Results for 'Natureza.'

1000+ found
Order:
  1. Guia de Estudo.Natureza da Atividade & C. T. P. Eo - 2001 - Princípios 3:10.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Natureza e fins da sociedade política: visão cristã do estado.João Camilo de Oliveira Torres - 1968 - Petrópolis: Ed. Vozes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    A natureza do Processo e A evoluçao do direito.Benjamin N. Cardozo - 1943 - Sao Paulo,: Editora Nacional de Direito Ltda.. Edited by Leda Rodrigues.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Natureza e espírito.Renato Cirell Czerna - 1949 - São Paulo,: Livraria Martins Editôra.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Natureza como "espírito nascente".Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Tendo, pois, como pano de fundo o horizonte de uma fenomenologia da natureza, o texto, a seguir, explora uma proposição emblemática enunciada por Gabriel Marcel: a ideia da “natureza como espírito nascente”. Para tanto, a fim de melhor compreender o sentido e alcance dessa tese, a exposição se divide em duas partes correlatas: a primeira, retrospectivamente negativa, reconstitui a crítica marceliana ao naturalismo e ao idealismo vistos como dois gestos concêntricos à medida que não atribuem qualquer estatuto ou significação à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Natureza, causalidade e formas de corporeidade.Adelino Cardoso, Manuel Silvério Marques & Marta Mendonça (eds.) - 2016 - Ribeirão: Húmus.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Natureza e cultura : diálogo entre matéria, mão, pensamento.Wani Fernandes Pereira - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Natureza, razão e misterio: para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno).Afonso Rocha - 2009 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Natureza das normas sobre prova.Hermenegildo de Souza Rego - 1985 - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção.Mílton Santos - 1996 - São Paulo: Editora Hucitec.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Policiando a natureza.Tyler Cowen - 2023 - Primordium - Revista de Filosofia e Estudos Clássicos 7 (13):147-168. Translated by Gustavo Henrique de Freitas Coelho, Arthur Falco de Lima & Mirmila Sócrates Nascimento.
    Utilidade, direitos, e padrões holísticos, todos apontam em direção a alguns passos modestos para limitar ou controlar a atividade predatória de carnívoros em relação às suas vítimas. No mínimo, deveríamos limitar os atuais subsídios aos carnívoros da natureza. Policiar a natureza não precisa ser absurdamente dispendioso ou violar as intuições do senso comum.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    As naturezas simples E a metafísica cartesiana: Uma crítica a Jean-Luc Marion.William De Jesus Teixeira - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:321-338.
    O objetivo desse artigo é analisar e refutar a opinião de Jean-Luc Marion acerca da relação entre a doutrina das naturezas simples e a metafísica cartesiana. Em primeiro lugar, apontaremos alguns problemas com o método estruturalista empregado por Marion. A seguir, mostraremos a impossiblidade de se converter noções epistemológicas em noções ontológicas. Por fim, sugerimos que o método empregado por Descartes na conversão das naturezas simples em sua metafísica das _Meditações_ foi o introspectivismo ou disciplina da interioridade tomada emprestada de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Rumi: a natureza e o mundo como espelhos de Deus.Mário Werneck - 2024 - Horizonte 21 (64):216407-216407.
    O presente trabalho busca mostrar o processo de criação sob o ponto de vista da poesia mística de Rumi. Portanto, procura demonstrar como Rumi dá vida, em seus escritos, ao máximo ato vivificador, à beleza com a qual ele entende e transporta, pelas palavras, o conhecimento do ato criador divino. Trata-se, portanto, de mostrar o processo de criação pelo qual as criaturas recebem a filiação do Criador, e como esse elo primordial com a transcendência é então capaz de inspirar todo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Natureza e artifício: Leibniz e os modernos sobre a concepção dos corpos org'nicos como máquinas.Celi Hirata - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Na modernidade, a distinção entre natureza e artifício desaparece, a ponto das máquinas feitas pelos homens se tornarem modelos privilegiados para a explicação dos corpos natu- rais, como se depreende a partir de textos de Bacon, Descartes, Hobbes, dentre outros. Essa nova relação entre natureza e artifício é correlata da mecanização e da destituição de fins na natureza, na medida em que a adoção da mecânica como modelo de explicação da natureza está atrelada à rejeição da utilização das causas finais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Da natureza Ela mesma.Sacha Kontic & Lourenço Silva - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:529-580.
    Tradução do opúsculo "A Natureza em si Mesma".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Natureza criadora: o projecto bio-filosófico de Henri Bergson.Magda Costa Carvalho - 2012 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  41
    Natureza, ética E sociedade em Rousseau.Evaldo Becker - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:31-42.
    Nosso objetivo é analisar alguns elementos do pensamento do filósofo suíço, sobretudo no que se refere às formulações teóricas que envolvem os conceitos de estado de natureza, desnaturação do homem, responsabilidade ética e participação política.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  43
    Da natureza humana: Aproximações entre Hugo grotius E Thomas Hobbes.Rafael Furtado - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 108.
    O presente artigo busca confrontar as noções de natureza humana tal como desenvolvidas por Hugo Grotius, em sua obra O direito da guerra e da paz, e por Thomas Hobbes, nos escritos Do cidadão e Leviatã. Com tanto, trata-se de contrapor o pensamento dos referidos autores, identificando entre eles distinções e semelhanças. As análises realizadas neste trabalho justificam-se dada a centralidade dos teóricos abordados no âmbito da filosofia política, bem como do jusnaturalismo. Assim, espera-se oferecer um recorte das discussões empreendidas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Natureza e artefato: laboratório como teatro de operações e manipulações materiais.Maurício Ramos & Ronei Clécio Mocelin - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Neste artigo propomos abordar a relação entre os conceitos de natureza e de artefato a partir de uma racionalidade química e alquímica. Pretendemos mostrar que essa racionalidade é originariamente tecnocientífica e apontar o modo como alquimistas e químicos construíram um quadro conceitual ancorado no laboratório do químico e no laboratório do orgânico. Nosso propósito é explicitar as transgressões e a capilaridade tecnocultural dos materiais criados nos laboratórios, bem como da existência de um estilo químico de raciocinar com suas particularidades (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    A natureza dos sincategoremas segundo Pedro Hispano.Guilherme Wyllie - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):333-352.
    Resumo: Pedro Hispano define os sincategoremas como expressões que revelam de que maneira os sujeitos e os predicados estão de fato relacionados nas proposições, contribuindo assim para o estabelecer o que elas significam e fixar as condições de verdade e as formas lógicas correspondentes. Entre as expressões que ele julga serem sincategoremáticas, ‘não’, ‘e’, ‘ou’, ‘se’, ‘todo’ e ‘necessário’ se destacam atualmente como constantes lógicas. Todavia, opondo-se a grande parte dos lógicos contemporâneos para quem tais expressões possuem um significado fixo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Natureza, caos e transformação: para uma antropologia filosófica transformadora.Vanessa Lemm - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):29-48.
    Resumo: O objetivo deste artigo é esboçar os traços de uma antropologia nietzschiana que sustente um processo de transformação humana. Na primeira parte, antropologia literária, argumento que sua antropologia resgata a noção grega arcaica da natureza como arte ou cultura. Na segunda parte, antropologia científica, apresento o método científico de Nietzsche e de Freud em sua aproximação filosófica da questão da natureza. Na terceira e última parte, antropologia transformadora, discuto o desafio da renaturalização do ser humano, isto é, compreender não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Paisagem: natureza perdida, natureza reencontrada?Adriana Veríssimo Serrão - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):07-27.
    Em vez de considerarem o problema da distinção entre Natureza e Paisagem, posição típica das teorias de Georg Simmel e de Joachim Ritter, os debates contemporâneos incidem sobretudo na questão da naturalidade do natural, e em particular na possibilidade de restituir à paisagem a naturalidade perdida.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    A natureza intersubjetiva do significado em Bakhtin e Wittgenstein.Mateus Toledo Gonçalves - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):142-156.
    RESUMO Esse artigo propõe fazer uma comparação entre as filosofias da linguagem de Bakhtin e de Wittgenstein. Em particular, nos interessará a pergunta sobre como esses dois filósofos pensaram a ideia de que o significado linguístico tem necessariamente uma natureza intersubjetiva. Para isso, serão abordados o argumento wittgensteiniano contra a linguagem privada, como discutido nasInvestigações filosóficas, em particular em §258, e a tese bakhtiniana da orientação dialógica do discurso, como discutida no início do capítulo 2 d’O discurso no romance. ABSTRACT (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  27
    A natureza matemática: da alma da Terra como potência geometrizante no opúsculo Da neve hexagonal de Johannes Kepler.Anastasia Guidi Itokazu - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):73-86.
    Na física celeste apresentada em sua Astronomia nova, Kepler explica os movimentos planetários através da ação de uma certa força ou potência motriz solar. Em vista da aproximação feita no livro entre física celeste e explicações baseadas em “causas corpóreas”, chamam a atenção as numerosas passagens onde Kepler refere-se às noções de alma e mente planetária. No presente artigo discutimos esses trechos pouco comentados da Astronomia nova. Com o objetivo de iluminar a discussão, abordamos na segunda seção a definição de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A natureza dinâmica dos direitos humanos: a crítica de Rawls ao universalismo Moral.Sanja Ivic - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2).
    Human rights do not represent an absolute truth. Otherwise, they would represent ideology, which is contradictory to the basic idea of human rights itself. Consequently, there is a need for redefinition of the main presuppositions of modern conception of human rights represented in the Universal Declaration of Human Rights. This paper argues that Rawls’s conception of human rights is significant for the refiguration of human rights. It.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Natureza humana, dever moral e finalidade do Estado em Maquiavel.José Luiz Ames - 2006 - Reflexão 31 (90):63-70.
    Partimos do estudo na noção de homem presente no pensamento de Maquiavel para estabelecer a idéia de Estado e sua relação com a ética. Existe, quanto a esta questão, uma vasta polêmica na tradição interpretativa e que podemos reduzir a duas perspectivas fundamentais. Primeira: Maquiavel compreende a natureza humana como corrompida de forma definitiva, o que transforma o Estado em instrumento puramente coator da malevolência humana. Nesta ótica, não há espaço para pensar em finalidades éticas do Estado. Segunda: mesmo partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Causalidade E natureza na cosmologia de Tomás de aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):95-124.
    Aquinas’ conception of causality, especially when associated to the notions of creation and nature, grounds his cosmology as presented in the Summa contra gentiles. Two theses are central to this cosmology. The first claims that the divine causality bestows order upon the world. The second in turn maintains that the set of stars, the heaven, rules and moves the sublunar realm, which necessarily occurs due to divine causality. There is therefore an articulation conceived by Aquinas between the two theses. To (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Natureza e ética: dilemas e perspectivas educacionais.Ademar Heemann - 1993 - Curitiba, Paraná, Brasil: Editora UFPR.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    Natureza E degradação moral em Jean-Jacques Rousseau.Marcos Ribeiro Balieiro - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:56-63.
    The pessimistic tone employed by Rousseau in his Discourse on the Sciences and Arts, as well as in his Discourse on the Origin of Inequality, draws the attention of the most careless reader. Indeed, when we observe the tone he adopts in these texts, it is no wonder that he dedicated a substantial part of his work to present what could be seen as a handful of attempts to solve the problems he first addressed in the texts presented to the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A natureza da filosofia de Hume.Jaimir Conte - 2011 - In Jaimir Conte & Oscar Federico Bauchwitz (eds.), O que é metafisica. Natal, RN, Brasil: Editora da UFRN.
    Republicação do artigo " A natureza da filosofia de Hume", publicado in: Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 17, n. 28, p. 211-236, 27 maio 2011.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  7
    Natureza e ontologia em Merleau-Ponty e Whitehead.Rodrigo Benevides Barbosa Gomes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):408-420.
    No final da década de 1950, Merleau-Ponty desloca seu foco de investigação da fenomenologia à ontologia. Tal transição envolve a articulação de seus estudos prévios acerca da percepção e da corporeidade com os desdobramentos filosóficos dos postulados da física e da biologia da primeira metade do século. A partir de uma reformulação do conceito de natureza, fomentada não só pelas ciências supracitadas como pela metafísica de Whitehead, Merleau-Ponty propõe a admissão da natureza como um fluxo de expressividade temporal autoprodutora de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Natureza, sentido e liberdade em Kant.Francisco V. Jordão - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 1 (1):63-81.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Da Natureza do Homem.J. Provetti Junior - 2015 - Páginas de Filosofía 7 (2):1-17.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    A natureza mística do marxismo.Leo Villaverde - 1986 - São Paulo, Brasil: Editora Il Rung.
  35.  2
    A natureza estético-reflexiva do eixo politização-judicialização.Rafael Zanlorenzi - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A presente pesquisa tem como objetivo principal colocar em revisão os fundamentos decisores dos hard cases (Dworkin) que envolvem ativamente posicionamentos políticos no âmbito material da discussão apresentada em litígio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A natureza comportamental da mente: behaviorismo radical e filosofia da mente.Diego Zilio - 2010 - São Paulo, Brazil: Cultura Acadêmica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Natureza E Direito Nas Institutas De Gaio.Alfredo Carlos Storck - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (1):9.
    Em uma famosa passagem de suas Institutas, o jurista romano Gaio dividiu o direito privado em duas partes: o direito civil e o direito dos povos. O primeiro é o direito criado pelo povo romano enquanto o segundo é o direito seguido por todas as nações. A despeito de sua origem clássica, os especialistas discordam acerca do modo de interpretar essa tese. No início do século XX, historiadores como Michel Villey viram na distinção sinais da influência da filosofia grega entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    A natureza conservadora das pulsões sexuais: um olhar para além da meta ligadora de Eros.Munique Gaio Filla - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):102-125.
    Em 1920, Freud explicita que as pulsões apresentam uma natureza conservadora, já que tendem a retornar a estados anteriores, o que por vezes é visto como uma redefinição do conceito de pulsão em sua teoria. Se isso é ponto pacífico no campo das pulsões de morte, para as pulsões de vida e sua meta de ligar a substância viva em unidades cada vez maiores, é motivo de hesitação, ao ponto do psicanalista chegar a negar a possibilidade de que Eros seja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    Natureza e Cultura: será que o humano nos deixará de ser tão estranho?Alberto Oliva - 2011 - Discurso 41 (41):223-270.
    Natureza e Cultura: será que o humano nos deixará de ser tão estranho?
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  49
    Razão (prática) e natureza na Crítica da faculdade do juízo.Heiner F. Klemme - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):55-72.
    Na Crítica da Razão Pura e em outros lugares, Kant apresenta uma aguda distinção entre natureza e razão prática. De acordo com Kant, não é possível deduzir ou derivar todos os sentidos dos imperativos morais dos conhecimentos empíricos sobre o mundo. Alguns intérpretes (como John MacDowell) argumentam que a concepção de razão prática em Kant pode ser ilusória se baseada em uma visão da natureza indefinida, decorrente de um ponto de vista newtoniano. Nesse texto discutirei a relação entre razão prática (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    A natureza e o princípio dos regimes na filosofia de Montesquieu.Patrícia Carvalho Reis - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):371-381.
    O presente artigo faz considerações sobre dois conceitos essenciais na filosofia de Montesquieu: a natureza e o princípio dos regimes. Num primeiro momento, demonstramos os tipos de regimes existentes no pensamento de Montesquieu. Como ressaltamos, Montesquieu apresenta uma tipologia de regimes diferente da apresentada por Aristóteles. Uma questão que abordamos corresponde ao fato de que, para Montesquieu, o despotismo é considerado um regime próprio e não, um desvio. Após tratar dessa questão, analisamos o conceito de natureza e princípio dos regimes. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Natureza humana e totalitarismo.José João Neves Barbosa Vicente - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):39-48.
    Classificado pelo pensamento político contemporâneo como novidade singular na história da humanidade e considerado como exemplo emblemático da erosão do político, o fenômeno totalitário provocou polêmicas em relação aos termos utilizados no processo da sua compreensão. Por exemplo, quando se afirmou que o seu objetivo supremo era “transformar a natureza humana”, essa expressão causou ruído desconfortável aos ouvidos daqueles que, sintonizados à tradição metafísica, sempre definiram a natureza humana como uma essência imutável. Este artigo discute e aponta o significado e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A natureza da filosofia de Hume.Jaimir Conte - 2010 - Princípios 17 (28):211-236.
    Meu objetivo neste artigo é destacar algumas das ideias centrais defendidas por Hume e, a fim de caracterizar a natureza de sua filosofia, contrapor duas interpretações frequentes de sua obra: a interpretação cética e interpretação naturalista. A fim de apontar as principais razões que estão por trás dessas duas interpretações que tentam apreender a natureza da filosofia de Hume, procuro abordar inicialmente alguns dos princípios centrais da teoria humeana e, em seguida, especialmente sua análise das inferências causais. No final, argumento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  23
    A Natureza em Merleau-Ponty: Prolegómenos a uma leitura das Notes de Cours du Collège de France, 1956-1960.Luís António Umbelino - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):713 - 730.
    Objectivo deste artigo é, antes de mais, propor uma introdução à leitura das Notes de Cours du Collège de France (1956-1960) dedicadas por Maurice Merleau-Ponty ao conceito de Natureza. O artigo parte da constatação de que na meditação merleau-pontyana a Natureza assume o lugar de uma importante ramificação do questionamento ontológico. Mostra-se, dessa forma, por que razão devemos ver na Natureza uma folha de Ser ou o próprio Sensível, já visível no animal e inscrito no corpo como espaço-tempo vivido, eco (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    A natureza da ciência empírica segundo Berkeley.F. O. Urmson - 2012 - Critica.
  46.  10
    Natureza e arte na aurora do Romantismo.Ulisses Razzante Vaccari - 2017 - Discurso 47 (1):151-168.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  10
    A Natureza da Ciência Para Pierre Duhem.Gabriel Chiarotti Sardi - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O livro Ensaios de Filosofia da Ciência (2019) é uma coletânea de vários textos de Pierre Duhem escritos em diferentes momentos de sua vida. A obra foi organizada pela Associação Filosófica Scientiae Studia e conta com um profícuo ensaio introdutório escrito pelo tradutor, o prof. Dr. Fábio Rodrigo Leite. Cada ensaio possui seus próprios capítulos, porém, na subdivisão dessa coletânea, cada texto foi referido como um capítulo e seus capítulos postos como subcapítulos. No presente fichamento abordaremos o primeiro capítulo, isto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Ecocentrismo e ética biocêntrica: a filiação filosófica dos direitos da natureza.Daniel Braga Lourenço & Fábio Corrêa Souza de Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):30360-30360.
    Este artigo tem por objetivo investigar a filiação filosófica dos denominados direitos da natureza. A questão central deste texto é saber se é procedente afirmar que a concepção da natureza enquanto titular de direitos significa rompimento com a ética Antropocêntrica e, entre as correntes da ética Ambiental, qual delas está alinhada com tal perspectiva. Apesar de ser comum a tese de que os direitos da natureza denotam uma posição biocêntrica, este artigo conclui que a posição filosófica que realmente identifica esta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    A natureza da força: Notas sobre O texto latino de in physica II, 1, L. 11-14 de filopono.Evaniel Brás dos Santos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):125.
    Este artigo apresenta uma exegese do In Physica II, 1, l. 11-14 de Filipono, texto no qual o autor expõe uma compreensão da noção de força como formadora e diretiva da totalidade dos corpos na medida em que os mantém no ser, conferindo, portanto, unidade e ordenação ao cosmo. Nesse contexto, é possível sustentar que a força vinculada com a locomoção natural dos corpos simples tomados em conjunto, o cosmo, é uma anima mundi. Para tanto, a noção de vida, também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    A Natureza e o infinito: Merleau-Ponty leitor de Descartes.Alex de Campos Moura - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Nossa proposta neste ensaio é descrever a primeira problematização apresentada por Merleau-Ponty a respeito da noção de Natureza em seus cursos ministrados no Collège de France,defendendo a hipótese de que ele a constrói, em grande medida, através de um diálogo e de umainterpretação particular do pensamento cartesiano. Procuraremos mostrar que Merleau-Pontyreconhece em Descartes a permanência de uma ontologia implícita ou latente – coexistente com suaontologia “oficial” –, que “resiste” à formulação puramente inteligível da ideia de Natureza, e que,por isso mesmo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000