Results for 'Jo��o Evangelista Tude de Melo Neto'

1000+ found
Order:
  1.  4
    Nietzsche, o Último Filósofo Metafísico?João Evangelista Tude de Melo Neto - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):191-208.
    Resumo: Este artigo possui o propósito de colocar à prova a interpretação heideggeriana acerca das noções nietzschianas de vontade de potência e eterno retorno do mesmo. Para levar a cabo o referido objetivo, de início, apresentaremos o argumento desenvolvido por Heidegger nas suas preleções e textos sobre Nietzsche, editadas e publicadas em dois volumes, no ano de 1961. Num segundo momento, examinaremos, em Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia, a resposta que Müller-Lauter ofereceu à crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  10
    Invertendo o Poema Parmenídico: Sobre a Crítica Do Jovem Nietzsche Ao Pensamento de Parmênides.João Evangelista Tude de Melo Neto - 2014 - Cadernos Nietzsche 34:189-213.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    O eterno retorno do mesmo e a subversão da noção de fatalismo.João Evangelista Tude Melo Neto - 2018 - Discurso 48 (2):121-133.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Convergências e divergências entre Nietzsche e a tradição contratualista moderna: a noção nietzschiana de "Estado" nas seções 16 e 17 da segunda dissertação de Genealogia da moral. [REVIEW]João Evangelista Tude de Melo Neto & Antonio Carlos de Oliveira Santos - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (1):31-53.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  1
    Leitura de Escritos Com o Corpo, de João Cabral de Melo Neto.Fernando Mendes Pessoa - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):220.
    O propósito deste texto é fazer um diálogo entre filosofia e poesia, através da interpretação do poema Escritos com o corpo, de João Cabral de Melo Neto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Les Voies de la Creation Theatrale.J. F., J. Jacquot, D. Bablet, B. Brecht, M. Frisch, P. Weiss, A. Cesaire, J. Cabral, Melo Neto, J. Genet, E. Schwarz, John Reed, A. Miller, E. O'Neill, H. Pinter, S. Mrozek, J. Arden & S. Beckett - 1977 - Substance 6 (18/19):226.
  7.  34
    A “Mística Do Logos” E o Fundamento da Filosofia da Linguagem de Nicolau de Cusa.José Teixeira Neto - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):9-28.
    Partimos da afirmação de K.-O. Apel, repetida por João Maria André, de que "[...] é na ‘mística' do ‘logos' e na teologia negativa do Pseudo-Dionísio que, de modo determinante, Nicolau de Cusa irá beber os traços fundamentais da sua filosofia da linguagem". Com base no De filiatione Dei propomo-nos refletir sobre a relação fundamental e constitutiva entre o verbo mental humano e o Verbo ou Logos eterno. A importância desse texto, no âmbito do problema da linguagem em Nicolau de Cusa, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Computing Possible Worlds in the History of Modern Astronomy.Osvaldo Pessoa Jr, Rafaela Gesing, Mariana Jó de Souza & Daniel Carlos de Melo Marcílio - 2016 - Principia: An International Journal of Epistemology 20 (1):117-126.
    As part of an ongoing study of causal models in the history of science, a counterfactual scenario in the history of modern astronomy is explored with the aid of computer simulations. After the definition of “linking advance”, a possible world involving technological antecedence is described, branching out in 1510, in which the telescope is invented 70 years before its actual construction, at the time in which Fracastoro actually built the first prototelescope. By using the principle of the closest possible world, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  49
    Descritores Bioquímicos Em Cultivares de Algodoeiro Em Resposta À Inoculação Com Colletotrichum Gossypii Var. Cephalosporioides.Fabiana A. C. Silva, Roseane C. Dos Santos, André de Azevedo Neto, Manuela M. C. Granja, Claudia C. F. De Souza & Péricles A. Melo Filho - 2010 - Tropical Plant Pathology 35 (2):114-118.
  10.  5
    O Desafio Do “Outro” Africano: Formação da Identidade E Invenção da(s) África(s) a Partir Do Romance “a Geração da Utopia” de Pepetela.João Matias De Oliveira Neto - 2016 - Odeere 1 (1).
    Neste artigo, tensiono a construção da África com base na própria construção do “outro” enquanto um desafio para as ciências sociais e humanas. A partir de uma reflexão sobre o próprio processo de formação da África, muitos termos e nacionalismos foram utilizados para a chegada a um denominador comum acerca daquilo que define o continente africano, bem como também daquilo que se esvai em diferenças de perspectiva, de regiões e de buscas por esta identidade. Assim, escolho como exemplo meu estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Ritualística Tabajara: O Toré Como Meio de Avivamento Étnico.Tiago Alves Callou & Miguel Ângelo Silva De Melo - 2018 - Odeere 3 (5):147.
    A etnia Tabajara da Paraíba está passando por um processo de etnogênese e luta para a sua autoafirmação e reconhecimento como povo indígena, bem como lutam pela retomada das suas terras que foram retiradas pelo processo de colonização e devido a ambição dos grandes proprietários de terras. Nesse processo, surge a profecia Tabajara, que traz um avivamento da sua espiritualidade, cultura e ritualística, reagrupando assim, um povo que estava espalhado e afastado das suas origens. O ritual do Toré ganha grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  40
    “Os Dentes Afiados da Vida Preferem a Carne Na Mais Tenra Inf'ncia ”: Etnocartografar Com Olhos de Besta.Marcos Ribeiro de Melo, Michele de Freitas Faria De Vasconcelos & Edson Augusto De Souza Neto - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-28.
    in this article, we experience the exercise of a screen ethnocartography in agency with the film Beasts of the southern wild by the director Benh Zeitlin. We tested a film experimentation that led to a renewed writing ways of life. We bet on cinema and childhood as possibilities for creating cracks and a stutter of language for the creation of new worlds and ways of living. In cinema images less as a representation, and more as art that proposes incompleteness, fissure, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Descobrindo O Projeto Originário – Existência E Liberdade Do Pensamento de J. P. Sartre.Nelio Vieira De Melo - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):187.
    O artigo procura investigar as correlações entre os temas da liberdade e da alteridade, no conjunto do pensamento de J. Paul-Sartre.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. E.-A. De MELO, Por uma sensibilidade além da essência. Lévinas interpela Platâo (Tesi Gregoriana – Serie Filosofia n. 35), Roma, Gregorian and Biblical Press, 2018, 353 pp. [REVIEW]Manuel Palma Ramírez - 2020 - Isidorianum 27 (53):197-199.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. NECROPOLÍTICA: Estratégias de extermínio do corpo negro.Eliseu Amaro de Melo Pessanha & Wanderson Flor do Nascimento - 2018 - Odeere 3 (6):149-176.
    Este artigo tem a pretensão de analisar a construção de alguns processos conceituais que levaram a justificativa da legitimação da dominação, subjugação e eliminação do corpo de seres humanos de pele escura, especificamente procedentes do continente africano e as respectivas terras para onde foram levados a força para serem escravizados. Ao receber a alcunha de negro pelo colonizador europeu, o africano começa a ser inserido em um estágio de construção de não-ser, não-humanidade e não-racionalidade. Classificado dessa forma o seu corpo (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    O Avô Presidente.Gilda De Melo E. Souza - 1979 - Discurso 11:97-106.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A “sagrada” família E os direitos lgbt: Apontamentos sobre O discurso da comissão de direitos humanos E minorias no brasil.Késia Maria Maximiano de Melo - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):29-38.
    O presente artigo tem como principal objetivo compreender de que modo as concepções de família, levantada por deputados religiosos, tem influenciado nos debates acerca das propostas de ação da Comissão de Direitos Humanos no Brasil. Para tal, parte da análise discursiva das falas proferidas pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, no período de março a julho de 2014, publicados pela mídia virtual. Os resultados demonstram que nos discursos proferidos pelo então presidente da Comissão são sustentados por (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Lgbtfobia Na Tradição Religiosa Iorubá Do Ifá: Especulações E Práticas da Heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Probabilidade Indutiva e sua Relação com o Princí­pio de Casualidade.Lia Maria Alcoforado de Melo - 1995 - Princípios 2 (3):102-109.
    A questao do estabelecimento de quais argumentos indutivos tem maior probabilidade de se aproximar mais da verdade, liga-se com maior intensidade aos raciocinios que envolvem generaliza<;oes humeanas. 0 principio de causalidade, suporte basico da legitimidade da indu<;ao cientifica, e discutido neste trabalho a partir das obje¢es de HUME, a existencia de uma logica que garanta sua racionalidade. Objetivou-se construir uma arqumentacao justificativa que mostrasse que HUME nao prova atraves de sua teoria cetica, que 0 principio causal e irracional; muito embora (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Laicidade: o direito à liberdade (Secularity: the right to freedom) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p53.Marilia De Franceschi Neto Domingos - 2010 - Horizonte 8 (19):53-70.
    O presente artigo apresenta uma análise baseada em pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo apresentar a relação entre a laicidade e o direito à liberdade de consciência, diferenciando-a da liberdade religiosa. Apresenta uma retrospectiva de pensadores estrangeiros e nacionais que refletiram sobre o tema da laicidade e de fatos que conduziram à separação entre Igreja e Estado na França (considerada a pátria da laicidade) e no Brasil. Esclarece alguns conceitos básicos, inclusive o próprio conceito de laicidade, muitas vezes (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Pedagogas/profesoras E seus movimentos de professoralizaçâo com a matemática.Jussara Almeida Midlej Silva & Isabela Benevides de Melo - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):27-33.
    Este texto apresenta uma investigação/formação em estágio inicial de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vincula-se à seguinte questão: Como as experiências vividas com a Matemática, nos percursos de formação, se expressam na professoralidade de pedagogos/professores? Tem como objetivos analisar experiências e percursos de formação de pedagogos/professores e as possibilidades destas terem resvalado para os modos de composição da professoralidade; compreender como se evidenciam, na professoralidade de pedagogos/professores, em denominados (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A Hipótese Do Continuum de Darwin E a Distribuição Dos Fenômenos Mentais.Arthur Octavio de Melo Araújo - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):215.
    Neste trabalho, procuro explorar o significado filosófico da chamada hipótese do continuum de Darwin e a possibilidade de atribuir mente ou mentalidade a criaturas não-humanas: de um lado, temos o chamado problema de ‘distribuição dos fenômenos mentais’ na recente Etologia Cognitiva; e, de outro, o problema filosófico ‘outras mentes’. Assim, o trabalho procurar indicar uma possível ponte conceitual entre problemas em Filosofia da Mente e estudos em Etologia Cognitiva. Esta é, portanto, uma abordagem interdisciplinar entre filosofia e biologia tendo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    NECROPOLÍTICA: Estratégias de Extermínio Do Corpo Negro.Eliseu Amaro de Melo Pessanha & Wanderson Flor Do Nascimento - 2018 - Odeere 3 (6):149.
    Este artigo tem a pretensão de analisar a construção de alguns processos conceituais que levaram a justificativa da legitimação da dominação, subjugação e eliminação do corpo de seres humanos de pele escura, especificamente oriundas do continente africano e as respectivas terras para onde foram levados a força para serem escravizados. Ao receberem a alcunha de negro pelo colonizador europeu o africano começa a ser inserido em um estágio de construção de não-ser, não-humanidade e não-racionalidade, classificado dessa forma o seu corpo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Biocombustibles: ¿una estrategia de desarrollo o de mercado lucrativamente sostenible?Lázaro Camilo Recompensa Joseph, Benedito Dias Pereira, Arturo Zabala Zabala, Alexandre de Melo Farias & Pedro Ramos - 2008 - Polis 21.
    El trabajo tiene como objetivo analizar la incompatibilidad teórica existente entre el concepto (y/o los principios) del desarrollo sostenible y la producción de biocombustibles fundamentada en el modelo del agronegocio o agribusiness. Así en el primer ítem describimos los principales alertas emitidos a través de los Informes del IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change, o Panel Inter gubernamental sobre los Cambios Climáticos) destacando: a) la influencia y el papel de las actividades humanas en el proceso del calentamiento global y la (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    O triângulo geral de Locke ea consideração parcial de Berkeley.Bento Prado Neto - 2005 - Doispontos 1 (2).
  26. As Ediçoes de O Fidalgo Aprendiz de D. Francisco Manuel de Melo.Evelina Verdelho - 1998 - Humanitas 50:867-886.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação.José Marques de Melo - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):42-59.
    Qual a influência exercida pela América Latina na construção do Relatório MacBride e na formulação das teses que embasaram a proposta de uma Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação? A intenção deste trabalho é esclarecer o episódio histórico protagonizado pela UNESCO no ocaso da guerra-fria, ao focalizar as teses sobre a democratização da comunicação e discutir a significação daquela plataforma política na presente conjuntura internacional.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  25
    Novo Mapa das Religiões (New Map of Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p637.Marcelo Cortes Neri & Luísa Carvalhaes Coutinho de Melo - 2011 - Horizonte 9 (23):637-673.
    O Brasil é o país com a maior população católica. A evolução de variáveis socioeconômicas na década de 1990, aí incluindo casamentos, fertilidade, renda, moradia entre outras, revelam que nenhuma mudou tanto quanto a composição religiosa da população brasileira. O Censo é a base de dados mais usada nos estudos no tema, porém, as estatísticas estão hoje paradas no Censo 2000. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2009 – POF/IBGE permite medir a religiosidade brasileira recente detalhando subgrupos religiosos com classificação comparável (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    O contexto religioso-político da contraposição entre pirronismo e academia na "Apologia de Raymond Sebond".José R. Maia Neto - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):351-374.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  30.  2
    Cómo tomar decisiones para invertir mediante las metodologías científicas de la Tasa Interna de Retorno o la del Valor Presente Neto.José Manuel Enrique Marsano Delgado - 2019 - Cultura 33:197-206.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O triângulo geral de Locke e a consideração parcial de Berkeley.Bento Prado Neto - 2005 - Doispontos 1 (2).
    São variadas as interpretações da crítica berkeleyana às idéias abstratas, mas elas costumam concordar na tese de que essa crítica gira em torno da natureza das “idéias”. Isto é, se “idéia” for o mesmo que “imagem”, então a abstração lockeana é impossível, caso contrário, não. Neste artigo eu procuro mostrar que essa crítica não depende de idéia ser ou não uma imagem e que Locke está parcialmente consciente do problema levantado por Berkeley. Locke's general triangle and Berkeley's partial considerationThere are (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    A linguagem como significação E testemunho da transcendência.Nelio Vieira De Melo - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):131.
    O texto investiga dimensões da linguagem enquanto abertura a novos espectros de significação para além da lógica das proposições na obra de E. Levinas, sugerindo interfaces possíveis entre a ética da alteridade e a hermenêutica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  43
    A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas.Paulo Giovanni Rodrigues de Melo & Luiz Síveres - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):34-48.
    O presente artigo coloca em evidência uma proposta sobre educação e os respectivos pressupostos para que ela aconteça no sujeito, tendo como referência a pedagogia da hospitalidade com base na filosofia da alteridade em Levinas. Nesse caso, a educação não é vista a partir do movimento do Eu em direção do Outro, mas sim, o contrário. Precisamente o Outro assume o protagonismo pedagógico já que o Eu se abre à possibilidade de acolhida do Outro sem nenhum critério preestabelecido, de forma (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Leidenschaften und Interessen: Hegel und die kritische Begründung der politischen Ökonomie.Filipe Augusto Barreto Campello de Melo - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):226-253.
    O presente artigo discute a teoria hegeliana da sociedade civil dentro de um quadro atual, tendo em vista principalmente a tensão entre paixões e interesses encontrada no modelo econômico-político do capitalismo. Esse argumento será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, apresento a contribuição teórica de Hegel a esse debate a partir da concepção de que as paixões se ligam a um conteúdo “particular”, que somente são concebidas como “racionais” através de um processo de formação específico. Eu procuro mostrar que Hegel liga (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    O Conceito de Função Na Ecologia Contempor'nea.Nei Freitas Nunes-Neto, Ricardo Santos do Carmo & Charbel Niño El-Hani - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):43.
    O discurso funcional é tanto ubíquo quanto central na ecologia contemporânea, principalmente no contexto das pesquisas sobre biodiversidade e funcionamento ecossistêmico, que emergiram nos anos 1990 em meio à crise da biodiversidade. Entretanto, a despeito dessa forte presença na ecologia, o discurso funcional ainda não tem sido investigado de maneira adequada nesta ciência, na medida em que muitos problemas fundamentais a respeito do tema ainda permanecem sem respostas claras. Por um lado, os ecólogos que lançam mão de explicações funcionais parecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  6
    A prática jurídica na missão da PUC Minas.Cristiano de Melo Bastos & Fábio Alves dos Santos - 2004 - Horizonte 3 (5):82-100.
    A presente pesquisa pretende apresentar, analisar e questionar a prática jurídica dos núcleos de prática jurídica da PUC Minas, tendo presente as normas emanadas do Ministério da Educação e a Missão da PUC Minas, conforme o ensino da Igreja no que concerne às universidades católicas. Palavras-chave: Igreja; Cidadania; Assistência jurídica; Acesso à justiça. ABSTRACT This research aims at presenting, analysing and questioning juridical practice in the nuclei of juridical practice of PUC Minas, considering the norms issued by the Ministry of (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Mais que um, menos que muitos: a individuação e o programa filosófico de Simondon no “L'Individuation à la Lumière des Notions de Forme et d'Information ”.Paulo Vieira Neto - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Há uma solidariedade entre o estilo do L'Individuation à la Lumière des Notions de Forme et d'Information e os princípios teóricos que a obra toma como ponto de partida para sua investigação dos diversos processos de individuação. Essa solidariedade torna o estilo da obra um programa filosófico que responde a demandas precisas quanto ao papel das ciências da natureza, das ciências humanas e da técnica, sua classificação, sua história e sua consistência teórica, demandas que pretendemos especificar no artigo. Ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern.Leoni Maria Padilha Henning & Genipo Soares de Oliveira Neto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020029.
    O presente artigo pode ser justificado como um breve panorama do debate entre modernidade e pós-modernidade em suas implicações ao campo da educação e formação humana, diante da emergência de nova humanidade, fruto do capitalismo tardio, com suas promessas não cumpridas, diante da colonização de todas as esferas, inclusive da própria educação. Assim, este trabalho visa a traçar alguns contornos do complexo liame entre modernidade e pós-modernidade, bem como a concepção de homem decadente, por um lado, e de homem emergente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Branquitude, Discurso E Representação de Mulheres Negras No Ambiente Acadêmico da UFBA.Daniele de Oliveira & Viviane de Melo Resende - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):149-171.
    RESUMO As elites simbólicas perpetuam as formas mais importantes de racismo, o que aponta a importância de nos dedicarmos à análise de como discursos racistas são construídos, com foco específico no discurso da elite branca e, neste trabalho, da branquitude soteropolitana conforme plasmada por estudantes da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, reunimos dados, gerados na UFBA, oriundos de questionários abertos e grupo focal com estudantes de graduação. Nesta análise discursiva crítica, utilizamos recorte de uma pesquisa mais ampla, na qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Ações Para Conscientização E Prática da Educação Ambiental Na Cidade de Patos / PB/ Brasil.Carina Cristina Agnes Calegari, Leandro Calegari, Alana Candeia de Melo, Edevaldo Da Silva & Joedla Rodrigues de Lima - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):58-77.
    A pesquisa resgata atividades desenvolvidas junto ao projeto de extensão Florestal Recicla que compõe o Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos. Este trabalho teve como motivação inicial a experiência profissional da autora, sob orientação dos coautores, atuando como educadora e geógrafa na iniciativa de oferecer contribuições relevantes às questões socioambientais, pela busca do consumo consciente e sustentável através da educação formal e não formal junto às comunidades, escolas e aos alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Como plagiar sem perder a originalidade. O discurso dialógico de Bakhtin e o estatuto do bastardo - Em memória de Réjean Ducharme.Arnaldo Rosa Vianna Neto - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):125-149.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno.Rose de Melo Rocha & Gisela G. S. Castro - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):48-59.
    Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo assim, propomos (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    O contexto religioso-político da contraposição entre pirronismo e academia na "Apologia de Raymond Sebond".José R. Maia Neto - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):351-374.
    Montaigne faz um ataque pirrônico ao conceito acadêmico de verossimilhança ou probabilidade na Apologia de Raymond Sebond. O ataque é paradoxal porque Montaigne parece seguir o verossímil na própria Apologia e em diversos outros ensaios. Para resolver este problema exegético proponho uma dupla restrição do escopo do ataque à verossimilhança. Por um lado, mostro que o ataque visa mais a leitura epistêmica da verossimilhança proposta por Filo de Larissa do que ao conceito original de ordem exclusivamente prática de Carnéades. Por (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  9
    O Ensino de Literatura Em Língua Inglesa No Curso de Letras: Uma Abordagem Dialógico-Pragmática.Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):87-103.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    O “Paradoxo” da Democracia Radical: Crise, Protestos E Perda de Legitimação.Rúrion Melo - 2016 - Doispontos 13 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    O livro de Jó e o desafio da verdadeira religião.Tiago de Fraga Gomes - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):220-232.
    The central problem of the book of Job is represented in the question on how to combine the evils of an innocent with the righteousness of God. For the current doctrine of earthly rewards, such a case would be paradoxical. If each one must be treated according to his works, as a righteous man can suffer? There is a link between suffering and personal sin. Against this strict correlation, Job stands up with all the strength of his innocence. He fights (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O fardo e a benção da mortalidade.Hans Jonas & Wendell Evangelista Soares Lopes - 2009 - Princípios 16 (25):265-281.
    O texto apresentado a seguir é uma traduçáo da conferência intitulada “The Burden and Blessing of Mortality” ( The Hastings Center Report , 22, n. 1, jan-fev. 1992, p. 34-40), que foi apresentada à Fundaçáo do Palácio Real [The Royal Palace Foundation], em Amsterdam, no dia 19 de março de 1991. Esta conferência foi traduzida para o alemáo por Reinhard Löw e revisada pelo próprio Jonas, aparecendo com o título “Last und Segen der Sterblichkeit” em Scheidewege 21, 1991/92, p. 26-40, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  49.  9
    Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget.Joaquim Francisco de Lira Neto - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):359-375.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    O pesquisador do discurso aqui e agora.Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani & Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):2-5.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000