5 found
Order:
See also
  1.  8
    A questão da técnica no pensamento de Jürgen Habermas: elementos para um quadro teórico-conceitual e referencial.Maurício Fernandes - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Comentário a “Criticando e avançando o construtivismo crítico a partir do Sul global”.Maurício Fernandes - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (2):91-96.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Ecos sobre o Fim e a Terra Nenhuma como destino próximo: Resenha de um Quase Manifesto.Maurício Fernandes - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):226-230.
    Resenha do livro: OLIVEIRA, Jelson; VASCONCELOS, Thiago; FROGNEUX, Nathalie. Terra Nenhuma: Ecopornografia e Responsabilidade. Caxias do Sul: EDUCS, 2020, pp. 64.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma razão (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Ética Originária, Hermenêutica e (Bio)Tecnologia: Notas sobre a possibilidade de uma Ética para a sociedade (Bio)Tecnológica em Hans-Georg Gadamer.Maurício Fernandes - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):110.
    Vivemos uma época expressivamente marcada pelo avanço sem precedentes de intervenções tecnocientíficas como resultado de um desenvolvimento histórico de visões naturalistas auto-objetivadoras do homem nos moldes físico-matemáticos das Ciências Naturais. Hans Georg Gadamer nos apresenta em vários momentos da arquitetônica de seu pensamento uma compreensão da experiência hermenêutica como uma proposta ao cientificismo objetificador, fundando-a no mundo-da-vida e reconhecendo-a na prática cotidiana das relações intersubjetivas ultrapassando o campo metodológico da ciência moderna. Analisaremos nas páginas que se seguem a posição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark