Order:
  1. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise.Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti & Rafael Cunha - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):628-644.
    A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Entre o ranking e o rating: A avaliação digital docente na era da sociedade métrica.Antônio Alvaro Soares Zuin & Lucídio Bianchetti - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):529-554.
    Resumo: Os processos avaliativos, na universidade, são perpassados por um ethos que prima pela quantificação e pelo ranqueamento. Em decorrência, observa-se cada vez mais a descaracterização da avaliação na sua acepção qualitativa e, consequentemente, formativa. A afirmação desse ethos, na universidade, bem como na sociedade, é facilitada pelos algoritmos de big data, os quais estão na base da constituição da chamada “sociedade métrica”, em que há uma tendência geral para utilizar formas quantitativas para realizar classificações sociais. Neste texto, com respaldo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo. [REVIEW]Evandro Ricardo Guindani, Elisa Maria Quartiero & Lucídio Bianchetti - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):136-156.
    Neste artigo discute-se as induções e tensionamentos gerados pelo Sistema de avaliação e fomento da CAPES nos processos de produção do conhecimento dos Programas de Pós-graduação em Teologia. Problematiza-se a influência dos critérios de avaliação da CAPES na produção/veiculação do conhecimento no campo epistemológico da Teologia, tendo como aporte teórico o conceito de “campo” de Bourdieu. Constata-se que o campo de conhecimento teológico - que na sua origem e essência trata da fé e do mundo transcendente - gradativamente assume um (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark