Results for 'Matheus Lima Gonçalves de Oliveira'

975 found
Order:
  1.  6
    Criticidade Na Construção de Narrativas Emancipatórias e Antimonumentos de Memória.Anderson Matheus Alves Arruda, Anna Raquel de Lemos Viana, Paulo Ricardo Silva Lima & Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):62-74.
    Teorias científicas constroem um conjunto de argumentos para compreender fenômenos no mundo, compreendendo ações e elaborando prognósticos com base em conexões significativas. A partir do movimento de reflexão com epistemologias que questionam o projeto de ciência ocidental hegemônica com o objetivo de pensar o sentido da crítica na construção de antimonumentos da memória. A pesquisa será configurada da seguinte forma: quanto aos objetivos de caráter exploratório, utilizando como suporte teórico a investigação bibliográfica; quanto à natureza dos dados, a pesquisa configura-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  36
    Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio.Railda Fernandes Alves, Myriam de Oliveira Melo, Samkya Fernandes de Oliveira Andrade, Thiago Silva Fernandes, Deize Lima Gonçalves & Adriano Araújo Freire - 2012 - Revista Aletheia 38:39-54.
    Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida em pessoas com câncer que buscam assistência em casas de apoio. A amostra foi composta por mulheres (82,5%) e homens (17,5%), (N=57). A metodologia foi quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, a escala de qualida..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    O enfant sauvage de Illich numa sociedade sem escolas.Lauro de Oliveira Lima - 1975 - Petrópolis, Brasil: Editora Vozes.
  4.  7
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A supraconstitucionalidade internacionalista de Kelsen em uma perspectiva crítica.Newton De Oliveira Lima - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):154.
    O fundamento da supraconstitucionalidade para Kelsen é a lógica jurídica; para Kant é a liberdade política, o desafio de um Estado global deve ser analisado a partir da perspectiva crítica da lógica kelseniana, reconduzindo o Direito Internacional a bases de legitimidade que não reduzam validade a legitimidade, o que passa pelo respeito aos direitos humanos pelos Estados.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Os Evangelhos: uma tradução.Anderson de Oliveira Lima - forthcoming - Horizonte:1280.
    Resenha de nova tradução dos evangelhos publicada em 2020 em edição billingue, uma obra clássica em edição laica que merece a atenções dos estudiosos da área no Brasil.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Diálogo entre a sociologia e a psicanálise: o indivíduo e o sujeito.Denise de Oliveira Lima - 2012 - Salvador: Edufba.
    Um posicionamento epistemológico -- Sociologia e psicanálise -- Reflexões sobre a obra psicanalítica de Sérgio Paulo Rouanet -- O indivíduo e o sujeito -- Inconclusões ou esperanças.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Filmando o Patrimônio Cultural Imaterial em Moçambique e Cabo Verde, relato de duas experiências.Fernanda Bianca Gonçalves Gallo & Mauricio Santos De Oliveira - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente texto relata a experiência da produção de dois vídeos: Rotas da Marrabenta - Música Moçambicana em Movimento e “Esta cultura que te conduz a saber ser”: Um olhar sobre o fortalecimento das capacidades nacionais para a salvaguarda do patrimônio imaterial nos países africanos de língua oficial portuguesa.. Discutindo a categoria de Patrimônio Cultural Imaterial o texto aponta as possibilidades de se pensar e mostrar a diversidade cultural e social do continente africano por meio de uma linguagem audiovisual em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    A criança E a inf'ncia na escola: O que revelam os professores da rede municipal de caruaru – pe.Iunaly Felix de Oliveira & Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles - 2016 - Childhood and Philosophy 12 (25):687-706.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Nurses performance in clinical ethics committees and commissions: An integrative review.Gabriela Menezes Gonçalves de Brito & Darci de Oliveira Santa Rosa - forthcoming - Nursing Ethics:096973301772461.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  11.  54
    O casamento de Jesus: enredo do Antigo Testamento na construção da narrativa de João 4 (The marriage of Jesus. Plot of the Old Testament in the construction of the narrative in John 4) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p130. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2010 - Horizonte 8 (19):130-143.
    Neste artigo, nossa tarefa será estudar a estratégia literária usada na composição da narrativa do encontro de Jesus com a mulher samaritana, famosa passagem do quarto capítulo do evangelho de João. Defenderemos a hipótese de que o autor fez, para a construção desta narrativa sobre Jesus, uso de um enredo arquétipo, uma cena-padrão do Antigo Testamento que era usada todas as vezes que se pretendia contar uma história de casamento. Veremos os elementos que constituem tal enredo padrão e alguns exemplos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  26
    Os estatutos econômicos dos primeiros cristãos: análise das formas literárias em Mateus 6, 19-34 (The early Christians' economic statutes: analysis of literary forms in Saint Matthew 6, 19-34) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p73. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2009 - Horizonte 7 (15):73-91.
    Este artigo apresenta uma proposta para a interpretação de Mateus 6.19-34 a partir da análise das formas. A atenção dada pelo autor às estruturas poéticas desta unidade textual é aqui destacada para que os textos sejam lidos de acordo com suas próprias exigências estilísticas. Além destes textos, que tratam especificamente do problema econômico dentro do grupo mateano, a estrutura dada pelo autor ao chamado sermão da montanha (caps. 5-7) também é abordada como evidência do esmero formal próprio de Mateus. Ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Além do Devir-animal: a co-criação egoísta da individualidade em um enterro budista de cachorros robôs | Beyond becoming-animal: the egoist co-creationof individuality in a robot-dogs Buddhist funeral.Guilherme Castro Nunes Mesquita & Newton de Oliveira Lima - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):313-337.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O Lugar Das Emoções E Dos Afetos Na Ética Da Responsabilidade De Hans Jonas: Um Contraste Com A Perspectiva Emotivista: The place of emotions and affections in Hans Jonas’s ethics of responsibility: a contrast with the emotivism perspective.Eduardo Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então estão relacionadas com este fenômeno não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. O Princípio Responsabilidade que Jonas propõe visa preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem preencher. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar das emoções e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Promoção da Inovação Tecnológica e Maximização da Eficiência Regulatória: Uma Análise Econômica da Regulação de Novas Tecnologias.Paulo Francisco de Oliveira & Doacir Gonçalves de Quadros - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (1).
    Este artigo analisa o desafio de se compatibilizar a promoção da inovação tecnológica com uma eficiente regulação das novas tecnologias, sob uma análise econômica do direito. Por meio de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura adequada, pretende-se justificar a necessidade de regulação das novas tecnologias para sanar as falhas de mercado. Essa ação regulatória deverá ser norteada pelo princípio da eficiência. A busca pela maximização da eficiência na regulação das novas tecnologias permitirá equilibrar os vários interesses envolvidos (sociais, econômicos, políticos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Progresso tecnológico E a primazia do Mau prognóstico na teoria ética jonasiana.Eduardo José Lima de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):71-82.
    O artigo parte do temerário diagnóstico que Jonas faz da visão unilateral do progresso tecnológico, o qual não leva em consideração seus efeitos negativos que podem deixar como herança, a longo prazo, terríveis e irreversíveis sequelas. Tendo em vista a velocidade que acontece esse desenvolvimento e a incapacidade moral dos seres humanos em lidar com esse novo cenário, chamaremos atenção ao rompimento feito por Jonas com o ideal de que toda tecnologia em toda e qualquer circunstância e custo é somente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  66
    Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Araújo de Oliveira, Manfredo A. (ed.).Sergio Cremaschi, Manfredo A. Araújo de Oliveira, Helder Buenos Aires de Carvalho, Zeljko Loparic, Pergentino S. Pivatto, Maria Cecilia Maringoni de Carvalho, Terence Kennedy, Sonia T. Felipe, F. Javier Herrero, Oswaldo Junior Giacoia & Oswaldo Cirne-Lima - 2000 - Petropolis: Editora Vozes.
    Escritos por onze renomados filósofos os ensaios pretendem, de forma acessível e didática, explicitar as principais tendências e perspectivas da reflexão ética contemporânea. Indicado a estudantes e docentes de filosofia ética, teologia, sociologia e interessados em geral. -/- Prefàcio 1.Tendencias neoaristotelicas na etica atual - Sergio Cremaschi 2. Alasdair MacIntyre e o retorno as tradicoes morais de pesquisa racional - Helder Buenos Aires de Carvalho 3. Etica da finitude - Zeljko Loparic 4. Por uma etica ilustrada e progressista: uma defesa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  47
    A psicologia no Programa de Sa úde da Família (PSF) em Natal: espaço a ser conquistado ou um limite da prática psicológica?Isabel Fernandes de Oliveira, Fabiana Lima Silva & Oswaldo Hajime Yamamoto - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:5-19.
    O Programa de Saúde da Família, implementado em 1994 no Brasil, representou uma estratégia de reorganização da atenção básica com vistas a resgatar os princípios de eqüidade, universalidade e integralidade do SUS e garantir o acesso da população de risco a ações em saúde. Neste contexto, a Psicologi..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O projeto fundamental do para-si: uma análise de um possível ser consciente (o em-si-para-si) no pensamento de Sartre.Polyelton de Oliveira Lima - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):108-121.
    In this article we will examine, in Sartre, the imminent need for the for-itself has to be based near his conscience. The question by questioning the fundamental design of the for-itself will allow the analysis of human reality as a conscious being, freedom and marked by the anguish of freedom. So how is it possible and how much power it will find a basis for human reality? Sartre's philosophy reveals the human reality as being characterized from the for-itself. Following this (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  72
    A consciência E o eu no projeto naturalista de Dennett.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):50-59.
    Um dos grandes problemas que se estabeleceu nas discussões filosóficas, e não somente de ordem filosófica, mas também científica, é o problema da relação mente e corpo. O problema da relação “mente e corpo” teve seu momento de maior evidência no século 17 com o filósofo francês René Descartes o qual enfatizou que o homem é ser composto de duas substâncias distintas, uma material e outra imaterial. Tal pensamento tem se tornado o centro de discussões entre dualistas e monistas. Daniel (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  75
    O Lugar Das emoções E dos afetos na ética da responsabidade de Hans Jonas: Um contraste com a perspectiva emotivista.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então se manifestaram na história da humanidade não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. No Princípio Responsabilidade Jonas a propõe a preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem mais dar conta. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Depressão, Suicídio e Habilidades Sociais No Ensino Médio Nas Escolas de Corumbá e Ladário – Ms.Débora Sodré Gonçalves Carneiro & Cláudia Araujo de Lima - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:215-232.
    A grande incidência de adolescentes com depressão, ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio em todo o mundo vem se apresentando como uma das principais causas de doença e incapacidade. Múltiplos fatores determinam a saúde mental de um estudante. O objetivo desse artigo é descrever os indicadores de depressão, suicídio e habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar. O estudo de caso investigou indicadores sobre a depressão, relacionados a habilidades sociais e ideação suicida no contexto escolar. Foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de Gomez (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Robert J. Dostal. "Gadamer’s Hermeneutics: Between Phenomenology and Dialectics.".Rafael Lima Barros de Oliveira - 2022 - Philosophy in Review 42 (2):10-15.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência.Erick Verner de Oliveira Aquino, Bruna Dayane Gomes Ataíde, Isabela Araújo de Oliveira, Bruna Martinez Yano Lima, Hellen Caroline Pereira Machado & Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Esse estudo objetivou analisar a violência infantil no contexto brasileiro, correlacionando-a com fatores socioeconômicos, socioculturais, geracionais e de gênero, investigando o impacto dos mesmos na saúde das crianças. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de dados de artigos científicos e documentos oficiais sobre e violência infantil, além do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da plataforma SciELO e Google Acadêmico. Encontrou-se uma maior prevalência de violência física e negligência, maior índice de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  45
    Da reminiscência platônica à construção em análise: um estudo sobre a memória freudiana.Maria Celina Lima Peixoto & Débora Passos de Oliveira - 2012 - Revista Aletheia 38:173-185.
    O objetivo do presente trabalho consiste em investigar o caráter inventivo da memória freudiana. Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço e o de sua reminiscência, a relação que o traço mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, ..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Afrontamiento del duelo por pérdida familiar debido a Covid-19: estrategias de corto y largo plazo.Fernanda Matheus Estrela, Andrey Ferreira da da Silva, Ana Carla Barbosa de Oliveira, Júlia Renata Fernandes de Magalhães, Caroline Fernandes Soares E. Soares, Thais Moreira Peixoto & Milena Arão da Silva Oliveira - 2021 - Persona y Bioética 25 (1):2513-2513.
    Objective: To explore the strategies that can help individuals mourning a family member’s death from Covid-19 to cope with the loss. Method: We carried out a narrative review on the PubCovid-19 platform using the descriptors “death,” “mourning,” “Covid-19,” and “coping strategies.” Ten articles were included. Results: The strategies found are phone calls, audio recording, letters, and photos, classified as immediate and long-term. These strategies are focused on mental health, which can be adversely affected by depression and psychological disorders. Conclusions: Creating (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    O estabelecimento do paradigma do membro articulado no De motu animalium de Aristóteles.Eraci Gonçalves de Oliveira - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02805.
    No De motu animalium, Aristóteles recorre ao método analógico na pesquisa que faz acerca da causa comum do movimento, estabelecendo o paradigma do membro articulado, modelo que ele operacionaliza tendo em vista tornar inteligível o caráter dinâmico do movimento dos animais. Contudo, o membro articulado não se apresenta como modelo de uma maneira direta, na verdade, ele é convertido em modelo. Textualmente, o estabelecimento do paradigma, ou modelização, começa em 698a17 e vai até 698b4, incluindo três etapas: a primeira referência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    The establishment of the articulated member in Aristotle’s De motu animalium.Eraci Gonçalves de Oliveira - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:1-27.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Nós.Simone Lucas Gonçalves de Oliveira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2197-2203.
    O texto se refere a resenha de uma publicação cuja principal abordagem consiste na interação homem e máquina e nos aspectos que esta relação envolve - educacional, social, tecnológico, comunicacional, filosófico, etc, com a proposta de refletir a respeito das transformações que o homem sofreu a partir da invenção da internet e sobre como manter-se humano diante de tantas mudanças.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo.Jose Aparecido de Oliveira Lima & Junot Cornélio Matos - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):9-22.
    O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Pesquisa Educacional.José Aparecido de Oliveira Lima, Ayza Rafaela Damasceno Ramalho & Walter Matias de Lima - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:82-92.
    O presente artigo é fonte de estudos decorrentes da disciplina “Pesquisa Educacional”, do curso de pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O artigo objetiva fazer um pequeno recorte acerca da pesquisa em educação, em três (3) vias de investigação, para poder complementar e embasar um projeto de pesquisa que envolve experiências, conceituação teórica e os sujeitos envolvidos. Buscaremos tratar da construção do objeto de pesquisa, da realidade do sujeito a ser pesquisado e dos contextos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Regulación de la producción de peces ornamentales y sus efectos excluyente en la agricultura familiar en Minas Gerais, Brasil.Homero Chiaraba Gouveia, Matheus Anchieta Ramirez, Alan Figueiredo de Oliveira, Luana Teixeira Lopes, Gustavo Henrique Silva Camargo & Daniela Chemim De Melo Hoyos - 2021 - Ratio Juris 16 (33):475-501.
    Este trabajo investiga las interrelaciones entre la regulación y los as-pectos económicos y ambientales en una comunidad de agricultores familiares en la región conocida como Zona da Mata Mineira, en el estado brasileño de Minas Gerais. El estudio es producto de una acti-vidad de extensión realizada entre 2016 y 2018, y tuvo como objetivo asesorar a los pequeños productores en el proceso de adecuación legal de la producción. Durante este período se realizaron cerca de cinco reuniones entre investigadores y comuneros, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  54
    Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A Marca do Cognitivo e Cognição 4E.Bernardo Gonçalves Alonso & Ronaldo de Oliveira Ramos - 2022 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 29 (58):24-48.
    In this article it is defended that the notion known as “The mark of the cognitive” is better characterized as a process that performs the function of generating intelligent behavior, in a flexible and adaptive way, capable of adapting to circumstances, given it is a context sensitive process. For that, some relevant definitions of cognition are examined. In the end, it is pointed out that the definition of the mark of cognition as a context-sensitive process takes into account several factors (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  19
    O casamento de Jesus: enredo do Antigo Testamento na construção da narrativa de João 4 (The marriage of Jesus. Plot of the Old Testament in the construction of the narrative in John 4)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2010 v8n19p130. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2010 - Horizonte 8 (19):130-143.
  39.  13
    Gender, Race and Parenthood Impact Academic Productivity During the COVID-19 Pandemic: From Survey to Action.Fernanda Staniscuaski, Livia Kmetzsch, Rossana C. Soletti, Fernanda Reichert, Eugenia Zandonà, Zelia M. C. Ludwig, Eliade F. Lima, Adriana Neumann, Ida V. D. Schwartz, Pamela B. Mello-Carpes, Alessandra S. K. Tamajusuku, Fernanda P. Werneck, Felipe K. Ricachenevsky, Camila Infanger, Adriana Seixas, Charley C. Staats & Leticia de Oliveira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    The coronavirus disease 2019 pandemic is altering dynamics in academia, and people juggling remote work and domestic demands – including childcare – have felt impacts on their productivity. Female authors have faced a decrease in paper submission rates since the beginning of the pandemic period. The reasons for this decline in women’s productivity need to be further investigated. Here, we analyzed the influence of gender, parenthood and race on academic productivity during the pandemic period based on a survey answered by (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  25
    Os estatutos econômicos dos primeiros cristãos: análise das formas literárias em Mateus 6, 19-34 (The early Christians' economic statutes: analysis of literary forms in Saint Matthew 6, 19-34)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2009 v7n15p73. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2009 - Horizonte 7 (15):73-91.
  41.  9
    Imagem corporal de mulheres de assentamento de reforma agrária.Iara Lázara Batista de Souza, Cátia Regina Assis Almeida Leal & Vivianne Oliveira Gonçalves - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):62-85.
    No espaço midiático, o culto à aparência corporal propaga a imagem de um corpo feminino bonito, jovem e magro. Com relação à mulher que vive no campo, a imagem difundida é de uma mulher alheia aos cuidados com a beleza, “desleixada”. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a satisfação com a imagem corporal e a influência dos meios de comunicação em mulheres em um assentamento rural de Jataí-Go. Foi aplicado o Body Shape Questionnaire a 25 mulheres e realizada entrevista com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Emoção, juízo moral e razão: Damásio e a crítica do racionalismo ético.Francisco Jozivan Guedes de Lima & Nythamar Hilario de Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):34220-34220.
    Trata-se de mostrar, à luz da teoria das emoções de António Damásio, em que sentido “o erro de Descartes” traduz um equívoco do racionalismo ético na medida em que despreza o papel do corpo, da matéria e das paixões para a aquisição e o florescer de uma vida virtuosa no campo da filosofia moral ou mesmo para um conhecimento indubitável no campo epistemológico.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    When One Health Meets the United Nations Ocean Decade: Global Agendas as a Pathway to Promote Collaborative Interdisciplinary Research on Human-Nature Relationships.Patricia Masterson-Algar, Stuart R. Jenkins, Gill Windle, Elisabeth Morris-Webb, Camila K. Takahashi, Trys Burke, Isabel Rosa, Aline S. Martinez, Emanuela B. Torres-Mattos, Renzo Taddei, Val Morrison, Paula Kasten, Lucy Bryning, Nara R. Cruz de Oliveira, Leandra R. Gonçalves, Martin W. Skov, Ceri Beynon-Davies, Janaina Bumbeer, Paulo H. N. Saldiva, Eliseth Leão & Ronaldo A. Christofoletti - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    Strong evidence shows that exposure and engagement with the natural world not only improve human wellbeing but can also help promote environmentally friendly behaviors. Human-nature relationships are at the heart of global agendas promoted by international organizations including the World Health Organization’s “One Health” and the United Nations “Ocean Decade.” These agendas demand collaborative multisector interdisciplinary efforts at local, national, and global levels. However, while global agendas highlight global goals for a sustainable world, developing science that directly addresses these agendas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients.S. S. Gomes, A. V. dos Santos, L. B. de Lima, S. Oliveira & R. Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-69.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Serious Game Platform as a Possibility for Home-Based Telerehabilitation for Individuals With Cerebral Palsy During COVID-19 Quarantine – A Cross-Sectional Pilot Study.Talita Dias da Silva, Paula Lumy da Silva, Elisa de Jesus Valenzuela, Eduardo Dati Dias, Amanda Orasmo Simcsik, Mariana Giovanelli de Carvalho, Anne Michelli Gomes Gonçalves Fontes, Camila Aparecida de Oliveira Alberissi, Luciano Vieira de Araújo, Murilo Vinícius da Costa Brandão, Helen Dawes & Carlos Bandeira de Mello Monteiro - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    IntroductionThere is a need to maintain rehabilitation activities and motivate movement and physical activity during quarantine in individuals with Cerebral Palsy.ObjectiveThis paper sets out to evaluate the feasibility and potential benefits of using computer serious game in a non-immersive virtual reality implemented and evaluated completely remotely in participants with CP for Home-Based Telerehabilitation during the quarantine period for COVID-19.MethodsUsing a cross-sectional design, a total of 44 individuals participated in this study between March and June 2020, 22 of which had CP (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Reconhecimento e gramática moral.Anderson de Alencar Menezes, Virgílio Andrade Neto & José Aparecido de Oliveira Lima - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:30-43.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Orientação à domin'ncia social (SDO) e autoritarismo em adolescentes: Uma revisão sistemática.Alejandro Jose Mena, Nicolas de Oliveira Cardoso & Irani Iracema De Lima Argimon - 2021 - Aletheia 54 (2):145-156.
    O estudo do autoritarismo e da orientação à dominância social (SDO) tem virado foco de pesquisas recentemente, devido à sua importância na vida das pessoas. O artigo objetivou investigar a presença dos construtos autoritarismo e SDO em adolescentes e as variáveis comumente associadas, por meio de uma revisão sistemática utilizando o modelo PRISMA. Dois juízes consultaram as bases Pubmed, BVS, Scopus, Web of Science, PsycINFO e EBSCO. Dos 278 artigos encontrados 12 artigos foram selecionados. Identificou-se três categorias: transgeracionalidade, caraterísticas cognitivo-comportamentais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11.Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira & Christianne de Lima Borges Moraes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):598-616.
    O estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  41
    Pragmatism and Developmentalism in Brazilian Educational Thought in the 1950s/1960.Ana Waleska P. C. Mendonça, Libânia Nacif Xavier, Vera Lucia Alves Breglia, Miriam Waidenfeld Chaves, Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Cecília Neves Lima & Pablo S. M. Bispo Dos Santos - 2005 - Studies in Philosophy and Education 24 (6):471-498.
    This article proposes to analyse some aspects of the appropriation of New School thinking in Brazil, particularly Deweyan pragmatism, in the 1950s and 1960s. The analysis is based on the assumption that the developmentalist ideology that punctuated the debate on the economic, political and social restructuring of the country in these two decades constituted fertile ground for the return and expansion of pragmatist thinking amongst Brazilian educators, articulating itself, sometimes in contradictory ways, with this ideology. The focus of the analysis (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 975