19 found
Order:
  1. A aretê filosófica de Platão sobreposta à do éthos tradicional da cultura grega.Miguel Spinelli - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:165-178.
    Este artigo se resume em seis observações acerca do conceito de aretê, que, no transcurso da cultura grega, contém não apenas um, mas vários significados. Na medida em que percorre tais significados, o artigo também se ocupa em averiguar como se deu um estreitamento na significação da aretê de um ponto de vista cívico, voltado para à qualificação do ser cidadão, e também filosófico, referido à vida moral enquanto qualificação do ser homem. Tendo, pois, em vista estes dois aspectos – (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2. (1 other version)Aisthesis and noesis: How greek philosophy breaks appearances.Miguel Spinelli - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):137-158.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    A dialética discursiva de Pedro Abelardo.Miguel Spinelli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):437-447.
    O objetivo deste artigo consiste emdetalhar como Pedro Abelardo transformou a Dialéticatanto em método de investigação, quanto emtécnica de ensino e de aprendizagem. Nesteartigo, são também examinados os seguintesconceitos: o de probabiliter e o de consensus, e o de motes(r-ferente à Ética.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  38
    A Instauração da Filosofia e da Ciência por Tales de Mileto.Miguel Spinelli - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (1):99 - 124.
    Antes da Filosofia, a Sabedoria era a que continha o "saber" humano haurido da experiéncia vivida. E, portanto, Sabedoria expressava mais ou menos o que hoje concebemos como Cultura. Ora, a Filosofia construiu-se mediante a operacionalização de uma passagem: do contexto da Cultura (a qual se expressava mediante um sistema simbolico próprio do mito, da religião e da literatura heróica) para o contexto da Ciencia (a qual se expressou, na dependència do antigo, através de um novo sistema simbólico conceitual, pelo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A teoria de José Marinho sobre o ser e a verdade.Miguel Spinelli - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (2/3):209 - 263.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Conflitos Antropológicos.Miguel Spinelli - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (3/4):386 - 392.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  79
    (1 other version)Considerações a Cerca da prólêpsis de Epicuro.Miguel Spinelli - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):3-22.
    Este artigo se ocupa em averiguar os termos com os quais Cícero, Lucrécio e Diógenes Laércio buscaram tornar compreensível a prólêpsis de Epicuro. Cícero forneceu os termos antecipatio, praenotio e informationem; Lucrécio, notitia, exemplare et vestigia, a fim de dar voz e expor entre os latinos a doutrina do epicurismo. Diógenes Laércio indicou os termos katalêpsis, dóxa, énnoia, hypólêpsin, com os quais, segundo ele, os próprios epicuristas tentaram explicitar a prólêpsis de Epicuro. Por fim, o artigo expõe a opinião de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  30
    Comentários ao diálogo "Parmênides" de Platão.Miguel Spinelli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):34.
    Este estudo se ocupa com algumas questões do prólogo do Parmênides, que, em geral, passam desapercebidas, mas são importantes para a compreensão da arquitetônica do diálogo. Haverá de ter, por exemplo, algum significado o fato de Platão trazer para dentro do Diálogo, Céfalo de Clazômenas, que veio para Atenas encontrar Antífon e ouvir dele um relato de Pitodoros sobre o que Parmênides e Zenão, vindos de Eleia, confabularam com Sócrates em Atenas. Clazômenas é a terra de Anaxágoras, daquele que, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Epicuro e o tema da amizade: a philía vinculada ao érôs da tradição e ao êthos cívico da pólis.Miguel Spinelli - 2011 - Princípios 18 (29):05-35.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo : Central na chamada doutrina ética de Epicuro, o tema da amizade é neste artigo analisado sob três aspectos: a) vinculado aos princípios tradicionais (denominados de regra de ouro ) com os quais várias culturas buscaram reger as relações amistosas; b) de como Epicuro, num sentido diferente do da Academia de Platáo, levou para o Jardim a prática da philía como um teste de reconstituiçáo da pólis ; c) de como o conceito (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Fundamentos Filosóficos "das Prosas" de Antero de Quental.Miguel Spinelli - 1987 - Revista Portuguesa de Filosofia 43 (1/2):157 - 175.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  44
    O cogito de Descartes enquanto retomada extrema do conhece-te a ti mesmo.Miguel Spinelli - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (1):37-56.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    (1 other version)O conceito epicurista de kritêrion vinculado ao de enargeías e de kanôn.Miguel Spinelli - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):59-80.
  13.  32
    O conceito grego da egkýklios paideía e sua difusão no período helenístico.Miguel Spinelli - 2016 - Hybris, Revista de Filosofí­A 7 (1):31-58.
    Este artigo se ocupa com o conceito da egkýklios paideía com o qual os gregos definiam o período ou ciclo de escolaridade oferecida à criança tendo em vista a capacitação do uso do intelecto e a qualificação profissional, cívica e humana. O artigo busca explicitar o conceito a partir da opinião dos filósofos ancestrais e também da concepção que se difundiu no período helenístico. Relativo aos filósofos ancestrais, o artigo analisa uma mesma referência atribuída a Górgias, Aristipo e Bíon, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  32
    O Exame de Aristóteles da Proposição Ontológica de Parménides.Miguel Spinelli - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (2):323 - 349.
    Embora Aristóteles considere a fórmula ontológica de Parménides ὠς (ȍπως) ἒστƖνcomo primitiva e incomplete faz dela, todavia, o fundamento de todo o discurso verdadeiro e sensato. Interessado, sobretudo, em rever a teoria das Ideias de Platão, é bem provável, inclusive, que ele tenha encontrado na fórmula de Parménides, além de motivacao para o seu próprio empenho, o fundamento sintático-semântico do discurso ontológico, mais precisamente, dos modos ou categorias pelos quais podemos expressar-nos gramatical e fllosoflcamente. /// Aristotles' Treatment of Parmenides 1 (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    O Itinerário Filosófico de Anselmo de Cantuária.Miguel Spinelli - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):241 - 273.
    No presente artigo, o itinerário filosófico de Anselmo de Cantuária é descrito em quatro tópicos: o primeiro, sobre a sua vida de monge, suas obras e a sua habilidade dialéctica; o segundo, sobre a Ontologia e a teoria dos universais; o terceiro, sobre a teoria da verdade e da significação; o quarto, sobre a Ética ou a fundamentação do agir humano. Além desses quatro tópicos, o seu itinerário filosófico também é descrito levando-se em conta: a) os autores dos quais se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O Platonismo de Gregorio de Naziano.Miguel Spinelli - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (1):43-63.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    O projeto da "Grande Instauração" de Francis Bacon e por que Kant lhe dedicou a "Crítica".Miguel Spinelli - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):88-107.
    O objetivo principal deste artigo consiste em averiguar os propósitos que levaram Bacon a compor o que chamou de Instauratio Magna: uma grande instauração da ciência futura nos termos de uma ampla restauração do passado da ciência. Trata-se de uma exposição de seu projeto em contraposição ao que efetivamente realizou. Visto que Kant dedicou a Bacon a Crítica da Razão pura, também se impôs como objetivo deste artigo a necessidade de buscar o motivo dessa dedicatória.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  74
    Platão e alguns mitos que lhe atribuímos.Miguel Spinelli - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):191-204.
    Não é objetivo deste estudo investigar os mitos que Platão supostamente inventou, e, sim, os que (na tentativa de interpretar a sua obra) foram inventados sobre ele: convicções que lhe foram atribuídas e que não são dele, mas de outras crenças que buscaram nas dele justificativa e amparo. Dois desses mitos são neste estudo analisados com maior destaque: um, aquele que diz que “Platão fez do corpo um inimigo da alma”; outro, que “Platão refuta a percepção sensível”.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Sobre a Ciência e o Magistério Filosófico de Pitágoras.Miguel Spinelli - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1/4):889 - 917.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark