Order:
  1.  13
    Escritura e psicanálise: Derrida, leitor de Freud.Joel Birman - 2007 - Human Nature 9 (2):275-298.
    A finalidade deste ensaio é evidenciar como o inconsciente, descrito teoricamente por Freud na constituição da psicanálise, pode ser concebido como uma escritura e não segundo o modelo da linguagem falada, de acordo com a interpretação proposta por Derrida.The aim of this article is of showing the interpretation by which the unconscious, theoretically outlined by Freud in the constitution of the psychanalysis, can be thought as a writing and not as the spoken language, by the interpretation proposed by Derrida.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  51
    Arquivo da agressividade em psicanálise.Joel Birman - 2006 - Human Nature 8 (2):357-379.
    A intenção deste ensaio é delinear a constituição da problemática da agressividade no discurso psicanalítico, através dos diferentes autores que são fundamentais tanto na constituição do campo analítico quanto nos seus desdobramentos posteriores, numa perspectiva histórica. A leitura aqui proposta pretende esboçar um arquivo sobre a agressividade em psicanálise, enfatizando principalmente as contribuições de Freud, Lacan e Winnicott, que tiveram em Ferenczi um mediador teórico fundamentalThe aim of that essay is of outlining the constitution of the aggressiveness issue psychoanalytical discourse, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Genealogia do feminino e da paternidade em psicanálise.Joel Birman - 2006 - Human Nature 8 (1):163-180.
    A intenção deste ensaio é circunscrever as relações existentes entre os registros do feminino, da paternidade e do sentido no discurso psicanalítico, tendo como eixo de leitura a problemática do patriarcado. Para isso, esses registros serão inscritos numa perspectiva genealógica, evidenciando as suas linhas de continuidade e de descontinuidade, assim como os seus efeitos no discurso psicanalítico.The intention of this essay is to circumscribe the existing relations between the record of the feminine, paternity and meaning in psychoanalytic discourse, having as (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Interpretação psicanalítica e intersubjetividade.Joel Birman - 1985 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 8.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    A Irredutibilidade Ética Do Sujeito: Lacan Entre Kant E Sade.Tatiane De Andrade & Joel Birman - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Escrito em 1963, três anos depois do seminário sobre A ética da psicanálise, o texto de Jaques Lacan, Kant com Sade, possibilita férteis discussões a respeito da prática analítica. Quais os limites desta prática? Qual é a razão que a sustenta? A prática analítica é um saber, uma ética ou uma terapêutica? Quais os pressupostos que orientam a sua ação? É evidente que não dispomos de condições necessárias e suficientes para respondermos a tais perguntas no limite de um artigo, tampouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark