Results for 'Marissandra Silva do Rosário Freitas'

1000+ found
Order:
  1.  8
    A Inserção da Bananicultura Em São Bento Do Sapucaí: Práticas Saudáveis E Saberes Gastronômicos Na Serra da Mantiqueira.Marília De Moraes Silva, Larissa Ramos Botossi, Augusto Gardezani Baesso, Júlia De Carvalho Freitas, Thiago Rosa Zanelatto, Roseli De Sousa Neto & Paula De Oliveira Feliciano - 2016 - Agora 18 (1):108.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.Marissandra Silva do Rosário Freitas - 2016 - Horizonte 14 (42):665-667.
    Resumo/abstract dissertação de Mestrado FREITAS, Marissandra Silva do Rosário. Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Perception Accuracy of Affiliative Relationships in Elementary School Children and Young Adolescents.João R. Daniel, Rita R. Silva, António J. Santos, Jordana Cardoso, Leandra Coelho, Miguel Freitas & Olívia Ribeiro - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  7
    Memória E Conflitos Étnico-Raciais a Partir de Uma Trajetória de Abandono No Século XX.Denize Terezinha Leal Freitas & Jonathan Fachini da Silva - 2018 - Agora 20 (1):58.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    Percepção, Identificação E Comportamento Dos Professores da ULBRA/Canoas Frente Ao Uso de Drogas Na Universidade; The ULBRA Professors Perception of Drug Abuse at the University.Adria Daniel, Carmen Freitas, José Vicente Lima Robaina, Lauraci Dondé da Silva, Loreci Menna Barreto & Lúcia Zelinda Zanella Felizardo - 2001 - Aletheia 13:53-61.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    A estrutura do sentido.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):133-156.
    Ao reatar o elo mais profundo entre a psicologia e a filosofia, Merleau-Ponty revisita a obra clínica de Kurt Goldstein (1878-1965), reavivando, em especial, seu contributo fenomenológico. As noções de “estrutura” (Gestalt) e “sentido” são, aqui, agenciadas quanto a uma compreensão mais integral do comportamento, da vida e da linguagem; alcance que Goldstein obtém, ao estudar os diferentes distúrbios linguísticos, na contramão das teorias intelectualistas e empiristas, essencialmente causais. Ao retomar esse inventário crítico, Merleau-Ponty atenta para o caráter original, dinâmico (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O estudo etnográfico como propulsor de ações socioambientais do pibid interdisciplinar - educação ambiental: O plantio de árvores E a semana de meio ambiente na escola do Campo.Tais Batista Santos, Cleiton Geovanne F. Silva, Igor Evangelista, Neila Carla Barreto Peixoto & Silvana do Nascimento Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):67-81.
    O estudo etnográfico permite aos professores uma ampla percepção dos aspectos socioeducacionais que perpassam o contexto escolar, permitindo que se desenvolvam, a partir deste estudo, ações pedagógicas para problematizar conhecimentos socioambientais do contexto local e global. No Pibid Interdisciplinar: Educação Ambiental, o estudo etnográfico foi realizado em uma escola do campo, no interior de Jequié-BA, situada numa zona de mata atlântica. O objetivo desse artigo é apresentar a etnografia como propulsora da realização das ações socioambientais de replantio de árvores e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    O Fenômeno da Exposição de Crianças Em Dois Extremos: Freguesias de Porto Alegre E da Cidade Do Natal, Séculos XVIII E XIX.Jonathan Fachini da Silva & Thiago Do Nascimento Torres De Paula - 2019 - Dialogos 23 (2):256.
    A exposição ou enjeitamento de crianças foi fenômeno importado do velho mundo e amplamente aceito e praticado em território ibero-americano. A historiografia avançou sobre o tema nos últimos anos, entretanto, algumas lacunas ainda permanecem para desafio dos historiadores interessados no assunto. Uma dessas questões é detectar as singularidades regionais desse fenômeno tão recorrente ao território luso-brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é comparar o perfil da exposição de crianças e a assistência aos enjeitados em dois extremos da América portuguesa: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Filosofias da matemática, de Jairo José da Silva.Marcos Silva - 2009 - Princípios 16 (26):285-297.
    Resenha do livro de: SILVA, Jairo José da. Filosofias da matemática . Sáo Paulo: Editora UNESP, 2007.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Abordagem qualitativa sobre O tema ambiente em um livro didático de biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico E ambiente-tecnologia.Silvana do Nascimento Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):29-45.
    Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  60
    Composição de Si e do Outro: rememorações da vida na escola pelo cordelista Luiz Cardoso de Andrade.Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Ilka Miglio de Mesquita & Rony Rei do Nascimento Silva - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  35
    A Construção da Pluralidade do Conhecimento na Formação e na Prática do Psicólogo no Contexto do Trabalho.Sylvia Mara Pires de Freitas & Neuza Maria F. Guareschi - 2004 - Aletheia 19:75-88.
    Neste artigo discutimos como algumas questões políticas que permearam as fases da Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e da Psicologia do Trabalho ajudaram na construção do pluralismo teórico da subárea da Psicologia no contexto do trabalho, uma vez que essas se encontram hoje interagind..
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Saber, abstração e poder na Dialética do esclarecimento: um comentário crítico.Verlaine Freitas - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):20-45.
    Este artigo aborda criticamente alguns conceitos referentes ao vínculo entre racionalidade, abstração e poder, tomados em contraste com a noção de mímesis, tal como Adorno e Horkheimer concebem na Dialética do esclarecimento. Partindo da diferenciação de quatro conceitos de esclarecimento, procuramos demonstrar o caráter inadequado da equalização entre esclarecimento e exercício violento e ideológico do poder, mostrando como o conceito de abstração, que nos parece servir de base para o primeiro capítulo daquela obra, permite delinear melhor a cisão entre as (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    O saber fazer enogastronômico do territorio do Vale dos Vinhedos/RS.Roberto Do Nascimento Silva, Monica Elisa Dias Pons & Vander Valduga - 2016 - Agora 18 (1):07.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  40
    Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana.Fernando Augusto Ramos Pontes, Simone Souza da Costa Silva, Marilice Garotti & Celina Maria Colino Magalhães - 2007 - Aletheia 26:67-79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Impasses na prevenção de exploração sexual: as imagens do trabalho infantil.Marília Novais da Mata Machado & Júnia Carine Cardoso da Silva - 2007 - Aletheia 25:49-65.
    O artigo retomou pesquisas realizadas anteriormente no Médio Vale de Jequitinhonha, Minas Gerais, pelo Projeto Pólos de Cidadania, com vistas à prevenção da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. De especial importância foram as entrevistas realizadas com 34 jovens apontados por ent..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Arqueologia foucaultiana E morte do homem.Tarcito Raidan de Sousa Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):1-7.
    O presente trabalho tem um duplo propósito, a saber: primeiro, analisar a arqueologia, como procedimento metodológico, pensado por Michel Foucault para investigar a constituição dos saberes. Segundo, mostrar como, a partir dessa metodologia de pesquisa, o filósofo francês falou do fenômeno da morte do Homem. Precisamente, Foucault identificou que o Homem foi produzido recentemente, há cerca de 200 anos, como um duplo empírico-transcendental, entretanto, devido a uma mutação profunda na disposição do saber, o Homem encontra-se em vias de desaparecimento. Résumé: (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    O Frentismo Cultural E a Resistência À Ditadura Militar Brasileira. Os Exemplos-Limite Do Correio da Manhã E de Otto Maria Carpeaux.Eduardo Gomes Silva - 2019 - Dialogos 23 (1):213.
    Este artigo busca dialogar com o conceito de ‘frentismo cultural’, aliança de resistência à última ditadura militar brasileira a unir grande parte dos integrantes do PCB, intelectuais e artistas nos primeiros anos daquele regime. Dialogaremos, também, com uma dada construção social da memória sobre a ditadura, especificamente aquela forjada pela imprensa escrita, em seu duplo papel de fomentadora do Golpe e veículo de resistência à ditadura. O matutino fluminense Correio da Manhã e um dos seus principais editorialistas à época, Otto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    Competência E Cidadania No Mundo Do Trabalho.Inês Amaro da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):247.
    Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  8
    Syneidesis, Para Além da Fragmentação Do Espírito: Uma Introdução À Teoria Do Abrangente E Do Pensar Em Imagens.Manuel Moreira da Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):13-30.
    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. As crenças naturais e a mitigação do ceticismo em Hume.André Luiz Olivier da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):203-218.
    Resumo: Este artigo pretende mostrar que a teoria das ideias de Hume náo apresenta apropriadamente uma soluçáo cética para o problema da justificaçáo das crenças, mas, sobretudo, uma soluçáo naturalista. Uma investigaçáo empirista como a de Hume prioriza as impressões sensíveis no processo cognitivo da natureza humana ao mesmo tempo em que reconhece as dificuldades em se extrair ideias diretamente de impressões, o que pode ocasionar a dúvida e a suspensáo das crenças. Como mitigaçáo ao ceticismo, Hume propõe uma intervençáo (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  33
    O gênero conto popular na formação do leitor iniciante.Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo & Angélica Vieira da Silva - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2).
    A pesquisa “Formação do leitor: o processo de mediação do docente” enfoca práticas mediadoras de leitura do texto literário, em ambiente escolar, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente buscou-se investigar as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de 3ª série e na biblioteca escolar de escolas localizadas em Caxias do Sul. As ações desenvolvidas são restritas e ante o quadro, o projeto organiza propostas de leitura literária a partir de diversos gêneros literários. O subprojeto “Leitura e mediação do (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  35
    A legitimidade dos atos de desobediência civil do movimento dos trabalhadores rurais sem Terra sob O enfoque da teoria de Hannah Arendt.Carla Simone Silva - 2013 - Synesis 5 (1).
    Nesse trabalho será analisado o tratamento teórico apresentado por Hannah Arendt sobre o tema da desobediência civil em sua obra Crises da República, traçando um paralelo com as práticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no que tange à legitimidade dos seus atos de desobediência civil. Sob esse enfoque a luta pelo acesso a terra se apresenta como uma possibilidade de que seus integrantes integrem-se em comunidade fundando um espaço público e desenvolvendo sua capacidade de ação política, característica essencial da (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    Voltaire E Algarotti: Divulgadores da Óptica de Newton Na Europa Do Século XVIII.Breno Arsioli Moura & Cibelle Celestino Silva - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):397-423.
    ResumoNo início do século xviii, Isaac Newton publicou seu principal trabalho sobre óptica, o Opticks. Impregnado por uma perspectiva indutiva, o livro logo se tornou a principal referência para os estudos sobre a luz e as cores, sendo amplamente popularizado pelos seguidores de Newton. Neste artigo, analisamos como dois importantes livros contribuíram para essa popularização e também qual era a imagem de ciência que tencionavam propagar, o Élements de la philosophie de Newton de Voltaire e o Newtonianismo per le dame (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács.Arlenice Almeida da Silva - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):79-94.
    O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Complex Territories, Complex Circulations: The 'Pacification' of the Complexo Do Alemão in Rio de Janeiro.Daniel N. Silva, Adriana Facina & Adriana Carvalho Lopes - 2015 - Pragmatics and Society 6 (2):175-196.
    The Complexo do Alemão, a group of 12 favelas in Rio de Janeiro, attracted the attention of Brazilian and International corporate media when the police and the army ‘pacified’ the favelas in 2010. Part of a broader political and economic project to make Rio de Janeiro ‘safe for large-scale events, pacification consists of seizing back territories from the control of drug dealers by installing permanent police units. This paper focuses on how different discourses on the ‘pacification’ of the Alemão simultaneously (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores.Inês Amaro da Silva - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):27.
    O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    BLANC, Jacob; FREITAS, Frederico. Big Water: The Making of Borderlands Between Brazil, Argentina and Paraguay.Micael Alvino Silva - 2018 - Dialogos 22 (3):207.
    Big Water é um livro da estante dos Latin American Studies. Mais que isso, pretende definir os estudos sobre a tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai como um “novo campo de estudos históricos”. Trata-se de um livro coletivo, organizado por Jacob Blanc e Frederico Freitas, sobre “uma das áreas mais dinâmicas e menos estudada” da América Latina.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Eclesiologia do concílio vaticano segundo.Prof Dr Cézar Teixeira & Antonio Wardison C. Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):17-28.
    O presente texto tem a finalidade de identificar e explicitar a eclesiologia do Concílio Vaticano II. Nesta perspectiva, procura demonstrar, através de uma análise histórica e teológica, a mudança da Igreja em relação ao seu diálogo com o mundo e em relação à sua própria missão evangelizadora. Fundamentalmente, o texto aborda esta “virada copernicana” em três vertentes, uma Igreja: dialogal, aberta para o mundo; “povo de Deus”, onde todos têm o chamado comum; e particular: fundada na sua dinamicidade e comunhão. (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    As contribuições do anarquismo cristão para a educação: para além do prometeísmo social // The contributions of christian anarchism for education: beyond the social prometheanism.Gildemarks Costa E. Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):112-128.
    O objetivo deste trabalho é destacar as contribuições do anarquismo cristão para a educação e, de modo especial, para a superação do problema do prometeísmo social no campo pedagógico. Explora o pensamento do filósofo da tecnologia, sociólogo e teólogo Jacques Ellul, um dos expoentes do anarquismo cristão, com base em três elementos: a não violência como método de luta social, a concepção de natureza humana e, por fim, a questão da utopia. A análise desses elementos permite caracterizar o anarquismo cristão (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo.Maria Cristiani Gonçalves Silva & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 244.
    O presente ensaio pretende analisar o Cooperativismo Educacional no estado de São Paulo, em suas formas institucionais, agora voltados para a organização escolar a partir de 1980. O cooperativismo educacional ocupou um lugar de destaque, com um discurso aparentemente renovador, pois tanto pretendia formar o indivíduo integralmente, afirmando superar a ética da competição pela ética da cooperação, de modo a superar a tradição administrativa hierárquica da escola pública e privada e, apresentar, inclusive, supondo desencadear disposições políticas emancipatórias para todos os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A base ontológica da Crítica da Razão Pura e os postulados do Beweisgrund: uma comparação.Filicio Mulinari Silva - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):74-91.
    Dada a importância que o predicado de existência tem não só para os escritos kantianos, mas para toda a ontologia moderna, o presente artigo tem como objetivo realizar uma comparação da noção de ser em dois períodos distintos da filosofia de Kant. De modo específico, pretende-se ver como a noção de ser presente na Crítica da Razão Pura (1781) já estava, em certa medida, formulada em um trabalho pré-crítico do filósofo redigido em 1763, a saber, na obra O único argumento (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O tema do 'pecado original' na teoria do conhecimento de Nicolau de Cusa.Íris Fátima da Silva, Edrisi Fernandes & Gianluca Cuozzo - 2008 - Princípios 15 (24):267-296.
    Traduçáo do artigo Il tema del “ pecato originale ” nella teoria della conoscenza di Cusano.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Premissas do pensamento ético de Tomás de aquino.Antonio Wardison C. Silva & Prof Dr Cézar Teixeira - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):32-45.
    Este texto apresenta as premissas da ética de Tomás de Aquino, particularmente, o contexto histórico e cultural que prepararam o pensar de Tomás até a elaboração do seu pensamento moral. Nesta perspectiva, é apresentado a efervescência do aristotelismo nos séculos XII e XIII e os principais pensadores que resgataram Aristóteles no Ocidente; os elementos fundamentais que Tomás absorveu de Aristóteles e, com isso, a interpretação e apropriação da filosofia do estagirita; e, fundamentalmente, os elementos essenciais que Tomás buscou, em Aristóteles, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise.Sérgio Pereira da Silva & Santos - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):139-156.
    Resumo : O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze's thought.Marcos Carneiro Silva - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):157-172.
    A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A caminho do silêncio: a filosofia de Escoto Eriúgena, de Oscar Bauchwitz.Soraya Guimarães da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):303-306.
    Resenha do livro de Bauchwitz, Oscar Federico. A caminho do silêncio: a filosofia de Escoto Eriúgena . Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. 130 páginas. [Coleçáo Metafísica, n. 1].
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Educação e hegemonia camponesa: MST e educação do campo no estado do Ceará.Pedro Claesen Dutra Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 224.
