7 found
Order:
Disambiguations
Jelson Roberto de Oliveira [9]Jelson Roberto Oliveira [4]
  1.  15
    Nietzsche E o trans-humanismo: Em torno da questão da autossuperação do homem.Jelson Roberto de Oliveira - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):719-739.
    RESUMO O presente artigo pretende analisar a relação entre o pensamento de Nietzsche e o movimento trans-humanista, cuja força teórica alargou-se durante as primeiras décadas do novo milênio, amparada na crescente história de êxitos da biotecnologia. Pretende-se apresentar uma posição crítica à apropriação que o trans-humanismo vem fazendo do pensamento do autor de "Assim falou Zaratustra". O foco da análise é o programa de autossuperação do homem, que será analisado a partir de três eixos centrais: a ideia de natureza e (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  2
    Niilismo E Tecnologia.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    A crítica de Nietzsche à moral da compaixão de Schopenhauer em "Aurora": o desprezo de si como artimanha de condenação do indivíduo.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):04.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Ascetismo E Inocência: A Questão da Religião No Humano, Demasiado Humano de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2013 - Cadernos Nietzsche 33:215-244.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  29
    Nietzsche e o Heráclito que Ri: Solidão, Alegria Trágica e Devir Inocente.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):217-235.
    We are discussing the interpretation of Nietzsche about Heraclitus as the most Greek and anti-Platonic of the pre-Platonic philosophers, from the statement of opposites in the agonic game of becoming. Representative of an attitude originally Hellenistic, Heraclitus is interpreted as a true philosopher, as he intuitively captured the flow of becoming as a process of internalization of knowledge, translated by an investigation of himself. Accordingly, the Nietzschean interpretation goes against the tradition that had described Heraclitus as tearful and dark and (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O experimentalismo contra os idealismos nos escritos intermediários de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2009 - Princípios 16 (26):149-166.
    Pretende-se nesse artigo demonstrar como o chamado experimentalismo se apresenta, nas obras do segundo período da produçáo nietzscheana (1878-1882), enquanto estratégia de combate aos "idealismos" (cujo resultado foi um distanciamento daquilo que Nietzsche compreende como vida) presentes na filosofia metafísica. Além disso, intenta-se esclarecer de que forma o uso desse estratagema contribui para a decifraçáo do fenômeno da vida a partir de uma abordagem histórico-fisio-psicológica que aproxima a ciência do fazer artístico. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    A técnica como poder e o poder da técnica: entre Hans Jonas e Andrew Feenberg.Jelson Roberto de Oliveira - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (40):143.
    Pretende-se, neste artigo, analisar a perspectiva segundo a qual Hans Jonas e Andrew Feenberg compreendem a técnica como um poder de nova magnitude no mundo moderno e como, a partir de suas análises, uma na perspectiva ética e outra na perspectiva política, ambos analisam as formas de exercício desse poder, ou seja, as suas potencialidades, os limites, os riscos, as consequências de suas intervenções e as exigências teóricas e éticas do seu uso. Trata-se, então, de compreender a técnica como um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation