Order:
  1.  27
    Heidegger e os indícios formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):571-592.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  2.  8
    "Não Pense, Veja!" Sobre a Noção de "Semelhanças de Família" Em Wittgenstein.Luiz Hebeche - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):31.
    Neste artigo mostraremos a releváncia da noção de semelhanças de família naestratégio de Wittgenstein para eliminar a tendência ao essencialismo, moetrando-a como uma tlusão gramatical. Ele convida o leitor das Investigações Filosóficas para que procure ver & não pensar, pois o pensamento filosófico tende a hipostasiar-se em entidades metafísicas, que surgem da nossa “ânsia de generalidade”. Anoção semelhanças de família serve como terapia à ocultação da pessds da linguagem em conceitos universais e abstratos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    A Imaginação Em Descartes E Kant.Luiz Hebeche - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):98.
    Esse artigo procura mostrar a diferença entre duas concepções mentalistas do conceito de imaginação. Tanto para Descartes como para Kant a imaginação é concebida desde o monocentrismo do sujeito, mas para cada um desses filósofos a sua função está radicalmente distinta; para Descartes a imaginação é aquilo de que o pensamento tem de afastar-se, para Kant ao contrário seu papel é decisivo para a execução da reflexão transcendental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Heidegger E Os Indícios Formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):571.
    O artigo retoma a noção do jovem Heidegger de “indícios formais” de forma a mostrar como ela é concebida no modelo do solipsismo existencial. Trata-se, em última análise, de contornar a dificuldade metodológica inerente à fenomenologia em articular o principial da vida fática através do uso cotidiano da linguagem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  3
    O esc'ndalo da cruz. Da fenomenologia existencial. À gramática da faticidade.Luiz Hebeche - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):284.
    Este artigo pretende mostrar =uma recepção da essência da fé cristã em uma nova chave da filosofia: a gramática da facticidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    O conceito de imaginação em Wittgenstein.Luiz Hebeche - 2003 - Natureza Humana 5 (2):393-421.
    O objetivo deste artigo é mostrar que o conceito de imaginação, tal como é concebido pelo mentalismo filosófico ou psicológico, é uma ilusão gramatical que pode ser desfeita pelo regresso ao "solo áspero" da linguagem ordinária.This paper proposes to demonstrate that the concept of imagination, as it is conceived by philosophical or psychological mentalist doctrines, is a grammatical illusion, which can be solved by means of a movement back to the "rough ground" of ordinary language.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Nota Sobre "a Metamorfose Do Mundo".Luiz Hebeche - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):97.
    Com a noção de Metamorfose doMundo pretendemos elaborar uma ontologia dopresente desde o conceito wittgensteiniano de"revelação do aspecto" Ontologia, porém, não éuma ciência, mas a prudência gramatical que lidacom as incertezas da condição humana expressasna linguagem. Ao contrário da tradição filosóficaque parte da contemplação que se distancia domundo, partimos do assombro instaurado nocerne da linguagem mesma recorrendo à noçãode algo como algo, mas destacando na transitoriedadedeste "como" a abertura de sentido, ouseja, a possibilidade de tematizar-se o mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Wittgenstein E Os Nomes Próprios.Luiz Hebeche - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):93.
    Uma das dificuldades de Wittgenstein para a crítica da “imagem agostiniana da linguagem” são os nomes próprios. Realismo ontológico? Este artigo é uma tentativa de compreender este problema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark