11 found
Order:
  1.  5
    Globalização Econômica, Desmonte Do Estado Social E Déficit Político Transnacional: Uma Análise Crítica a Partir de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):99-126.
    Resumo O artigo trata da análise crítica de Jürgen Habermas a respeito das consequências do modelo neoliberal de integração global via mercado, em especial o desequilíbrio entre política e mercado, o fim do compromisso com o Estado social e o déficit democrático no nível transnacional. Para o filósofo alemão, a concepção neoliberal de sociedade desestatizada do capitalismo global atinge o nexo entre Estado nacional, democracia e justiça social, marginalizando o Estado e a política, em favor da privatização dos serviços públicos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  57
    Esfera Pública E Democracia Deliberativa Em Habermas: Modelo Teórico E Discursos Críticos.Jorge Adriano Lubenow - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (121):227-258.
    Os argumentos a favor da concepção deliberativa de esfera pública e democracia têm sido alvos de muitas críticas. Muitos teóricos que se ocupam com teorias democráticas têm questionado as assunções básicas da teoria política deliberativa que resulta da obra sobre Faktizität und Geltung, apontando pontos frágeis, sobre as implicações práticas, possibilidades de efetividade, entre outros. Embora não seja possível acompanhar em toda sua amplitude a bibliografia crítica sobre o tema, para nossos propósitos, vamos aqui nos limitar a apresentar alguns comentários (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3. O que há de político na teoria da ação comunicativa? Sobre O déficit de institucionalização em Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):157-190.
    This paper aims to elucidate the negative understanding of politics (depoliticization) that results from the classic work of Jürgen Habermas about communicative action. The political potential of communicative action that results from political public sphere and the institutionalization of practical and political discourse constitute the leitmotiv of Habermas’s political philosophy. However, the understanding of politics that results from the communicative action presents the problem of limited capacity of realization of a discursive social practice in institutional contexts. The social-integrative power (social (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Sobre o Método Do Discurso Prático Na Fundamentação da Ética Do Discurso de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):p - 70.
    O artigo sublinha o método do discurso prático na fundamentação da ética do discurso e as possíveis diferenças que traçam a separação da ética discursiva da ética kantiana. Mais do que investigação e demonstração, trata-se de uma exposição dos movimentos conceituais importantes sobre o método do discurso prático da ética habermasiana.The paper highlights the method of practical discourse on the grounding of discourse ethics and the possible differences that draws the distinction of discursive ethics from Kantian ethics. More than investigation (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  57
    As Críticas de Axel Honneth e Nancy Fraser à Filosofia Política de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):121-134.
    O artigo apresenta os argumentos centrais da política deliberativa de Jürgen Habermas (1), e as perspectivas críticas de Axel Honneth (2) e Nancy Fraser (3) de forma a conferir à política habermasiana uma dimensão mais realista, um conteúdo político de vínculo mais concreto com a orientação emancipatória da práxis, e capaz de lidar melhor com a diferença, a diversidade e o conflito.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  52
    A despolitização da esfera pública em Jürgen Habermas sob a perspectiva epistemológica.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:84-104.
    This paper makes reading a key theme explored by Jürgen Habermas – The depoliticization of the public sphere – in the epistemological perspective. In this way, the depoliticization is characterized by conducting scientific practice policy with the use of technical knowledge to influence the public sphere in its political practice; the idea that positivist knowledge, reduce to a mere instrument of science and technology, incorporates in the public sphere. This is an analysis of the process of modernization and rationalization, revealing (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Subersão da Öffentlichkeit Em "Mudança Estrutural da Esfera Pública" de Jürgen Habermas/The Subversion of the Öffentlichkeit in Structural Transformation of the Public Sphere by Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2012 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (5):30.
    Este artigo visa elucidar o problema-chave inscrito no contexto da publicidade burguesa: a subversão do princípio da publicidade. Este é analisado sob o ponto de vista histórico na obra Mudança Estrutural da Esfera Pública, e está inserido no contexto onde se desenvolve a noção de esfera pública: a instância em que se forma a opinião pública. Opinião esta que tinha no início funções críticas com relação ao poder e que mais tarde foi refuncionalizada para canalizar o assentimento dos governados. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  36
    A Esfera Pública 50 Anos Depois: Esfera Pública e Meios de Comunicação em Jürgen Habermas em Homenagem aos 50 Anos de Mudança Estrutural da Esfera Pública. [REVIEW]Jorge Adriano Lubenow - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):189-220.
    O texto trata da relação entre esfera pública e meios de comunicação de massa, no corpus bibliográfico de Jürgen Habermas, nestes 50 anos que nos separam de Strukturwandel der Öffentlichkeit (1962). O objetivo do texto é mostrar que, diferente de alguns estudos críticos, não se trata de uma lacuna investigativa – ausência, abandono ou não exploração do tema –, mas de uma abordagem secundária, implícita; que a abordagem secundária do tema está relacionada com a posição pessimista original de Habermas acerca (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Public Sphere and Deliberative Democracy in Habermas Theoretical Model and Critics Speeches.Jorge Adriano Lubenow - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (121):227-258.
  10.  7
    A Reconstrução Habermasiana Do Projeto Kantiano de Constitucionalização Do Direito Internacional.Jorge Adriano Lubenow - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32718.
    Este artigo trata da crítica habermasiana ao projeto kantiano de constitucionalização do direito internacional, reconstruído da perspectiva procedimental do direito e da democracia deliberativa. Embora Kant tenha dado um passo importante modificando a compreensão do direito internacional de um direito de Estados para um direito cosmopolita, e esse se institucionalizado em organizações e instituições internacionais, a simples extensão da constitucionalização do direito para o âmbito das relações interestatais não seria mais suficiente para reequacionar a atual relação assimétrica entre poder e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.
    O objetivo do artigo é elucidar os argumentos centrais da teoria da modernidade de Habermas. Em vez de abandoná-lo, Habermas procura reconstruir o projeto de emancipação moderno através da reconstrução dos fundamentos da racionalidade da ação e da racionalização social moderna a partir: da reconstrução da explicação e superação crítica das interpretações unilaterais e funcionalistas de Max Weber e Talcott Parsons, e da fundamentação de uma teoria da racionalidade comunicativa capaz de se desvencilhar dos pressupostos subjetivistas e individualistas teoria social (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark