6 found
Order:
  1.  14
    Adorno leitor e crítico de Husserl: a reformulação da dialética desde a crítica à fenomenologia.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:185-202.
    Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de pensamento. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Skoteinos ou como se ler: Adorno leitor de Hegel.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):765-779.
    Nosso objetivo neste trabalho é tentar esclarecer o mal-estar causado por algumas leituras que muitas vezes despacham a influência e a presença constante de Hegel na obra de Adorno de forma muito breve e fácil, seja a partir da perspectiva antissistêmica da filosofia adorniana, ou então, desde a perspectiva negativa que a dialética assume em seu pensamento. Nesse sentido, pretendemos expor alguns pontos fundamentais da filosofia hegeliana, em relação aos quais Adorno se coloca claramente como herdeiro. Pretendemos mostrar que o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Hegel: Da Constituição Aos Meandros da Dialética.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - forthcoming - Revista Dialectus.
    O artigo busca acompanhar os desdobramentos da filosofia hegeliana no sentido de superar as rígidas oposições entre pensamento e realidade, entre sujeito e objeto. Uma realidade em constante movimento precisa ser pensada por uma filosofia que seja capaz de tornar dinâmicas as suas próprias categorias. Ou seja, pensar o mundo a partir de um quadro conceitual estático ou metafísico não é mais algo suficiente. Assim, o movimento, a negatividade, a diferença, serão os motores e os desafios desta filosofia. De forma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Paulo de Tarso e a Dialética da Lei: Algumas Considerações Filosóficas.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):597.
    Resumo: Na filosofia contemporânea acompanhamos um amplo movimento de retorno às fontes paulinas. Especialmente no sentido de buscar sustentação e inspiração para um projeto de crítica do poder e crítica do nomos estruturador da realidade excludente, violenta e injusta. A partir das reflexões de Jacob Taubes, Giorgio Agamben e Franz Hinkelammert, o presente estudo pretende acompanhar os traços fundamentais desta renovada hermenêutica, tomando o papel da lei no corpus paulinum como fio condutor da argumentação. Ao situar Paulo de Tarso no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Comentário ao artigo “Esclarecimento e dominação masculina”.Oneide Perius - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):335-338.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    O lugar da teologia paulina no pensamento de Giorgio Agamben.Oneide Perius - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):561-588.
    A partir do célebre e provocativo curso de Jacob Taubes sobre a teologia política de Paulo, Giorgio Agamben assume a tarefa de desdobrar as principais intuições do filósofo alemão, além de trazer muitos elementos originais e extremamente significativos para debate em torno da teologia paulina na filosofia contemporânea. Nosso artigo pretende, ao acompanhar a cuidadosa leitura do filósofo italiano realizada no livro Il tempo che resta: un commento alla Lettera ai Romani, destacar a dinâmica e a importância do messianismo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark