5 (9):352-378.
    O sistema de saúde sumário tem levado uma considerável parte da população a buscar alternativas para o restabelecimento do seu bem-estar. Esse artigo analisa os motivos que levam muitos indivíduos a recorrerem à cura ou solução para diversos problemas, sejam eles de cunho físico/espiritual em espaços religiosos em especial no Terreiro de Umbanda, na cidade de Jitaúna – BA. Objetivamos compreender como se dá a construção das noções de saúde e doença a partir de uma visão religiosa do mundo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Algumas questões pastorais a partir Das novas diretrizes da cnbb: Sair do Lugar estreito.Me João da Silva Mendonça Filho - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 81.
    O autor nos apresenta um quadro de reflexões pastorais a partir das Diretrizes da Ação Evangeli-zadora da Igreja do Brasil. Trata-se de uma auto-avaliação propositiva, pois resgata o valor de inserir nossa ação na complexa realidade juvenil, na atitude missionária e na vivência comunitária de uma Igreja que está sempre em formação desde a saída das estreitezas que a vida nos impõe. É preciso marchar sem medo da grandiosidade dos desafios, sem perder o foco no anúncio da Palavra que salva (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  36
    Mente, mundo e autoconhecimento: uma apresentação do externalismo.Waldomiro José da Silva Filho - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):151-168.
    Este texto faz considerações introdutórias sobre o argumento externalista no contexto do debate filosófico atual. Não é um resumo, um retrato fiel ou uma história do externalismo, mas uma apresentação a partir de um certo ângulo, traçando um cenário precário onde o problema da subjetividade (e os temas a ela associados, como conhecimento e racionalidade) remete à pergunta sobre qual a relação entre a mente e seus conteúdos e o mundo físico-social-lingüístico circundante.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A Ensaística de Hannah Arendt Em "A Crise Na Educação".Luiz Marcos da Silva Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Irony in the Theory of Novel: From the Normative-Compositional Requirement in Goethe to Living Art in Novalis.Antonio Vieira da Silva Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):51-67.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Efforts on Changing Lifestyle Behaviors May Not Be Enough to Improve Health-Related Quality of Life Among Adolescents: A Cluster-Randomized Controlled Trial.Alexsandra da Silva Bandeira, Michael W. Beets, Pablo Magno da Silveira, Marcus Vinicius Veber Lopes, Valter Cordeiro Barbosa Filho, Bruno G. G. da Costa & Kelly Samara Silva - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Schools have been the main context for physical activity and sedentary behavior interventions among adolescents, but there is inconsistent evidence on whether they also improve dimensions of the health−related quality of life. The aim of this study was to evaluate the effects of a school-based active lifestyle intervention on dimensions of HRQoL. A secondary aim was to verify whether sex, age, and HRQoL at baseline were moderators of the intervention effect. A cluster-randomized controlled trial was conducted at three control and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Davidson, a Metáfora e os Domínios do Literal.Waldomiro José Filho da Silva - 2001 - Utopía y Praxis Latinoamericana 6 (15):30-43.
    Este ensaio discute porque o tema da metáfora, ao elucidar a compreensão davidsoniana de "significado literal", "interpretação", "convenção", "intencionalidade" e "competência semântica", pode servir com um breviário à filosofia pragmatista da linguagem e do conhecimento. -/- This article discusses why the theme of metaphor, understanding the davidsonian comprension of "literal meaning", "interpretation", "intentionality" and "semantic competence" can serves like and introduction to the pragmatic philosophy of language and knowledge.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  44
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    "Ana" E "Eliana": Relações Interétnicas Entre Uma Cigana Do Clã Calon E Uma Brasileira Evangélica Na Cidade de Jequié-Ba.Silvany Ferreira Da Silva, Washington Santos Nascimento & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):297-326.
    Esta pesquisa tem como temática as relações Interétnicas entre uma cigana Calón e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba. Para a coleta dos dados utilizamos o método etnográfico. Como técnica de investigação utilizamos a observação participante de contato direto da pesquisadora com a pesquisadas e entrevistas semiestruturadas e o apoio do diário de campo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis.Antonio Vieira da Silva Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):51-67.
    O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da sua fragmentação objetiva nas relações sociais modernas. Nessa acepção, a ironia se apresenta como uma manobra subjetiva a serviço da normatividade épica do romance, pois sua finalidade é harmonizar o ideal (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    História, educação e inf'ncia: uma análise a partir da Pequena História da Educação, das madres Peeters e Cooman.Jani Alves da Silva Moreira & Telma Adriano Pacifico Martineli - 2015 - Dialogos 19 (3):1315-1335.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Teoria da decisão: difícil decidir.Icc Girão, Ma Villas Boas Filho & A. da Silva Júnior - 2000 - Scientia 1 (1).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Senex, meretrix Y adulescens: Un triángulo amoroso de escenas plauto que corta las declamaciones de pseudo quintiliano Y calpurn plano.Jefferson Da Silva Pontes & Charlene Martins Miotti - 2018 - Argos 42:e0008.
    La retórica siempre ha mantenido estrechas relaciones con otros géneros literarios en la antigüedad. Con el teatro, en particular, sus relaciones inter y extratextuales son aún más evidentes. En este artículo, tenemos la intención de investigar este enfoque basado en tres personajes típicos de la nueva comedia romana: senex, adulescens y meretrix puestos en escena bajo las tramas de amor más irreverentes, responsables del entrelazamiento de estos personajes. Partimos de Excerptum 37 de Calpúrnio Flaco y Declamatio Minor 356 de Pseudo-Quintiliano, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Use of the House-Tree-Person Projective Drawings and Parental Styles Inventory in the Global Psychological Evaluation of Transgender Youth Who Seek Healthcare at the Gender Identity Program.Bianca Machado Borba Soll, Angelo Brandelli Costa, Anna Martha Vaitses Fontanari, Ítala Raymundo Chinazzo, Dhiordan Cardoso da Silva, Karine Schwarz, Maiko Abel Schneider, Cesar Augusto Nunes Bridi Filho, Claudia Garcia de Garcia, André Real, Silza Tramontina & Maria Inês Rodrigues Lobato - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    Resenhas v. 2 n. 4.Victor René Villavicencio Matienzo, Wellington Teodoro da Silva & Iris Mesquita Martins - 2004 - Horizonte 2 (4):167-173.
    GESCHÉ, Adolphe. Deus para pensar o ser humano. Victor René Villavicencio Matienzo GALANTINO, Nunzio. Dizer o homem hoje: novos caminhos da antropologia filosófica. Victor René Villavicencio Matienzo LIBÂNIO, J. B. Qual o caminho entre o crer e o amar? Victor René Villavicencio Matienzo IBARRONDO, Xabier Pikaza. Monoteísmo e globalização: Moisés, Jesus, Muhammad. Wellington Teodoro da Silva MARTINS, Iris Mesquita. Felicidade na velhice. Iris Mesquita Martins.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    O autoconhecimento, O narrador onisciente, a Vida comum.Waldomiro José da Silva Filho - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):287-303.
    This text investigates some difficulties that Semantic Externalism presents for the idea of “self-knowledge” and “first person authority”. I would like to defend that those difficulties originate mainly from the fact that externalist arguments often fall back on mental experiments construed in the perspective of an omniscient narrator. I believe that “self-knowledge” and “first person authority” should be thought of not from the viewpoint of epistemology, but our normal practical capacities to evaluate, ponder, criticize, judge our thoughts, attitudes and actions, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Nietzsche E a Prioridade Do Artista Sobre a Arte.Jasson da Silva Martins - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):60-73.
    A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  67
    Not Telling the Truth in the Patient–Physician Relationship.Carlos Henrique Martins Da Silva, Renato Luiz Guerino Cunha, Ronaldo Borges Tonaco, Thulio Marquez Cunha, Carolina Boaventura Diniz, Gustavo Gontijo Domingos, Juliana Diniz Silva, Marcelo Vitral Vitorino Santos, Melissa Ganam Antoun & Rodrigo Lobato de Paula - 2003 - Bioethics 17 (5-6):417-424.
  32. Sobre o Que Pode Ou Não Pode Um Ponto de Vista Prático Em Filosofia.Waldomiro José Silva Filho & José Crisóstomo de Souza - 2018 - Cognitio 18 (2):273.
    O texto compõe-se de duas partes em confronto. Na primeira, mais breve, Waldomiro, partindo de uma posição cético-analítica, levanta um conjunto de críticas e indagações à posição prático-poiética, de Crisóstomo, que, na segunda parte procura responder a cada uma delas. A primeira posição, internalista, toma como central a noção de reflexão; a segunda, externalista, tem como central a noção de prática. Para a primeira, a filosofia deve lidar apenas com problemas isolados, que atrapalhem o fluxo da vida prática. Para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    “Um Vivo Demônio Capaz de Sugerir as Maiores Desordens”: Mulheres Bem E Mal Procedidas Em Pecados No Sul da Capitania da Bahia.Cristiane Batista Da Silva Santos - 2019 - Odeere 4 (7):68.
    Pagando por suas alforrias, batizando seus filhos, enterrando seus mortos. Além do trabalhado pesado ainda havia espaço para afetividade, vida sexual, desejos e vontades das mulheres que viviam no sul da capitania. E não faltavam acusações de sodomias, feitiçarias, seduções, bigamias. Este texto é fruto de um projeto de pesquisa em andamento que perscruta mulheres africanas no sul da Bahia e desdobra-se em duas partes de suas vidas no período colonial e imperial, tomando-as não só como objetos de pesquisa, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  2
    Educação e neoliberasmo no Brasil.Weliton Martins da Silva, Cassiano Telles & Luiz Gilberto Kronbauer - 2017 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 19 (1):145.
    Este artigo tem como objetivo discutir que maneira as propostas neoliberais implantadas no Brasil a partir dos anos 1990, tem impactado a Educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise baseada na produção bibliográfica relativa ao tema, buscando trazer contribuições significativas para a reflexão da temática. Para melhor compreensão foi necessário pensar o desenvolvimento do capitalismo, suas características; do liberalismo ao Keynesianismo, e a adoção das medidas neoliberais. Concluímos que as estratégias e discursos das políticas públicas educacionais continuam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    What Epistemologists Talk About When They Talk About Reflection.Waldomiro J. Silva Filho & Giovanni Rolla - 2021 - Cognitio 21 (2):307-320.
    Na filosofia analítica contemporânea, enquanto alguns epistemólogos afirmam que a reflexão – entendida como autoexame crítico das crenças – é uma condição necessária para a atribuição de estados epistêmicos valiosos, outros rejeitam essa afirmação e sustentam que os filósofos tendem a superestimar o valor da reflexão em seus relatos de fenômenos epistemológicos. Neste ensaio, apresentamos um breve panorama desse debate e indicamos os elementos que constituem o desacordo entre epistemólogos. Nosso diagnóstico é que, a despeito do radical desacordo, essas posições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  23
    As Ilusões Do Eu—Spinoza E Nietzsche Ed. By André Martins, Homero Santiago, and Luís César Oliva, And: Spinoza E Nietzsche—Filósofos Contra a Tradição Ed. By Ana Claudia Gama Barreto, Danilo Bilate, and Tiago Mota da Silva Barros (Review). [REVIEW]Razvan Ioan - 2015 - Journal of Nietzsche Studies 46 (3):475-479.
  37.  10
    Ética e bioética no mundo científico: uma revisão integrativa.Edison Vitório de Souza-Júnior, Randson Souza Rosa, Tarcísio Pereira Guedes, Cristiane dos Santos Silva, Daiane Brito Ribeiro, Franciele Soares Balbinote, Débora Fraga de Souza, Raissa Brito Teixeira, Benedito Fernandes da Silva Filho & Namie Okino Sawada - 2020 - Persona y Bioética 24 (2):151-165.
    Ética y bioética en el mundo científico: una revisión integradora de la literaturaEthics and Bioethics in the Scientific World: An Integrative ReviewThis paper studies the reality of ethical and bioethical issues in the scientific world through an integrative literature review of articles included in three databases. Seven terms from the thesaurus Health Sciences Descriptors were used, from which three combinations were elaborated and used in the three databases. After applying inclusion requirements, a total of 18 articles were selected. Certain misconducts, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Elementos para Uma leitura histórica acerca da obra de proteção E assistência à infância no brasil (1874-1889).Jerusa da Silva Gonçalves Almeida - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):43-57.
    Este artigo é fruto da pesquisa intitulada “O processo de encaminhamento e acolhimento no Asilo de Expostos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: um estudo sobre as origens dos enjeitados e as causas do abandono dos órfãos (1889- 1927).” Dentre os autores que fundamentam a presente pesquisa, destacamos Moncorvo Filho, Russel-Wood, Rizzini, Marcílio, estes autores comentam sobre momentos e pessoas ímpares relacionados à história da infância. O objetivo é analisar aspectos da história da assistência à infância no Brasil, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A dinâmica ontológica de Heidegger como chave de compreensão fenomenológica para O movimento essencial de recuo da deidade.Daniel da Silva Toledo - 2017 - Synesis 9 (1):58-79.
    Este artigo tem por escopo principal indicar em que medida a diferença ontológica, sustentada pela filosofia de Martin Heidegger, pode, a partir do jogo da verdade do ser, servir de índice para se pensar uma concepção do divino que, através da dinâmica fenomenológica pautada pelo movimento de re-velamento, recusa-se a toda e qualquer objetivação em última instância, preservando assim sua dimensão de abertura de sentido. Para isto, devemos nos ater àquela divindade que, para o referido pensador alemão, torna próprio este (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. To Help or Not to Help? Prosocial Behavior, Its Association With Well-Being, and Predictors of Prosocial Behavior During the Coronavirus Disease Pandemic.Elisa Haller, Jelena Lubenko, Giovambattista Presti, Valeria Squatrito, Marios Constantinou, Christiana Nicolaou, Savvas Papacostas, Gökçen Aydın, Yuen Yu Chong, Wai Tong Chien, Ho Yu Cheng, Francisco J. Ruiz, María B. García-Martín, Diana P. Obando-Posada, Miguel A. Segura-Vargas, Vasilis S. Vasiliou, Louise McHugh, Stefan Höfer, Adriana Baban, David Dias Neto, Ana Nunes da Silva, Jean-Louis Monestès, Javier Alvarez-Galvez, Marisa Paez-Blarrina, Francisco Montesinos, Sonsoles Valdivia-Salas, Dorottya Ori, Bartosz Kleszcz, Raimo Lappalainen, Iva Ivanović, David Gosar, Frederick Dionne, Rhonda M. Merwin, Maria Karekla, Angelos P. Kassianos & Andrew T. Gloster - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The coronavirus disease pandemic fundamentally disrupted humans’ social life and behavior. Public health measures may have inadvertently impacted how people care for each other. This study investigated prosocial behavior, its association well-being, and predictors of prosocial behavior during the first COVID-19 pandemic lockdown and sought to understand whether region-specific differences exist. Participants from eight regions clustering multiple countries around the world responded to a cross-sectional online-survey investigating the psychological consequences of the first upsurge of lockdowns in spring 2020. Prosocial behavior (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  49
    Voltaire, Maupertuis E o Debate Sobre o Princípio de Ação Mínima No Século XVIII: Aspectos Científicos E Extracientíficos.Roberto de Andrade Martins & Silva Ana Paula Bispo da - 2007 - Filosofia Unisinos 8 (2):146-169.
    Towards the middle of the 18th century, Pierre-Louis Moreau de Maupertuis proposed the “principle of least action” as a fundamental law of physics and as a proof of the existence of God. Samuel König and other contemporary authors criticized Maupertuis’ work. There ensued a fierce discussion concerning this subject, in which Leonhard Euler, the king Frédéric II of Prussia and Voltaire took part. This paper discusses that debate, emphasizing its extrascientific features and analyzing the interests that motivated the actions of (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    A fé de Jesus como resposta à relação plena de Amor entre O Pai E o filho.Dr Pe Cézar Teixeira, Me Antonio Wardison C. Silva & Júnior Ribeiro da Silva - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):03-16.
    This work highlights the faith of Jesus as a response to the affiliate relationship between the Father and the Son. This intimate union, characterized by the word Abba, reveals that the very existence of Jesus took place in the bosom of the Father and it was developed in the intimacy with Him. It is in thi.s loving bosom of the Father that, from the beginning, Jesus constitutes the consciousness of a God who is close, loving and able to hear the (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Filosofia e História da Ciência no Cone Sul. 3o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Cibelle Celestino Silva & Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    A selection of papers presented at the III South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. Papers are in Portuguese and Spanish.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  31
    A fé de Jesus como resposta à relação plena de Amor entre O Pai eo filho.Pe Cézar Teixeira, Me Antonio Wardison C. Silva & Júnior Ribeiro da Silva - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):03-16.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Filosofia E História da Ciência no Cone Sul. Seleção de Trabalhos do 5o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Cibelle Celestino Silva, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira & Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    This book contains a selection of papers presented at the V South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. The language of the chapters is Portuguese, Spanish or English. Published by the South Cone Association for Philosophy and History of Science, www.afhic.org.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. Medéia, Amor E erro, em ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):95-106.
    A personagem Medeia, desde os autores gregos, como Eurípides, é apresentada como o exemplo mais clássico do prejuízo causado pela paixão desmedida. Ela justifica todos os seus atos buscando como medida seu amor por Jasão. É o amor que a faz salvar a vida do amado e tirar várias outras vidas, inclusive de seus próprios filhos. Ovídio, poeta latino do século I a.C., retoma a personagem em sua obra Heroides, para também apresentar o mal que a paixão desenfreada pode causar (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    O Antiamericanismo E a Política Exterior de Lula da Silva.Túlio Sérgio Henriques Ferreira & Hildeberto Holanda Alves Costa Filho - 2017 - Dialogos 21 (3):229-246.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Morte E Finitude Na Filosofia de Martin Heidegger: Uma Intuição de Sein Und Zeit Ao Pensamento da História Do Ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Da Mnemotécnica À Antropotécnica: Uma Exposição Filosófico-Antropológica Do Trabalho Do Homem Sobre Si Mesmo, de Nietzsche a Sloterdijk.Mizael José de Oliveira Filho Martins - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):65-83.
    Este artigo promove uma leitura sobre noções de alguns pensadores da Contemporaneidade que levam em consideração as “práticas do homem sobre si mesmo”, tendo por limites as teses de mnemotécnica de Nietzsche e de antropotécnica de Sloterdijk, as quais apresentam o intuito de mostrar como ocorreu a “adaptação” humana a estatutos sociabilizantes ao longo de milênios, mas percebida de maneira intensiva somente a partir do século XIX. Processos de contenção, cuidado do homem para com o homem e domesticação são expostos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Um olhar crítico sobre a figura da condessa de Barral na biografia histórica.Vanessa Gandra Martins - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 44.
    Este artigo procura fazer uma leitura crítica da utilização da figura da condessa de Barral na biografia histórica e romanceada, intitulada Condessa de Barral, a paixão do imperador, assinada por Mary Del Priore e editada pela editora Objetiva, destacando as questões teóricas referentes às biografias, aos limites entre a literatura e História, à escrita epistolar como fonte histórica e a ética do historiador enquanto educador. This article attempts a critical reading of the use of Countess of Barral's figure in the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000