6 found
Order:
Disambiguations
Marcelo L. Pelizzoli [5]Marcelo Luiz Pelizzoli [2]
  1.  4
    Acerca Do Encontro: Husserl, Heidegger E Levinas.Marcelo Luiz Pelizzoli - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):255.
    Este trabalho retoma as conclusões de minha tese acerca do sentido da subjetividade & da alteridade em Husserl, Heidegger é Levinas, Trata-se de uma síntese de cunho afirmativo, relativa ao confronto frutífero na linha que vai de Husserl passando por Heidegger em direção ao pensamento de Levinas, onde obras mestras estão como pano de fundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Acerca de "Filosofia Clínica".Marcelo L. Pelizzoli - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):181.
    SÍNTESE - A questão central que se nos coloca é da utilização da Filosofia na prática clínica. É uma reflexão acadêmica crítica dirigida exclusivamente ao debate da temática, diante de tentativa de alguns estudantes e professores de filosofia no Rio Grande do Sul de autorizarem-se a tal prática como "filósofos clínicos".
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    FABRI, Marcelo. Desencantando a ontologia - subjetividade e sentido ético em Levinas. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997.Marcelo L. Pelizzoli - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):439.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Husserl, Heidegger E Levinas da possibilidade da subjetividade.Marcelo L. Pelizzoli - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):327.
    Trata-se de demarcar o contexto esentido fenomenológico geral da sul:Jjetividade emHusserl, Heidegger e Levinas desdeseus conceitos fundamentais, verificando asuperação da postura Idealista e das filosofias daconsciência; ao mesmo tempo, verificar as suasinsuficiências e a inserção no contexto da mesmaegologia que se quer criticar, já em nome de umasubjetividade assignada. Pensa-se o inícioda ultrapassagem possível e necessária dentro deuma nova abordagem da questão do sentido dasubjetividade, considerando mesmo afinitude, temporalidade e historicidade. Esteartigo pressupõe a superação da ingenuidade quedesliga a esfera da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Notícias Bibliográficas.Marcelo L. Pelizzoli - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1141.
    SOUZA, Ricardo Timm de, Totalidade e Desagregação - sobre as fronteiras do pensamento e suas alternativas. EDIPUCRS, 1996. Uma obra no "espírito do tempo" e que, segundo o autor e especialista no pensamento e cultura do século XX, parte da intuição profunda de um "espírito de urgência". Para isto, assume a radicalidade da desinstalação epistemológica atual, fruto da ruptura de toda uma vontade otimista de Sistema, de posturas iluministas, e denuncia as peripécias teóricas e violências da Totalidade. Crise do grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Os Limites da Bioética Em Hans Jonas E Os Limites Do Principialismo.Marcelo Luiz Pelizzoli - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):111.
    Trata-se de, ao expor o andamento de nossa pesquisa em Fundamentos da Bioética, apontar os limites das éticas tradicionais, no caso exemplar do Principialismo, para então investigar a base da proposta de Hans Jonas como alternativa de fundamento contemporâneo para a Bioética – a sua humanização face à civilização tecnocêntrica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark