Results for 'Jo��o Carlos Salles Pires da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  41
    Dialética e retórica em Pedro Abelardo.João Carlos Salles Pires da Silva - 1996 - Trans/Form/Ação 19:221-230.
    Abelard is acknowledged as a dreaded arguer. In this paper we try to demonstrate how the refinement of his argumentative technique associate intimately and find a theoretical justification in his work. Thus, the resources that seem just to guarantee the success and survival of the itinerant master point to the philosophical defense of the independence of language; therefore, those resources not only denounce the philosopher's extreme insertion in his historical context and his concern about his specific public, but they also (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. On Remarks on Colour.João Carlos Salles Pires da Silva - 2006 - Princípios 13 (19-20):161-167.
    On Remarks on Colour of the Wittgenstein.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Textual note considerações sobre a edição Das bemerkungen úber die farben joão Carlos Salles Pires da Silva.Ba Salvador - 1999 - Manuscrito 22:291.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. On Remarks on Colour.João Carlos Salles Pires da Silva - 2006 - Princípios 13 (19):161-167.
    On Remarks on Colour of the Wittgenstein.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A Europa e o colapso da Iugoslávia.Leonardo Pires da Silva Belançon - 2015 - Dialogos 19 (3):1455-1460.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Alfabetização Como Empoderamento da Cidadania Em Idosas Com Doença Crônica.Luzia Wilma Santana Da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara De Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    O Leviatã Hobbesiano E o Medo de Poderes Invisíveis: Reflexões Filosóficas Durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  41
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    A mística neoplatônica cristã como critério de escolha do cômputo pascal egípcio na obra De Paschate, de Dionísio Exíguo.Rodrigo Pires Vilela da Silva - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:32.
    Dionísio Exíguo, monge de Cítia, compôs em meados do século VI um conjunto de textos sobre o cálculo da Páscoa, depois reunidos numa obra intitulada De Paschate, na qual apresentou o calendário egípcio e a importância da “lua eclesiástica”. O De Paschate é constituído de uma tradução de textos, de uma tabela pascal e de um manual de argumentos sobre como saber a data do domingo de Páscoa. A pesquisa mostra a relação entre a epistemologia neoplatônica e as práticas litúrgicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Rodrigo Torquato da Silva - 2011 - Polis 28.
    O presente artigo trata da geografia da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Mostra como a ação do Estado está permeada por ignorâncias acerca das lógicas de experiências espaciais com que se organizam e operam as classes populares trabalhadoras do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular uma discussão que impulsione as análises para além dos discursos estigmatizadores com relação à população favelada. A metodologia adotada assemelha-se às sinuosidades dos becos e vielas, visto que optamos em nos entranhar (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A educação pública como instrumento para O desenvolvimento social E econômico sustentável do brasil.Carlos Sérgio Gurgel da Silva & Claudomiro Batista de Oliveira Jr - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO BRASIL.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Comentários à Lei nº 13.329/2016, que institui O regime especial de incentivos para O saneamento básico - reisb.Carlos Sérgio Gurgel da Silva - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    COMENTÁRIOS À LEI Nº 13.329/2016, QUE INSTITUI O REGIME ESPECIAL DE INCENTIVOS PARA O SANEAMENTO BÁSICO - REISB.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  27
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  41
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    O idoso nas instituições de longa permanência: uma revisão bibliográfica.Ana Cláudia de Oliveira Bentes, Janari da Silva Pedroso & Carlos Alberto Batista Maciel - 2012 - Revista Aletheia 38:196-205.
    Este artigo aborda a temática do idoso nas Instituições de Longa Permanência, em face do envelhecimento bem-sucedido e da qualidade de vida. A revisão bibliográfica contempla os artigos entre o período 2006 a 2012 e um artigo de 2001. Consultaram-se as bases de dados da biblioteca virtual em saúde -..
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Educação Ambiental Crítica.Carlos Roberto da Silva Machado & Bruno Emilio Moraes - 2019 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 21 (1).
    O artigo se propõe refletir sobre a institucionalização das políticas “progressistas” e, mais especificamente, da educação ambiental junto ao Estado brasileiro e as contradições resultantes desse processo. Compreende-se que a crise vivida pela educação ambiental crítica, está relacionada a uma postura colonialista que aposta na disseminação de perspectivas produzidas “desde cima”, ou seja, desde os espaços dos poderes instituídos. A participação da educação ambiental nos governos progressistas, terminou por restringir sua ação contra-hegemônica, deixando-a sem espaço para as perspectivas e resistências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Desafios Para Educação de Qualidade E o Direito À Aprendizagem de Jovens, Adultos E Idosos No Tempo Presente.Carlos Soares Barbosa & Raquel Lopes Pires - 2020 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 22 (1).
    O objetivo desse artigo é analisar, com base na concepção dos professores, as mediações que dificultam a educação de qualidade e a plena garantia do direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente. Trata-se de resultados parciais da pesquisa exploratória, em andamento, que fez uso, até o momento, de entrevistas de roteiros semiestruturados realizadas com 16 professores do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal/estadual do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Piraí. Os resultados sinalizam que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Praeter Philosophicas Disciplinas: O Estatuto Epistemológico da Teologia Na Primeira Questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio De Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o objeto de estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Elementos para Uma leitura histórica acerca da obra de proteção E assistência à infância no brasil (1874-1889).Jerusa da Silva Gonçalves Almeida - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):43-57.
    Este artigo é fruto da pesquisa intitulada “O processo de encaminhamento e acolhimento no Asilo de Expostos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: um estudo sobre as origens dos enjeitados e as causas do abandono dos órfãos (1889- 1927).” Dentre os autores que fundamentam a presente pesquisa, destacamos Moncorvo Filho, Russel-Wood, Rizzini, Marcílio, estes autores comentam sobre momentos e pessoas ímpares relacionados à história da infância. O objetivo é analisar aspectos da história da assistência à infância no Brasil, a (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  29
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Naturaleza humana e projeto: o pseudodilema kantiano e a originalidade tomista.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Sergio de Souza Salles - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):391-410.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  26
    Hieronymus Bosch: O Pincel Do Imaginário Medieval.Cristina Ennes da Silva, Carlos Eduardo Ströher & Cássia Simone Kremer - 2009 - Dialogos 13 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Filosofia E Educação Como “Modo de Vida”: O Cuidado de Si, Do Outro E o Agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, quando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    Percepção e Cor: Nota sobre o Octaedro da Cores em Wittgenstein.João Carlos Salles - 2012 - Doispontos 9 (2).
    The perception involves a lot of enigmas, the unity between its content and form not always looking to be assured. Such enigmas are exemplified by the optical illusions, by Molyneux’s famous problem and also, as it interests us here, by the problem of the expression of colors in chromatic models, which express logical incompatibilities, but which refer to the territory of experience itself with colors and pigments. In this paper, we will distinguish two uses of Farbenoktaeder by Wittgenstein by registering (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Três demônios Inimigos da Filosofia.João Carlos Silva - 2010 - Critica.
    O artigo identifica e analisa o papel negativo do orgulho, do medo, da preguiça e do hábito como obstáculos interiores (demónios) ao espírito filosófico, explicando sucintamente como actuam em sentido contrário àquele espírito.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Da Indiferenciaçao Do Dizer Ao Autómaton da Fala: Os Limites da Linguagem Em Wittgenstein.Carlos Henrique Do Carmo Silva - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):247-284.
    O presente estudo constitui um ensaio crítico de reflexão sobre a questão dos limites da linguagem em Wittgenstein. A perspectiva deste estudo observa, numa primeira parte, o próprio procedimento do método wittgen-steiniano e segue um modelo de discurso plural, a partir de várias perspectivas que, não só permitem desconstruir a aparente unidade da razão, como indagar interiormente do próprio limite da análise wittgensteiniana. Retomando a caracterização da linguagem e do pensamento nos seus traços fundamentais, desde o "Tractatus" até às "Investigações (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Resenha: Remanso: uma comunidade mágico-religiosa. O fantástico apoiado em uma mundividência afrodescendente – aspectos das ambivalências sociais, geográficas e históricas.Alexandre Frank Silva Kaitel - 2018 - Horizonte 16 (50):973-980.
    Book review: SENNA, Ronaldo de Salles; AGUIAR, Itamar Pereira de. Remanso: uma comunidade mágico-religiosa. O fantástico apoiado em uma mundividência afrodescendente – aspectos das ambivalências sociais, geográficas e históricas. Feira de Santa: UEFS Editora, 2016.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Os Livros E a Noite.João Carlos Salles - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):425-429.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a centralidade do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  66
    Not Telling the Truth in the Patient–Physician Relationship.Carlos Henrique Martins Da Silva, Renato Luiz Guerino Cunha, Ronaldo Borges Tonaco, Thulio Marquez Cunha, Carolina Boaventura Diniz, Gustavo Gontijo Domingos, Juliana Diniz Silva, Marcelo Vitral Vitorino Santos, Melissa Ganam Antoun & Rodrigo Lobato de Paula - 2003 - Bioethics 17 (5-6):417-424.
  32.  12
    Deus, Pátria e Família: Integralismo e Catolicismo em Belo Horizonte.Leandro Ratton Pires da Silva - 2010 - Horizonte 8 (16):166-167.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    O sentido liberal da concepção de liberdade no âmbito do absolutismo político de Hobbes.Delmo Mattos Mattos Mattos da Silva - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):81.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Agostinho da Silva e "o mundo a haver".Renato Epifânio - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2):1339-1341.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  37
    O Retorno Ao Mundo da Vida: Merleau-Ponty, Leitor de Husserl.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):11-31.
  36.  5
    O Desafio de Dialogar No Ciberespaço: Uma Abordagem À Luz da Hermenêutica Gadameriana.Thiago Delaíde da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):113.
    Este artigo pretende apresentar elementos para refletir sobre o desafio de desenvolver a arte do diálogo no contexto do ciberespaço à luz da hermenêutica gadameriana, tendo em vista crescente cultura de intolerância presente nas redes digitais na atualidade. O artigo, de cunho teórico, visa aproximar a temática da cibercultura da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, refletindo sobre as implicações derivadas das mídias pós-massivas sobre o diálogo no ciberespaço. O texto procura apresentar alguns traços pertinentes da cultura digital do mundo contemporâneo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  27
    A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar.Carlos Eduardo Raimundo da Silva, Camila da Cunha Nunes & Fabio Zoboli - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 142.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A estrutura conceitual da revolução quí­mica.Paul Thagard, Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):265-303.
    Este artigo investiga as mudanças conceituais revolucionárias que ocorreram quando a teoria do flogisto de Stahl foi substituída pela teoria do oxigênio de Lavoisier. Utilizando técnicas extraídas da inteligência artificial, o artigo descreve os estágios cruciais no desenvolvimento conceitual de Lavoisier, de 1772 até 1789. Em seguida, é esboçada uma teoria computacional da mudança conceitual de modo a explicar a descoberta de Lavoisier da teoria do oxigênio e a substituiçáo da teoria do flogisto. Este artigo é uma traduçáo de “The (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  25
    Ethical Issues Related to the Access to Orphan Drugs in Brazil: The Case of Mucopolysaccharidosis Type I.Raquel Boy, Ida V. D. Schwartz, Bárbara C. Krug, Luiz C. Santana-da-Silva, Carlos E. Steiner, Angelina X. Acosta, Erlane M. Ribeiro, Marcial F. Galera, Paulo G. C. Leivas & Marlene Braz - 2011 - Journal of Medical Ethics 37 (4):233-239.
    Mucopolysaccharidosis type I (MPS I) is a rare lysosomal storage disorder treated with bone marrow transplantation or enzyme replacement therapy with laronidase, a high-cost orphan drug. Laronidase was approved by the US Food and Drug Administration and the European Medicines Agency in 2003 and by the Brazilian National Health Surveillance Agency in 2005. Many Brazilian MPS I patients have been receiving laronidase despite the absence of a governmental policy regulating access to the drug. Epidemiological and treatment data concerning MPS I (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Nos Processos Formativos da Cibercultura, o Encontro Com as Matemáticas Dos Povos Tradicionais.Inara Borges Da Silva José - 2018 - Odeere 3 (5):186.
    O presente relato nasce da participação no curso de extensão “Educação e Diversidade: dialogando com os saberes dos povos tradicionais”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, oferecido pelo grupo interinstitucional África. O relato tem como objetivo refletir sobre o encontro com as matemáticas dos povos tradicionais, proporcionado pelo curso, e como essas matemáticas podem colaborar na formação de licenciandos em matemática dentro de uma matriz étnico-racial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    An Artifact for Evaluating the Quality of Health Service Providers: Evidence From Brazil.Lúcia Helena da Silva Mendes, Luiz Cláudio Sampaio Mendes, Lilian Lucy dos Santos, Carlos Otávio Senff, Claudimar Pereira da Veiga & Luiz Carlos Duclós - 2018 - Inquiry: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 55:004695801879016.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    O Conceito de Essência Humana a Partir da Concepção Antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus- Revista de Filosofia 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la exatamente dessa maneira e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    O prenúncio da “natureza romântica” na escrita de Rousseau.Luciano da Silva Façanha - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:43-55.
    The aim of this paper is to analyze the nuances that flow Rousseau both the first Romanticism in Germany the Sturm und Drang , as the political doctrines of the French Revolution , as well as in moral philosophy and the history of Kant.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Effects of Commitment on Fear of Failure and Burnout in Teen Spanish Handball Players.Juan González-Hernández, Carlos Marques da Silva, Diogo Monteiro, Marianna Alesi & Manuel Gómez-López - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Under an observational, transversal, and descriptive design, the study analyze the degree of adjustment of the perceptions of fear of failure as a mediating variable of the estimated relationship between sporting commitment and the appearance of burnout in young handball players in a competitive context. The sample included a total of 479 youth category handball players selected to compete in the Spanish Regional Championships. The age range was 16 −17 years old. With regard to the years of experience variable, 85.4% (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O instituto da fidelidade partidária E a sua aplicabilidade no direito eleitoral brasileiro quanto à titularidade do mandato eletivo.Kleber Fernandes da Silva - 2014 - Revista Fides 5 (1):175-193.
    O INSTITUTO DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA E A SUA APLICABILIDADE NO DIREITO ELEITORAL BRASILEIRO QUANTO À TITULARIDADE DO MANDATO ELETIVO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O plano diretor como instrumento fundamental de planejamento sustentável Das cidades.Nayara Oliveira da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL DE PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL DAS CIDADES.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  49
    O tema da liberdade em agostinho na obra O livre-arbítrio.Elias Gomes da Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 25-32.
    O tema da liberdade é de capital importância não só para filosofia, mas, sobretudo, também para tradição cristã. Como doutrina bíblica o conceito de liberdade tem sido estudado e pesquisado por diversos pais da igreja ao longo dos séculos, dentre os quais se destaca os trabalhos realizados por Agostinho. Nesse sentido, o respectivo artigo procura analisar e compreender a maneira como esse autor descrever a temática, preferencialmente a partir de sua célebre obra o Livre-Arbítrio.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). O (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Formação da obra de arte O formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson.Íris Fátima da Silva - 2009 - Princípios 16 (26):135-148.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O propósito do presente texto é trazer à luz breves considerações acerca do formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson, para quem, “produçáo é ao mesmo tempo e indivisivelmente, invençáo”. A (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000