Results for 'Lois E. A. Byrns'

1000+ found
Order:
  1.  37
    Paradise Lost in Our Own Time.Lois E. A. Byrns - 1946 - Thought: Fordham University Quarterly 21 (3):553-554.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    America Observed.Lois E. A. Byrns - 1958 - Renascence 11 (1):38-40.
  3.  10
    Platon: Les Lois. Texte Établi Et Traduit Par É. Des Places; Introduction de A. Diès Et L. Gernet. Vols. 1 and II . Pp. Ccxvii + 70 × 2, 154 × 2. Paris: Les Belles Lettres, 1951. Price Not Stated. [REVIEW]D. Tarrant & E. des Places - 1953 - Journal of Hellenic Studies 73:197-198.
  4.  28
    The Budé Plato Completed A. Diès, E. Des Places: Platon, Œuvres Complètes. Tome Xii: Les Lois (Livres Vii–Xii), Epinomis. Texte Établi Et Traduit. (Collection Budé.) 2 Parts: Pp. 184 (Double); 161 (Double). Paris: Les Belles Lettres, 1956. Paper, 800, 650 Fr. [REVIEW]J. V. Luce - 1958 - The Classical Review 8 (01):33-35.
  5.  16
    O episcopado francês e a lei de Separação. Reflexão sobre um processo de reconhecimento (The French episcopate and the Law of Separation. Reflection on a process of recognition) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p554. [REVIEW]Philippe Portier - 2011 - Horizonte 9 (22):554-582.
    O episcopado francês e a lei de Separação - Reflexão sobre um processo de reconhecimento ( The French episcopate and the Law of Separation -Reflection on a process of recognition - L`épiscopat français et la loi de Séparation - Retour sur un processus de reconnaissance). O “princípio da modernidade” – introduzido pela Revolução Francesa e ratificado por um conjunto de leis durante o século XIX – rompe com o tradicional “princípio do Estado confessional católico” e estabelece o regime de separação (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Mitakuye Oyasin as a Foundation for the Well-Being of Animal Life: Reason, Nature, and Oppression in Horkheimer, MacIntyre, and Midgley/Mitakuye Oyasin Como Um Fundamento Para o Bem-Estar da Vida Animal: Razão, Natureza E Opressão Em Horkheimer.Jeffery L. Nicholas - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48.
    Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Foucault’s Biopower and E. M. Forster’s A Passage to India.Mohsen Hanif & Maryam Madadizadeh - 2020 - Aisthesis. Pratiche, Linguaggi E Saperi Dell’Estetico 13 (1):101-114.
    Society Must Be Defended is a collection of Michel Foucault’s courses at the College de France in 1976. In this volume, Foucault discusses the emergence of a new technology of domination called biopower. It is a power that is not “individualizing”, but “massifying”, that is directed at man as a member of a “species”. Biopolitics exerts control over relations between the human races. Yet, some critics claim that Foucault’s biopower does not address colonial societies and problems. This paper argues that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  71
    The Prospects for E‐Learning Revolution in Education: A Philosophical Analysis.Samson O. Gunga & Ian W. Ricketts - 2008 - Educational Philosophy and Theory 40 (2):294–314.
    If I lose my key in Canada, for instance, and I search for it in the United Kingdom, how long will I take to find it? This paper argues that problems in education are caused by non-professional teachers who are employed when trained teachers move in search of promotion friendly activities or financially rewarding duties. This shift of focus means that policy makers in education act without adequate professional guidance. The problems in education, therefore, result from demands made on mainstream (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  57
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã (The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary...) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p109. [REVIEW]Helmut Renders - 2013 - Horizonte 11 (29):109-132.
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary: hypothesis on its origin and its underpinned understanding of Christian life Neste artigo, investiga-se uma variação incomum dos atributos hagiográficos clássicos de São Benedito: o São Benedito do Rosário com coração. Procura-se explicar tanto a relativa raridade de figuras com esse atributo adicional como a sua existência. Para (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Cursus in Middle English: A Talkyng of Þe Loue of God Reconsidered.Lois K. Smedick - 1975 - Mediaeval Studies 37 (1):387-406.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  32
    Dom Francisco de Aquino Corrêa e a construção da identidade mato-grossense.Jérri Roberto Marin - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):780-811.
    Apresenta-se neste artigo o papel desempenhado pelo bispo e arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Corrêa na construção da identidade mato-grossense, entre as décadas de 1910 a 1930. Como governador de Mato Grosso, interveio na esfera cultural a fim de fortalecer as elites cuiabanas e superar as crises política, econômica e social. Para tal, arregimentou um grupo de intelectuais que se empenharam na construção da identidade regional assentada na idealização das terras e do homem mato-grossense, superando os estigmas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da eternidade. (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    O conceito de biblioteconomia em L.-A. Constantin (1779-1844) e a difusão do seu trabalho.Éderson Ferreira Crispim - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:59.
    A elaboração de um conceito em biblioteconomia encontrado no trabalho de um livreiro na primeira metade do século XIX na França deu ensejo, talvez, para que micronarrativas em torno do estabelecimento de uma disciplina e uma carreira se desenvolvessem. Carreira esta que, por assim dizer, vinha, desde os últimos quatro séculos, modificando seu conjunto de atividades. Em uma palavra, inúmeros personagens, dos mais célebres a alguns poucos lembrados, se tornaram, em maior ou menor grau, importantes operadores para a descrição de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  70
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  60
    O de Anima de aristóteles E a concepção Das faculdades da Alma no kitáb al-nafs (livro da Alma, de Anima) de Ibn Sina (avicena).Jamil Ibrahim Iskandar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):41-49.
    Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs – edição árabe – (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e in#uências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a época em que o estagirita foi recebido em terras do Islã, indicando o seu primeiro receptor, o &lósofo Al-Kindi, assim como, de (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    IRWIN, William. Seinfeld e a Filosofia: um livro sobre tudo e nada; tradução Marcos Malvazzi Leal, São Paulo: Madras, 2004.Ruan Pedro Gonçalves Moraes - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):95-103.
    Resenha da obra Seinfeld e a Filosofia: um livro sobre tudo e nada de William Irwin, na qual pretende demonstrar que uma série de comédia americana dos anos 1990 possui recursos e potencial para servir como ferramenta de discussão e aprendizado em Filosofia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Ética E Estética, Problemas de Fronteiras: O Diálogo Entre a Filosofia E a Literatura/Ethics and Aesthetics, Boundary Problems: Dialogue Between Philosophy and Literature.Luizir de Oliveira - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145.
    A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A Superação Hegeliana Do Dualismo Entre Determinismo E Liberdade.Hector Ferreiro - 2012 - In Konrad Utz, Agemir Bavaresco & Paulo R. Konzen (eds.), Sujeito e Liberdade: Investigações a Partir do Idealismo Alemão. Porto Alegre: ediPUCRS. pp. 129-143.
    Kant explicitou, talvez com maior clareza que qualquer outro filósofo antes do que ele, a essência do conflito que implica a relação da causalidade natural e a causalidade livre. Hegel assevera que com o dualismo fenômeno-coisa em si Kant deixa intacta como tal a incompatibilidade entre as noções de causalidade natural e causalidade livre, já que, conserva sua contraposição mesma para simplesmente localizá-la na estrutura do sujeito. Hegel aspira precisamente a fechar o ciclo da metafísica dualista que definiu a filosofia (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  78
    Agregados, Conjuntos e a Tese da Indeterminação da Referência.Araceli Velloso - 2009 - Dois Pontos 6 (2).
    O objetivo desse artigo é lançar luz sobre a tese da indeterminação da referência de Quine, usando para isso a distinção feita por Frege entre agregados e conjuntos. Além da distinção fregiana, usaremos também algumas noções de teoria dos modelos, tais como “modelos alternativos” e “morfismos entre traduções”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  64
    Os problemas da razão pura e a semântica transcendental.Zeljko Loparic - 2005 - Doispontos 2 (2).
    O presente artigo tem como objetivo mostrar que a teoria kantiana da possibilidade de juízos a priori, o conteúdo essencial da sua crítica da razão pura, foi elaborada no intuito de garantir a solubilidade dos problemas necessários da razão pura e que essa teoria pode ser interpretada como uma semântica transcendental (a priori). The problems of pure reason and the transcendental semanticsThis article aims at showing that Kant´s theory of possibility of a priori judgments, which is the essential content of (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  27
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar dos (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    A correspondência com a Princesa Elisabeth e a fundamentação da moral cartesiana.Jordino de Assis Dos Santos Marques - 2000 - Discurso 31:383-398.
    Meu objetivo é tratar a correspondência entre a Princesa Elisabeth e Descartes como um dos momentos propulsores do estabelecimento da moral cartesiano. Procuro mostrar por primeiro, como os temas propostos por Elisabeth se inscrevem no cerne mesmo do caetesianismo, na medida em que uma de suas preocupações era o modo de relação entre aIma e o corpo. Em seguida, será visto como se estabelece nesta correspondência uma reflexão moral com traços estoicos, mas que não prescinde de uma técnica médica, realizando, (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    A literatura fantástica e a influência do imaginário religioso infantil.Vera Lucia Lins Sant’Anna - 2005 - Horizonte 3 (6):59-76.
    No momento em que oposições seculares – tais como real versus imaginário, razão versus mito, inteligível versus sensível, vida mental versus vida material – se encurtam e o poder passa a ser exercido não só pela coerção material, mas também pela dominação simbólica, percebe-se que, cada vez mais, procura-se conciliar razão e imaginário. Entende-se, assim, que a tradição é mantida através dos mitos e das lendas. O que se deseja, realmente, é manter-se o passado dentro do futuro. A sociedade tem, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Medieval Masters Essays in Memory of Msgr. E.A. Synan.Edward A. Synan & R. E. Houser - 1999
  27. Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
    É bem conhecida a divergência entre as posições de Gottlob Frege e Bertrand Russell com relação ao tratamento semântico dado a sentenças contendo termos singulares indefinidos, ou seja, termos singulares sem referência ou com referência ambígua, tais como ‘Papai Noel’ ou ‘o atual rei da França’ ou ‘1/0 ’ ou ‘√4’ ou ‘o autor de Principia Mathematica’. Para Frege, as sentenças da linguagem natural que contêm termos indefinidos não formam declarações e portanto não são nem verdadeiras nem falsas. Já para (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  87
    A Reanalysis of B 0 -B̄ 0 Mixing in E + E - Annihilation at 29 GeV.A. J. Weir, G. Abrams, C. E. Adolphsen, J. P. Alexander, M. Alvarez, D. Amidei, A. R. Baden, B. C. Barish, T. Barklow, B. A. Barnett, I. Bartelt, D. Blockus, G. Bonvicini, A. Boyarski, J. Boyer, B. Brabson, A. Breakstone, J. M. Brom, F. Bulos, P. R. Burchat, D. L. Burke, F. Butler, F. Calvino, R. J. Cence, J. Chapman, D. Cords, D. P. Coupal, H. C. Destaebler, J. M. de DorfanDorfan, P. S. Drell, G. J. Feldman, E. Fernandez, R. C. Field, W. T. Ford, C. Fordham, R. Frey, D. Fujino, K. K. Gan, G. Gidal, L. Gladney, T. Glanzman, M. S. Gold, G. Goldhaber, A. Green, P. Grosse-Wiesmann, J. Haggerty, G. Hanson, R. Harr, F. A. Harris, C. M. Hawkes, K. Hayes, D. Herrup, C. A. Heusch, T. Himel, R. J. Hollebeek, D. Hutchinson, J. Hylef, W. R. Innes, M. Jaffre, J. A. Jaros, I. Juricic, J. A. Kadyk, D. Karlen, J. Kent, S. R. Klein, W. Koska, W. Kozanecki, A. J. Lankford, R. R. Larsen, B. W. LeClaire, M. E. Levi, A. M. Litke, N. S. Lockyer, V. Lüth, J. A. J. Matthews, B. D. di MeyerMilliken, K. C. Moffeit, L. Müller, J. Nash, M. E. Nelson, D. Nitz, H. Ogren, R. A. Ong & O'Shaughness - unknown
    Data taken by the Mark II detector at the PEP storage ring was used to measure the rate of dilepton production in multihadronic events produced by e+e- annihilation at √s=29 GeV. We determine the probability that a hadron initially containing a b quark decays to a positive lepton to be 0.17-0.08+0.15, with 90% confidence level limits of 0.06 and 0.38. © 1990.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  90
    A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades.Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar & Sílvia Meirelles Leite - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):133-148.
    O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre sua (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  62
    Vulnerabilidade e proteção: a prática e a pesquisa em psicologia.Alice Maggi - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):157-165.
    O artigo discute algumas considerações a respeito dos conceitos de vulnerabilidade e proteção, quando relacionados à prática e à pesquisa em psicologia. Estabelece ligações entre conceitos clássicos, principalmente na área da filosofia e demais ciências humanas, como ética, moral e educação e as circunstâncias cotidianas e contemporâneas, como o acesso facilitado às informações, o incentivo à formação de recursos humanos na área da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas. Ao fim, sinalizam-se alternativas práticas e possíveis para operacionalizar a (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  34
    Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4. [REVIEW]Luciana Backes, Karen Barchinski & Ana Margô Mantovani - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):458-481.
    Os seres humanos configuram o espaço de convivência com o outro e em congruência com o meio. Estar presente e compartilhar essa presença com o outro, copresente, implica laços afetivos e sentimentos de pertencimento ao grupo, mas, principalmente, de agir juntos. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver”. A natureza exploratória da pesquisa, por meio da metodologia estudo de caso, se justifica (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    Entre a Igreja E a Escola: O Catolicismo E a Escola Do Campo No Marajó Em Conexão.Eliane Miranda Costa - 2020 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 18 (55):275.
    O texto aborda a relação da educação escolar e o catolicismo no espaço rural, especialmente, no rio Mapuá, no município de Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Tem-se por objetivo identificar a presença do catolicismo na escola do campo e a relação com a formação dos alunos ribeirinhos. Especificamente, a perspectiva é discutir a influência dos rituais religiosos e artefatos sagrados no processo educativo e na cultura escolar do campo. É uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada na incursão bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica Pós-Sinodal Ao Povo de Deus E a Todas as Pessoas de Boa Vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o evangelho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    Religião e educação no Brasil: o programa “Escola sem Partido” como um obstáculo ao Ensino Religioso e à formação cidadã.Andréa Silveira de Souza - 2020 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 18 (55):122-122.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do projeto de lei que institui o programa Escola sem Partido, no intuito de indicar como e porque tal projeto se constitui um obstáculo para a ação pedagógica no âmbito do componente curricular Ensino Religioso na escola básica, consolidando-se assim um entrave para a formação integral conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para tal análise, mobilizamos categorias do campo do direito internacional, como decisões da Corte Interamericana de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  58
    O Que É a Ciência, Do Ponto de Vista da Epistemologia?Roberto de Andrade Martins - 1999 - Caderno de Metodologia E Tã©Cnica de Pesquisa 9:5-20.
    The issue concerning the nature of science can be dealt in different ways. The question “What is science?” can receive empirical answers (what has been science, historically?), normative answers (what should be science?) and analytical ones (what could be science?). The two later approaches concern Philosophy. This paper criticises some philosophical attitudes towards science (relativism, dogmatism, scepticism, ecletism). It claims the existence of a well grounded acquired epistemological wisdom, encompassed by “impotence principles” that exhibit some limits of the human thought (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  53
    Effects of Contextual Similarity on Unlearning in the A-B, D, E, F and B, D, E, F Paradigms.Richard K. Landon & James H. Crouse - 1970 - Journal of Experimental Psychology 83 (1p1):186.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Kant, Schiller e a virtude em observações sobre o sentimento do belo e do sublime. [REVIEW]Feldhaus Charles - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):49-58.
    Esse estudo examina a concepção de virtude de Kant no texto pré-crítico Observações sobre o sentimento do belo e do sublime e no período crítico assim como a concepção de virtude de Schiller em Sobre a graça e a dignidade mostrando principalmente que existem algumas continuidades entre a posição de Kant a respeito da virtude no período pré-crítico e a concepção do período crítico do pensamento moral à luz do debate entre Kant e Schiller a respeito do papel dos sentimentos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    O novo plano de direitos humanos e a questão do trabalho no Brasil.César Augusto Ribeiro Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 203.
    Pesquisa acerca das mudanças das relações de trabalho no cenário mundial da economia neoliberal atual, marcada pelos passos e descompassos entre a matriz legal advinda da Direito do Trabalho e a flexibilização dos direitos laborais da atualidade. Pretende-se, a partir da compreensão da denominada “crise do trabalho”, definir argumentos que permitam responder a questão central: qual o futuro das relações de trabalho e, principalmente, do direito do trabalho nas sociedades modernas. Na seqüência, reflete-se sobre o Novo Plano Nacional de Direitos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica. [REVIEW]Francisco das Chagas Silva Souza & Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578.
    A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  31
    Descartes E a Impossibilidade de Ações À Distância.Roberto de Andrade Martins - 1998 - In Saul Fuks (ed.), Descartes 400 Anos: Um Legado Científico E Filosófico. Relume Dumara. pp. 79-126.
    This work compares the views of René Descartes and Isaac Newton on the nature of gravitation and the possibility of direct action at a distance. In his early writings, Newton tried to find mechanical explanations of gravitation, but could not find any acceptable model. For that reason he preferred to avoid any mechanical explanation. He admitted that the existence of gravitation could be justified by induction, and used it to explain and to predict several phenomena, although gravitation itself was not (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    A felicidade e a moralidade em Kant.Scherer Berta Rieg - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):23-35.
    A busca pela felicidade está naturalmente presente como um ideal a ser alcançado por cada indivíduo da espécie humana. Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, pretende buscar e estabelecer o princípio supremo da moralidade e esclarece que para esse fim o ideal da felicidade não apresenta condições de fundamentar as leis da moralidade. Na obra Crítica da Razão Prática, Kant sustenta essa mesma posição, mas introduz o objeto do soberano bem, referente ao qual, a felicidade é o (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Klaus Günther e a nova perspectiva sobre a teoria da argumentação: justificação e aplicação // Klaus Günther and the new perspective on the argumentation theory: justification and application.Keberson Bresolin - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):338-361.
    O presente artigo visa apresentar, dialogar e também levantar algumas críticas à teoria da argumentação de Klaus Günther. O jusfilósofo demonstra que há dois tipos de discurso, a saber, o discurso de justificação e o discurso de aplicação. O discurso de justificação parte do princípio universal “U” – já conhecido da ética do discurso. Sua função é a justificação por meio da consideração de todos os interesses envolvidos. Segundo Günther, o engano do discurso de justificação foi entender a validade de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião.Cristina Satie de Oliveira Pátaro & Frank Antonio Mezzomo - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):812-844.
    A pesquisa aqui relatada problematiza a constituição das identidades juvenis na interface com as dimensões da religião e da política, buscando discutir as influências que as vivências e aprendizagens junto à Universidade trazem às compreensões dos jovens. São analisados dados de três grupos de estudantes universitários: católicos, evangélicos e sem religião, obtidos a partir de survey com questões abertas e fechadas, referentes às temáticas da religião, da política e das vivências junto à Graduação. Os resultados evidenciam compreensões compartilhadas pelos jovens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    A poética e a linguagem religiosa em Paul Ricoeur.Ivanaldo Oliveira Santos & Marcio Lima Pacheco - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1197.
    O objetivo deste artigo é traçar como, no pensamento de Paul Ricœur, a narração e a sua especificidade da linguagem religiosa permeiam um acontecimento in illo tempore que dá ao ser humano uma orientação temporal que carrega um acontecimento passado para um futuro que, em certo sentido, é preenchido pela esperança e, com isto, coroando o esforço do existir do ser humano. O artigo fundamenta-se principalmente nas obras de Ricœur, tais como: O conflito das interpretações, A hermenêutica bíblica, Manifestation et (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A identidade cultural em tempos liquefeitos: o 'Ceará moleque' e a contemporaneidade?Francisco Secundo da Silva Neto & Marcio Acselrad - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):72-83.
    O presente trabalho busca pensar o sentido da expressão ‘Ceará moleque’, popularmente utilizada para designar o povo cearense, desde seu surgimento até os tempos atuais. Com este fim, buscaremos dialogar com duas importantes interpretações atuais da noção de identidade e seu papel na contemporaneidade: os estudos culturais de Stuart Hall e a teoria da modernidade líquida de Zygmunt Bauman.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    Entre o Dizer e o Dito: sobre a precariedade e a finitude de nosso saber em Emmanuel Levinas.Sandro Cozza Sayão - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):98-119.
    A crítica da verdade tem sido tônica do pensamento de muitos autores da contemporaneidade, e, dentre esses destacamos a obra do filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas em sua Crítica à ontologia e na defesa da exterioridade como alteridade. Em seu escopo, o artigo que apresentamos traça uma análise da precariedade e finitude de nossos ditos, assim como da impossibilidade desses se darem conta da dimensão maior do dizer da vida. A ideia é dar ênfase à precariedade, à complexidade e à imponderabilidade (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento // The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics.Cezar Luís Seibt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):200-226.
    O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido. Não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar esse horizonte originário e prévio, além de indicar algumas possibilidades que com ele se abrem. Daremos ênfase à questão do horizonte (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Eufemismos Bíblicos Relativos Ao Sexo E À Moral.Francisco de Assis Florêncio - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):83-87.
    O nosso trabalho tem por objetivo trabalhar os eufemismos bíblicos relativos ao sexo e à moral. Para tanto, partimos do texto da Vulgata, texto este que grandemente influenciou e continua a influenciar as versões portuguesas. A título de cotejo, além do texto latino, fizemos uso de duas versões portuguesas: Almeida Revista e Atualizada e a Almeida Revista e Corrigida.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  29
    Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador.Talita Carneiro Gader Safa & Samuel Mendonça - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):69-89.
    O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000