7 found
Order:
  1.  42
    A política na sociedade do conhecimento.Odílio Alves Aguiar - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):11-24.
    O artigo enseja discutir os dilemas e as possibilidades da política na atual configuração societária. Partiremos da definição de sociedade do conhecimento como sociedade em rede apresentada pelo sociólogo Manuel Castells e, em seguida, exporemos os conceitos arendtianos de totalitarismo e ação, importantes para uma reflexão sobre a política nos dias atuais. Abordaremos as implicações da questão judaica na teoria política arendtiana, na qual sobressai uma perspectiva agônica do poder, isto é, o poder não como lugar das forças anônimas, sistêmicas, (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    A tipificação do totalitarismo segundo Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2008 - Doispontos 5 (2).
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    The Social Question in Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):7-20.
    Approaches the social question inside the rise of social realm in the modernity and the implications of that in the constitution and decadence of the public realm in contemporary world.Aborda a questão social no interior do surgimento da esfera social na modernidade e suas implicações na constituição e derrocada da esfera pública no mundo contemporâneo.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  32
    A dimensão constituinte do poder em Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):115-130.
    O artigo investiga a concepção do poder em Hannah Arendt. O pano de fundo dessa reflexão, na autora, é o mal inerente às práticas de extermínio dos governos totalitários. A nossa exposição ressalta a dimensão constituinte do poder, na qual o poder está associado à capacidade de iniciar e de fundar ações com os outros. Nesse sentido, distancia-se da dimensão constituída do poder: Estado, governo e soberania. Em Arendt, poder diferencia-se de dominação. Os termos que compõem nossa abordagem são: mundo (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A recepçao biopolítica da obra de Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):139-158.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Juízo de gosto E legitimidade em Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
    Nossa intenção é explicitar a noção de juízo em Hannah Arendt, partindo da legitimidade como contexto de problematização e tomando a finitude humana como horizonte de tematização. Nosso principal argumento é o de que em Arendt o juízo é concebido como político e o gosto é o modelo do seu modus operandi. Essa concepção é fruto da recepção arendtiana da Terceira Crítica, a Crítica da Faculdade do Juízo, de Kant. Assim, a partir da ligação de juízo a gosto, apresentaremos as (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Política e finitude em Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - forthcoming - Filosofia.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark