12 found
Order:
  1.  9
    Dialética, Experiência E Intuição: Entre Hermenêutica Filosófica E Filosofia Budista.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):261-282.
    RESUMO Hans-Georg Gadamer retomou e elevou a atividade hermenêutica ao status de filosofia. Uma das suas idiossincrasias consiste em entrelaçar, no seu discurso, experiências de ordem ética, política, metafísica e estética. A hermenêutica filosófica pauta-se pela prática do diálogo sobre questões relativas ao pensar e à conduta humana. O presente artigo tem por meta realizar um exercício dialógico entre o projeto filosófico de Gadamer e o pensamento oriental - mais especificamente, o budismo zen da tradição da escola de Kyoto, representada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  4
    Sobre o Sentido.Luiz Rohden - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):292.
    Neste artigo refletiremos e aprofundaremos um tema constituinte do filosofar que tece a história da filosofia. Estamos falando do tema do sentido que, enquanto “o primeiro nome do ser”, raramente foi tomado como “objeto” específico e explícito da filosofia. Por isso nos propusemos tematizar e explicitar o problema do sentido do Ser enquanto fio condutor das reflexões ontológico-metafísicas. Teceremos nossa reflexão entrelaçando três momentos distintos, mas dialético-complementares: inicialmente faremos uma breve leitura fenomenológica do sentido [1]; a seguir, a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  25
    Dennis Schmidt and His Conception of Philosophical Hermeneutics.Luiz Rohden & Dennis Schmidt - 2017 - Filosofia Unisinos 18 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Ethical Assumptions and Implications of Hermeneutic Practice as Practical Wisdom.Luiz Rohden - 2020 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 10 (2):5-20.
    The goal of this paper is to justify the view that hermeneutical practice as a philosophical proposal cannot be reduced to the extraction of hidden meanings or the explication of text structures but instead contains ethical assumptions and implications. Following Ricœur’s work, I will show that literary texts are part of ethics insofar as they create different mental experiments about ideas and values. I will show that the interpretation of literary texts, woven by the free play of imagination, constitutes a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Filosofar Enquanto Cuidado de Si Mesmo: Um Exercício Espiritual Ético-Político.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):93-112.
    Resumo: O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Hermenêutica E Psicanálise Enquanto Epistemologias Apropriadas Ao Aperfeiçoamento da Alma.Luiz Rohden - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38427.
    Considerando que a Hermenêutica e a Psicanálise consistem no exercício de interpretar e de compreender o mundo, desenvolverei, neste artigo, a semelhança entre ambas com relação ao objeto e ao método de investigação. Mostrarei que visam conhecer a alma humana pelo compreender, com vistas ao seu aperfeiçoamento mediante o uso de uma medida adequada a ela e à sua finalidade, que é viver felizmente. Na esteira do projeto filosófico de Gadamer, justificarei que a práxis dialógica, comum à Hermenêutica e à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  32
    Hermenêutica E[M] Resposta Ao Elogio da Verdadeira Filosofia da Carta Sétima de Platão.Luiz Rohden - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):25-42.
    Nossa leitura da Carta Sétima parte do pressuposto segundo o qual o filosofar instaura-se sobre um exercício dialético incessante entre fenomenologia e hermenêutica do real. Objetivamos aqui, por um lado, justificar a atualidade e a pertinência da hermenêutica filosófica bem como sua apropriada aplicação aos textos filosóficos e, por outro, elucidar o que julgamos ser o cerne da carta em questão, ou seja, indicar traços fundamentais da verdadeira filosofia e, portanto, dos verdadeiros filósofos segundo nossa leitura do escrito de Platão. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Hermeneutics in Response to Praise on the True Philosophy of Plato's Seventh Letter.Luiz Rohden - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):25-42.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    O "Círculo Hermenêutico" Como Estrutura, O "Enquanto" da Hermenêutica Filosófica.Luiz Rohden - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):109.
    Pretendemos contribuir à afirmação eao reconhecimento da hermenêutica filosóficamostrando que ela é mais que um instrumento dafilosofia, mas seu modo próprio de ser. Por isso,nós tentamos reinterpretar a origem míticoetimológicada hermenêutica e mostrar que ocírculo hermenêutico constitui a estrutura, o"enquanto" da mesma.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Presuppositions and Ethical Implications of the Dialectical Metaphysics in Plato’s Seventh Letter.Luiz Rohden - 2016 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 17:13-35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    É Possível Filosofar Com Heidegger Após as Confissões Nos Cadernos Pretos?Luiz Rohden & Marcos André Webber - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Neste artigo proporemos uma resposta à pergunta se é possível filosofar com Heidegger após as confissões nos Cadernos Pretos relativas ao seu comprometimento, parcial, com o nazismo e o antissemitismo. Para além da alternativa que aborda a obra de Heidegger, ignorando ou minimizando seu compromisso político, ou daquela que a descarta em razão do seu vínculo com nazismo, justificaremos que sua proposta filosófica é válida e profícua, mesmo após a publicação dos Cadernos Pretos. Sob a égide da hermenêutica gadameriana, inicialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Verdade E Moralidade Na Leitura de Gadamer da "Crítica Do Juízo".Luiz Rohden & Danton Oestreich - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):23.
    O fato é que não são comuns as reflexões acerca da relação entre a filosofia de Kant e a de Gadamer. Além disso, o posicionamento de Gadamer em relação ao racionalismo bem como observações de comentadores, compõem uma imagem que o qualifica como crítico contundente da filosofia kantiana. Porém, um olhar mais cuidadoso, nos mostra que Gadamer foi um intérprete de Kant que incorpora em seu projeto temas de ordem estética e ética. Basta um olhar sobre sua análise e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark