Results for 'Pós-modernidade'

809 found
Order:
  1.  43
    Os nós do individualismo e da conjugalidade na Pós-Modernidade.Érico Douglas Vieira & Márcia Stengel - 2010 - Revista Aletheia 32:147-160.
    O individualismo é uma ideologia presente na Pós-Modernidade que toma o indivíduo como referência. Este trabalho procurou demonstrar como se dá a relação entre as individualidades e a conjugalidade, bem como entender de que maneira os sujeitos convivem com o desmapeamento presente na Pós-Modernidade..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  36
    (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones.Roberto Donizeti da Silva - 2014 - Horizonte 12 (33):255-256.
    SILVA, Roberto Donizeti da. (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones. 2013. 98p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o acesso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education.Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira & Luiz Fernando Gomes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):120-134.
    O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizados pelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio - como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Filosofia e Pós-modernismo Profético: Para uma Pós-modernidade Católica.John D. Caputo - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (4):827 - 843.
    A pós-modernidade sublinha o papel produtivo da diferença, em oposição à predilecção "moderna" ou do Iluminismo pela universalidade, comunalidade, consenso, bem como por aquilo que os modernos chamam "racionalidade". Segundo o autor do artigo, existem duas variedades distintas desta filosofia da diferença, dependendo de qual predecessor do século XIX – Nietzsche ou Kierkegaard – se prefere, de modo que o artigo distingue entre um pós-modernismo "dionisíaco" e outro de carácter mais "profético". A maioria das objecções que se fazem contra (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Tensão Modernidade/pós-modernidade Como Força Propulsora Das Simbioses Contempor'neas E O Cotidiano Escolar.Leandro Petarnella & Maria Soares - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):165-174.
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo � como representação da modernidade em Fausto e Dionísio � como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 74.
    O texto apresenta o debate sobre as correntes pós-modernas que repercutemna pesquisa em educação. Essas correntes tem seu fundamento no “giro linguístico”. Essas abordagens que criticam o racionalismo moderno, paradoxalmente, tem como base uma teoria do conhecimento. A polêmica entre as tendências da pesquisa torna-se mais radical e esclarecedora quando são recuperadas as teorias do conhecimento que as sustentam. Os pesquisadores perante esse quadro de correntes diversas não podem ignorar o jogo de concepções e pressupostos, que revelam os limites e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento.Terry Shinn - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):43-81.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  18
    O Profano e o Sagrado no Barroco e na Pós-modernidade.Patricio Dugnani - 2015 - Dialogos 19 (3):1141-1159.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    Educação e pós-modernidade: um olhar wittgensteiniano.Heloisa Helena Duval de Azevedo & Neiva Afonso Oliveira - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 182.
    O presente trabalho argumenta, a partir do filósofo Ludwig Wittgenstein, que o jogo de linguagem pode contribuir na discussão sobre educação. Objetivamos introduzir a percepção da linguagem como elemento inerente ao ser humano para abordar a relação sobre educação. Diante desse panorama, o trabalho discute as possibilidades dos jogos de linguagem, onde há regras que podem ser ou não as mesmas entre um jogo e outro. Jogar não significa ganhar, ter razão ou a verdade. Podemos jogar pelo prazer de inventar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Do racionalismo ao raciovitalismo: os caminhos da razão na pós-modernidade.Alessandro Rodrigues Rocha - 2010 - Synesis 2 (2):1-22.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Modernidade, Pós-Modernidade E Outras nublosidadesModernity, Post-Modernity and Other Nebulosities.Onésimo Teotónio Almeida - 2006 - Cultura:49-69.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A identidade cultural na pós-modernidade.Lisiane Reis Brum - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):207-213.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.Julia Poletto & Kreutz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):199-203.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Religião, pós-modernidade e pelo que rezam os fiéis?Rosangela Nunes Bittencourt Souza - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):310-320.
    What is Religion? What is religious community? How religion is seen today? Is religion relevant nowadays? And what do people pray for? This article intends to make a brief analysis of the relevance of religion before actual problems. Therefore, the method used is the case study taken in a Social Project that welcomes children who were victims of abuse.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    David Harvey e Friedrich Nietzsche: pós-Modernidade ou extermporaneidade.Vânia Dutra de Azeredo - 2012 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 39:69-96.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    O cristianismo e o pluralismo religioso: possibilidades dialogais com a pós-modernidade.José Maria da Silva - 2004 - Horizonte 3 (5):189-190.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo.Marcelo Silva dos Santos & Graziany Penna Dias - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 281.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O outro lado da pós-modernidade.Barbara Freitag - 1993 - Dois Pontos: Teoria and Prática Em Educação, Belo Horizonte 2 (17):78-80.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Habermas, Lytard E a Pós-Modernidade.Richard Rorty - 1990 - Educacao E Filosofia 4:75-95.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A história entre a modernidade ea pós-modernidade.Jörn Rüsen - forthcoming - História.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Modernidade filosófica e suas implicações na relação de Transcendência. 2011. XXX folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Analupe Bheatriz Carneiro - 2012 - Horizonte 10 (27):1088-1089.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Religião pós-moderna no Brasil? Postmodern religion in Brazil?Lenny Francis Campos Alvarenga & Claudio Herbert Nina E. Silva - 2011 - Horizonte 9 (23):916-931.
    A presente Comunicação pretende analisar comparativamente alguns aspectos da definição de modernidade e pós-modernidade e sua aplicabilidade na análise do contexto religioso brasileiro. Partindo de autores como Giddens e Bauman, desenvolvemos a contextualização de suas teorias para uma realidade eminentemente européia. Depois, com autores como Canclini, Mariano e Prandi, dentre outros, que analisaram o contexto latino americano e, principalmente, brasileiro, procurou-se delinear o erro em se considerar que os conceitos de modernidade e pós-modernidade cabem à análise do cenário (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  41
    O pragmatismo de Nietzsche e o seu desdobramento estético segundo Habermas.José Nicolao Julião - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):153-175.
    Este artigo tem como pretensão reconstituir o argumento da interpretação crítica de Habermas sobre a filosofia nietzschiana, focando, sobretudo, o posfácio, escrito em 1968, a uma coletânea de textos de Nietzsche sobre teoria do conhecimento. A minha intenção é apresentar a gênese da interpretação, dezessete anos mais tarde, em o Discurso Filosófico da Modernidade, (1985), onde Nietzsche é apontado, por Habermas, como sendo o ponto de inflexão (Drehscheibe) da modernidade, que gerou, dessa forma, “um discurso irracional, metafisicamente desfigurado”, base da (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  43
    A fé cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2).
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religioso – fenômenos próprios do processo de secularização – provocam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  29
    Desafios da fé E da razão na sociedade pós-moderna.Thiago Nunes Barros - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):37-46.
    The article is a summary of the paper presented at the VI Congress of Theology in St. Paul with the theme "Times urban: the challenges of ministry in the big city." The text deals with the relationship between modernity and postmodernity, revealing the challenges which are imposed on faith and reason in contemporary urban space. The ideological challenges based on the fundamental characteristics of this moment in history touching human relationships and pastoral practice because they relate primarily to the truth, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  32
    Características religiosas da atualidade.José Elenito Teixeira Morais - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 33-43.
    Este artigo se propõe tratar de algumas características religiosas da atualidade, escolhidas pela relevância que tem na sociedade atual. Começa com a definição controversa da atualidade que é chamada pelos especialistas de modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Depois da análise de várias posições a respeito convencionou-se aceitar o termo pós-modernidade. É apontado o emergir do sagrado dentro da pós-modernidade e nessa nova expressão do sagrado comportam algumas características peculiares e até excludentes, como: fideísmo, fundamentalismo e diálogo inter-religioso. (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  24
    Do fracasso moral ao retorno da ética.Prof Dr Frei Nilo Agostini - 2009 - Revista de Teologia 4.
    A modernidade e a pós-modernidade estão atravessando um processo corrosivo da moral, numa relativização de valores em várias esferas. No desejo emancipatório, o indivíduo acaba desconfiado e descrente frente aos projetos históricos, cético frente aos padrões éticos e valores morais. Deseja viver intensamente, embalado pelo prazer. Cai, sem perceber, num individualismo narcisista. No entanto, este individualismo reinante já dá mostras de graus de responsabilidade, aberto às regras morais, à eqüidade, aberto ao futuro, como que numa reabilitação da inteligência sob (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146. [REVIEW]Léa Freitas Perez - 2010 - Horizonte 8 (17):146-155.
    O texto trata do lugar da religião na sociedade contemporânea a partir da reflexão sobre as relações entre o sagrado e a cultura do consumo, campo pleno de atualidade e que remete ao clássico tema das relações entre religião e modernidade. Parte da constatação da existência, na sociedade contemporânea, de uma ampla e variada plêiade de expressões/modulações religiosas e, na companhia de Featherstone, de Derrida e de Vattimo, entre outros, questiona a doxa corrente sobre religião, propondo outra via de entendimento (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    O cristianismo não religioso em Bonhoeffer e Vattino.Suzel Magalhães Tunes - 2008 - Horizonte 6 (12):157-168.
    Resumo Qual o papel da religião numa sociedade secularizada? Qual o papel da Igreja? O artigo propõe uma reflexão sobre essas questões a partir de um "diálogo virtual" entre o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) e o filósofo italiano contemporâneo Gianni Vattimo. Esses dois autores, separados pelo tempo e pela geografia, aproximam-se, no entanto, na forma de pensar o fenômeno da secularização - ambos a entendem como algo intrínseco ao Ocidente cristão. A dissolução do sacro e o movimento em direção (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    A identidade no mundo das religiões: a região fronteiriça.José Maria da Silva - 2004 - Horizonte 3 (5):142-151.
    O tema em questão aborda, com base nas reflexões realizadas pelos teólogos inclusivistas abertos, as relações existentes de incompatibilidade ou compatibilidade entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, aparecerão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso contemporâneo, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões e (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Pensiero post-moderno e religione (Post-modern thought and religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p99.Paul Gilbert - 2010 - Horizonte 8 (16):99-116.
    L'articolo mette in evidenza le convergenze e differenze tra religione, pensiero moderno e postmoderno. Tutti i tre appartengono alle culture e le loro storie sociali, però questa convergenza non garantisce l'indentificazione delle loro prospettive. La religione si consente di fare affermazioni di relazione non razionabile, al di là delle condizioni sociali e culturali. Il pensiero, lo stesso se postmoderno, è invece d'ordine ideologico e autoreferenziale, inseparabile di concetti organizzati in una cultura particolare. La postmodernità, che intende liberarsi della prepotenza della (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Modernidade E Alienação Do Mundo Em Hannah Arendt.Thiago Dias - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:217-239.
    Este artigo apresenta certos aspectos da crítica à modernidade feita por Hannah Arendt. O percurso se baseia na exposição das princi-pais razões pelas quais a autora afirma que a característica fundamental da era moderna é a alienação do mundo. Esta alienação tem sua origem no descobrimento da América, na Reforma protestante e, sobretudo, no par formado pela invenção do telescópio e a filosofia de Descartes. De-pois de indicar os tipos de alienação do mundo correspondentes a cada um destes eventos, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Memória, transmissão e emoção: estudo sobre a modernidade religiosa no pensamento de Danièle Hervieu-Léger.Victor Breno Farias Barrozo - 2014 - Horizonte 12 (34):610-612.
    BARROZO, Victor Breno Farias. Memória, Transmissão e emoção: estudo sobre a modernidade religiosa no pensamento de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-Chave: Danièle Hervieu-Léger. Modernidade religiosa. Senso religioso contemporâneo. Memória. Transmissão. Emoção. Keywords : Danièle Hervieu-Léger. Religious modernity. Contemporary religious sense. Memory. Transmission. Emotion.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  59
    La fede cristiana di fronte alle sfide Della cultura contemporanea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2).
    La cultura contemporanea è di solito denominata post-moderna. Essa si colloca nei confronti della modernità in un modo dialettico, assumendo l'ispirazione moderna ma criticandone alcune delle sue pretese. Il risultato è un contesto con luci e ombre in cui emergono importanti sfide, tra cui: il ricupero di una ragione non unilaterale e il superamento dei riduzionismi sociali e antropologici provocati dalla secolarizzazione. Se l'emarginazione della religione e l'indifferentismo religioso – fenomeni propri del processo di secolarizzazione – provocano un vuoto nell'uomo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno.Rose de Melo Rocha & Gisela G. S. Castro - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):48-59.
    Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo assim, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  39
    Teatro de rua como apropriação da silhueta urbana: hibridismo e jogo no espaço inóspito.André Luiz Antunes Netto Carreira - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):143-152.
    Pretende-se refletir aqui sobre a exploração de fronteiras no campo do teatro a partir da utilização do conceito de risco. A experimentação de técnicas de risco na preparação do ator e na construção do texto espetacular se orienta à criação de cerimônias teatrais cujo eixo é a constituição de novos vínculos entre a audiência e a performance.
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    A produção teológica no pós-concílio.Prof Dr Pe Paulo Sérgio Lopes Gonçalves - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Pretende-se neste texto expor a produção teológica na atualidade e suscitar algumas prospectivas, tendo como marco fundamental o Concílio Vaticano II. Para atingir esse objetivo, foram explicitadas as teologias que contextualizaram o Concílio Vaticano I e afirmou-se o Concílio como um evento de recepção criativa que articulou mistério e história. Em seguida, elaborou-se um quadro que aponta quatro elementos cruciais no pós-concílio: a hermenêutica teológica, o pluralismo teológico, as teologias contextuais e a pós-modernidade. A partir desse quadro, levantou-se um (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Transmodernidad: dos proyectos disímiles bajo un mismo concepto.Aldo Ahumada Infante - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    El presente trabajo aborda el concepto de Transmodernidad bajo dos puntos de vista diferentes. Por un lado, la mirada de Rosa María Rodríguez Magda, la cual nos plantea la Transmodernidad como una tríada dialéctica entre Modernidad-Postmodernidad-Transmodernidad, siendo esta última tanto una continuación como una superación de la Postmodernidad. El otro punto de vista corresponde a Enrique Dussel, el cual nos plantea la Transmodernidad como un proyecto utópico que es transversal a la Modernidad/Postmodernidad; está antes de la Modernidad y a la (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    ¿Por Qué la Ética Clínica? La Experiencia, El Discernimiento y la Anamnesis Del Significado Al Lado Del Paciente.Roberto Dell’Oro - 2016 - Persona y Bioética 20 (1):86-98.
    The article asks about the function of clinical ethics. It does so by confronting the assumption that ethics is supposed to help in the solution of concrete problems, relying upon a defined set of principles and rules. The scientific character of such an approach to clinical ethics complements the very understanding of modern medicine as being increasingly scientific and technical; that is, as oriented toward the production of effects. The paper claims that, rather tan sharing in the “suspension of meaning” (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que fala (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Conservação de Si E Modernidade - Uma Abordagem Crítica Aos Conceitos de Bioéticameio Ambiente E.José Heck - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):82.
    O esforço de perseverar na existência substitui, na Modernidade, o milenar imaginário finalista do desejo governado pela reta razão. Entre nascimento e morte, a conservação de si marca a singularidade humana e tece a irredutível individualidade de nossas vidas. As pesquisas ambientais e os estudos de biótica retornam das nascentes da racionalidade moderna com o mapa da incomensurabilidade dos conflitos e o enigma de uma era perdida. A articulação do presente artigo é feita na contramão da opinião pós-moderna dominante. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Modernidade, inf'ncia e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin.Eloiza Gurgel Pires - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):245-274.
    Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada enquanto corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma série (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade E diferença na modernidade recente.Karine Cordazzo & Gustavo Preussler - 2017 - Synesis 9 (2):112-124.
    Jock Young, em “A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente” nos convida a examinar as circunstâncias que contribuíram para a transição da modernidade para a modernidade recente, ou seja, a transição que ocorreu no Primeiro Mundo entre os “anos dourados” do pós-guerra e o período de crise a partir do final dos anos 1960. Ao longo do livro, Young busca evidenciar as mudanças dramáticas que ocorreram nos níveis de criminalidade, na natureza do desvio e nas mudanças (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Para ler Gauchet 20 anos depois.Carlos Alberto Steil - 2017 - Horizonte 15 (46):364-375.
    In 1985, Marcel Gauchet published his book Le désenchantement du monde. Une histoire politique de la religion, which came to fill a gap in terms of great synthesis in the studies of sociology of religion. His analysis of religion shows that, far from being reduced to a superstructure, the religious has actively modeled collective reality and its political forms. Mobilized by the study of this book, more than twenty years ago, I published the article Para ler Gauchet, in the journal (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 809