6 found
Order:
Disambiguations
Marco Casanova [7]Marco Antonio Casanova [1]
See also
  1.  11
    As metamorfoses do corpo, espacialidade e transcendência em Heidegger e Kafka.Marco Casanova - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):9-23.
    O artigo tem o propósito de problematizar a designação de “realismo fantástico” geralmenteatribuída ao estilo literário de Franz Kafka. Isto se faz de modo a questionar a presença docomponente fantástico na própria realidade, interrogando pelos pressupostos fundamentais em jogona composição de realidade e fantasia. O presente problema, e outros que dele derivam, pretendeser respondido não apenas diante da consideração dos escritos do autor tcheco, especialmente noconto A Metamorfose, mas na interface da filosofia de Martin Heidegger. O filósofo alemão nosoferece, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    A linguagem do acontecimento apropriativo.Marco Casanova - 2002 - Natureza Humana 4 (2):315-339.
    O objetivo do presente texto é investigar as articulações essenciais de três noções decisivas para a constituição do pensamento heideggeriano posterior à assim chamada virada : acontecimento apropriativo , seer e linguagem. Para tanto, deter-nos-emos fundamentalmente na análise de algumas passagens importantes do escrito Beiträge zur Philosophie . Através desta análise, procuraremos, ao mesmo tempo, revelar em que medida o conceito de acontecimento apropriativo possui uma relação direta com o acontecimento de uma apropriação de si mesmo por parte do homem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  3
    Fenomenologia hoje IV: fenomenologia, ciência e técnica.Marco Casanova & Rebeca Furtado de Melo (eds.) - 2013 - Rio de Janeiro: Viaverita Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Pensiero in transizione: Heidegger el'altro inizio Della filosofia.Marco Antonio Casanova - 2009 - Giornale di Metafisica 31 (1):43-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Pontes sobre O Nada: Narrativas do sofrimento E transformação existencial.Marco Casanova - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Linguagem cotidiana e competência existencial.Marco Casanova - 2006 - Human Nature 8 (1):35-85.
    O intuito primordial de nosso texto é investigar o estatuto da linguagem cotidiana no interior da construção do projeto existencial de cada ser-aí em Ser e tempo. Para alcançarmos esse intuito, nós nos dedicaremos, inicialmente, a uma análise da concepção heideggeriana do impessoal presente nessa obra. Por intermédio desta análise, o que buscamos conquistar é, antes de mais nada, uma compreensão adequada do lugar do discurso na constituição do espaço impessoal de existência. Juntamente com a apreensão desse lugar, teremos a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark