Results for 'Luiz Felipe da Silva Carvalho'

1000+ found
Order:
  1. Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.Luiz Felipe de Andrade & Silva Saad - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    RANCIÈRE, J. As margens da ficção. Tradução de Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:207-212.
    Publicado originalmente em 2017, As margens da ficção reúne textos criteriosamente selecionados e ordenados a dar ao livro uma unidade sólida construída em torno de um projeto central, ampliar o projeto iniciado por Jacques Rancière em A palavra muda. Ensaio sobre as contradições da literatura (1998) e A política da literatura (2007), de uma poética da ficção moderna. Como tal, constitui uma possível introdução ao conjunto maior da vertente estética de sua obra. A noção de poética é tomada de empréstimo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  37
    Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):219-234.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos centrais desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau. Contra Samuel Pufendorf, Rousseau defende que a justiça não é natural. Ele recusa todo compromisso com a lei natural tradicional para voltar à posição de Thomas Hobbes. Ora, no estado originário de natureza, os princípios racionais da lei natural que expõe Pufendorf não podem ser conhecidos, e, por conseguinte, quando puderem ser conhecidos, não serão aplicados por natureza.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  31
    Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.Luiz Felipe de Andrade E. Silva Saad - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    O artigo apresenta aspectos da formação da noção de vontade geral de Rousseau e a transformação conceitual que operou no pensamento político do século XVIII: a noção de universalité da vontade geral da espécie de Diderot tem o seu alcance limitado pela noção de généralité da vontade geral dos cidadãos de Rousseau. Mais exatamente, as vontades soberanas dos países limitam o desenvolvimento da vontade geral da espécie, pois esta, por ser uma vontade universal e ao alcance de todo ser racional, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Rousseau E os limites da Lei natural.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:119-128.
    Pretende-se aqui articular os elementos da crítica de Rousseau à doutirna do direito natural, tal como ela aparece em Hobbes e na tradição jusnaturalista.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Considerações sobre o fundamento moral da propriedade.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):219-234.
  7.  28
    A natureza do poder E as ilusões do contrato social em Robert filmer.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade política não é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  49
    A noção de liberdade no Emílio de Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):109-118.
    A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Rousseau e a educação pública: uma solução?Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2009 - Princípios 16 (25):187-201.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras da educaçáo pública que mantêm a máquina administrativa funcionando.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  40
    Rousseau e a administração dos bens.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):141-159.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras que mantêm a máquina administrativa funcionando.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Samuel Pufendorf e a diferença entre Direitos Perfeitos e Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the distinction between Perfect and Imperfect Rights.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):49.
    A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição autorizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Utilidade e obrigação no pensamento moral de Richard Cumberland.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):76.
    Neste trabalho eu pretendo oferecer um breve esboço de uma das fontes do utilitarismo. A teoria do direito natural de Richard Cumberland. Embora o autor se insira na tradição do jus naturae, há elementos suficientes em seu texto que apontam para a preparação de noções importantes ao utilitarismo, noções de raciocínio consequencialista. Sem fazer anacronismos, eu pretenso esboçar aqui o papel assumido por Cumberland na história dessa corrente do pensamento ético.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    A demoktesis de Robert Nozick.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):145-157.
    the present article aims at reconstructing Robert Nozick’s cen-tral arguments about the extreme positions held by North American li-bertarians who do not distinguish between Welfare state and totalitarian state. Despite divergences on a pivotal question, that of the state, there are some affinities between Nozick and this current of thought. Contrary to the anarchist theory, the Minimal state is preferable to the state of nature as described by John locke.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A Demoktesis De Robert Nozick.Luiz Felipe Netto de Andrade & Silva Sahd - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):145-157.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos cen-trais, desenvolvidos por Robert Nozick, acerca das posições extremas que não diferenciam Estado-providência e Estado totalitário na política dos libertarianos norte-americanos, isto é, sobre as afinidades percebidas por Nozick com as teses desta corrente de pensamento, embora se afastando num ponto essencial: a questão do Estado. Ao contrário da teoria anar-quista, o Estado mínimo é preferível ao estado de natureza, tal como John locke o descreve.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Comparing pen-and-paper and online methodologies for the Young Schema Questionnaire (YSQ-S3).Felipe Gonçalves Ferronatto, Eduarda Baldissera Rospide, Carolina Del Pino Carvalho, Paula Beatriz Guths & Margareth da Silva Oliveira - 2023 - Aletheia 56 (1):94-108.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Differential Neuroplastic Changes in Fibromyalgia and Depression Indexed by Up-Regulation of Motor Cortex Inhibition and Disinhibition of the Descending Pain System: An Exploratory Study.Tiago Madeira Cardinal, Luciana Conceição Antunes, Aline Patricia Brietzke, Cristiane Schulz Parizotti, Fabiana Carvalho, Andressa De Souza, Iraci Lucena da Silva Torres, Felipe Fregni & Wolnei Caumo - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  17.  7
    Democracia Fugitiva e Totalitarismo Invertido de Sheldon S. Wolin.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):405.
    Este artigo questiona a dimensão crítica da democracia analisada por Sheldon S. Wolin. A partir da década de 1980, o impulso de Wolin de diagnosticar as falhas da democracia americana ao conectar o liberalismo ao totalitarismo se manifesta de uma nova maneira. Ele observa que, no processo de lutar ostensiva- mente contra o totalitarismo durante a Guerra Fria, o próprio governo americano passou a incorporar uma forma totalizante de poder. Essa crítica culmina em seu diagnóstico de uma crise do século (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  67
    Appellate Court Modifications Extraction for Portuguese.William Paulo Ducca Fernandes, Luiz José Schirmer Silva, Isabella Zalcberg Frajhof, Guilherme da Franca Couto Fernandes de Almeida, Carlos Nelson Konder, Rafael Barbosa Nasser, Gustavo Robichez de Carvalho, Simone Diniz Junqueira Barbosa & Hélio Côrtes Vieira Lopes - 2020 - Artificial Intelligence and Law 28 (3):327-360.
    Appellate Court Modifications Extraction consists of, given an Appellate Court decision, identifying the proposed modifications by the upper Court of the lower Court judge’s decision. In this work, we propose a system to extract Appellate Court Modifications for Portuguese. Information extraction for legal texts has been previously addressed using different techniques and for several languages. Our proposal differs from previous work in two ways: our corpus is composed of Brazilian Appellate Court decisions, in which we look for a set of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19.  14
    Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.De Andrade E. Silva Saad Luiz Felipe - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    O problema da guerra na política de Rousseau.Luiz Felipe Netto De Andrade E. Silva Sahd - 2008 - Educação E Filosofia 17 (33):111-138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    The Bible and Abortion: Exodus 21:22-23 in the Septuagint and Other Opinions.Adriano Da Silva Carvalho - forthcoming - International Journal of Philosophy.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Informação e Ideologia: Diálogos Filosóficos No Âmbito Do Proselitismo Informacional.Jonathas Luiz Carvalho Silva - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):72-89.
    Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto da pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte:1503-1503.
    The cry of the poor, the theme of this work, challenges the humanitarian consciousness of the people and is a strong questioning of the religious conscience and the Christian faith. Nevertheless, the preferential option for the poor, consecrated in the Final Document of the Episcopal Conference held in Puebla of Los Angeles, is still the cause of much controversy inside and outside the Church. Bearing in mind this context, this article aims to present the resonance of the cry of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Criminalidade organizada E justiça penal negociada: Delação premiada.Luiz Flávio Gomes & Marcelo Rodrigues da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    CRIMINALIDADE ORGANIZADA E JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA: DELAÇÃO PREMIADA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    O Arcaísmo da Substancialidade No Escrito da Diferença de Hegel.Luiz Filipe da Silva Oliveira - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (156):729-747.
    ABSTRACT The aim of this paper is to demonstrate that one of the reasons for Hegel’s failure in consummating the project of “construct the absolute for consciousness” presented in 1801 in his Writing on Difference consisted in the patent mismatch between the negativity to which the determinations of finitude would be submitted and the conception of the absolute still substantially thought. Precisely, what we call here the archaism of substantiality would set the tone of this mismatch that still entailed the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Nota Sobre o Tomismo Transcendental de Luís Carlos Silva de Sousa.Luiz Marcos da Silva Filho - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):277.
    Esta Nota pretende pensar limites da atualização de Tomás de Aquino por Luís Carlos Silva de Sousa em seu artigo “Conhecimento e participação nas razões eternas em Tomás de Aquino: duas leituras” (Síntese, v. 48, n. 151, 2021), com a hipótese de que uma metafísica tomista sem lastro na física aristotélica torna-se inconsistente e uma mitologia. Palavras-chave: Tomismo. Transcendental. Hermenêutica. Ontologia. Metafísica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Fundamento do universal no singular em Tomás de Aquino: natureza comum, similitude e/ou ideia?Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Neste artigo, pretendo analisar na filosofia de Tomás de Aquino (i) se a “essência absolutamente considerada” (ou “natureza comum”) pode desempenhar papel de fundamento do universal na coisa singular ou indivíduo e (ii) se ela é obtida simultaneamente com a abstração inteligível da essência com intenção de universalidade ou por uma “dupla abstração”. Além disso, procurarei ponderar se a “essência absolutamente considerada” prescinde ou não de certa apropriação tomasiana de uma teoria das ideias e se relacioná-la com as ideias é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    The Logical Alien: apresentação da Edição Especial.Luiz Henrique da Silva Santos & Marcos Silva - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (1):1-3.
    Neste prefácio, os editores convidados apresentam o tema e contexto da edição especial sobre 'The Logical Alien'. Eles também fazer uma breve introdução de cada um dos artigos publicados na edição especial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Formas no Tractatus Logico-Philosophicus.Luiz Henrique da Silva Santos - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e04.
    O objetivo deste artigo é elucidar a ideia tractariana de forma lógica. Partimos da identificação de diferenças conceituais significativas entre ocorrências do termo “forma” no texto do Tractatus. Estas diferenças permitem a obtenção de dois conceitos distintos. O primeiro deles é a forma dos objetos; o segundo, a forma de afiguração. No interior desta última noção, é possível ainda identificar a ideia de uma forma lógica de afiguração, a qual é distinta da forma de afiguração devido à sua generalidade. Argumentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Religião e Cultura Periféricas: A Representação Do Islamismo Na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fabio Gomes da Silva - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):86-120.
    Analisa a representação de informações referentes à identidade e a religião islâmica no esquema de classificação bibli-ográfica mais utilizado do mundo. Investiga a existência de desvios na representação de assuntos referentes a culturas não alinhadas à cultura ocidental na 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD23). Conceitua Organização do Conhecimento em sentido restrito como organização das informações em registros bibliográficos e, em sentido amplo, como a organização social do trabalho mental. Define Sistemas de Organização do Conhecimento, enquanto sistemas conceituais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Resenha de 'Carta a Diogneto'.Felipe Gustavo Soares da Silva, Vinycius Bezerra Ferreira Cavalcanti Mattoso & Jannyelle Vitória Cabral - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):270-275.
    O manuscrito original é de língua grega e sua tradução para o português é realizada por Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin, sendo publicada pela editora Paulus numa coleção chamada Patrística, em referência aos textos produzidos no período inicial da Filosofia Cristã, escritos pelos chamados “padres da Igreja”, que prepararam a Filosofia Medieval. Apesar da inserção na coleção de textos da editora, a Carta a Diogneto não é claramente um texto produzido por um dos tais padres patrísticos, todavia, levando em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sah - 2009 - Discurso 39 (39):85-106.
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
    Em “O Mito do Conhecimento”, Laurence BonJour defende a tese de que a concepção “falibilista” de conhecimento, assumida de modo preponderante pelos epistemólogos na era pós-Gettier, “está errada”, pois tal concepção “fraca” de conhecimento proporciona pouca satisfação da perspectiva filosófica e é inexistente no âmbito do senso comum, constituindo tão-somente um “mito filosófico”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Algorithmic injustice and human rights.Denis Coitinho & André Luiz Olivier da Silva - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-17.
    The central goal of this paper is to investigate the injustices that can occur with the use of new technologies, especially Artificial Intelligence (AI), focusing on the issues concerning respect to human rights and the protection of victims and the most vulnerable. We aim to study the impacts of AI in daily life and the possible threats to human dignity imposed by it, such as discrimination based on prejudices, identity-oriented stereotypes, and unequal access to health services. We characterize such cases (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Aristófanes e o Mito Que Ninguém Riu.Felipe Gustavo Soares da Silva & Karl Heinz Efken - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O presente trabalho trata de analisar a fala do famoso comediante grego Aristófanes, trazida por Platão em seu Simpósio. A fala da personagem aqui é interpretada considerando sua descrição da natureza humana a partir do famoso mito dos andróginos e as implicações do desejo (Eros) para a felicidade humana. Estranhamente, ao término da fala do comediante não há risos, provavelmente, porque o conteúdo falado foi um assunto sério que revelou a dimensão trágica de Eros para a vida humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    Ação comunicativa e teoria da história:aproximação de Habermas e Rüsen.Luiz Sérgio Duarte Da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Política da Criminologia, de Augusto Jobim do Amaral.Felipe da Veiga Dias & Roberta da Silva Medina - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40436.
    AMARAL, Augusto Jobim. Política da Criminologia. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2020.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    O Leviatã hobbesiano e o medo de poderes invisíveis: reflexões filosóficas durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  89
    Not Telling the Truth in the Patient–Physician Relationship.Carlos Henrique Martins Da Silva, Renato Luiz Guerino Cunha, Ronaldo Borges Tonaco, Thúlio Marquez Cunha, Carolina Boaventura Diniz, Gustavo Gontijo Domingos, Juliana Diniz Silva, Marcelo Vitral Vitorino Santos, Melissa Ganam Antoun & Rodrigo Lobato de Paula - 2003 - Bioethics 17 (5‐6):417-424.
    ABSTRACT The presence of truth and honesty is a permanent demand, and becomes vital the more committed and intimate a relationship is. Medical practice is relevant to this discussion when one questions whether or not a physician should always tell their patient the truth in the face of a progressive or potentially fatal disease, regarding the diagnosis, outcome, therapy and evolution of the specific disease. From this discussion we aim, with the present report, to look at the truth applicable to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43.  11
    Amor para corajosos.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Planeta.
    O poeta Vinícius de Moraes ensinava a amar "porque não há nada melhor para a saúde que um amor correspondido". Se não há nada mais importante do que amar, pensar o amor em suas diversas formas e vínculos é fundamental. Em Amor para corajosos, o filósofo Luiz Felipe Pondé conduz o leitor por um passeio sobre o tema. Não se trata de um manual para amar melhor ou um estudo acadêmico. Na sua tradicional prosa ao mesmo tempo provocativa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    O conceito de essência humana a partir da concepção antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la exatamente dessa maneira e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Acerca de mi Concepción Del mundo, de Erwin schrödinger.Vinícius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):83-87.
    Ao pesquisar onde poderia achar a referida obra, travei contato com dezenas das mais tradicionais e maiores bibliotecas do Brasil. Infelizmente, não encontrei ao menos um exemplar. E também, nenhum indício de que a mesma possuísse qualquer edição em língua portuguesa. A encontrei-a em língua espanhola, numa edição de 1988, e fui buscá-la na Biblioteca Nacional da República Argentina, em Buenos Aires, de onde trouxe cópia em língua espanhola. Vejo, portanto, como preciosa, para mim, e, sobretudo para a comunidade acadêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    A utilidade do inútil - um manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Espiritualidade Martirial: uma experiência de fé latino-americana.Daniel Carvalho da Silva - 2022 - Franciscanum 64 (177).
    O presente artigo traz à baila uma reflexão teórico-narrativa acerca daquela que tem sido chamada «Espiritualidade Martirial». A conceituação sobre espiritualidade e martírio deu-se por meio de pesquisa exploratório-bibliográfica. A discussão central foi tecida em diálogo, sobretudo, com os estudos teológicos de Casaldáliga, Sobrino e Gutierrez. As conclusões apontam no sentido de que a Espiritualidade Martirial não está relacionada ao desejo de ser mártir. Tampouco o martírio relaciona-se à concepção de sacrifício cruento como redentor de pecado. A Espiritualidade Martirial diz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):01-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da vanguarda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000