    O estudo desenvolvido procura demonstrar como a Educação do Campo, cujo processo de elaboração teórico-prática, vem sendo protagonizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais em todo o Brasil, pode contribuir decisivamente para a construção de uma nova hegemonia. Assim, iniciando o texto com uma conceituação teórica dessa perspectiva pedagógica, passando posteriormente por uma revisão bibliográfica sobre o tema e o pensamento do pensador italiano Antônio Gramsci, procurar-se-á problematizar os principais desafios postos à materialização da Educação do Campo a partir da realidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Uma perspectiva axiológica do fundamento da normatividade.Ricardo Silva - 2012 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 39:97-114.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Argumentação E Discurso Sobre Lei Maria da Penha Em Acórdãos Do STJ.Lúcia Gonçalves Freitas - 2014 - Bakhtiniana 9 (1):71-89.
    Neste artigo, usamos a Análise de Discurso Crítica como abordagem teórico-metodológica para analisar argumentos de ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça em um acórdão que afetou o entendimento jurisprudencial brasileiro sobre a Lei Maria da Penha. O principal objetivo neste trabalho é analisar como a Justiça constrói argumentos relativos à violência contra as mulheres em um órgão público notório, como o STJ, que é popularmente conhecido como "Tribunal da Cidadania" por, supostamente, garantir o exercício de vários direitos para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Heidegger ea destruição do conceito metafísico tradicional de existência.Eliana Borges Silva - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):52-73.
    O artigo examina o conceito de existência, o modo de ser fundamental do Dasein, presente em Ser e tempo, parte I, na medida em que este ocupa um papel central nesta obra. Heidegger empreende uma destruição do conceito tradicional de existência, porque a tradição ontológica trata o ser do Dasein a partir do horizonte interpretativo da ontologia da coisa, que compreende a existência como simplesmente subsistente. Palavras-chave.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Algumas Notas Acerca da Problemática Do Si-Mesmo Ricoeuriano E Sua Dimensão Ética.Jeferson Portela Silva - 2018 - Revista Missioneira 20 (2).
    _Resumo: _Dentre as muitas discussões presentes no pensamento de Paul Ricoeur, estaremos nesse trabalho elencando a noção de si-mesmo e sua hermenêutica do si, problemática essa que está no cerne de qualquer discussão ricoeuriana acerca da constituição do estatuto da identidade pessoal. Tal hermenêutica se denomina pela interrogação _Quem?_ Nessa pergunta, surge a problematização das permanências temporais: _ipseidade_ e _mesmidade_ e a vinculação do si com o mundo, com a alteridade e com sua permanência no tempo. Todavia, num primeiro momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    A História Contada Pelos Que Voltaram”: História E Memórias Indígenas No Nordeste Sobre a Guerra Do Paraguai.Edson Silva - 1997 - Dialogos 19 (3):1043-1063.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Do Business Schools Influence Students’ Awareness of Social Issues? Evidence From Two of Chile’s Leading MBA Programs.Mladen Koljatic & Monica Silva - 2015 - Journal of Business Ethics 131 (3):595-604.
  46.  35
    Continuidades e transformações nas manifestações rupestres da tradição planalto em Mato Grosso do Sul, Brasil. O caso das pinturas rupestres do município de Rio Negro.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar, Keny Marques Lima & Laio Guimarães Freitas - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Saberes e fazeres da gastronomia tradicional: um estudo sobre as características histórico-culturais aplicadas a produção do “doce de espécie” no município de Alc'ntara/MA.Elaine Cristina Silva Fernandes, Linda Maria Rodrigues & Luana Isthael Carvalho Silva - 2017 - Agora 19 (1):85.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    Sobre as Políticas Externas da Argentina, Do Brasil E Do Chile Com Relação À Alemanha, Aos Estados Unidos E À Itália Entre a Conferência de Lima E a Entrada Do Brasil Na Segunda Guerra Mundial. [REVIEW]Jorge Luiz Pereira Ferrer, Alexander Zhebit & Francisco Carlos Teixeira da Silva - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    A História Do Pensamento Político Como História Do Discurso Político: Considerações Acerca Do Whiggism No Contextualismo Lingüístico de John Pocock -Doi: 10.4025/Dialogos.V17i2.762. [REVIEW]André Luiz Silva - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Uma crítica "neoplatônica" da Metafísica tradicional - Ou: o estatuto da intuição pura e a sua fundamentação a partir do método da remoção em Schopenhauer.Manuel Moreira da Silva - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):166.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000