11 found
Order:
Disambiguations
Mateus Salvadori [9]Massimo L. Salvadori [5]Massimo Salvadori [2]M. Salvadori [1]
Mario Salvadori [1]Mario G. Salvadori [1]M. L. Salvadori [1]Matheus Salvadori [1]

Not all matches are shown. Search with initial or firstname to single out others.

  1. A substancialidade ética da Constituição-Estado hegeliana // The ethical substantiality of hegelian state-constitution.Mateus Salvadori & Sangalli - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):104-125.
    O artigo visa abordar o meio fundamental de como o Estado deve-ser para ser a substancialidade ética, conforme o pensamento do filósofo alemão G. W. F. Hegel. A partir da análise de algumas passagens das obras hegelianas Princípios da Filosofia do Direito e Lições sobre a Filosofia da História Universal, juntamente com o auxílio de alguns comentadores, tentar-se-á primeiramente identificar a vinculação do conceito de Estado com o conceito de História, acompanhando alguns dos movimentos fundamentais e analisando, em seguida, o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Can there be any relationships between Mathematics and Architecture?Mario Salvadori, Signore E. Signori, Senores Y. Senoras, Mes Dames et Messsieurs & Meine Damen und Herren - 1996 - Nexus 2:9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Direito de equidade e direito de necessidade em Kant.Mateus Salvadori - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):67-88.
    O escopo deste artigo é apresentar a Doutrina do Direito de Kant, demonstrando os problemas que o formalismo gera. Será visto que o critério de justiça kantiano é a coexistência de liberdades com leis universais e que a injustiça caracteriza-se quando isso for impedido. Kant propõe princípios metafísicos ao direito, buscando assim realizar uma fundamentação moral do jurídico. Ele distingue as leis éticas das leis jurídicas e estabelece um fundamento comum para ambas: as leis morais. Assim, o direito possui uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Eurocommunism and-or Eurosocialism: An Interview with Massimo L. Salvadori.M. L. Salvadori - 1978 - Télos 1978 (38):119-124.
  5. HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais.Mateus Salvadori - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):189-192.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    In difesa della storia: contro manipolatori e iconoclasti.Massimo L. Salvadori - 2021 - Roma: Donzelli editore.
  7.  23
    Justiça, Equidade e Liberalismo em Rawls.Matheus Salvadori - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):1-20.
    A teoria da justiça proposta por John Rawls investiga a estrutura básica da sociedade, tendo como base a justiça política, a justiça pública e a justiça distributiva. Rawls propõe uma teoria que representa uma alternativa ao utilitarismo, pois para o autor os direitos não deverão estar sujeitos à negociações políticas ou sujeitos ao cálculo de interesses sociais. É através do contrato social que Rawls busca apresentar a relação entre justiça, equidade e liberalismo político.: The theory of justice proposed by John (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Marx and marxisms.Massimo L. Salvadori - 1984 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 9:65.
  9.  8
    Marx ei marxismi.Massimo Salvadori - 1984 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 9:65-71.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Un Estado para la democracia.Massimo L. Salvadori (ed.) - 1997 - México, D.F.: M.A. Porrúa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A distinção legalidade-moralidade na crítica de Hegel a Kant.Idalgo Jose Sangalli & Mateus Salvadori - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):79-100.
    Este artigo tem como objetivo tratar da crítica de Hegel a Kant a partir da distinção entre legalidade e moralidade. Enquanto Kant permanece preso ao formalismo, Hegel aponta princípios conteudísticos, pois considera que somente a partir deles é possível estabelecer deveres particulares. Kant define o certo, o bem e o justo a partir de um procedimento que visa à universalidade. A distinção entre legalidade e moralidade é realizada a partir de seus móbeis. A razão, em Kant, não é legisladora, pois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark