Order:
  1.  15
    A teoria reconstrutiva do direito. Notas sobre a gênese lógica do sistema dos direitos fundamentais em Habermas.Luiz Repa - 2010 - Doispontos 7 (2).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Nesse artigo procuro mostrar que a reconstrução habermasiana da gênese lógica do sistema de direitos é uma tentativa de explicitar o significado da práxis constituinte, reduzindo-a a dois elementos, o princípio do discurso e o conceito de forma jurídica. O princípio do discurso pode ser objeto de uma reconstrução interna, pela qual os participantes da práxis deliberativa podem reconhecê-lo como imanente a essa práxis. Isso porque o princípio do discurso se assenta nos pressupostos (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  15
    A normatividade do discurso em Habermas Sobre a neutralidade do princípio do discurso em relação ao direito e à moral.Luiz Repa - 2008 - Doispontos 5 (2).
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  52
    Filosofia e forma da ação-Uma entrevista de Henrique Cláudio de Lima Vaz.Anderson Gonçalves, José Luis Herência, Luiz Repa & Sílvio Rosa Filho - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:77-102.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  51
    A Cooriginariedade Entre Direitos Humanos e Soberania Popular: a Crítica de Habermas a Kant e Rousseau.Luiz Repa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):103-120.
    O texto busca compreender e avaliar as influências das filosofias políticas de Rousseau e Kant no pensamento habermasiano. Ele se atém sobre tudo à ideia fundamental de Direito e democracia, segundo a qual há uma cooriginariedade lógica entre direitos humanos, interpretados como direitos fundamentais de liberdade individual, e a soberania popular, interpretada como direitos políticos departicipação e comunicação, no processo de formação pública da opinião e vontade. Defende-se que a crítica habermasiana a Rousseau e a Kant se deve ao projeto (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  52
    The Co-Originality Between Human Rights and Popular Sovereignty: Habermas's Critique of Rousseau and Kant.Luiz Repa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):103-120.
    O texto busca compreender e avaliar as influências das filosofias políticas de Rousseau e Kant no pensamento habermasiano. Ele se atém sobretudo à ideia fundamental de Direito e democracia, segundo a qual há uma cooriginariedade lógica entre direitos humanos, interpretados como direitos fundamentais de liberdade individual, e a soberania popular, interpretada como direitos políticos de participação e comunicação, no processo de formação pública da opinião e vontade. Defende-se que a crítica habermasiana a Rousseau e a Kant se deve ao projeto (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Bestialidade e humanidade. Uma guerra no limite entre direito e moral, de Jürgen Habermas.Luiz Repa - 1999 - Cadernos de Filosofia Alemã 5.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Compreensões de reConstrução: Sobre a Noção de CrítiCa reConstrutiva Em Habermas E Celikates.Luiz Repa - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):9-28.
    Resumo: O artigo pretende desenvolver a categoria de reconstrução, em dois momentos distintos da obra de Habermas: primeiro, em Conhecimento e interesse, e, depois, em Teoria da ação comunicativa. Para isso, recorre-se à tipologia das compreensões de reconstrução proposta por Robin Celikates. Pretende-se mostrar que a essa tipologia faltam elementos importantes que permitem primeiramente identificar pontos comuns entres aqueles projetos reconstrutivos, e, depois, sustentar que a segunda compreensão de reconstrução não implica, como quer Celikates, uma separação entre teoria e crítica.: (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Reconstrução Racional, Argumento Transcendental, Fundamentação Última: Sobre O Debate Entre Habermas E Apel.Luiz Repa - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):741-758.
    RESUMO O artigo pretende mostrar o sentido da noção de transcendental no interior do método reconstrutivo de Jürgen Habermas. Para isso, ele procura apresentar em primeiro lugar a diferença entre a argumentação transcendental como argumentação anticética e a prova transcendental em Kant e, em seguida, a diferença entre Habermas e Apel sobre a possibilidade de uma fundamentação última da racionalidade comunicativa. Segundo minha interpretação, há razões de ordem lógica para a recusa da fundamentação última em Habermas, mas também razões ligados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Poemas, de Heinrich Heine.Luiz Repa - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 3.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Heinrich Heine eo papel do intelectual na Alemanha, de Jürgen Habermas.Luiz Repa & Priscila Figueiredo - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 3.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark