4 found
Order:
  1.  3
    Eric Weil E o Futuro da Filosofia.Judikael Castelo Branco - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36279.
    L’avenir de la philosophie é a conferência proferida por Eric Weil à Association régionale des professeurs de philosophie, da cidade de Nice, em 1974. Nela, ficam destacadas alguns temas fundamentais com os quais o autor se preocupou a partir da publicação da sua Logique de la philosophie, em 1950. A tradução do texto vem aqui precedida por uma apresentação que visa a, justamente, sublinhar elementos essenciais à compreensão da obra weiliana, e presentes na conferência, tais como o caráter capital do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Eric Weil E o Interesse Filosófico Pela História.Judikael Castelo Branco - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):629-649.
    RESUMO O artigo apresenta a proposta de Eric Weil para a leitura filosófica de um evento histórico. Trata-se de um exercício de filosofia da história, destacando os termos essenciais da relação entre filosofia e história, o que assume traços precisos na reflexão de Weil sobre o avanço histórico. Para tanto, acompanha a reflexão de Weil sobre as recepções britânica e alemã da Revolução francesa, isto é, do pano de fundo a partir do qual podemos compreender os contornos modernos da moral, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Retomada e SentidoReprise et sens: la base du rapport entre philosophie et histoire de la philosophie dans la Logique de la philosophie d'Eric Weil.Judikael Castelo Branco - 2013 - Cultura:123-135.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Política E Diálogo: Reflexões a Partir de Eric Weil E Hannah Arendt.Judikael Castelo Branco - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O artigo aborda o diálogo como dimensão política da linguagem. Partimos do fato de que se, por um lado, a relevância do tema é confirmada pelas dificuldades dos debates políticos sobre os problemas comuns de convivência em comunidades multiculturais e plurirreligiosas, por outro, a filosofias de Weil e de Arendt contribuem para recolocar o diálogo como uma real condição de possibilidade para a ação política. Para isso, retornamos à abordagem do diálogo como virtude, em Weil, e como expressão e construção (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark