5 found
Order:
  1.  5
    Álvaro Pais O. Min. Marsílio de Pádua E o Colírio da Fé Contra as Heresias.José Antônio De C. R. De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):407.
    Em sua obra principal, o bispo franciscano Álvaro Pais elenca as principais heresias contra a fé cristã. Reserva uma parte significativa a combater três “erros” de Marsílio de Pádua: as afirnações de que o papa pode ser julgado pelo imperador, que o poder do papa não é superior ao de qualquer presbitero e que, morto o papa, o poder retorna ao imperador. Estuda-se a maneira como tais afirmações são refutadas e conclui-se que Álvaro não dispunha do texto marsiliano, e sim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O Programa Étic0 Antoniano Para O Clero Regular.José Antônio De C. R. De Souza - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):579.
    O presente trabalho analisa o programaético de santo Antônio no que se refere aomodo de vida do clero regular. O texto básico é odos 'Sermones dominicales' e dos 'Sermonesfestivi'. Neles percebe-se que, para o santo.oclero secular, o clero regular, os leigos e a 'SocietasChristiana' precisavam de uma reforma doscostumes, de acordo com a reforma pastoral,moral e religiosa proposta pelo N Concilio deLatrão para toda a Cristandade, e implementadapelos papas Honório III e Gregório IX,tendo como agentes pastorais os dominicanos eos franciscanos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    The efficient and final causes of the spiritual power in the D. Friar Álvaro Pais' sigth.José Antônio De C. R. De Souza - 2008 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 25:279-311.
    In this study, based in the main political works of D. Fr. Alvarus Pelagius O. Min. (c. 1270- c.1350) we analyze his conception on the origin or efficient cause of the spiritual power and, also, his thought about the finality or final cause of the mentioned power. Referring to the first topic, the Bishop of Silves wants principally refutes some Marsilius of Padua’s thesis contained in the Second Dictio of his Defensor Pacis, completely different of the theology of the catholic (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Comissão de Filosofia Medieval – 20 Anos.José Antonio De C. R. De Souza, Luis Alberto De Boni & João Lupi - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (3):357.
    Neste texto, os três professores que presidiram até hoje a Comissão Brasileira de Filosofia Medieval fazem um histórico da mesma, salientando 0s encontros e congressos realizados, as publicações feitas e os projetos para o futuro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. As Origens Do Poder Imperial E Secular Nos Escritos de Guilherme de Ockham.José Antônio de C. R. De Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    Neste artigo, fundamentado nos principais escritos de Guilherme de Ockham, O. Min. (c. 1285�1347), analisamos sua concepção a respeito das origens dos poderes imperial e secular. Ancorado no versículo paulino omnis potestas a Deo, mas ampliado, sed per homines e, igualmente, nas ideias dos confrades que o antecederam, os quais relacionaram entre si os conceitos proprietas e dominium, com vista a explicar as origens humanas dos mesmos, de um lado, ele rebate tanto a teoria hierocrata quanto a de Marsílio de (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark