Results for 'Jo��o Luis da Silva Santos'

1000+ found
Order:
  1. A abordagem da natureza da mente por Descartes e a crí­tica de Damásio.João Luis da Silva Santos - 2008 - Princípios 15 (24):45-57.
    O estudo da natureza da mente ocupa um lugar de destaque na agenda das investigações da Filosofia da Mente, porque sua abordagem parece fornecer uma explicaçáo da forma pela qual os humanos têm acesso aos dados da realidade. Pretendemos problematizar a teoria cartesiana de natureza da mente a partir de sua concepçáo de idéias inatas produzida a partir de um instrumental matemático, que segundo Descartes, nasce com o sujeito. Para tanto, faremos uma breve explanaçáo do método cartesiano, assim como de (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    O Ensino da Escrita Argumentativa Na Perspectiva Dialógica/The Teaching of Argumentative Writing in the Dialogic Perspective.Regina Braz da Silva Santos Rocha - forthcoming - Bakhtiniana.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica.Regina Braz da Silva Santos Rocha - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):199-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Sodomitas “de Cor” E Inquisição Portuguesa: Perseguições Aos Nefandos No Novo Mundo Durante o Século XVII.Cristiane Batista Da Silva Santos & Daniana Oliveira Bispo - 2017 - Odeere 1 (2).
    Com este breve artigo, prendemos fazer um estudo sobre os Sodomitas “de cor” perseguidos pela Inquisição Portuguesa na Bahia do século XVII. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a Sodomia, delito contra a fé católica, crime que estava sob a alçada do Tribunal do Santo Ofício e que fora praticado pelos negros escravizados e a partir dos documentos inquisitoriais, discorremos sobre a trajetória dos desviantes: o cativo lisboeta Jeronimo Soares, que fora acusado de sodomita e “alcoviteiro” e o mulato ator cômico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  32
    José Barbosa de Sá's Idea of Nature, with Special Reference to Plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    O Século Das Luzes E o Medo Do Escuro – a Fantasia Na Antropologia de Kant.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2014 - Discurso 44:189-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    O Leviatã Hobbesiano E o Medo de Poderes Invisíveis: Reflexões Filosóficas Durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise.Sérgio Pereira da Silva & Yara Magalhães dos Santos - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):139-156.
    Resumo : O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Alfabetização Como Empoderamento da Cidadania Em Idosas Com Doença Crônica.Luzia Wilma Santana Da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara De Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840).Luiz Geraldo Santos da Silva & Ariel Feldman - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):143-163.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência. [REVIEW]Lorena Santos da Silva & Paula Corrêa Henning - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019029.
    O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para a realização desta pesquisa os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Narrativas Dos/as Jovens Do Sertão de Pernambuco Sobre Preconceito E Discriminação Racial No Contexto Escolar.Roseane Amorim Da Silva, Maria Márcia Da Silva, José Willian Da Silva & Elayne Barbosa Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):138-162.
    Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática. O racismo está presente em todos os ambientes da (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Eugenia e suas implicações: Peter Singer em defesa do princípio de igualdade. Considerações a partir da análise do filme Gattaca.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 114.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas por (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos que permitem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Constituição Múltipla E Potência Na Filosofia Política de Espinosa.Daniel Santos Da Silva - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    A filosofia política de Espinosa tem uma relação direta de constituição com sua ontologia, terreno no qual o conceito de potência é definido e a partir do qual suas propriedades no campo político podem ser deduzidas em sua pluralidade. Aqui realçamos alguns dos aspectos mais importantes para nossa pesquisa atual, que foca na realidade necessária do conflito na constituição da política e nas formas como a multiplicidade pode ser avaliada teórica e praticamente na constituição e na crítica das formas políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  27
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Türcke, Christoph. Sociedade excitada: Filosofia da sensação. Tradução: Antonio A.S. Zuin... [Et al.]. Campinas: Ed. unicamp, 2010, 323 P. [REVIEW]Patrícia da Silva Santos - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1).
    “O mito já é esclarecimento e o esclarecimento acaba por reverter à mitologia”: a famosa e central tese da Dialética do Esclarecimento dotou o que designamos Teoria Crítica de uma especificidade única. Os engendramentos desse entroncamento provocaram guinadas teóricas bastante complexas, que passam não somente pela perspectiva de que o fetichismo pertence a um período muito anterior ao capitalismo, mas também pela ideia de que a dominação social se relaciona estreitamente à dominação da natureza (tanto interna, como externa).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Pelo Caminho Das Letras E Do Patrimônio Cultural: Culturas Afro Brasileiras Nas Revistas de Duque de Caxias/RJ.Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra & Eliana Santos Da Silva - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente estudo se propõe analisar como a produção de conhecimento, em dois periódicos locais em Duque de Caxias: a Revista Hidra de Igoassú e a Revista Pilares da História, abordam a temática das culturas afro brasileiras. Assim, o objetivo é identificar como os agentes de produções estão conectadas as agências na cidade de Duque de Caxias e como articulam as produções para projetação e divulgação de ações patrimoniais na cidade. Palavras-chave: Baixada Fluminense, Culturas afro brasileiras, História Local.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Book Review - Canullo, Carla. O Quiasmo da Tradução. Metáfora e Verdade. Traduzido por Íris Fátima da Silva Uribe e Luis Uribe Miranda. Anhangabaú - Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020. [REVIEW]Andreas Gonçalves Lind - 2020 - Revista Portuguesa de Filosofia 76 (2-3):1215-1220.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral.Milton Luiz Torres & Aimê Heloína Cândido da Silva Santos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019037.
    O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação e o Programa Mais Educação São Paulo, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi valer-se da contribuição do filósofo e de sua analítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Negros, Morenos E Quilombolas: Resistência E Mobilização Étnico-Política Das Comunidades Quilombolas Do Arrojado (Portalegre/RN) E de Queimadas.José Glebson Vieira, Maria Santos & Maria José Da Silva Souza - 2020 - Odeere 5 (9):251.
    Este artigo analisa os processos de resistência negra em duas comunidades quilombolas, a do Arrojado em Portalegre/RN e a de Queimadas em Currais Novos/RN. A discussão aqui proposta pretende relacionar as ideias de África, exílio e sertão ao contexto da escravidão e do colonialismo e, por conseguinte, compreender os usos e apropriações de categorias identitárias, como quilombolas, dentro de processos políticos de afirmação étnica e do enfrentamento ao racismo. A intenção é discorrer os efeitos da luta pelo reconhecimento étnico na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    (In)Visibilidade da Comunidade LGBTQIA+ Na Assistência Social: Proteção Social a Quem Necessitar?Luciara Fontana, Marília do Amparo Alves Gomes & Simone Santos Da Silva - 2020 - Odeere 5 (10):304-319.
    Esta análise objetiva entender se existe reconhecimento às conjugalidades/parentalidades LGBTQIA+ pelo conceito de família da Política Nacional de Assistência Social e se há subsídios satisfatórios para abonar proteção estatal as genealogias e/ou pessoas LGBTQIA+ por meio dos benefícios, serviços, planos, programas e projetos da Norma Operacional Básica de 2005. Com a análise documental da referida legislação, evidenciou-se que o conceito de família ainda não superou o modelo patriarcal, inserido no sistema capitalista de minimalismo das políticas públicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Planejamento Educacional E Poder Local Na Elaboração Dos Planos Municipais de Educação.Elisangela Alves da Silva Scaff, Marli dos Santos de Oliveira & Flavia Paula Nogueira Aranda - 2018 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 20 (1).
    Este texto tem como objetivo apreender as particularidades atinentes ao planejamento educacional em nível local, particularmente no processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação em dois municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos oriundos dos governos federal e municipal, reportagens difundidas nos veículos de comunicação e participação na elaboração dos planos desses municípios. As disputas em torno da tramitação e aprovação dos PMEs evidenciam a centralidade do poder político local, cuja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Heidegger E Agostinho: O Fenômeno da Tentatio E a Historicidade Do Si (Selbst) Na Apropriação Fenomenológica Do Livro X Das Confissões.Bento Silva Santos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):135-158.
    Resumo: O artigo trata do fenômeno da cura segundo a apropriação fenomenológica do livro X feita por Martin Heidegger no curso friburgense intitulado Augustinus und der Neuplatonismus. Pretendemos apresentar o fenômeno da tentação e a historicidade do si: segundo a apropriação genuína do ser da vida de Agostinho, a “tentatio” se torna expressão da mobilidade da existência histórico-atuativa, que jamais pode ser compreendida como “quietude”. É a vida mesma que, assumida em sua totalidade, representa uma “tentação”, uma provação - entendida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    (Des)Construção de Saberes Afro.Sávio Oliveira da Silva Santos - 2020 - Odeere 5 (9):474.
    O referente trabalho tem por objetivo descrever parte das experiências obtidas mediante a participação na extensão em “Educação e Cultura Afro” desenvolvida pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE. Na oportunidade, refletimos sobre as discussões obtidas nos dez módulos do curso e como essas pautas influíram diretamente nas concepções pressupostas acera da cultura afro. Em vista de se perceber o legado africano assumindo metodologias de resistência na contemporaneidade, a formação docente e discente deve procurar reaver e fortalecer de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Esclarecimento E Dominação Masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the modern rationality. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  6
    Os Adeptos de Um Terreiro de Umbanda No Interior da Bahia E Sua Relação Com o Processo Doença-Cura.Lucineide Almeida Da Silva & Natalino Perovano Filho - 2020 - Odeere 5 (9):352-378.
    O sistema de saúde sumário tem levado uma considerável parte da população a buscar alternativas para o restabelecimento do seu bem-estar. Esse artigo analisa os motivos que levam muitos indivíduos a recorrerem à cura ou solução para diversos problemas, sejam eles de cunho físico/espiritual em espaços religiosos em especial no Terreiro de Umbanda, na cidade de Jitaúna – BA. Objetivamos compreender como se dá a construção das noções de saúde e doença a partir de uma visão religiosa do mundo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  56
    Anorexia e bulimia, suas interfaces com a histeria e o discurso psicanalítico.Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Viviana Carola Velasco Martinez, Fabrício Otoboni dos Santos & Mauricio Cardoso da Silva Junior - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:101-111.
    Este trabalho discute as possíveis relações entre a histeria e os chamados distúrbios alimentares que, na atualidade, ganharam um caráter epidêmico. Os discursos dos autores sobre a anorexia e a bulimia são apresentados e organizados em categorias temáticas que abordam as definições de anorexia e bu..
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Produções Curriculares Entre Os Guarani Mbya Do Espírito Santo (ES): Enunciações Corporais E Os (des)Encontros Com a Escola.Kalna Mareto Teao & Paulo de Tássio Borges Da Silva - 2017 - Odeere 1 (2).
    O texto é oriundo de reflexões estabelecidas nos processos educativos dos Guarani Mbya do ES a partir das diferentes experiências dos autores como a docência no curso de Magistério Indígena – Nível Médio, no componente curricular “Conhecimento e Interculturalidade” ministrado na Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, em formações no Projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola” e em experiências de uma das autoras como professora Guarani. Neste sentido, a proposta está inserida num (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Diálogo Com O Sagrado: Narrativas Das Benzedeiras E Rezadeiras de Santo Amaro.Elder Pereira Ribeiro, Márcio Luis Moreira De Sena & Liverson Ferreira Santos Oreste - 2018 - Odeere 3 (6):366.
