Results for 'Jornalismo'

22 found
Order:
  1. Por um jornalismo latino-americano realista, literário e mágico: uma leitura das crônicas de Gabriel García Márquez.Florence Marie Dravet - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    Este artigo busca mostrar que existe um jornalismo literário na América Latina com características singulares, devido a uma realidade propriamente latino-americana em que o realismo é também mágico. Mostraremos isso por meio de uma leitura das crônicas de Gabriel García Márquez.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A "Religião" do jornalismo.Jorge Claudio Ribeiro - 2007 - Horizonte 6 (11):35-51.
    Resumo Este artigo analisa a ocorrência cotidiana, nas redações de jornal, de inúmeras manifestações “laicas” da religiosidade (na concepção simmeliana, é uma capacidade humana que engloba a totalidade da existência e lhe confere sentido). O autor trabalhou, durante cinco anos, nas redações dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. das observações, anotadas num diário de campo, entrevistas e levantamento de dados, resultou uma “repor-tese” – uma reportagem que virou doutorado. Não há no jornalismo um (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Blogs Futebolísticos No Brasil E Na Argentina: A Blogosfera Como Extensão Do Jornalismo.Gonzalo Prudkin - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):106-123.
    As organizações de notícias do Brasil e da Argentina utilizam blogs de futebol dos principais colunistas de esportes para gerar interatividade e fidelidade com o público. Realizar um estudo exploratório que a análise de conteúdo combinado de 1328 comentários sugerem que eles não conseguiram promover a boa interação entre o público e seus funcionários.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    A nova geração do jornalismo crítico: mídia alternativa.Rodolfo Fiorucci - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    O Ensino E a Valorização Profissional Do Jornalismo Em Portugal Education and Professional Valorisation of Journalism in Portugal.Fernando Correia & Carla Baptista - 2005 - Cultura:233-256.
  6. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado.Marcelo Freire & Debora Cristina Lopez - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da trilha (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo.Désirée Motta-Roth & Anelise Scotti Scherer - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):164-189.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Através do Espelho: o acontecimento Isabella na revista Veja.Paulo Bernardo Ferreira Vaz & Renné Oliveira França - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):4-18.
    O artigo busca perceber os movimentos elaborados na tentativa de construção de sentido frente a um acontecimento. Para tal, partimos das indagações do filósofo Gilles Deleuze e do sociólogo Louis Quéré sobre a natureza paradoxal do acontecimento, especialmente em sua relação com a linguagem, buscando relacioná-lo ao fazer jornalístico a partir da cobertura da revista Veja no caso Isabella Nardoni.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Periferias e ambivalência comunicacional: imaginário e cobertura jornalística sob a mão forte do Estado.Ada Cristina Machado Silveira Correio - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    O diálogo entre mídia e imaginário da cultura nacional permite aos processos comunicacionais noticiosos efetivar um controle do poder político sobre amplas camadas sociais periféricas. Uma das características analisadas manifesta-se na armadilha da ambivalência significacional, aspecto fundamental do enquadramento perseguido na cobertura de acontecimentos ocorridos em distintos espaços periféricos brasileiros.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A Função Autor e a Crônica Esportiva no Brasil: Representações da Copa do Mundo em Alguns Jornais Paulistas e Cariocas.José Carlos Marques - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):39-50.
    A partir da década de 1990, os jornais brasileiros passaram a recorrer à convocação de diferentes personalidades para comentar as Copas do Mundo de futebol em suas páginas esportivas. Este artigo procura analisar esse fenômeno à luz do conceito que o filósofo francês Michel Foucault chamou de “função autor” – aquela função que se estabelece pela existência, circulação e funcionamento de alguns discursos no seio de determinado público.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Análisis Crítico del Discurso (ACD) de la representación boliviana en las noticias de la prensa diaria de cobertura nacional: El caso de El Mercurio y La Tercera.Rodrigo Browne Sartori & Pamela Romero Lizama - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 26.
    En los diálogos entre las diferentes voces que aparecen en los medios de comunicación la relación es desigual, y es posible ver cómo se da preponderancia a algunos actores sociales en desmedro de otros. Dicha relación se vuelve todavía más compleja cuando los participantes son de culturas diferentes. La siguiente investigación pretende, por medio de una herramienta metodológica ligada al Análisis Crítico del Discurso (ACD) desarrollado por Teun van Dijk, develar los procesos y formas de representación con los que se (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Adesão ao Trabalho Jornalístico: uma reflexão sobre labor em diálogo com perspectivas da Sociologia das Profissões.Robson Dias - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Analisaremos alguns elementos constituintes da profissão de jornalista e possíveis contrastes com os modelos analíticos apresentados pela Sociologia das Profissões em busca de níveis de adesão ao trabalho jornalístico. No texto, a relação do jornalista com o labor é classificada em quatro categorias como sendo: sacerdócio (missão a ser cumprida); negócio (venda da mão-de-obra no mercado de trabalho); profissão (trabalho especializado com uma identidade específica); e emprego (trabalho apenas remunerativo sem vínculo identitário). O intuito é o de um breve panorama (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Entre a Memória E a Promessa. A Dialética Idem X Ipse Na Cobertura Dos Jogos Pan-Americanos.Ada Cristina Machado Silveira & Camila Esteves - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):137-150.
    This article studies the characteristics of memory and promise in narratives of identity used in the journalistic coverage of the Pan American Games that happened in Rio de Janeiro in 2007. The action of referencing the sports coverage from a regional look, with special attention to the Zero Hora Journal, from Porto Alegre, should be hierarchically articulated to the national level, in a kind of range of identification scales.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Nominata dos consultores ad hoc 2008.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2008 - Horizonte 7 (13):247-247.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Vontade de fantasia: crítica da razão fantástica e da objetividade.Gustavo de Castro, Verônica Guimarães Brandão & Dioclécio Luz - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    A imprensa tem dificuldade em lidar com temas da metafísica e do invisível; quando muito, esses temas interessam à imprensa sob o foco do escândalo, enquanto charlatanismo. Submetida à investigação jornalística, a transcendência é alvo de ironia, piada ou deboche, e a metafísica, pauta remota.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Apontamentos Sobre a Relação Entre Liberdade de Imprensa E Identidade Profissional Dos Jornalistas.Kênia Beatriz Ferreira Maia & Fabio Henrique Pereira - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):191-202.
    This paper discuss the relations between the conception of freedom of press and the construction of a professional identity on journalism. As a departure point, we do bibliographical revision of the press freedom definition as it was initially elaborated by Illuminist philosophers. After that, we investigate how such concepts integrate journalists’ self- legitimating discourse and also how it participates on the construction of their identity.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A internet como recurso para reforçar a proposta do rádio local.Leandro Ramires Comassetto - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes.Nair Prata, Maria Cláudia Santos, Wanir Campelo & Sônia Caldas Pessoa - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Resumo: O Brasil prepara-se para receber o rádio digital, mas as discussões acerca da nova mídia são marcadas, principalmente, pelos aspectos tecnológicos; pouco se debate sobre a produção de conteúdo, as novas formas de jornalismo e o que o público espera desse novo modelo. Há três anos, foi realizada pesquisa com ouvintes e jornalistas da Rádio Itatiaia, com o objetivo de conhecer a opinião deles no que diz respeito ao impacto do processo de digitalização. Em 2011, a pesquisa foi (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre gêneros jornalísticos.Francisco de Assis - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    O artigo busca aproximar duas tradicionais correntes de pesquisa em comunicação – o funcionalismo e a teoria crítica – às necessidades teóricas dos estudos recentes sobre gêneros jornalísticos. Ao revisitar textos clássicos e literaturas contemporâneas, observa-se que há uma lacuna na teorização sobre os produtos originados do fazer jornalístico, a qual é provocada, entre outras razões, pelo predominante interesse de classificar o conteúdo do jornalismo, sem que tal atividade seja apoiada em bases reflexivas. Dessa maneira, este ensaio ambiciona oferecer (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Kierkegaard como crítico da imprensa: O caso Corsário.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):72-82.
    A proposta do meu trabalho é apresentar, a partir de uma interpretação do caso Corsário, a crítica de Kierkegaard a um dado tipo de jornalismo que ocorria na Dinamarca de sua época. O intuito é compreender a polêmica do pensador para além de uma mera querela dinamarquesa e paroquial, situando-a num contexto maior de crítica à imprensa e, nessa mesma direção, almeja compreender o quanto o autor dinamarquês se enquadraria no modelo do típico intelectual do século XIX. Desse modo, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Futebol, Identidade E Memória: O Lance! Do Consumo Do Botafogo de 1962.Aline Silva Correa Maia & Roberta Oliveira - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):151-163.
    O Jornalismo Esportivo utiliza-se da memória como forma de fortalecer conceitos e ideias associadas ao futebol, aos clubes e seus torcedores. No Brasil, o diário esportivo Lance! recorreu ao passado na cobertura anterior da final do Campeonato Carioca de 2009, como parte da estratégia de lançamento de uma promoção. O trabalho avalia a produção, nesta circunstância, do discurso para atrair o torcedor do Botafogo.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Experiência das Narrativas Cross e Transmidiáticas no Webjornalismo.Allysson Viana Martins - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Não só novas características adquiriu o jornalismo quando se apropriou da web para produzir seu material. Inéditas especificidades e formas de construção do conteúdo também aparecem, ainda que algumas dessas novidades já existam – em outros meios e outras áreas. Aqui, diferenciamos conceitual e empírica das narrativas crossmidiáticas e transmidiáticas, discutindo a aplicabilidade de ambas no webjornalismo.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark