Order:
  1.  12
    Verdade E Vazio Em Nāgārjuna: O Capítulo XXIV Dos Mūlamadhyamakakārikā.Lucas Nascimento Machado - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):65-84.
    RESUMO Em nosso artigo, faremos uma breve exposição sobre o capítulo XXIV dos Mūlamadhyamakakārikā, de Nāgārjuna, e buscaremos oferecer uma defesa de nossa própria interpretação de sua filosofia, comparando-a com as interpretações semântica e pedagógica propostas, respectivamente, por Garfield e Siderits, por um lado, e Ferraro, por outro. Na nossa exposição, discutiremos a relação entre vazio, cooriginação dependente e verdade, apontando a íntima ligação entre esses termos no interior da filosofia de Nāgārjuna e buscando indicar em que sentido as quatro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  7
    Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural.Antonio Florentino Neto & Lucas Nascimento Machado - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1099-1108.
    Não há mais como pensar as questões filosóficas fundamentais, e o modo com que elas afetam a nossa compreensão do nosso mundo, de seus problemas e de seus dilemas, sem pensar a filosofia para além de uma visão eurocêntrica e colonialista da mesma. É com essa perspectiva em mente que esse dossiê foi feito, visando mostrar como uma abordagem intercultural na filosofia é fundamental para se refletir sobre questões fundamentais da atualidade, tais como a relação entre tradição e modernidade na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Determinação E ceticismo: Algumas considerações, a partir do problema do ceticismo, sobre Hegel, suas compreensões de determinação E sua interpretação da filosofia de espinosa.Lucas Nascimento Machado - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:115.
    Resumo: Em nosso artigo, compararemos, a partir do problema do ceticismo, as diferentes compreensões que Hegel tem, em sua juventude e em sua maturidade, do que seja determinação e de como sua concepção de determinação se afastaria ou não da concepção de Espinosa. De fato, como pretendemos mostrar, uma dimensão pouco explorada e, contudo, fundamental para compreender como o Hegel de maturidade pretende distinguir a sua concepção de determinação daquela de Espinosa, é o esforço hegeliano de oferecer uma resposta satisfatória (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark