Results for 'Luiz Fortes'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Dos jogos de teatro no pensamento pedagógico e político de Rousseau.Luiz Fortes - 1979 - Discurso 10:79-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    O engano do povo inglês.Luiz Roberto Salinas Fortes - 1978 - Discurso 8:117-136.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Rousseau: entre o bem dizer e o bem fazer.Luiz Fortes - 1974 - Discurso 5 (5):5-28.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Rousseau, o teatro, a festa e Narciso.Luiz Roberto Salinas Fortes - 1988 - Discurso 17:13-44.
  5.  59
    Sport and Exercise Psychology Studies in Brazil: Performance or Health?Lenamar Fiorese, André Luiz Felix Rodacki, Nayara Malheiros Caruzzo, Caio Rosas Moreira, Andressa Ribeiro Contreira, Aline Mendes de Lima, Leonardo de Sousa Fortes, João Ricardo Nickenig Vissoci & Joice Mara Facco Stefanello - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    O Radicalismo de Sade à Luz da Filosofia Marginal de E. de Condillac e La Mettrie.Rodrigo Grobe Navarro Luiz - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    A fundamentação filosófica permeada na obra literária do Marquês de Sade está intimamente ligada às teses materialistas, em especial, às obras dos filósofos E. de Condillac e La Mettrie que exerceram tamanha influência sob o Marquês. Nos diálogos dos personagens de Sade, encontramos o desmembramento radical das teses propostas por La Metrrie, em principal, quando adere a uma fisiologia muscular, na qual está relacionada a noções de irritabilidade muscular e de sensibilidade nervosa, bem como a tese central de Condillac, quando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  73
    Liberalismo, identidade e reconhecimento em Habermas.Luiz Bernardo Leite Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):120-136.
    O artigo apresenta a posição ocupada pela teoria discursiva de Jürgen Habermas no debate entre liberalismo e multiculturalismo. Adotando uma perspectiva universalista sensível às diferenças, resultante da tese da relação interna entre democracia e estado constitucional, Habermas enfoca três aspectos interligados e diretamente vinculados à questão do reconhecimento: a idéia liberal de igualdade, os direitos de grupos e o igual tratamento das culturas. A defesa da conjugação do ideal igualitário da cidadania democrática com as demandas legítimas de indivíduos e grupos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. A presença de Nietzsche na obra de Foucault: mais do que uma afinidade filosófica.Luiz Celso Pinho - 2009 - Princípios 16 (26):167-187.
    As referências a Nietzsche proliferam de tal forma ao longo dos quase trinta anos de produçáo teórica de Foucault que fica evidente o forte elo que há entre ambos. Além disso, um exame atento das análises foucaultianas sobre a emergência de um saber sobre o indivíduo na modernidade revela que existem, do ponto de vista programático, afinidades consistentes. No entanto, deixar de levar em conta eventuais dissonâncias ou mesmo antagonismos resulta, ao mesmo tempo, numa abordagem superficial e incompleta. É justamente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Impactos Econômicos dos Governos de Fernando Henrique e Lula da Silva sobre as Forças Armadas.Luiz Claudio Duarte - 2020 - Dialogos 24 (1):513-539.
    Os governos de Fernando Henrique Cardoso são considerados responsáveis por uma forte redução do Estado através de políticas de contenção dos gastos públicos, as quais atingiram também as Forças Armadas. Inversamente, os governos de Lula da Silva apresentaram um discurso desenvolvimentista, que, supostamente, favoreceu o investimento nas Forças Armadas, invertendo as tendências das gestões anteriores. O artigo faz, a partir da leitura de dois textos do cientista político João Roberto Martins Filho e de dados estatísticos da SEORI, a análise crítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    O tempo na pesquisa psicanalítica.José Luiz Caon - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):333-338.
    O pequeno estudo do autor trata do tempo na pesquisa psicanalítica implicado no termo e na noção freudianos de nachtraglich e Nachtraglichkeit {effet d'aprêscoup, relance). Serve-se de quatro ilustrações: 1) a noção do jogo olimpico chamado revezamento ; 2) a noção da figura musical de síncope, quando o segundo tempo é forte e o primeiro, fraco; 3) o conto baseado num divertimento de salão, conhecido como o jogo dos três prisioneiros, do qual Lacan extrai preciosas informações, no seu estudo, "Le (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Luiz Roberto Salinas Fortes (1937-1987).Bento Prado Jr - 1988 - Discurso 17:9-12.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Luiz Roberto Salinas Fortes.Bento Prado Junior - 1988 - Discurso 17:9-12.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Virtuality and Capabilities in a World of Ambient Intelligence: New Challenges to Privacy and Data Protection.Luiz Costa - 2016 - Cham: Imprint: Springer.
    This book is about power and freedoms in our technological world and has two main objectives. The first is to demonstrate that a theoretical exploration of the algorithmic governmentality hypothesis combined with the capability approach is useful for a better understanding of power and freedoms in Ambient Intelligence, a world where information and communication technologies are invisible, interconnected, context aware, personalized, adaptive to humans and act autonomously. The second is to argue that these theories are useful for a better comprehension (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  9
    Saudades de Deus e outros textos: as melhores colunas de Luiz Felipe Pondé na Folha de S. Paulo.Luiz Felipe Pondé - 2019 - São Paulo, SP: Três Estrelas. Edited by Oscar Pilagallo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. La inquisició i Ramon Llull.Eufemià Fort I. Cogul - 1972 - Barcelona,: R. Dalmau.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Do Vazio de Pensamento À Democracia Espetacular: Análise Do Impacto Político Das Fake News Nas Eleições Presidenciais de 2018.João Adail Camargo Luiz - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):71.
    O objetivo deste trabalho é a analisar a utilização e impacto das fake news nos últimos anos da vida política brasileira enquanto propulsão ao esvaziamento do pensamento e uma zona de anomia entre democracia e totalitarismo que captura e sacraliza a vida biológica humana ao mesmo tempo que a abandona, reconhecida como estado de exceção permanente. Para tanto, abordamos as obras de Hannah Arendt e Giorgio Agamben, bem como analisamos fenomenologicamente algumas das fake news mais divulgadas entre a população brasileira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    A era do niilismo: notas de tristeza, ceticismo e ironia.Luiz Felipe Pondé - 2021 - São Paulo: Globo Livros.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas.Luiz Antonio de Castro Santos - 2017 - Rio de Janeiro: EdUERJ.
    Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    On an Ecumenical Natural Deduction with Stoup. Part I: The Propositional Case.Luiz Carlos Pereira & Elaine Pimentel - 2024 - In Antonio Piccolomini D'Aragona (ed.), Perspectives on Deduction: Contemporary Studies in the Philosophy, History and Formal Theories of Deduction. Springer Verlag. pp. 139-169.
    In 2015 Dag Prawitz proposed a natural deduction ecumenical system, where classical logic and intuitionistic logic are codified in the same system. In his ecumenical system, Prawitz recovers the harmony of rules, but the rules for the classical operators do not satisfy separability. In fact, the classical rules are not pure, in the sense that negation is used in the definition of the introduction and elimination rules for the classical operators. In this work we propose an ecumenical system adapting, to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Montaigne's radical skepticism.Luiz Eva - 2009 - In Maia Neto, José Raimundo, Gianni Paganini & John Christian Laursen (eds.), Skepticism in the modern age: building on the work of Richard Popkin. Boston: Brill.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  4
    Marxismus und Freiheit: Versuch einer Bestimmung möglicher Verhältnisse auf der Grundlage der Philosophie Ernst Blochs.Luiz Bicca - 1984 - Tübingen: Schwäbische Verlagsgesellschaft.
  24. Um estudo do nosso tempo.Luiz Caramaschi - 1977 - [São Paulo]: Alvorada : distribuição as livrarias, Catavento.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. La legge del deserto: il deserto interiore.Andrea Forte - 1978 - Roma: Atanòr.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Rouanet 80 anos: democracia, modernidade, psicanálise e literatura.Luiz Paulo Rouanet, Adriana Rouanet Bassi, Wilson Levy & Barbara Freitag (eds.) - 2016 - São Paulo, SP: É Realizações Editora.
    Democracia -- Modernidade -- Psicanálise -- Literatura.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Commentary on "A Man of No Substance: The Philosopher in Plato's Gorgias," by S. Montgomery Ewegen.Joseph M. Forte - forthcoming - Proceedings of the Boston Area Colloquium of Ancient Philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. The look of nothingness: Blanchot and the image.Jeff Fort - 2018 - In Christopher Langlois (ed.), Understanding Blanchot, understanding modernism. New York, NY: Bloomsbury Academic.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  29.  23
    The ethical tightrope: politics of intimacy and consensual method in sexuality research.Luiz F. Zago & Dave Holmes - 2015 - Nursing Inquiry 22 (2):147-156.
    This paper seeks to analyze the construction of ethics in sexuality research in which qualitative methods are employed in the field of social sciences. Analyses are based on a bibliographic review of current discussions on research methods of queer theory and on the authors' own experiences of past research on sexuality. The article offers a theoretical perspective on the ways ethnography and in‐depth interviews become methods that can rely on a consensual method and create a politics of intimacy between the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  7
    Marketing existencial: A produção de bens de significado no mundo contemporâneo.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Três Estrelas.
    Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. Neste século XXI, a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Teoría crítica e formação política em Habermas.Luiz Roberto Gomes - 2018 - In Andrea Díaz, Margarita Sgro & Pedro Goergen (eds.), Teoría crítica de educación y teoría crítica de la sociedad: perspectivas en diálogo. Tandil [Argentina]: Editorial UNICEN.
  32.  2
    O que é uma universidade?: introdução à filosofia da educação de Josef Pieper.Luiz Jean Lauand - 1987 - São Paulo, SP, Brasil: Editora da Universidade de São Paulo.
    Universidade e educação em uma visão antroplógica, à luz da grande tradição da filosofia ocidental: Platão, Aristóteles, Agostinho e, sobretudo, Tomás de Aquino.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. How do emotion and motivation direct executive control?Luiz Pessoa - 2009 - Trends in Cognitive Sciences 13 (4):160-166.
  34. Finding out about filling-in: A guide to perceptual completion for visual science and the philosophy of perception.Luiz Pessoa, Evan Thompson & Alva Noë - 1998 - Behavioral and Brain Sciences 21 (6):723-748.
    In visual science the term filling-inis used in different ways, which often leads to confusion. This target article presents a taxonomy of perceptual completion phenomena to organize and clarify theoretical and empirical discussion. Examples of boundary completion (illusory contours) and featural completion (color, brightness, motion, texture, and depth) are examined, and single-cell studies relevant to filling-in are reviewed and assessed. Filling-in issues must be understood in relation to theoretical issues about neuralignoring an absencejumping to a conclusionanalytic isomorphismCartesian materialism, a particular (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   67 citations  
  35.  81
    A Psicologia da Religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung.Luiz Henrique Lemos - 2014 - Horizonte 12 (33):251-252.
    LEMOS, Luiz Henrique. A Psicologia da religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Positivismo, monarquismo, autoritarismo, coronelismo, populismo: reflexões sobre política e história.Ricardo Luiz de Souza - 2011 - Curitiba: Juruá Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Medicina, etica e spiritualità.Bruno Forte - 2017 - Cinisello Balsamo (Milano): San Paolo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    The sincerity edge: how ethical leaders build dynamic businesses.Timothy L. Fort - 2017 - Stanford, California: Stanford Business Books, an imprint of Stanford University Press. Edited by Alexandra Christina Frederiksborg.
    What's going on? -- Integrity and trust -- Corporate dilemmas in the absence of integrity and trust -- Inspirational stories of integrity and trust -- Making good decisions about strategy, ethics, and leadership -- Building on good decisions with authenticity and sincerity -- Twelve ways to lead with the sincerity edge.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Encontro na linguagem: estudos lingüísticos e literários.Luiz Carlos Travaglia & Dermeval da Hora (eds.) - 2006 - Uberlândia, MG: EDUFU.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Hildegarde Von Bingen, a exemplaridade do feminino no filme de Margarethe Von Trotta.Luiz Vadico & Maurício Monteiro - forthcoming - Horizonte:206103-206103.
    No presente artigo analisaremos o filme Visão: A vida de Hildegarde Von Bingen, 2009, verificando o esforço da cineasta alemã Margarethe Von Trotta para estabelecer um modelo exemplar de feminino a partir da vida da visionária Hildegarde Von Bingen, tendo como pano de fundo a sua carreira ligada à questão do Feminismo. A exemplaridade surge como um dos pontos altos dos filmes de Vida de Santo, ou hagiografia fílmica, por essa razão verificaremos sua estética, estrutura e finalidade. Bem como traçaremos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Heidegger e os indícios formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):571-592.
    O artigo retoma a noção do jovem Heidegger de “indícios formais” de forma a mostrar como ela é concebida no modelo do solipsismo existencial. Trata-se, em última análise, de contornar a dificuldade metodológica inerente à fenomenologia em articular o principial da vida fática através do uso cotidiano da linguagem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  42.  21
    Do humanismo ridículo: a crítica da prefectibilidade humana em Pascal e Lutero.Luiz Felipe Pondé - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):347-366.
  43.  16
    Do humanismo ridículo: a crítica da prefectibilidade humana em Pascal e Lutero.Luiz Felipe Pondé - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    On the ludicrousness of humanism: the critique of human perfectibility in Pascal and Luther.Luiz Felipe Pondé - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):0-0.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Confessio theologi: a los filósofos.Bruno Forte - 2019 - Ciudad de México: Editorial NUN.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    The vision of the firm: its governance, obligations, and aspirations: a textbook on the ethics of organizations.Timothy L. Fort - 2014 - St. Paul, MN: West Academic Publishing.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Heidegger E os indícios formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):571-592.
    O artigo retoma a noção do jovem Heidegger de “indícios formais” de forma a mostrar como ela é concebida no modelo do solipsismo existencial. Trata-se, em última análise, de contornar a dificuldade metodológica inerente à fenomenologia em articular o principial da vida fática através do uso cotidiano da linguagem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  48.  46
    To what extent are emotional visual stimuli processed without attention and awareness?Luiz Pessoa - 2005 - Current Opinion in Neurobiology 15 (2):188-196.
  49.  42
    O horizonte da juventude na educação e pastoral populares: história, diálogo e configuração de Medellín a Puebla (1968-1979). 2012. [REVIEW]Luiz Carlos Itaborahy - 2013 - Horizonte 11 (29):414-416.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ITABORAHY, Luiz Carlos. O horizonte da juventude na educação e pastoral populares : história, diálogo e configuração de Medellín a Puebla (1968-1979). 2012. 207 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Estética, violência e solidariedade: juventude faccionada no proibidão.Luiz Eduardo Lopes da Silva & Ronaldo Rosas Reis - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28:44-70.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000