7 found
Order:
See also
Matteo Raschietti
Universidade Estadual de Campinas (PhD)
  1. As imagens da luz e do fogo nas obras de Meister Eckhart e Mechtild de Magdeburg.Matteo Raschietti - 2009 - Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval 6 (2):77-90.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  98
    Alberto Magno e o tratado De Prudentia.Matteo Raschietti - 2014 - Mirabilia 19 (2):246-258.
  3.  2
    A Import'ncia E o Legado de Alberto Magno Na Controvérsia Sobre a Unicidade Do Intelecto.Matteo Raschietti - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):75-92.
    Resumo: A finalidade deste trabalho é destacar importância e o legado do dominicano Alberto Magno na controvérsia com os defensores da unicidade do intelecto possível para todo o gênero humano. Para tanto, será feita uma apresentação sumária do seu tratado De unitate intellectus, redigido em 1263. Após uma contextualização histórica que apresenta a posição do bispo de Regensburg diante das teses averroístas, procurar-se-á mostrar como ele foi o inspirador, quanto a essa questão, de um dos seus alunos mais brilhantes: Tomás (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  62
    O uno e o ser no pensamento de Meister Eckhart.Matteo Raschietti - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):79-98.
    O problema de fundo da especulação eckhartiana é a verdade do ser uno enquanto Deus e divino ligada à questão do seu conhecimento. Operando uma síntese da tradição neoplatônico-agostiniana e do pensamento do Pseudo-Dionísio Areopagita, o mestre dominicano funda os alicerces da sua teologia unitiva na teoria do ser.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  52
    Being and the One in the Thought of Meister Eckhart.Matteo Raschietti - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):79-98.
    O problema de fundo da especulação eckhartiana é a verdade do ser uno enquanto Deus e divino ligada à questão do seu conhecimento. Operando uma síntese da tradição neoplatônico-agostiniana e do pensamento do Pseudo-Dionísio Areopagita, o mestre dominicano funda os alicerces da sua teologia unitiva na teoria do ser. The fundamental problem of Eckhartian speculation is that of the connection between the truth of the unique being as God and the question of His knowledge. By creating a synthesis of the (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Meister Eckhart Leitor Do "Liber de Causis".Matteo Raschietti - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):377-401.
    RESUMO A tradução árabe de alguns trechos do tratado de metafísica "Elementatio Theologiae" de Proclo, conhecida com o nome de "Liber de Causis" e atribuída erroneamente a Aristóteles, influenciou três grandes pensadores dominicanos da Idade Média: Alberto Magno, Tomás de Aquino e Meister Eckhart. Composto de 31 proposições, defende a tese da existência de uma causa primeira que dá o ser a tudo o que existe, sem nenhuma exceção. Os estudiosos são unânimes em reconhecer que este livro pseudoepigráfico possui um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Alberto Magno: Tratado sobre a prudência.Matteo Raschietti - 2017 - São Paulo, Brazil: Paulus.