    Este relato de experiência apresenta resultados da pesquisa sobre a Saúde em Santo Amaro: a partir dos saberes tradicionais das rezadeiras/benzedeiras que teve por objetivo analisar as práticas medicinais e espirituais com o sagrado. A pesquisa etnográfica foi realizada com as rezadeiras, dessa forma, estabelecendo fronteiras com os rituais de cura, fé e devoção, nos processos de aprendizagem, aos mais variados tipos de doenças, as rezas e as curas, sendo assim, realizadas por elas. As rezadeiras/benzedeiras são mulheres cujo valor histórico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise.Sérgio Pereira da Silva & Santos - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):139-156.
    Resumo : O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  41
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à participação (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    Fisiologia da Temática Fome Em Livros Didáticos.Paula Rodrigues de Oliveira Santos & Antonio Fernando Gouvea da Silva - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (1):175-197.
    A ciência configura uma atividade humana construída por interações sociais e contextos históricos, incorporando valores. Altera rumos sociais, culturais, tecnológicos e ambientais do contexto no qual se insere. Este trabalho busca contextualizar a ciência no sentido do desenvolvimento da criticidade no ensino da área. A metodologia utilizada foi a análise documental de materiais didáticos. Foram analisados textos que apresentavam conteúdos sobre nutrição, a partir de parâmetros da alfabetização científica crítica, fundamentada por Auler e Delizoicov, que priorizam a relação entre ciência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Necessidades do familiar no cuidado ao cliente com insufuciência renal crônica: uma perspectiva para a enfermagem.Monique Coutinho da Silva & Florence Romijn Tocantins - 2009 - Schutzian Research 1:11-28.
    This study focuses on family members of clients with Chronic Renal Insufficiency (CRI) in hemodialytic treatment, signaling the importance of their participation in care aiming toward an adaptation of a new reality in one’s life. The objective of this study is as follows: to understand the meaning attributed by significant family members to their participation in caring for the client with CRI in hemodialytic treatment. This investigation was developed using a qualitative research modeled after Alfred Schutz’s phenomenological approach, namely to (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    O que dizem as crianças ribeirinhas da vila do piriá – curralinho/pa - acerca de suas práticas culturais.Simei Santos Andrade, Magali Dos Reis & Laura Maria Silva Araújo Alves - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (29).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O" Projeto Columbia-University": Questionamentos em torno da Memória do Trabalho e da Educação.Ana Elizabeth Santos Alves & Lucineide Santos Silva - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Heidegger E Paulo: A Modalidade de Vida Autêntica ( Wie ) E a Temporalidade Escatológica Na Apropriação Fenomenológica da Proclamação da Παρoυσíα.Bento Silva Santos - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):581-607.
    RESUMO O artigo trata da apropriação fenomenológica das epístolas aos Tessalonicenses levada a termo por Martin Heidegger em sua prelação do semestre de inverno de 1920-1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião”, quando era assistente de Edmund Husserl na Universidade de Freiburg. A preleção foi publicada pela primeira vez no quadro da Edição Integral das obras de Heidegger em 1995. No artigo considerarei especialmente a noção de temporalidade escatológica a partir da análise do fenômeno cristão da παρoυσíα fora do contexto (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Reseña de “O quiasmo da tradução. Metáfora e verdade”, libro de Carla Canullo.Soraya Guimarães Hoepfner - 2021 - Hybris, Revista de Filosofí­A 12 (1):253-259.
    Carla CANULLO Paco Editorial, Trad. Íris Fátima da Silva Uribe e Luis Uribe Miranda 2021 404 páginas. Jundiaí São, Brasil ISBN: 978-85-462-1999-5.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    O Enigma do Mal: uma leitura do 'De casu diaboli'de Santo Anselmo.Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - 2013 - Horizonte 11 (32):1551-1570.
    O presente artigo quer investigar o problema do mal na perspectiva de Santo Anselmo, tomando como ponto de partida sua obra "De casu diaboli", onde o tema é abordado, a partir da íntima ligação entre mal e pecado. Ao enfocar o mal na perspectiva da queda diabólica, o Doutor Magnífico intenta mostrar a conexão entre vontade, liberdade e justiça. Sua preocupação é investigar o significado moral da má escolha, realizada por uma criatura racional e puramente espiritual, feita boa e para (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Metafísica da Memória No Livro X Das Confissões de Agostinho.Bento Silva Santos - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):365.
    O artigo trata da metafísica da memória na primeira parte do Livro X das Confissões de Agostinho e tenta mostrar como ele descreve a capacidade humana de lembrar as qualidades sensoriais e os padrões que elas compõem. O exame da memória revela duas questões básicas: em primeiro lugar, em se tratando de problemas ou princípios abstratos, lidamos com as próprias coisas e não apenas com imagens; em segundo lugar, visto que existe a lembrança de nossos próprios estados mentais, a memória (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  23
    Concurso E Transferência: Uma Crítica Espinosana Ao Contrato Social de Hobbes.Daniel Santos da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):23-43.
    RESUMO O texto propõe um retorno a alguns conceitos e filósofos relevantes para o debate sobre o contrato social no século XVII: a partir de certos princípios sobre os quais se assenta o alcance inovador e crítico da teoria hobbesiana, e vendo no contrato social um suporte causal para o entendimento e a intervenção política, procuro compreender em que sentido o conceito de transferência deve convir ao de poder absoluto do soberano e o que isso implica de crítica à ideia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    A fisiologia como complemento do idealismo kantiano.Katia Cilene da Silva Santos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. História E Cultura Africana E Afro-Brasileira Em Questão.Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco José Balduíno da Silva & Paulo Augusto Tamanini - 2019 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 21 (2).
    O presente artigo analisa a abordagem sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nas questões que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 a 2016. Tem como objetivo discutir como o ENEM, apresentado como fomentador de uma política de reestruturação curricular, traz abordagens que superem as visões tradicionais étnico-raciais ligadas a um passado escravocrata simplista, como determina a Lei 10639/03. A metodologia utilizada parte do levantamento das questões do Exame, quantificamos e discutimos a temática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O estudo etnográfico como propulsor de ações socioambientais do pibid interdisciplinar - educação ambiental: O plantio de árvores E a semana de meio ambiente na escola do Campo.Tais Batista Santos, Cleiton Geovanne F. Silva, Igor Evangelista, Neila Carla Barreto Peixoto & Silvana do Nascimento Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):67-81.
    O estudo etnográfico permite aos professores uma ampla percepção dos aspectos socioeducacionais que perpassam o contexto escolar, permitindo que se desenvolvam, a partir deste estudo, ações pedagógicas para problematizar conhecimentos socioambientais do contexto local e global. No Pibid Interdisciplinar: Educação Ambiental, o estudo etnográfico foi realizado em uma escola do campo, no interior de Jequié-BA, situada numa zona de mata atlântica. O objetivo desse artigo é apresentar a etnografia como propulsora da realização das ações socioambientais de replantio de árvores e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Análise da episkepsis tôn onomáton de Antístenes.Joedson Silva Santos - 2019 - Sofia 8 (1):221-235.
    Esta pesquisa apresenta uma análise da filosofia de Antístenes sobre a epískepsis tôn onomáton – investigação dos nomes. Este tema está relacionado ao problema da orthótes onomáton, que esteve sempre envolvida nas atividades dos sofistas. Nesse aspecto, a orthótes de Pródico, possivelmente um precedente inspirador para a análise antistênica dos nomes, está relacionada com a epískepsis de Antístenes naquilo que convergem e divergem as duas perspectivas. Tanto Pródico quanto Antístenes convergem na mesma base filosófica do princípio do eikeîos lógos e, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000